A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

@nossosclassicos 02/02/2019

Machismo
Por ser um clássico do teatro, a Megera domada possibilita várias leituras e interpretações. A interpretação que faço vai além do tom engraçado e absurdo da comédia. A leitura que faço é: Petruquio é o dono de Catarina, i.e., ela é uma coisa/objeto sem vida que é dominada por um sujeito através da técnica do "falconismo". Petruquio impõe ao seu objeto uma racionalidade instrumental/fria que torna aquilo que é vivo em morto. A energia de Catarina é modificada em passividade e resignação do patriarcado.

É isso aí... obrigado.

Sthefan.
Rafa 14/02/2019minha estante
Concordo, pensei as mesmas coisas. Mas eu gostei do livro em si, por aspectos gerais...apesar do machismo na história, pensando no contexto/tempo em que foi escrito e considerando o sarcasmo da obra que deixa em aberto o posicionamento do autor.

Everton.Mesquita 22/09/2016

resenha de a megera domada.Everton 1°B
A história começa com um jovem rico que costuma pregar peças nos outros, num certo dia esse jovem rico encontra Sly, um caldeiro bêbado na calçada de uma casa, então resolve levar Sly para uma mansão e o fazer acreditar que ele é rico. Chegando lá apresenta uma peça dá´ megera domada´ que conta a história de duas irmãs, Catarina e Bianca, que apesar de irmãs são muito diferentes, Bianca é uma menina doce, alegre e que gosta de namorar pelo contrário Catarina tem uma personalidade forte e que não gosta de namorar, porque para ela os garotos são todos iguais. Mas o pai delas duas o senhor Batista Minola um homem rico mercador, pois a elas uma regra que uma só iria namorar se a outra também namorasse, o que Bianca era contra porque sua irmã não queria namorar com ninguém. Então Bianca conhece Petrucchio e resolve pagar ele, para que ele namore sua irmã ele aceita a proposta e começa a se aproximar de Catarina que no começo não gosta muito e mandava ele se afastar dela, mas depois de muito esforço e astúcia, ele enfim consegue domar a megera. Mas por azar de Petrucchio, Catarina acaba descobrindo que Bianca pagou a ele para que ele o namorasse, o que deixou Catarina muito zangada e deixa Petrucchio. Mas Petrucchio tinha se apaixonado de verdade por Catarina e se declara para ela na frente de toda e escola, ela o perdoa e dois vivem felizes para sempre

o livro é muito intessante,porém muiito dificil de entender,porque é muito dialogo no livro mas deopis vai vendo que é um excelente livro,muito engraçado e bom,recomendos a todos que leem
Luciane.Bastos 25/09/2016minha estante
O resumo está satisfatório, mas a análise crítica deixou a desejar. Nota: 1,0.

Isadora.Volino 23/05/2020

Um tanto desconfortável
A Megera Domada é sem dúvida nenhuma uma obra machista, o nome mesmo não deixa mentir. Visto isso, causa uma reflexão ainda maior sobre o lugar da mulher na sociedade, ainda que o livro seja de MUITOS anos atrás. A história como ela é contada é mais impactante pela maneira escancaradamente machista e misógino. De qualquer forma, não deixa de ser uma obra bem escrita e com humor da época. Mas não há quem vá até o final do livro sem sentir no mínimo um grande desconforto.
Isadora.Volino 23/05/2020minha estante
Misógina***

MAGALHÃES 03/06/2018

Uma comédia maravilhosa,leitura gostosa de ler,dei altas risadas.
Joice.SOousa 07/06/2018minha estante
A novela O cravo e a rosa foi baseado nele ne? Ate o nome dos personagens sao os mesmo kkkkkk

Nathaliagcosta 10/08/2020

Gosto muito desses leituras em forma de peça, achei a leitura muito fácil. Adorei os diálogos, muito engraçados, e esse é com certeza um dos meus livros preferidos, li anos antes de assistir o filme "10 coisas que eu odeio em você", que é uma ótima adaptação.
caio.lobo. 10/08/2020minha estante
A novela "O Cravo e a Rosa" também é uma adaptação da Megera Domada. Walcyr Carrasco é fã mesmo dessa obra de Shakespeare rs

DANILÃO1505 09/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Talita 18/01/2018

Horrível
Pior livro que já li do Shakespeare. Um livro extremamente machista ,onde as mulheres obedecem aos maridos,que chamam de senhores.Ridículo.
Alice 11/12/2018minha estante
Nossa, ainda bem que não fui a única a achar isso

Luisa 24/02/2022

Eu esperava bem mais, visto que os outros livros do Shakespeare são mt bons. Infelizmente, a história pra mim ficou inacabada, porque eu queria saber se o bêbado realmente tinha se dado conta que não era rico, mas é a vida
Barbara 17/03/2022minha estante
Kkkkkkkk gente eu completamente esqueci que o bêbado existia na história!!!! Agora eu também quero saber oq aconteceu com ele kkkkkk

Duda 05/02/2022

Não foi o que eu esperava.
Já começo dizendo que li por causa da novela!
Gosto muito de Enemies to lovers e esperava algo nesse tipo; a novela tava passando e achei engraçado e legal o jeito que a Catarina e o Petruquio se bicavam, como não sou de assistir novela fui procurar o livro (que é bem curtinho) para saber mais e ver melhor o desenvolvimento desse relacionamento, resultado: quebrei a minha cara.
Primeiro pq, por algum motivo que não sei qual, esqueci que Shakespeare escrevia peças para teatro e não livros como estamos acostumados hoje.
Segundo pq achei que estava lendo o livro errado pq começa com um Lord trolando um bêbado, ou seja A megera domada é uma peça dentro de uma peça.
Terceiro, o relacionamento é 0% desenvolvido e a troca de farpas só teve uma vez. O restante é ele tratando ela mal para burro e não deixando ela comer e dormir com a explicação de que era por amor, para "domar" a megera.
Quarto, mal aparece dinâmica entre os dois, aparece mais os homens fazendo de tudo para casar com a irmã mais nova da Catarina.
Quinto pq não entendi essa "desmegeralização" da Catarina. Depois fui procurar e vi várias outras resenhas explicando o que se quis dizer, mas mesmo assim continuo sem entender e ver sentido.
Sexto pq é chato para car@lho.
Mas agora já posso dizer que li Shakespeare!
Kkkkkkkkk
voaveronica_ 10/02/2022minha estante
irmã, achei a sua resenha bem corajosa, concordo com alguns pontos e discordo de outros, mas assim.. acho que têm-se que levar em consideração muito mais coisas do que as que você pontuou, exemplo: achei que o livro era uma "sátira" aos costumes da época e por ser uma comédia é normal ser tão escrachado assim (o desespero dos homens para se livrar de Catarina).

A.Paula.Sz 22/02/2024minha estante
Resenha excepcional, parabéns! ???

Maria 31/08/2022

Leitura da escola. Não tenho muito o que dizer, não é o tipo de leitura que me prende, mas não é ruim.
Amador 31/08/2022minha estante
Que legal essa sua escola!

Edu 26/11/2021minha estante
um enredo bem machista, já li algumas obras do Shakespeare, mas essa não tenho vontade.
Sua resenha tá excelente!

Eduardo.Sousa 22/09/2016

A Megera Domada: Carlos Eduardo 1° B Finanças
A obra a megera domada gira em torno de Catarina uma mulher de personalidade forte e sem muitos pretendes para namorar. Diferente de sua irmã Bianca que pelo contrário é cheia de pretendentes, meio a isso existe um problema Bianca só irá namorar se sua irmã namorar também. Bianca que não gosta dessa ideia e faz uma aposta com Petruchio, um nobre originário de Verona pra que ele tentasse conquistar a megera. Bianca consegue e com isso irá poder namorar, só que não será fácil conquistar a mão de Catarina. Durante toda a história Petruchio tenta várias vezes e consegue, Catarina sede sua mão e passa a namorar com ele. Sendo assim a megera foi domada.

(OPINIÃO)
O livro mostra a que situações a que o amor se submete, mesmo com a aposta feita por sua irmã Catarina viu que era hora de se apaixonar por alguém. Isso leva muito para a vida pessoal de sere humanos que acima de tudo o amor consegue romper barreira.
Luciane.Bastos 25/09/2016minha estante
O resumo está muito curto, mas satisfatório; porém, a análise crítica deixou a desejar. Nota: 1,0.

Kiara25 10/09/2019

Dizima com fogo.
Sarah L.T. 10/09/2019minha estante
Hahahahahahahaahahaha

Rafael 14/11/2019minha estante
Não acredito que ele foi machista, pelo seguinte motivo: levando em consideração que na época não existia machismo, pois tendo em vista que a visão do pessoal seguia uma crença cristã no qual o autor foi criado, era absolutamente normal o homem ter domínio sobre a mulher, veja, não estou defendendo tal coisa mas apenas colocando minha opinião a respeito do que vejo do contexto histórico, pra quem ler ou já leu a Bíblia notará que essas atitudes eram absolutamente corriqueira.