A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Clebson.Santiago 24/05/2023

Este livro é maravilhoso. Até o momento, minha peça favorita de Shakespeare. A premissa inicial, os personagens únicos e o final muito contundente me deixaram muito contente. Não lembro onde vi, acho que na resenha da Tatiana Feltrin, que um estudioso da obra do autor diz que o casal principal, por mais que seja daquela forma, é o casal mais feliz de toda obra de Shakespeare e eu concordo plenamente. Por mais estranha que seja a relação entre os dois, um tanto quanto tóxica eu diria, é uma relação verdadeira, um embate natural entre caça e caçador, presa e predador, domada e domador.

Reccanello 18/05/2023

Pastelão
Uma comédia bem pastelão, parece, bem ao gosto da época. Divertida, simples e atemporal, que influenciou e inspirou dezenas de outros trabalhos pelo mundo. Vale a pena conhecer a história do bronco Petrucchio e da briguenta Catarina.

legolas_ 16/05/2023

Falastes bem, mas como um falcão.
É bem escrito, mas só isso.

A Catarina se torna uma personagem superficial com uma mudança de gênio muito forçosa e rápida, Bianca pouco recebe destaque e todos os inúmeros homens, pretendentes de Bianca, acabam se mostrando inúteis pro decorrer da peça.

O fim é de tudo triste e sem graça, bem diferente do que eu aguardo em uma comédia de Shakespeare.

Fiquei chateado que a cena inicial não teve continuidade porque isso torna ela completamente desnecessária pro resto da história.

O que menos gostei de Shakespeare até agora.

?Todas essas conjecturas vão contra o sentido direto do texto. Eles também são completamente anti-históricos. Shakespeare, apesar de toda a sua genialidade e crítica progressista à sociedade contemporânea, ainda era o filho de sua idade, que não conseguia nem pensar na completa emancipação legal e cotidiana da mulher.? - minikar.ru

Juliane.Teixeixa 15/05/2023

Não gostei muito do final, mas me prendeu no começo e no meio. Acho que a novela "O cravo e a rosa" é bem parecido, mas ainda gostei mais da novela hahaha.

_bbrcam 12/05/2023

Os fins justificam os meios?
Acho que é uma leitura rápida e envolvente, mas apesar de entender o contexto e o objetivo do autor, não foi uma peça que conseguiu me conquistar. É isso.

Ana Vitória 08/05/2023

Analisando
Sinceramente, não gostei. Provavelmente porque não tenho o hábito de fazer esse tipo de leitura, mas achei muito confuso, me perdia muito nos personagens e sempre acabava tendo que voltar e ler a(s) página(s) de novo então eu achava bem chato e cansativo. Mesmo assim, foi uma leitura rápida, já que são apenas falas, mas ainda sim não recomendaria a não ser que você goste muito de teatro ou esteja procurando aprender a estrutura de um roteiro teatral.

Lucassaturno 04/05/2023

Esperava mais kkkkkk
Nunca li nenhum clássico antes e esse foi o meu primeiro e pelo o que as pessoas cultas falam de livros clássicos pensei que teria um algo a mais, algum tempero ali mas achei bem mais ou menos. Igual falei no meu último histórico de leitura pode ser falta de maturidade minha pra entender o complexo da obra mas só achei uma história bacana com a peça mas nada de "nossa mudou minha vida, trouxe uma reflexão e um aprendizado grandioso" só achei realmente uma história interessante de se acompanhar mas nada demais

Laura1339 04/05/2023

É bom, mas apenas isso!
Eu li esse livro por causa de um trabalho pra escola e a professora falou tão bem dele que eu estava com uma expectativa muito alta, mas não foi nada demais
Pra mim sou difícil ler já que nunca tinha lido Shakespeare e livro mais clássicos e o fato de ser um teatro dentro do livro me deixou muito perdida também. Então não indica pra quem está começando a ler agr

Ana Clara 01/05/2023

Sei lá
A piorzinha que li dele até agora. Mas, até numa obra assim, o Shakespeare consegue colocar aquela escrita inteligente dele que ninguém mais faz igual.

Livroterapia MS 30/04/2023

Li uma adaptação
Ler uma adaptação de Shakespeare com grande qualidade, fez ver que para entrar no mundo dos clássicos ele é excelente.

Giulia.Jansen 27/04/2023

Livro didático
Bem chato, não teria lido tudo se não fosse para a escola. Pelo menos conseguir ler rápido. 0.5/5 nota dó.

Kethely.Karol 27/04/2023

Foi uma leitura decepcionante
Acho que comecei esse livro com expectativas muito altas...

Pontos que me chatearam:
1. A primeira história, a história por trás da peça, não é finalizada e eu fiquei muito curiosa, porque achei bem divertida a proposta;
2. Tudo acontece muito rápido na peça e Catarina muda rapidamente, e particularmente fica sem graça;
3. Achei tudo um pouco confuso e apressado.

Eu tinha outra ideia de como seria leitura, acho que principalmente pela influência da novela O cravo e a rosa, e foi decepcionante.

thewolfstarkid 25/04/2023

ótimo material de debate, reflexão e concientização
Li esse livro por causa da escola, e me fez entrar em debates e discussões interessantes com meus colegas de sala, amigos do clube do livro e até com meus pais.

Pois bem... Por onde começar? Primeiramente, é bem nítido o tema machista abordado na obra. Petrúquio era um cara muito tóxico e seu casamento com Catarina foi extremamente abusivo e perturbador, e me decepcionou o rumo que a peça acabou tomando. Diferentemente de Lucêncio e Bianca, que aparentemente tinham sentimentos verdadeiros, recíprocos e saudáveis um pelo outro, Catarina e Petrúquio foi um exemplo de sexismo, visando que Catarina foi diversas vezes (incluindo no TÍTULO DO LIVRO), rotulada como "megera", quando na verdade ela não passava de uma mulher decidida e com temperamento um pouco esquentado.

Além disso, o termo "domada" também foi usado diversas vezes, de forma obviamente problemática. A ideia de um homem "domando" sua esposa, assim como se domam animais, é catastrófico. Há a discussão sobre na verdade ser Catarina quem doma Petrúquio, porém, os outros elementos do livro me fizeram desacreditar dessa hipótese. E, mesmo que fosse verdadeira, não seria menos perturbador - Um relacionamento não deve possuir um(a) domador(a), já que não deve haver alguém superior. Um homem e uma mulher devem ser vistos como iguais, principalmente dentro de relacionamentos amorosos, onde ambas as partes devem colaborar. Porém, acho que esse tópico pode ser relevado, visto que na época em que A Megera Domada foi escrita esse assunto não era de muita atenção.

E, para finalizar, quero falar sobre a mensagem passada por Catarina no final do livro. Certas partes, sobre apoiar o marido e colaborar com ele, são verdades. Porém, todos sabemos que o verdadeiro intuito era convencer as mulheres de serem submissas a seus esposos, abrindo mão de suas opiniões próprias, e tentar normalizar até mesmo tudo que Catarina passou até “ser domada”. Acho que a proposta do livro, onde dois personagens cabeça-dura se apaixonam e vivem nosso atual “enimies to lovers”, seria ótima. Mas, claro, foi estragada a partir do momento em que a mudança não partiu dos dois, e pior, aconteceu de forma problemática.