A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Suzana 05/02/2020

null
A história de Petruchio e Catarina sempre será uma das minhas favoritas de Shakespeare. Até porque mostra uma mulher diferente das outras na época, quando casamentos eram combinados por dinheiro ou posição social (será que mudou?). Também gosto do formato de peça de teatro, embora não seja exatamente um roteiro, o que facilita a leitura. Além disso, Shakespeare é o precursor das histórias românticas, o que torna seus textos essenciais.

carlos 13/02/2020

Com ironia ou não, A Megera Domada é uma representação brutal da forma como mulheres eram tratadas e comercializadas para casamento na sociedade da época.

Nessa releitura, o que mais me pegou de surpresa foi que eu não me lembrava do quão pouco a Katherina de fato aparece. Sua personalidade de megera é mais em teoria do que na prática – em cena, seu temperamento forte e atos de agressividade nunca são gratuitos, e mesmo assim ela é constantemente pintada como alguém com quem é difícil de lidar.

No geral, é uma leitura bem incômoda pra mentalidade da sociedade da contemporaneidade – não dá nem pra dizer que é uma peça divertida porque boa parte da graça é às custas da vilanização de uma mulher que simplesmente discorda de homens e fala por si mesma.

Pensamentos contemporâneos à parte, gosto mais da premissa da história do que do desenvolvimento em si – toda a questão de a irmã mais nova não poder casar antes da mais velha, cuja exposição cobre o primeiro ato. O prólogo também sempre me pareceu dispensável, apesar de gostar do conceito de uma peça dentro de outra peça. Megera não é a comédia que menos gosto de Shakespeare, mas também está longe de ser uma das favoritas.

Midi.Gomes 15/02/2020

Ler este clássico me fez questionar a essência da comédia. Com algumas ressalvas, o que faz algo continuar sendo engraçado mesmo transcorrido 500 anos?
Porque pessoas hoje em dia ou num passado bem recente fazem humor que não são bem aceitos. E alguém de séculos atrás, cria uma obra que foi considerada engraçada na sua época, e diante da sociedade atual continua tendo graça. Será que é porque ele está diante de uma nova sociedade, mas o ser humano (em sua essência) continua o mesmo? É algo interessante.

Cinara... 15/02/2020

"...o excesso tristeza deixou seu sangue congelado. A melancolia é a mãe dos desvarios."

Ótimo para quem ainda não conhece as obras de Shakespeare e quer começar com algo engraçado :)

Luiza Riveiro 16/02/2020

Uma peça incômoda, mas necessária
A megera domada, de William Shakespeare, é uma peça controversa e incômoda.
Katherine é uma mulher ?intoleravelmente brusca, irritada e voluntariosa?, conhecida como megera. Sua irmã, Bianca, é o oposto: doce e delicada, é desejada por todos. Apaixonado por Bianca, Hortensio fica desesperado ao saber que Bianca só poderá casar depois da irmã mais velha e pede que Petruchio case-se com Katherine. Petruchio, então, procura ?transformar uma Katherine selvagem em uma Katherine submissa como as outras gatinhas caseiras?. Ao longo da peça, fica claro o motivo de Katherine ser uma megera: o defeito não é a falta de educação, mas sim sua não submissão ao homem. É interessante notar, também, as técnicas de Petruchio para domá-la. ?Ela, hoje, nada comeu, nem comerá. Não dormiu a noite passada, nem dormirá esta noite?. Ele age de forma pior do que Katherine, mas, por ser homem, ninguém o julga.
Considerando essas questões, essa é uma peça que deve ser abordada com cuidado. É muito fácil lê-la com olhos de leitor do século XXI e, por conta disso, abominá-la completamente. Precisamos lembrar que ela foi escrita entre 1590-1592. Sua leitura deve sim desencadear discussões sobre o papel e os direitos da mulher, mas sem invalidar a obra em si. É uma obra interessante que merece ser discutida.

Se você gostou desta resenha, não deixe de dar uma olhada no ig literário @nocaminhoumlivro Lá, eu e minha amiga Isa postamos resenhas, indicações, trechos e fazemos leituras conjuntas!

Val | @livre_se_clube 21/02/2020

Mulheres rebeldes
A megera domada, uma das mais populares peças de William Shakespeare, é minha escolha para o terceiro dia desse desafio maravilhoso. .
A história da temperamental Katherina e do Petrucchio já foi adaptada e encenada muitas vezes (quem não lembra de O cravo e a Rosa nos finais de tarde na TV?) A peça original guarda suas particularidades, alguns discursos que já não caberiam hoje, mas ainda assim grande obra e comédia romântica que traz a visão de mundo de seu tempo, século XVI e princípio do XVII.
A visão de mundo mudou, ainda bem que mulheres rebeldes não precisam mais ser domesticadas.

May - @may.book.s 21/02/2020

Chaaaaaaato
Sinceramente achei um porre essa leitura... Confusão de nomes parecidos com troca de personalidades... Depois o brutamontes machista e o despropósito de uma história (mesmo sendo uma peça de teatro) mal acabada. É Shakespeare, deveria ser hma comédia, mas é chato.

May 02/03/2020

Menos megera e mais amor
A megera domada foi minha segunda peça de Shakespeare e eu gostei bastante, obviamente muita coisa na obra é datada, principalmente o conceito de "boa esposa" e da mulher obediente, mas tendo em vista o contexto histórico eu relevei e dei boas risadas com os diálogos. Na verdade não achei a Cata uma megera, muito pelo contrário foi a personagem que mais me afeiçoei e o Petrúquio era um doido varrido. É. uma boa comédia, mas obviamente deve-se ler tendo em vista que o pensamento na época era outro caso contrário a pessoa pode não gostar e achar até mesmo ofensivo, fica aqui a minha recomendação desse clássico!

Marcella 07/03/2020

Ao ler um livro, conto ou peça, é importante levar em consideração a época em que este foi escrito e o seu contexto social. Porém, mesmo com isso em mente, a Megera Domada é uma das mais controversas peças do bardo.
O tratamento da mulher "desobediente" demonstra o sentimento de soberania masculina. A "dominação" da mulher é tratada, em todos os sentidos, como a domesticação de um animal. Ao final, mesmo Bianca, a musa dos personagens, é inferiorizada por não ter obedecido seu marido.
Não há o comum endeusamento da mulher, como nas maiorias das peças de Shakespeare, mas o exato contrario: a exaltação da submissão.
O fato de ser uma comédia pode surgerir uma critica a esses atos masculinos, mas fica a cargo da interpretação do leitor.

Aline 09/03/2020

Mais uma história dentro da história... Não tem como não lembrar da novela o cravo e a rosa ?

Juliana.Kuster 10/03/2020

Uma boa peça, 2 estrelas pela "lição final" do livro.
Das peças que li do autor, analisando pelo viés do entretenimento, essa foi a que mais gostei de ler, ri em algumas partes. Além disso, sofri de uma certa nostalgia pela novela " O Cravo e a Rosa", claramente essa peça serviu de inspiração. Entretanto, o final baixou muito a avaliação do livro para mim, tentei não fazer anacronismos, mas não deu, não consigo dar uma nota boa para um livro que coloca de forma evidente, algo que me incomoda muito, e vale ressaltar que isso aparece em várias partes do livro, mas achei que o final pudesse trazer algo de uma ironia ou algo que pudesse não deixar tão evidente esse fato.

Maitê 16/03/2020

Uma comédia muito familiar, até estranha, mas depois percebi que era por que a Globo fez uma adaptação, o Cravo e a Rosa, reprisada eternamente. Com boas razões, afinal é Shakespeare para as massas, como o próprio realizava suas peças.
No fim da peça as coisas deixam de ser tão engraçadas, e passamos a ficar incomodados com o papel da mulher na sociedade, mas acho que é disso mesmo, o que para os outros pode parecer engraçado, é na realidade opressão.

Ranny 17/03/2020

perfeição
Simplesmente um dos melhores livros que já tive oportunidade de ler. Sua narrativa pode ser um tanto difícil, mas nada poderia ser capaz de tirar esse livro dos melhores livros lidos em 2019. A narrativa fala sobre o quanto a mulheres eram subestimadas, domesticadas (como animais) e vitimas de relações abusivas que eram não a penas aclamadas pela sociedade da época, quanto para a família e a igreja. Algo realmente desesperador e frustante, já que sabemos da luta que as mulheres tem constantemente para se libertarem e escaparem dos padrões colados sobre elas ao redor dos anos.
Leitura rápida e que realmente, ocasiona alguns segundos de reflexão.

Eduarda 19/03/2020

Uma história dentro de uma história. Adorei!

Maria.anamariaprof 21/03/2020

A edição têm alguns erros de ortografia
Mesmo com os erros, a leitura foi deliciosa. A premissa de uma mulher submissa no final da obra não me agradou, mas estou aberta a deixar a leitura crescer com o tempo.