A Megera Domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Marreco. 30/08/2023

Sois um móvel!
Uma verdadeira comédia, não lembro da última vez que eu ri tanto de um papel.

Não foi bem essa a edição que eu li, mas na falta da correta vai essa, mesmo. Fiquei meio receosa quanto a fidelidade da tradução após ler umas resenhas, mas o original vai ter que esperar.

Sempre leio Shakespeare rapidinho, mas esse aqui superou, só larguei quando já tinha terminado. Os enredos secundários não me prenderam taanto assim, mas gostei de ver como ele vai dando nó e amarrando firme a história. Fiquei um pouco surpresa com a capacidade de fazer humor de alguém viveu sérios séculos atrás, essa já se tornou minha peça favorita dele. Como tenho uma sede por reclamar, digo que o final forçou demais minha simpatia, mas se a gente forçar um pouco mais e pensar na extrema submissão de Catarina como além de algo que ela só aceita por aceitar seu "lugar de mulher" e ver isso com uma estratégia para levar a vida que quer, as coisas melhoram. E, se alguém aqui souber outra forma de domar uma megera...

elfojonas 30/08/2023

Uma história maluca, meio sem pé nem cabeça.

Terminei de ler esta obra, e em minha cabeça o pensamento é "Que bobagem!"
Achei fraco demais, talvez por estarmos em 2023 algumas coisas simplesmente são absurdas, para não dizer impossíveis de se imaginar acontecendo.

Por mais que seja uma ficção, existe um limite do que aceitamos como crível e o que não.
Enfim, não gostei. Nem parece o mesmo autor de Otelo e Macbeth

Vitoria 20/08/2023

Resenha dmais??
Comecei a ler depois de me falaram que esse livro foi a inspiração para "10 coisas que eu odeio em você"? eu amo muito ezse filme, e estava com esperanças do livro me surpreender, e de fato ele me surpreendeu mas não dá forma que eu queria, não é um livro que me arrependo de ter lido, a ironia que Shakespeare usou foi boa, mas mesmo assim não leria novamente ??

clary3 17/08/2023

Um clássico é um clássico
Que livro mais leve e mais divertido de se ler! Já havia visto a novela e ter a experiência de ler essa obra foi muito bom! Amei demais, recomendo a todos!

Carla 16/08/2023

Catarina está muito longe de ser uma megera, assim como Petrúquio de ser um domador. Uma pena o final da história ter se perdido, acho que o enredo do bêbado seria mais interessante

R.H N'fer 16/08/2023

A BOA COMÉDIA DOS COSTUMES
Com toda a certeza é uma das melhores comédias já escritas. Shakespeare busca nos desvalidos morais e financeiros a caracterização para uma comédia de costumes como só ele sabe escrever. As interações entre o Petrúquio e a Catarina são bem engraçadas, mas ao mesmo tempo há uma crítica feroz que, ao final da história, nôs revela um ''baile de máscaras'' social entre todos os personagens. O bardo inglês insere sua belicidade literária nas nuances e entrelinhas da peça, com a recepção literária de hoje a figura de Catarina pode ser interpretada por uma ótica de submissão, mas este caminho requer uma falta de compreensão total da peça pelo leitor, pois a crítica de Shakespeare não está formulada desta maneira. Incrivel, também, é a mania do autor de trazer traços metalinguísticos às suas peças, neste texto a metaliguagem é a peça inteira, ou seja, é a peça da peça. Enfim, vale muito a leitura. Certamente um dos livros que precisam ser lidos antes de morrer.

Sibernagel 24/07/2023

" Uma mulher se arrisca a ficar louca, se não tiver personalidade para resistir. "

" Se alguém conhece um método melhor para domar uma megera que fale agora! "

soso <3 24/07/2023

O livro é bem rápido, li ele em 1 ou 2 dias. Indico a leitura, o livro também é bem crítico, mostra uma superioridade imaginaria do homem sobre a mulher muito visto naquela época.

Dumalis 20/07/2023

Polêmico
Eu gostei desse livro. Ri muuuito com ele, o que me surpreendeu, visto que eu não achava o humor dessa época engraçado, talvez o costume de ler Shakespeare me fez entender um pouco melhor. Embora o tema seja bem polêmico, nos faz pensar bastante também. Gostei!

Classen0 19/07/2023

A megera domada
Nao gostei, passei raiva lendo, entendo que para época devia ser maravilhoso mas atualmente é totalmente errado. Se você quer ler recomendo assistir o cravo e a rosa(uma novela inspirada nesse conto)

may.web 15/07/2023

Com certeza não está entre os meus favoritos de Shakespeare. A leitura é completamente diferente de outros livros do gênero, não me prendeu e a história muito menos. Fiquei com uma certa raiva do desenrolar da trama.

david andriotto 13/07/2023

Óbvio que vi a adaptação Walcyr Carrasco antes de ler a obra a William Shakespeare e, embora existam diferenças grandiosas entre elas, não consigo escolher entre alguma. As duas se mostram incríveis, mas creio que a peça se mostra mais genial.

Aqui, o clímax está no discurso final de Catarina. Uma vez sincera, mal compreendida e, quando dissimulada, passa a ser a mais respeitada entre o seu grupo de mulheres.

O meu grande problema é que os arcos secundários aqui não são bem desenvolvidos, um pouco confusos e inacabados.