A Megera Domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

isabella 13/03/2022

Leitura para a escola
No começo eu não botei fé? por conta de eu ter lido um pdf mais antigo, mas eu comecei a versão ?atual, infantil? o que me surpreendeu muito, nesse pdf a leitura foi super rápida comecei ontem a noite e terminei hoje. primeiro contato meu com as obras de shakespeare, esperei mais do final mas entendo que foi escrito mais antigamente, se n fosse pela escola não teria lido kkkkk

Fsanz 03/03/2022

A história em sí é interessante, nos trazendo personagens fortes e com personalidades fora do habitual, distintas.
Shakespeare nos leva a um enredo cativante, onde o fim tende a ser levemente decepcionante.
Esperava um pouco mais, mas as expectativas frustradas não abalam o grande prazer de ler Shakespeare e sua genialidade descritas em 141 páginas.

Lu 01/03/2022

Ler Shakespeare é um desafio, por causa da escrita, os tradutores, alguns, tentam manter a essência original da obra, inclusive a escrita robusta. Assim, tive que ler, algumas vezes, o mesmo ato duas vezes para entender, mas isso não retira a essência da leitura.

Odeio Petruquio e Catarina? Gostaria, mas não posso. A obra foi escrita há anos e à aquela época o olhar para o casamento era diferente do que é hj.
E Shakespeare usa essa "guerra dos sexos" para retratar o relacionamento de Petruquio e Catarina, porém pena por ele ter ganhado no final kkkk

Bea 24/02/2022

Os homens acham
Os homens acham que decidem as coisas. Incrivel o jogo que a megera faz para conseguir oque quer. Indico

Luisa 24/02/2022

Eu esperava bem mais, visto que os outros livros do Shakespeare são mt bons. Infelizmente, a história pra mim ficou inacabada, porque eu queria saber se o bêbado realmente tinha se dado conta que não era rico, mas é a vida
Barbara 17/03/2022minha estante
Kkkkkkkk gente eu completamente esqueci que o bêbado existia na história!!!! Agora eu também quero saber oq aconteceu com ele kkkkkk

rayssa b 23/02/2022

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

CAcera3 19/02/2022

Receita para um casamento feliz?
Qual a receita para um casamento feliz?

Há quem possa afirmar que nessa comédia teatral Shakespeare nos dá a receita para uma vida conjugal bem sucedida.

A peça começa com um nobre que encontra um bêbado caído na rua. Ele resolve então pregar uma peça nele e junto com seus criados o levam para sua casa e arrumam tudo de modo a fazer o sujeito acreditar que é um lord muito rico que passou os últimos anos adormecido e sem consciência. Para entretê-lo o nobre contrata uma companhia de teatro e é na apresentação dos atores que temos a história principal: a da megera domada.

Catarina é a megera da peça, ela é irmã mais velha de Bianca, uma jovem doce e gentil que é cortejada por alguns notórios jovens daquela região. O pai das duas porém coloca a condição de Bianca se casar apenas quando sua irmã for desposada. Os jovens ficam desesperados, pois quem em sã consciência iria desposar aquela criatura tão desagradável?
Saibam que Catarina não é uma mulher feia ou sem atrativos, o que faz sua fama é o seu temperamento explosivo, indelicado e violento.
Para a alegria dos pretendentes de Bianca, chega por ali Petrúquio, um homem de posses que está procurando uma esposa que tenha um grande dote para somar à sua riqueza, não importando beleza, idade e tampouco modos. Ele logo fica sabendo de Catarina e decide então pedi-la em casamento. O encontro desses dois é uma das partes mais engraçadas da peça.
Para não dar spoilers, paro por aqui. O que posso dizer é que Petrúquio é o homem que se dispõe a domar a ?megera?, fazer dela uma esposa obediente.

Aí você pode pensar: ?nunca que vou ler um livro machista desse!? Devemos primeiro levar em consideração o período em que essa peça foi escrita; século XVI. E depois é preciso enxergar nas entrelinhas a crítica que o autor faz ao arranjo conjugal daquela época. Não pense que estou dizendo que você vai encontrar um Shakespeare pro-feminista aqui. Porém é possível enxergar um reconhecimento de que as mulheres são muito mais do que como são julgadas naquela época, que elas são mais espertas, entendem melhor de como viver socialmente e principalmente de como são fortes. Percebemos isso principalmente nas entrelinhas de um discurso de Catarina no final do livro. Enfim, além de uma história incrível e com reflexões sutis e ao mesmo tempo poderosas como Shakespeare é tão perito em fazer, temos uma história repleta de boas gargalhadas. Recomendo muito.

Lilian 18/02/2022

A megera domada
Tirei a manhã para fazer algumas resenhas, acabei errando a peça, acontece. Esse texto sempre quis ler por causa da novela, que é uma reeleitura dessa peça. Quando pegamos um texto como esse, a análise crítica tem que vim com muito respiro. Eles viviam em outra época, conveniente pra eles lógico, mais ainda assim precisamos ter consciência disso, nos doer, porque não? Mas a qualidade dessas obras estão em outro lugar, não nas relações de gênero. De William, eu sempre recomendo que se leia. Sem contar que, essa é uma comédia.

Ed 11/02/2022

Engraçada e triste ao mesmo tempo
Vou já me explicando. O motivo da tristeza é que não há verdadeira redenção nem para o personagem da Catarina nem do Petruchio, o que achei uma pena.

Contudo, o livro é engraçado e capaz de tirar umas belas risadas em muitos momentos. Não é a minha preferida de Shakespeare, mas foi uma ótima leitura.

Fiquei curioso para saber o que acontece com o bêbado do início do livro.

Recomendo a leitura.

voaveronica_ 10/02/2022

Muitos sentimentos no decorrer dessa leitura
Me senti muito honrada em poder ler o que é dito ser uma das primeiras peças de comédia escritas por Shakespeare, e ao que parece trata-se de uma peça dentro de uma peça - ?????? ??? ???????? ???????? ????? ?? ?????? ??? ????? ?? ????? ??? ?? ?????, ????? ????? ?? ?? ???????????????, ? ?????????.
Enfim, temos aqui Bianca, uma jovem muito doce, amável, respeitosa e detentora de uma longa lista de pretendentes aspirantes à marido, e à seu completo oposto temos sua irmã mais velha Catarina, uma jovem de gênio forte (isso sou eu sendo bem educada para falar dela), tratada por todos os pretendentes como A megera, Catarina é tida como um impecílio, isso porque Batista, - pai das meninas, impôs uma condição para todos aqueles que desejam cortejar Bianca: somente após Catarina se casar, Bianca teria permissão para ser cortejada.
Então começam as confusões kkk Os pretendentes de Bianca começam a arquitetar um plano para "tirar" Catarina do caminho, e decidem usar Petruchio para este fim, ele nos fala que pouco se importa com o que falam de Catarina, ele é capaz de casar-se com qualquer pessoa desde que esta lhe valha um bom dinheiro (o dote).
É exatamente aqui que começa o meu descontentamento com a história, eu ODIEI Petruchio desde o momento em que o conheci e foi piorando com o tempo, vejam só:
Catarina e Petruchio se conheceram, trocaram farpas, mas no fim do dia Petruchio determinou ao pai dela que eles iriam se casar, conhecendo a personalidade de Catarina achei estranho já que ela simplesmente acatou, a mim não ficou claro se por ter se apaixonado por ele ou apenas por ter aceitado o seu fim. Entretanto, a cena do casamento meio que confirmou sua paixão, já que ela se viu nervosa ao pensar que Petruchio havia mudado de ideia, devido ao seu atraso.
Gente, sinceramente, depois desse casamento FOI SÓ LADEIRA ABAIXO. Catarina é o tempo todo animalizada, sendo tratada pelo próprio marido literalmente como um Falcão - ??? ?????? ????-?? ?????? ?? ?????? ???????? ??? ?????? ???? ????? ? ??? - então ele começa a privá-la de sono e de comida desde o momento que a tira da casa se seu pai, mas sempre argumentando que era por querer o melhor para ela, enfim, é fato que aparentemente a estratégia dele funciona e à vista de todos, Petruchio consegue domar a megera.
Devo admitir que errei o foco como leitora ao me cegar pelo ódio por Petruchio, Catarina era quem merecia a minha atenção, e ela mesmo provou isso a mim numa das últimas páginas da peça. Em um monólogo, Catarina começa a dar uma baita "lição de moral" às esposas que ali estão (toda trabalhada na ironia) e foi aí que eu percebi que na verdade tratava-se de um dilema muito antigo entre tantos casamentos: as mulheres assumem o comando de suas vidas ao fingir que estão obedecendo o marido, ou seja, seguem a dinâmica do "um finge que manda e o outro finge que obedece".
GENTE enfim os refrescos... CATARINA MUITO RAINHA, percebeu que a maneira de assumir o controle de sua vida era fingindo concordar com o marido, afinal... como ele poderia negar algo que ela já concordou?
Eu sei, eu sei, eu faleeeei que só! Mas prometo não mais me prolongar (apesar de querer falar de +detalhes). Gostaria apenas de fazer uma ressalva a quem possa se interessar por esse livro, reconheço que nosso instinto primário nós faz querer ceder a problematizar a peça, mas não acho prudente reduzir a obra ao machismo ??????????? ???????? ????, acho que devemos ser justos e respeitar a idade do texto (escrito +/- em 1594). Se você conseguir manter isso em mente aposto que irá se deliciar lendo uma comédia divertida, digo por experiência própria. Ah, um último adendo: "a megera domada" foi inspiração para adaptações famosíssimas tal qual "O Cravo e a Rosa ?" e "10 Coisas que Odeio em Você"
Lu 21/02/2022minha estante
Agora do esperar o encontro do clube ??
Mulher, tu vai? Eu tô vergonha de ir ?

voaveronica_ 21/02/2022minha estante
eu vou sim, mas acho que vou entrar muda e sair calada, tbm estou morrendo de vergonha kkkkkk

Lu 01/03/2022minha estante
Não fui kk

voaveronica_ 05/03/2022minha estante
eu percebi né kk mas vamos ler o próximo, eu gostei bastante, pretendo ir na reunião seguinte também...

Larissa1218 07/02/2022

Gostei muito dessa comédia de Shakespeare, acredito que por já estar familiarizada com as várias adaptações que essa obra tem. A princípio me choquei um pouco, não é bonitinho como 10 coisas que eu odeio em você kkkkk Mas quando comecei a ler nas entrelinhas,
percebi a crítica disfarçada na barbárie e no patriarcalismo.

Franciel.Oliveira 07/02/2022

O cravo e a rosa
Minha primeira leitura de uma peça, fiquei encantado com a fluidez e facilidade de ler. Me impressionei ao saber que a novela "O cravo e a rosa" que assisti quando criança, é inspirado nessa obra de Shakespeare. Recomendo fortemente!

Duda 05/02/2022

Não foi o que eu esperava.
Já começo dizendo que li por causa da novela!
Gosto muito de Enemies to lovers e esperava algo nesse tipo; a novela tava passando e achei engraçado e legal o jeito que a Catarina e o Petruquio se bicavam, como não sou de assistir novela fui procurar o livro (que é bem curtinho) para saber mais e ver melhor o desenvolvimento desse relacionamento, resultado: quebrei a minha cara.
Primeiro pq, por algum motivo que não sei qual, esqueci que Shakespeare escrevia peças para teatro e não livros como estamos acostumados hoje.
Segundo pq achei que estava lendo o livro errado pq começa com um Lord trolando um bêbado, ou seja A megera domada é uma peça dentro de uma peça.
Terceiro, o relacionamento é 0% desenvolvido e a troca de farpas só teve uma vez. O restante é ele tratando ela mal para burro e não deixando ela comer e dormir com a explicação de que era por amor, para "domar" a megera.
Quarto, mal aparece dinâmica entre os dois, aparece mais os homens fazendo de tudo para casar com a irmã mais nova da Catarina.
Quinto pq não entendi essa "desmegeralização" da Catarina. Depois fui procurar e vi várias outras resenhas explicando o que se quis dizer, mas mesmo assim continuo sem entender e ver sentido.
Sexto pq é chato para car@lho.
Mas agora já posso dizer que li Shakespeare!
Kkkkkkkkk
voaveronica_ 10/02/2022minha estante
irmã, achei a sua resenha bem corajosa, concordo com alguns pontos e discordo de outros, mas assim.. acho que têm-se que levar em consideração muito mais coisas do que as que você pontuou, exemplo: achei que o livro era uma "sátira" aos costumes da época e por ser uma comédia é normal ser tão escrachado assim (o desespero dos homens para se livrar de Catarina).