A Megera Domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Florence7 16/04/2022

A megera foi domada?
Essa é a segunda peça teatral de Shakespeare que eu leio e eu amei! O livro conta sobre duas irmãs que vivem brigando, uma é a santinha e querida e a outra é o próprio cão. Em determinado momento é estabelecido que a jovem bondosa só poderá se casar com um de seus pretendentes se sua irmã (a megera) se casar primeiro. E é aí que entra Petruquio, que tenta doma-la e faze-la ser mais gentil.
Achei o livro muito bom e muito rápido de ler. Se parar para reparar tem várias críticas socias sobre coisas que aconteciam naquela época e que acontecem nos dias atuais também.
Recomendo a leitura!

bobbie 13/04/2022

Deliciosa!
Esta peça do grande bardo inglês é deliciosa. Que personagens principais incríveis são Patruquio e Catarina (esses mesmos, que inspiraram a novela global O cravo e a rosa). Que cena incrível é a da primeira interação do futuro casal: sacadas e tiradas ácidas, debochadas, certeiras, escritas sobre o gume da faca da comédia. Enquanto lia, eu praticamente conseguia me enxergar na plateia de um teatro elizabetano assistindo à encenação. A peça envelhece mal porque tal transformação de uma mulher, de maneira que é literalmente domada, como diz o título, não é mais tolerada nos dias de hoje. Mas a genialidade de Shakespeare pulsa nessa peça.

Sarita 12/04/2022

A megera domada
Livro escolar. Quando eu estava lendo eu lembrei de ?O cravo e a rosa? que possivelmente tem inspiração nesse livro. Não gostei muito do final, a mudança completa de personalidade da Catarina me decepcionou um pouco, se tivesse sido leve eu até entenderia, mas foi brusco e muito triste realmente. Meu primeiro livro de Shakespeare e eu até que gostei.

07_Maria 08/04/2022

Fraco
Sinceramente? Foi um livro que me irritou muito, é muito confuso, nao tem uma narrativa legal e é muito machista (eu sei que é de época) mas isso poderia se mostrar de uma forma diferente. Isso me incomodou muito quando eu estava lendo.

Julia_aps 05/04/2022

a megera domada
Então… já era muito fã de outras adaptações antes de decidir ler essa peça e acredito que saber da inspiração me fez esperar outra coisa. Como tinha gostado bastante da forma que shakespeare desenvolveu dinâmicas de amor/ódio em outras obras, esperava essa relação entre catarina e petrúquio. Apesar disso, o livro tem partes bem divertidas e até bem dramáticas, de intrigas shakespearianas mesmo, e o fim ainda que impactante tem que ser lido a partir da época e principalmente das mensagens irônicas que o dramaturgo geralmente tentava passar com suas obras. Recomendo para quem curte as suas comédias e para ter uma visão mais expandida dos clichês atuais, um contato com uma das principais inspirações.

Natanael Nonato 04/04/2022

Leitura rápida e engraçada!
Shakespeare é conhecido mundialmente por suas incríveis peças trágicas, históricas e de comédia. Quem nunca ouviu falar de Romeu e Julieta, ou então da famosa frase ?ser ou não ser, eis a questão? de Hamlet?

Como fazia muito tempo que eu não lia alguma comédia, fui com muitas expectativas para ler algo que realmente mudasse meu humor. E A Megera Domada foi realmente bem engraçado! A peça apesar de ser engraçada reflete também os papéis, muitas vezes injustos, que a sociedade da época (século XVI) espera dos seus homens e mulheres.

E para os noveleiros de plantão, vocês sabiam que a novela O Cravo e a Rosa é uma adaptação de A Megera Domada? Se vocês acompanharam a novela, já sabem muito bem do que a peça se trata!

Giovanna.Campos 04/04/2022

Ótimo livro!
Uma peça que nos traz diversas gargalhadas!
Porém, é lamentável que muitos considerem a obra sexista. É de extrema importância que o leitor leve em consideração a crítica que Shakespeare gostaria de passar, bem como os costumes da época.
Recomendo!

William LGZ 03/04/2022

A peça mais engraçada de Shakespeare até o momento
Um livro bastante polêmico e que foi bem confuso em determinadas partes, mas que me fez rir incontáveis vezes durante o seu andamento.

O humor de meu chará Shakespeare parecia realmente estar em seu auge nesta obra, e a tradução de Millôr Fernandes contribuiu muito nisso com sua excelente adaptação das particularidades do texto. É bem difícil eu rir alto lendo algo e isso ocorreu pelo menos umas 3 vezes durante essa leitura!

Consegui relevar a mensagem meio problemática que o autor passa ao levar em conta a época e cultura daquele tempo, mas mesmo assim o final pareceu muito fora de tom. Sem contar, aproveitando que menciono pontos negativos, a trama bem confusa e dispensável (para mim) dos pretendentes da irmã caçula da megera.

Entretanto, no geral, concluí a história como muita boa pelos motivos mencionados mais acima e, como em toda a bibliografia de Shakespeare, a recomendo. Talvez até com um carinho especial pela comédia mesmo.

Danilo 23/03/2022

Rindo até agora
Esse livro é muito divertido, sempre tive preconceito sobre as obras de Shakespeare, mas agora eu vejo quão bela são as peças dele.

Mary(s) 18/03/2022

Razoável
É bom, gostei desse tipo de leitura embora nao leio muito esse estilo, uma obra de Shakespeare muito bem adaptado e os desenhos bem lindos, mas mudaria un pouco o final.

Barbara 17/03/2022

Eu realmente queria dar uma nota mais alta pra esse livro, pq eu me diverti muito lendo ele. A Catarina é maravilhosa no começo e depois que ela se casa com petruquio ela parece tá fazendo as coisas que ele manda como uma babá faz as coisas que uma criança manda pra ela finalmente ter um minuto de paz, o que eu achei engraçado e cômico, pensei que teria essa pegada até que eu li a última fala de Catarina no livro. Foi um discurso tão horrível! Comparando uma esposa a um servo... Sério????? O livro foi legal até chegar nas últimas páginas. Pensei que iria até favoritar pq estava rindo muito, mas acho que fui muito na expectativa quando na verdade era um livro escrito no séc. 16. Enfim... Vou seguir fingindo que não existe a última cena.

calebsrodrigues 15/03/2022

Shakespeare sempre além do seu tempo
Reli esse clássico no começo do ano, mas não tinha feito a resenha. Eu acho incrível que, não importa quantas vezes podemos reler a mesma peça de Shakespeare, quase sempre, vamos observar algo novo. A megera domada aborda a história de uma mulher "irreverente" aos padrões da época, mas vai muito além disso, relacionando questões tão atuais como o feminismo e as diferentes relações matrimoniais. Vale a pena ler, reler e ler de novo.