A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Bia 13/11/2022

MUITO MUITO MUITO BOM!!!! Juro, vale muito a pena, li quando ainda era criança e me marcou, é perfeito! Leiam!!!

Maitê 16/03/2020

Uma comédia muito familiar, até estranha, mas depois percebi que era por que a Globo fez uma adaptação, o Cravo e a Rosa, reprisada eternamente. Com boas razões, afinal é Shakespeare para as massas, como o próprio realizava suas peças.
No fim da peça as coisas deixam de ser tão engraçadas, e passamos a ficar incomodados com o papel da mulher na sociedade, mas acho que é disso mesmo, o que para os outros pode parecer engraçado, é na realidade opressão.

Maria.anamariaprof 21/03/2020

A edição têm alguns erros de ortografia
Mesmo com os erros, a leitura foi deliciosa. A premissa de uma mulher submissa no final da obra não me agradou, mas estou aberta a deixar a leitura crescer com o tempo.

july67 26/12/2022

Li por causa da escola
Li por causa da escola, eu adorava a protagonista (não as suas arrogâncias mas como ela via as coisas e lidava com as situações), o monólogo do fim do livro me deixou decepcionada em como alguém tão vivo pode ser domado. Entendo a crítica de Shakespeare (e q o livro n se passa em épocas atuais) mas odeio o monólogo da Cata onde ela trata a mulher objetificada e diz tudo o q a Cata do começo do livro odiaria.

Ruth Roland 24/03/2020

Simples
Terceiro livro de Shakespeare lido, posso dizer que A megera domada não foi tudo que eu imaginava. Como um história tão famosa, acho que esperava gostar mais. Um livrinho super curto, que a gente lê em duas horinhas, com muitooos personagens, e pouco desenvolvimento. Tudo acontece super rápido. E não há um romance, Petruquio é um grosseiro que rapidamente "doma" Catarina, que logo se torna uma mulher super "obediente". Esperava que fosse mostrar o que aconteceu com Sly, em quem pregaram uma peça, mas não. No geral, um livro bom, mas não o melhor de Shakespeare certamente.

Almaden 25/03/2020

Sério, não entendi nada

luke 04/01/2022

Uma comédia de Shakespeare. Posso dizer que esse livro vale sua reputação. Ele realmente é hilariante, os personagens cativantes!

sofie12 18/09/2022

adaptacao boa
gostei dessa forma de roteiro q a historia foi trazida, leitura rápida e leve, da pra acabar em 1 dia. sobre a historia original realmente nao sei se Shakespeare estava sendo machista ou feminista nessa peça, acho q a Catarina pode tanto estar fingindo ser domada, quanto realmenteter sido, mas se esse for o caso acho lamentável.

Géssica 05/01/2021

Amei
Uma ótima forma de lermos obras clássicas, muito bem escrito pra uma leitura juvenil, uma história cheia de tramoia que vale a pena ler

Lediane 24/09/2022

O casamento bem sucedido...
Essa peça de William Shakespeare inspirou uns dos meus filmes favoritos de adolescente (10 coisas que eu odeio em você) e várias outras adaptações cinematográficas. É um preâmbulo, pois no início vamos ter um Lorde que decide fazer uma brincadeira com um bêbado que se encontra sem condições de se manter em pé, o Lorde e seus empregados diz ao bêbado que ele é um nobre e que dormiu por 15 anos, apresenta-lhes seus empregados e até uma esposa, logo mais ele diz ao bêbado que tem uma peça de teatro para lhe apresentar e essa peça é a megera domada.
A partir daí temos um pai Batista que não deixa a filha mais nova Bianca se casar antes que a mais velha Catarina que é descrita como uma moça de língua afiada, maldita e má tenha se casado. Os pretendentes de Bianca tentam tramar algo para encontrar um homem que tenha coragem de se casar com Catarina e assim o caminho ficar livre para que eles possam cortejar Bianca. Eis que surge então Petruchio uma rapaz que perdeu o pai a pouco tempo e fica de olho no dote de Catarina mesmo sendo avisado do mal gênio da moça. O casamento acontece e Petruchio arma ciladas para domar Catarina.
A peça é divertida cheia de diálogos engraçados mas informo que é importante ter a mente aberta pois a história se passa no século XVI onde casamentos eram arranjados e as mulheres tratadas como mercadorias na sociedade, não se prenda a isso e é bobagem reduzi-la a apenas uma peça que diminui as mulheres perante os homens, pois pra mim o final diz muito ao contrário.
Eu gostei muito da leitura e o monólogo de Catarina no final é o máximo,
na verdade ele diz pra nós mulheres que queremos paz no casamento : Deixe seu marido acreditar que manda e você finge que obedece.

Larissa Maria 13/02/2021

Esse livro é muito divertido! Apesar da linguagem ser de época, a sua compreensão não é difícil. É sobre uma peça protagonizada por Catarina e Bianca, essa é a filha mais nova a qual todos os homens querem sua mão e aquela é a mais velha que tem um temperamento quente e causa repulsa nos homens, mas o pai das duas só permite a mais nova se casar se a mais velha se casar primeiro!

Joyce.Gomes 16/02/2021

É uma comédia muito boa, porém machista. Mas pela época que foi escrita, dá pra entender.
A lição do livro é que sempre tem alguém pior que você.
Obs.: Deu saudade da novela O Cravo e A Rosa.

Guilherme.Gomes 22/02/2021

1,5 / 5
Tirando aquela de que "toda obra deve ser lida levando em consideração a época na qual foi escrita" e tra la la... sobra o suprassumo do machismo. Envelheceu mal.

Lorraine 14/03/2021

Uma peça muito divertida! Com várias adaptações em filmes, teatros e novelas. Que eu particularmente gosto muito, levo deste livro uma lição, agir com rispidez, tratar mal as pessoas, ser ingrato não é a melhor forma de viver a vida, e quando Petruchio usa estes mesmos hábitos com a Catarina, ela percebe que não é legal ser assim.

Franciele143 20/03/2021

A Megera Domada de Shakespeare
Peça teatral que é a famosa história da Catarina Batista filho do Banqueiro Batista e tem a irmã Bianca e a Mimosa como funcionária da casa do banqueiro, a trama é a seguinte, Catarina feminista durona não quer casar e afasta todos os presentes porém na época a ordem era casar primeiro a filha mais velha e portanto Bianca só poderia casar se a Megera da Catarina se case primeiro e o Julião Petruchio irá enfrentar a fera. Bom a peça é super engraçada dei boas risadas, a moral da história é que não devemos ter tanto capricho pois como consequência podemos acarretar uma série de problemas em torno da sociedade que vivemos.