A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare
Millôr Fernandes




Resenhas - A Megera Domada


633 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


isabella 13/03/2022

Leitura para a escola
No começo eu não botei fé? por conta de eu ter lido um pdf mais antigo, mas eu comecei a versão ?atual, infantil? o que me surpreendeu muito, nesse pdf a leitura foi super rápida comecei ontem a noite e terminei hoje. primeiro contato meu com as obras de shakespeare, esperei mais do final mas entendo que foi escrito mais antigamente, se n fosse pela escola não teria lido kkkkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fsanz 03/03/2022

Bom
A história em sí é interessante, nos trazendo personagens fortes e com personalidades fora do habitual, distintas.
Shakespeare nos leva a um enredo cativante, onde o fim tende a ser levemente decepcionante.
Esperava um pouco mais, mas as expectativas frustradas não abalam o grande prazer de ler Shakespeare e sua genialidade descritas em 141 páginas.
comentários(0)comente



Lu 01/03/2022

Ler Shakespeare é um desafio, por causa da escrita, os tradutores, alguns, tentam manter a essência original da obra, inclusive a escrita robusta. Assim, tive que ler, algumas vezes, o mesmo ato duas vezes para entender, mas isso não retira a essência da leitura.

Odeio Petruquio e Catarina? Gostaria, mas não posso. A obra foi escrita há anos e à aquela época o olhar para o casamento era diferente do que é hj.
E Shakespeare usa essa "guerra dos sexos" para retratar o relacionamento de Petruquio e Catarina, porém pena por ele ter ganhado no final kkkk
comentários(0)comente



Bea 24/02/2022

Os homens acham
Os homens acham que decidem as coisas. Incrivel o jogo que a megera faz para conseguir oque quer. Indico
comentários(0)comente



Luisa 24/02/2022

Eu esperava bem mais, visto que os outros livros do Shakespeare são mt bons. Infelizmente, a história pra mim ficou inacabada, porque eu queria saber se o bêbado realmente tinha se dado conta que não era rico, mas é a vida
Barbara 17/03/2022minha estante
Kkkkkkkk gente eu completamente esqueci que o bêbado existia na história!!!! Agora eu também quero saber oq aconteceu com ele kkkkkk




spoiler visualizar
comentários(0)comente



rayssa b 23/02/2022

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
comentários(0)comente



CAcera3 19/02/2022

Receita para um casamento feliz?
Qual a receita para um casamento feliz?

Há quem possa afirmar que nessa comédia teatral Shakespeare nos dá a receita para uma vida conjugal bem sucedida.

A peça começa com um nobre que encontra um bêbado caído na rua. Ele resolve então pregar uma peça nele e junto com seus criados o levam para sua casa e arrumam tudo de modo a fazer o sujeito acreditar que é um lord muito rico que passou os últimos anos adormecido e sem consciência. Para entretê-lo o nobre contrata uma companhia de teatro e é na apresentação dos atores que temos a história principal: a da megera domada.

Catarina é a megera da peça, ela é irmã mais velha de Bianca, uma jovem doce e gentil que é cortejada por alguns notórios jovens daquela região. O pai das duas porém coloca a condição de Bianca se casar apenas quando sua irmã for desposada. Os jovens ficam desesperados, pois quem em sã consciência iria desposar aquela criatura tão desagradável?
Saibam que Catarina não é uma mulher feia ou sem atrativos, o que faz sua fama é o seu temperamento explosivo, indelicado e violento.
Para a alegria dos pretendentes de Bianca, chega por ali Petrúquio, um homem de posses que está procurando uma esposa que tenha um grande dote para somar à sua riqueza, não importando beleza, idade e tampouco modos. Ele logo fica sabendo de Catarina e decide então pedi-la em casamento. O encontro desses dois é uma das partes mais engraçadas da peça.
Para não dar spoilers, paro por aqui. O que posso dizer é que Petrúquio é o homem que se dispõe a domar a ?megera?, fazer dela uma esposa obediente.

Aí você pode pensar: ?nunca que vou ler um livro machista desse!? Devemos primeiro levar em consideração o período em que essa peça foi escrita; século XVI. E depois é preciso enxergar nas entrelinhas a crítica que o autor faz ao arranjo conjugal daquela época. Não pense que estou dizendo que você vai encontrar um Shakespeare pro-feminista aqui. Porém é possível enxergar um reconhecimento de que as mulheres são muito mais do que como são julgadas naquela época, que elas são mais espertas, entendem melhor de como viver socialmente e principalmente de como são fortes. Percebemos isso principalmente nas entrelinhas de um discurso de Catarina no final do livro. Enfim, além de uma história incrível e com reflexões sutis e ao mesmo tempo poderosas como Shakespeare é tão perito em fazer, temos uma história repleta de boas gargalhadas. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Lilian 18/02/2022

A megera domada
Tirei a manhã para fazer algumas resenhas, acabei errando a peça, acontece. Esse texto sempre quis ler por causa da novela, que é uma reeleitura dessa peça. Quando pegamos um texto como esse, a análise crítica tem que vim com muito respiro. Eles viviam em outra época, conveniente pra eles lógico, mais ainda assim precisamos ter consciência disso, nos doer, porque não? Mas a qualidade dessas obras estão em outro lugar, não nas relações de gênero. De William, eu sempre recomendo que se leia. Sem contar que, essa é uma comédia.
comentários(0)comente



Ed 11/02/2022

Engraçada e triste ao mesmo tempo
Vou já me explicando. O motivo da tristeza é que não há verdadeira redenção nem para o personagem da Catarina nem do Petruchio, o que achei uma pena.

Contudo, o livro é engraçado e capaz de tirar umas belas risadas em muitos momentos. Não é a minha preferida de Shakespeare, mas foi uma ótima leitura.

Fiquei curioso para saber o que acontece com o bêbado do início do livro.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



voaveronica_ 10/02/2022

Muitos sentimentos no decorrer dessa leitura
Me senti muito honrada em poder ler o que é dito ser uma das primeiras peças de comédia escritas por Shakespeare, e ao que parece trata-se de uma peça dentro de uma peça - ?????? ??? ???????? ???????? ????? ?? ?????? ??? ????? ?? ????? ??? ?? ?????, ????? ????? ?? ?? ???????????????, ? ?????????.
.
Enfim, temos aqui Bianca, uma jovem muito doce, amável, respeitosa e detentora de uma longa lista de pretendentes aspirantes à marido, e à seu completo oposto temos sua irmã mais velha Catarina, uma jovem de gênio forte (isso sou eu sendo bem educada para falar dela), tratada por todos os pretendentes como A megera, Catarina é tida como um impecílio, isso porque Batista, - pai das meninas, impôs uma condição para todos aqueles que desejam cortejar Bianca: somente após Catarina se casar, Bianca teria permissão para ser cortejada.
.
.
Então começam as confusões kkk Os pretendentes de Bianca começam a arquitetar um plano para "tirar" Catarina do caminho, e decidem usar Petruchio para este fim, ele nos fala que pouco se importa com o que falam de Catarina, ele é capaz de casar-se com qualquer pessoa desde que esta lhe valha um bom dinheiro (o dote).
.
É exatamente aqui que começa o meu descontentamento com a história, eu ODIEI Petruchio desde o momento em que o conheci e foi piorando com o tempo, vejam só:
.
Catarina e Petruchio se conheceram, trocaram farpas, mas no fim do dia Petruchio determinou ao pai dela que eles iriam se casar, conhecendo a personalidade de Catarina achei estranho já que ela simplesmente acatou, a mim não ficou claro se por ter se apaixonado por ele ou apenas por ter aceitado o seu fim. Entretanto, a cena do casamento meio que confirmou sua paixão, já que ela se viu nervosa ao pensar que Petruchio havia mudado de ideia, devido ao seu atraso.
.
Gente, sinceramente, depois desse casamento FOI SÓ LADEIRA ABAIXO. Catarina é o tempo todo animalizada, sendo tratada pelo próprio marido literalmente como um Falcão - ??? ?????? ????-?? ?????? ?? ?????? ???????? ??? ?????? ???? ????? ? ??? - então ele começa a privá-la de sono e de comida desde o momento que a tira da casa se seu pai, mas sempre argumentando que era por querer o melhor para ela, enfim, é fato que aparentemente a estratégia dele funciona e à vista de todos, Petruchio consegue domar a megera.
.
.
Devo admitir que errei o foco como leitora ao me cegar pelo ódio por Petruchio, Catarina era quem merecia a minha atenção, e ela mesmo provou isso a mim numa das últimas páginas da peça. Em um monólogo, Catarina começa a dar uma baita "lição de moral" às esposas que ali estão (toda trabalhada na ironia) e foi aí que eu percebi que na verdade tratava-se de um dilema muito antigo entre tantos casamentos: as mulheres assumem o comando de suas vidas ao fingir que estão obedecendo o marido, ou seja, seguem a dinâmica do "um finge que manda e o outro finge que obedece".
.
GENTE enfim os refrescos... CATARINA MUITO RAINHA, percebeu que a maneira de assumir o controle de sua vida era fingindo concordar com o marido, afinal... como ele poderia negar algo que ela já concordou?
.
.
Eu sei, eu sei, eu faleeeei que só! Mas prometo não mais me prolongar (apesar de querer falar de +detalhes). Gostaria apenas de fazer uma ressalva a quem possa se interessar por esse livro, reconheço que nosso instinto primário nós faz querer ceder a problematizar a peça, mas não acho prudente reduzir a obra ao machismo ??????????? ???????? ????, acho que devemos ser justos e respeitar a idade do texto (escrito +/- em 1594). Se você conseguir manter isso em mente aposto que irá se deliciar lendo uma comédia divertida, digo por experiência própria. Ah, um último adendo: "a megera domada" foi inspiração para adaptações famosíssimas tal qual "O Cravo e a Rosa ?" e "10 Coisas que Odeio em Você"
Lu 21/02/2022minha estante
Agora do esperar o encontro do clube ??
Mulher, tu vai? Eu tô vergonha de ir ?


voaveronica_ 21/02/2022minha estante
eu vou sim, mas acho que vou entrar muda e sair calada, tbm estou morrendo de vergonha kkkkkk


Lu 01/03/2022minha estante
Não fui kk


voaveronica_ 05/03/2022minha estante
eu percebi né kk mas vamos ler o próximo, eu gostei bastante, pretendo ir na reunião seguinte também...




Larissa1218 07/02/2022

Gostei muito dessa comédia de Shakespeare, acredito que por já estar familiarizada com as várias adaptações que essa obra tem. A princípio me choquei um pouco, não é bonitinho como 10 coisas que eu odeio em você kkkkk Mas quando comecei a ler nas entrelinhas,
percebi a crítica disfarçada na barbárie e no patriarcalismo.
comentários(0)comente



Franciel.Oliveira 07/02/2022

O cravo e a rosa
Minha primeira leitura de uma peça, fiquei encantado com a fluidez e facilidade de ler. Me impressionei ao saber que a novela "O cravo e a rosa" que assisti quando criança, é inspirado nessa obra de Shakespeare. Recomendo fortemente!
comentários(0)comente



Duda 05/02/2022

Não foi o que eu esperava.
Já começo dizendo que li por causa da novela!
Gosto muito de Enemies to lovers e esperava algo nesse tipo; a novela tava passando e achei engraçado e legal o jeito que a Catarina e o Petruquio se bicavam, como não sou de assistir novela fui procurar o livro (que é bem curtinho) para saber mais e ver melhor o desenvolvimento desse relacionamento, resultado: quebrei a minha cara.
Primeiro pq, por algum motivo que não sei qual, esqueci que Shakespeare escrevia peças para teatro e não livros como estamos acostumados hoje.
Segundo pq achei que estava lendo o livro errado pq começa com um Lord trolando um bêbado, ou seja A megera domada é uma peça dentro de uma peça.
Terceiro, o relacionamento é 0% desenvolvido e a troca de farpas só teve uma vez. O restante é ele tratando ela mal para burro e não deixando ela comer e dormir com a explicação de que era por amor, para "domar" a megera.
Quarto, mal aparece dinâmica entre os dois, aparece mais os homens fazendo de tudo para casar com a irmã mais nova da Catarina.
Quinto pq não entendi essa "desmegeralização" da Catarina. Depois fui procurar e vi várias outras resenhas explicando o que se quis dizer, mas mesmo assim continuo sem entender e ver sentido.
Sexto pq é chato para car@lho.
Mas agora já posso dizer que li Shakespeare!
Kkkkkkkkk
voaveronica_ 10/02/2022minha estante
irmã, achei a sua resenha bem corajosa, concordo com alguns pontos e discordo de outros, mas assim.. acho que têm-se que levar em consideração muito mais coisas do que as que você pontuou, exemplo: achei que o livro era uma "sátira" aos costumes da época e por ser uma comédia é normal ser tão escrachado assim (o desespero dos homens para se livrar de Catarina).




633 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR