A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Ludmila177 13/09/2020

Decidi lê-lo primeiramente pelo tamanho e depois, pela curiosidade. O final me decepcionou um pouco porque li com uma visão diferente da visão da época e pouco me diverti, no final das contas.

Bia 13/11/2022

MUITO MUITO MUITO BOM!!!! Juro, vale muito a pena, li quando ainda era criança e me marcou, é perfeito! Leiam!!!

Cris 29/12/2021

Adaptação de Flavio de Souza da peça teatral de Shakespeare.
Utiliza uma linguagem mais atual e dinâmica e é ideal para o público infantojuvenil conhecer Shakespeare.

Natym0 28/11/2022

Íncrivel é que ela tenha se deixado domar
Perder a personalidade por se casar com alguém igual ou pior que você. Antes disso, era personalidade mesmo ou simplesmente aversão a falta de amor vindo de sua família?
Shakespeare. Ah Shakespeare! É de se aplaudir excluir e jogar para debaixo do tapete cada traço seu?
Comédia, com recheio de sarcasmo e cobertura de machismo.
Além de todos os tópicos abordados aqui, só gostaria de saber a conclusão do ato I. O resto, eu jogo para debaixo do tapete.

*eu amo suas reflexões, Shakespeare*

Géssica 05/01/2021

Amei
Uma ótima forma de lermos obras clássicas, muito bem escrito pra uma leitura juvenil, uma história cheia de tramoia que vale a pena ler

Larissa Maria 13/02/2021

Esse livro é muito divertido! Apesar da linguagem ser de época, a sua compreensão não é difícil. É sobre uma peça protagonizada por Catarina e Bianca, essa é a filha mais nova a qual todos os homens querem sua mão e aquela é a mais velha que tem um temperamento quente e causa repulsa nos homens, mas o pai das duas só permite a mais nova se casar se a mais velha se casar primeiro!

Joyce.Gomes 16/02/2021

É uma comédia muito boa, porém machista. Mas pela época que foi escrita, dá pra entender.
A lição do livro é que sempre tem alguém pior que você.
Obs.: Deu saudade da novela O Cravo e A Rosa.

Guilherme.Gomes 22/02/2021

1,5 / 5
Tirando aquela de que "toda obra deve ser lida levando em consideração a época na qual foi escrita" e tra la la... sobra o suprassumo do machismo. Envelheceu mal.

livia souza 01/02/2023

A megera domada
Achei que seria difícil ler peça de teatro mas no geral gostei bem tranquilo, vou falar a verdade Shekespeare é um gênio, nunca em toda a minha vida eu teria pensado em uma história assim, me prendeu do início ao fim, me fez rir e ter dó da Catarina, o livro um pouquinho machista mas eu desconsidero, me deixou algumas dúvidas tipo, o que aconteceu com Sly depois?? EU PRECISO SABER!

SUPER RECOMENDO. Favoritado com sucesso!

Obs: as resenhas do livro são todas super feministas, desconsiderem, pq realmente ESSE LIVRO É PERFEITO, de certa forma eu até entendo pq ele fez isso com a Catarina e espero que no final das contas ele seja uma pessoa boa com ela, ela até que merecia isso se for parar para pensar não era comum moças assim naquela época.
Obs p2: tenho CERTEZA que "10 coisas que odeio em você" (filme disponível na Disney) foi inspirado nesse livro

NutNut 22/01/2023

Shakespeare e sua camisa polo.
A primeira peça teatral que li, e consequentemente meu primeiro contato com a escrita do lisonjeiro Shakespeare.
Logo de início soube que apesar do tamanho do livro a leitura seria densa, com vários personagens em cena e uma linguagem um pouco mais rebuscada.

Depois que estes traços deixam de ser um obstáculo tudo se torna mais fácil, o enredo flui rapidamente e prende a atenção do leitor. É um livro bem engraçadinho, e tem um drama muito charmoso, é formado de diálogos e tem pouquíssima participação de um narrador observador, muito sutil.
Acho justo pôr uma menção honrosa ao tradutor do meu exemplar, Millôr Fernandes que fez um trabalho espetacular ao adaptar a melodia nas falas, explorou muito bem o potencial lírico do português.

Gosto muito da escrita como acabo de deixar óbvio, mas tenho que ser sincera sobre meu descontentamento ao final.
Compreendo o período histórico, mas é justamente esse fator que me faz questionar a intenção do autor ao escrever o que escreveu.

A última fala não só descaracterizou completamente Catarina, mas dissolveu toda a sua originalidade no intuito de superiorizar Petrúcio com suas "admiráveis" táticas de manipulação, que na verdade foram bem patéticas, ainda mais por terem funcionando.

Misoginia e sexismo sem máscaras, ou sequer roupas. Francamente, dado o seu valor dentro das artes, eu esperava que William Shakespeare fosse um pouco mais inovador, um pouco menos produto insalubre de sua época.

Mas não considero uma leitura desperdiçada, dadas as possibilidades de interpretação e a qualidade vocabulária, A Megera Domada se salva, não como uma obra extraordinária, mas como um livro legalzinho.

Lorraine 14/03/2021

Uma peça muito divertida! Com várias adaptações em filmes, teatros e novelas. Que eu particularmente gosto muito, levo deste livro uma lição, agir com rispidez, tratar mal as pessoas, ser ingrato não é a melhor forma de viver a vida, e quando Petruchio usa estes mesmos hábitos com a Catarina, ela percebe que não é legal ser assim.

Franciele143 20/03/2021

A Megera Domada de Shakespeare
Peça teatral que é a famosa história da Catarina Batista filho do Banqueiro Batista e tem a irmã Bianca e a Mimosa como funcionária da casa do banqueiro, a trama é a seguinte, Catarina feminista durona não quer casar e afasta todos os presentes porém na época a ordem era casar primeiro a filha mais velha e portanto Bianca só poderia casar se a Megera da Catarina se case primeiro e o Julião Petruchio irá enfrentar a fera. Bom a peça é super engraçada dei boas risadas, a moral da história é que não devemos ter tanto capricho pois como consequência podemos acarretar uma série de problemas em torno da sociedade que vivemos.

CAcera3 19/02/2022

Receita para um casamento feliz?
Qual a receita para um casamento feliz?

Há quem possa afirmar que nessa comédia teatral Shakespeare nos dá a receita para uma vida conjugal bem sucedida.

A peça começa com um nobre que encontra um bêbado caído na rua. Ele resolve então pregar uma peça nele e junto com seus criados o levam para sua casa e arrumam tudo de modo a fazer o sujeito acreditar que é um lord muito rico que passou os últimos anos adormecido e sem consciência. Para entretê-lo o nobre contrata uma companhia de teatro e é na apresentação dos atores que temos a história principal: a da megera domada.

Catarina é a megera da peça, ela é irmã mais velha de Bianca, uma jovem doce e gentil que é cortejada por alguns notórios jovens daquela região. O pai das duas porém coloca a condição de Bianca se casar apenas quando sua irmã for desposada. Os jovens ficam desesperados, pois quem em sã consciência iria desposar aquela criatura tão desagradável?
Saibam que Catarina não é uma mulher feia ou sem atrativos, o que faz sua fama é o seu temperamento explosivo, indelicado e violento.
Para a alegria dos pretendentes de Bianca, chega por ali Petrúquio, um homem de posses que está procurando uma esposa que tenha um grande dote para somar à sua riqueza, não importando beleza, idade e tampouco modos. Ele logo fica sabendo de Catarina e decide então pedi-la em casamento. O encontro desses dois é uma das partes mais engraçadas da peça.
Para não dar spoilers, paro por aqui. O que posso dizer é que Petrúquio é o homem que se dispõe a domar a ?megera?, fazer dela uma esposa obediente.

Aí você pode pensar: ?nunca que vou ler um livro machista desse!? Devemos primeiro levar em consideração o período em que essa peça foi escrita; século XVI. E depois é preciso enxergar nas entrelinhas a crítica que o autor faz ao arranjo conjugal daquela época. Não pense que estou dizendo que você vai encontrar um Shakespeare pro-feminista aqui. Porém é possível enxergar um reconhecimento de que as mulheres são muito mais do que como são julgadas naquela época, que elas são mais espertas, entendem melhor de como viver socialmente e principalmente de como são fortes. Percebemos isso principalmente nas entrelinhas de um discurso de Catarina no final do livro. Enfim, além de uma história incrível e com reflexões sutis e ao mesmo tempo poderosas como Shakespeare é tão perito em fazer, temos uma história repleta de boas gargalhadas. Recomendo muito.

Kethely.Karol 27/04/2023

Foi uma leitura decepcionante
Acho que comecei esse livro com expectativas muito altas...

Pontos que me chatearam:
1. A primeira história, a história por trás da peça, não é finalizada e eu fiquei muito curiosa, porque achei bem divertida a proposta;
2. Tudo acontece muito rápido na peça e Catarina muda rapidamente, e particularmente fica sem graça;
3. Achei tudo um pouco confuso e apressado.

Eu tinha outra ideia de como seria leitura, acho que principalmente pela influência da novela O cravo e a rosa, e foi decepcionante.