O Fim dos Tempos

O Fim dos Tempos Thomas M. Campion

Resenhas -

jujubinha5 26/01/2024

O fim dos tempos
O desfecho foi previsível, mas não compromete a mensagem que o autor quis transmitir. No geral, é um bom livro com frases impactantes que provocam reflexões sobre o sentido da vida e outras questões. Apesar de melancólico e angustiante, é uma leitura que vale a pena.

Desde sua infância, William é assombrado pelo ódio em relação ao pai e pelo medo de se tornar como ele. Esses sentimentos o levaram a evitar casamento e filhos, temendo transmitir esse "gene". Ele se concentrou exclusivamente em se tornar um escritor famoso, mas lutou para produzir algo digno de publicação. Então, uma terrível doença surge e, no final, o consome completamente. Fim. ??

Giovanna Bertholo 12/01/2024

O Fim dos Tempos
Peguei este livro para ler apenas porque o título me chamou atenção e me surpreendi com o conteúdo. A leitura é super rápida e fluida, mas a história faz com que a mesma seja angustiante de ser feita. O personagem principal, Willian, tem uma vida deprimida e uma forma de ver o mundo que influencia nas suas más escolhas durante toda sua existência. Ele nos faz refletir sobre os desejos que temos dentro de nossa alma e o significado de nossas vidas.
O livro se faz bem deprimente de ser lido.

Clara 09/01/2024

Meio deprê
Com uma pegada bem realista, O Fim dos Tempos conta a história de William Jhonson, que, contrariando as expectativas do seu pai, escolhe ser escritor e tem o sonho de escrever algo que deixe o seu nome registrado na história dos grandes autores. O problema é que, segundo ele, seus textos nao são bons o suficiente para serem considerados extraordinarios.
O livro relata a vida vazia e monótona que geralmente todos temos. Acordar, trabalhar, dormir, acordar, trabalhar, dormir, e o quanto isso se repete de maneira infinita até que enfade a alma. Vez ou outra ocorre algumas paixões que nos tiram do modo automático, mas o peso da rotina nos obriga a voltar.
Além disso, a história traz uma reflexão interessante sobre como as relações familiares (e os traumas que elas trazem) impactam nas decisões que tomamos em nossas vidas e também como "regem" o nosso cotidiano.
O fim dos tempos bem que poderia se chamar "O Fim do Mundo" pq mostra que em realidade o mundo é cheio de vazios ambulantes que tentam preencher todo o seu tempo com atividades inúteis para que os dias passem mais rápido.
A leitura é fácil, fluida e tranquila, mas a história me deixou meio deprê.

Glas Glas 13/01/2023

É um bom livro no geral, embora eu creie que não tenho mentalidade suficiente para compreendê-lo. Tem frases marcantes que podem lhe conceder boas reflexões sobre o sentido da vida, o rumo que as coisas estão tomando e por aí vai. Recomendo se você quer fazer algumas reflexões sobre diferentes pontos de vista sobre a realidade que estão espalhados por aí

Sarah587 19/12/2022

Achei o final meio previsível, porém, acredito que isso não afeta em nada a mensagem que o autor pretendia passar com a história. Desde a forma como o personagem evolui e muda a sua visão de vida e morte de maneira meio cética com base nós acontecimentos, até os sentimentos e pensamentos daqueles que o rodeavam foi sempre muito clara e com certeza consegue trazer novas formas de se pensar.

Alice126 12/06/2022

Não fez quase nada que se propôs a fazer...
Sabendo que esse livro é o primeiro do autor e que ele apenas começou muito recentemente a escrever, fiquei tentada a dar mais estrelas. Porém, tenho que ser fiel a experiência que tive.
O que me incomoda mais são os diálogos cinematográficos do livro. Consegui perfeitamente imaginar qualquer ator branco de 40 anos genérico falando "vamos lá, Marty!" Ou sei lá qual era o nome dele...
Enfim
Muito dramalhão, me peguei constantemente pensando "hm, tenho que lembrar de não fazer isso quando estiver escrevendo meu próprio livro". As relações muito desinteressantes, muita falação e pouco mostrar, um dos pontos principais que é ser professor e não tem UMA cena dele dando aula kkkkkk As questões familiares também são abordadas de maneira um pouco rasa...
Porém, o autor tem construções interessantes acerca da crise existencial, mas talvez as reflexões fossem melhor aproveitadas em outro personagem e outra história.
Entretanto, a escrita dele em si é excelente, acho sim que ele tem um futuro brilhante, só precisa trabalhar melhor na construção dos coadjuvantes e nos diálogos que parecem muito com os de filmes genéricos da sessão da tarde (conseguia até ler na voz de dubladores).
Para um primeiro livro, tá bom. Melhor que alguns livros bombadíssimos que na verdade são a própria bomba.

Bia 04/04/2022

O fim dos tempos trás uma reflexão humana. Existe um fim para nossa angústia se é possível encontrar plenitude.
Achei o livro mais cansativo que imersivo, uma leitura ok.

Mari 25/02/2022

Este livro foi um achado na loja, estava na promoção e o título me chamou a atenção. Achei a escrita do autor muito boa, a leitura flui tranquilamente e eu sempre ansiava por ler mais um capítulo. Uma história triste e melancólica, mas com muitas refeições.
Mari 26/02/2022minha estante
*reflexões

Lorem 05/02/2022

O fim de tudo
Tristeza pra tu, tristeza pra toda a tua família, tristeza pra tua vaca!
Brincadeiras à parte, eu tenho alguns pontos que gostei desse livro: a escrita me agradou, o autor escrever um cotidiano que você se identifica em alguns pontos.
(Sim, me senti meio lascada por isso, pensando em todos os sonhos que ficaram no papel.)
Por outro lado, não teve um personagem sequer que me agradou. Talvez esse tenha sido o ponto, mas os personagens eram tão desagradáveis que eu acelerei logo a leitura para me livrar deles.
Em geral, eu queria ter gostado mais desse livro, mas não foi uma leitura de todo ruim também.

bibs 06/01/2022

bem meia boca
eu amo gostar de personagens ditos como errantes, acho muito mais interessante do que construir uma narrativa por meio de uma pessoa com arquétipo de mocinho, porém achei a personagem principal, Willian, bem prepotente e mal desenvolvida. Me irrita também o fato de tudo se passar no exterior com o autor sendo br. Esse escritor falido é apenas um cara muito chato que acha que sabe muito da vida e vive menosprezando os outros. Não tem um conflito final com algo que vá nos surpreender, não desenvolve nada da parte dele como professor, que foi o que eu pensei que aconteceria (pode ser erro meu porque as expectativas foram criadas apenas por mim), e as tentativas de reflexões sobre a vida são bem precipitadas. Mas quem sou eu para falar, a escrita é boa e fluída, e eu nunca nem escrevi um livro.

Mariana 08/12/2021

Gostei, porém, quando finalmente a vida dele começa a "dar certo" ele morre de câncer de pulmão.

Ester448 04/10/2021

Leitura necessária!
Eu descreveria esse livro usando a frase que um dos personagens usou para descrever os livros do William: ?Uma viagem pela nossa própria existência e pelas angústias do ser humano?.

A leitura é fluida e abre (muito) espaço pra reflexão. A única coisa que me incomodou foi o livro não se passar no Brasil (apesar de o autor não dar uma idéia de região e localização, o livro claramente não se passa na América do Sul), mas compreendi o porquê depois de ver que o autor escreveu o livro enquanto estudava fora do país. A outra coisa que me incomodou era a repetição de alguns fatos e frases, mas nada que tornasse a leitura cansativa.

Eu sinto que todos deveriam ler esse livro, com certeza eu o carregaria para todos os lugares e o leria um pouco mais. É melancólico e até angustiante, é necessário.

Ique 28/07/2021

QUE ACHADO MAGNÍFICO
"A princípio, ficava incomodado, com o peso maçante daquele exílio, mas após ser suficientenente esmagado, percebeu que, na verdade, o silêncio era confortável, quase como um cobertor num dia frio. Incapaz de ouvir as vozes das outras pessoas, se ocupava em ver o restante. Via beleza em dias cinzentos, assim como o vermelho do pôr do sol; Via o bater de assas de um beija flor e sentia o aroma de uma tarde de primavera; via um casal jovem trocar carinhos e um casal de idosos trocar histórias. Aprendeu a observar as pessoas e a compreendê-las. Descobriu que diziam muito mais quando não estavam falando nada"

Já é favorito da vida! Eu ri, chorei, me identifiquei, conversei e abri os olhos e a cabeça pra muita coisa, esse livro e fascinante e magnífico, não acredito que eu achei ele por 10 reais nas lojas Americanas. Que obra de arte!!!