The Worst Best Man

The Worst Best Man Mia Sosa

Resenhas - The Worst Best Man

lliviasouza 30/06/2022

TUDOOOOOOOO
Sério, muuuuuito bom!!!! Me surpreendi super que trouxe uma parte da cultura brasileira, amei a representatividade. Fora isso, sinceramente, achei incrível toda a escrita, muito engraçado e fofo. Algumas horas fiquei com raiva dos pensamentos da Lina, mas eu entendi que é um processo, e que a gente acaba não querendo desapontar nossos familiares e tudo mais. Gostei muito! Recomendo.

Rafaela 30/06/2022

não amores
dei 2 estrelas pq amei a representatividade, mas por Deus, odiei esse livro com todas as letras. Não consegui gostar de nadaaaaa. Esperava mais

Jenny 21/06/2022

Uma mulher afro-latina reconhece a outra
No começo eu jurei que minha resenha sobre esse livro seria sobre as citações de comidas brasileiras, danças e etc, prq nós brasileiros ficamos eufóricos com citações gringas sobre nossa cultura, mas na verdade, o que me marcou nesse livro, foi a forma como a Lina age.
Eu estava achando a Lina dura demais, arrogante demais, porém ela justificou o porquê de criar esses muros ao redor dela, o que pegou na minha ferida, porque como uma mulher afro-latina também, me identifiquei. É nessas horas que eu sinto o impacto da representatividade e como ela nos faz sentir um quentinho no coração.

Então, LEIAM ESSE LIVRO! Pelo romance fofo, pelos protagonistas incríveis, ou só pela representatividade brasileira kkkkkkk

Luísa (@_literamor_) 20/06/2022

Eu juro que queria ter gostado desse livro...
Esse livro tinha tudo pra ser pelo menos 4 estrelas pra mim, mas me frustrou de muitas formas diferentes. Não que eu estivesse com uma expectativa alta, mas foi uma comédia romântica que prometeu. E, infelizmente, não entregou.

A personagem principal Lina irrita bastante no início, insistindo numa rivalidade sem sentido com o Max, e sabotando a parceria que vai ajudar os dois. O Max não é maravilhoso, mas é um personagem fofo e amável e eu sinto que ele brilharia muito - se fosse o mocinho de outro livro.

A química entre eles é inexistente, de forma que mesmo nas cenas fofas não consegui ligar pros dois. (O que é triste, pq eu sempre torço pros casais ficarem juntos). E a representatividade brasileira foi legal, mas me irritou um pouco. Ela não se resumiu a futebol e samba, mas ficou só na comida. Literalmente todas as vezes que a Lina fala da família e da sua cultura, ela fala de comida. De que adianta fugir do óbvio pra ficar em outro óbvio?

Enfim. Foi um livro que me distraiu mas não divertiu como eu esperava e mesmo nas partes românticas não esquentou meu coração. Uma pena.

Thaís 20/06/2022

Tinha tudo pra ser bom, mas....
Esse livro é a prova escrita de que clichês não funcionam quando parece que se está seguindo uma fórmula mágica.
Não me entendam mal: como uma boa leitora de romances, eu adoro clichês e adoro vê-los funcionar em meio à história, mesclando clássicos como "só temos uma cama" com planos de fundo que fazem parte da jornada dos personagens, mas nós sabemos que, no momento que transformamos essa fórmula em algo a ser seguido "à risca", as coisas não vão bem.

A escrita de Mia Sosa é fluída e divertida em muitos momentos, ela cria situações que seriam verdadeiramente engraçadas ou fofas caso houvesse *emoção* dentro delas, mas parece que ela esqueceu esse pequeno detalhe. As cenas fofas, românticas e engraçadas que deveriam colocar borboletas no estômago e arrancar gargalhadas são fracas e vazias, parecem que estão ali apenas para cumprir tabela, o que é verdadeiramente uma pena porque vi potencial na escrita da autora.

Os personagens principais não brilham, nem inspiram conexão, e olha que ela se esforça porque ambos tem um plano de fundo legal e dramas pessoais que poderiam ser melhores desenvolvidos e mais relacionáveis se o fator emoção estivesse presente.

A narração em pov duplo é uma benção, pois os capítulos narrados pelo mocinho conseguem ser mais sustentáveis que os narrados pela mocinha. Mas ambos *não* possuem *aquela* presença de protagonistas.
Um ponto positivo deles é o diálogo. Eles conversam abertamente sobre o que sentem e sempre deixam tudo às claras, sempre honestos um com o outro. Fica a dica de ouro pra outros autores.

Como brasileira, achei legal a autora ter fugido do "futebol e samba", e apesar de ter trazido várias referências bacanas à cultura e história brasileira, a autora não especifica de que região do país a Lina descende, o que acaba deixando uma bagunça, com referências baianas, capixabas, paulistas e cariocas. É um mix de esteriótipos mais variado do que apenas futebol e samba.

Eu queria mesmo ter gostado desse livro, mas foi uma leitura morna do início ao fim, com protagonistas com nenhuma química e personagens secundários quase irrelevantes. Faltou o "tempero brasileiro" pra emoção, borboletas no estômago e cenas bonitinhas. É um bom livro pra passar o tempo, desses que a gente não pensa muito, lê em um ou dois dias e esquece depois. Uma pena.

Elisama27 19/06/2022

....
.... .... .... ....

lena 18/06/2022

eu apostaria no max
ok adorei a protagonista brasileira e todas as referências com a cultura verde amarela, mas acredito que esperava mais do livro ele me decepcionou em mtas partes mas tudo bem :)

saraborgess 14/06/2022

A história é bem leve e divertida, é aquele tipo de livro que a gente pega quando quer arejar um pouco. Os personagens são engraçados e a narrativa anda sem precisar de esforço.

A protagonista ser brasileira foi sem sombra de dúvidas o que me motivou a ler. Ver os aspectos da nossa cultura serem representados lá fora é sempre um plus pra mim, mas em alguns momentos eles foram retratados de um jeito tão caricato que meus olhos reviravam inconscientemente.

A leitura é super fluída, mas o final foi tão apressado que até tirou o peso que algumas questões deveriam ter tido pela forma que a história foi concluída.

MayaraMoeller 09/06/2022

O enredo tinha tudo pra ser incrível mas não consegui sentir a química, aquelas borboletas no estômago que sentimos lendo um romance. Achei morno.

Langamer 09/06/2022

Ameiiii
Eu amei muito,como já deu pra ver (risos),enfim,amei a representatividade brasileira,amei muito mesmo,as referências a cultura do Brasil é incrível,achei muito divertido o jeito que introduziram as tradições.
Agora falando da história em si,que perfeição, divertido, engraçado,enimie to lovers,eu amei muito os personagens,a família da Lina é tudo. Mia Sosa arrasou!

Lucy 06/06/2022

Maravilhoso!
Aquele clichêzinho que amamos e o melhor de tudo: protagonista brasileira ??
Primeiro livro que li da autora e apaixonei na escrita. Casal com química e muito amor ?

Esther.Prado 02/06/2022

Gostei um tanto desse livro, apesar de algumas coisas me deixarem meio ??
Ele é ótimo para sair de uma ressaca literária

brenda 22/05/2022

Lina, substantivo: meu amor, meu futuro.
caras... que livro fofo!!! sério eu estou com o coração quentinho (e ta frio pra caceta) depois dess casal!! esse foi o primeiro enemies to lovers/fake dating que eu li em que o cara é o romântico, sensível e manhoso da relação e juro EU AMEI DEMAIS.
a vibe desse livro é totalmente diferente, eu achei muito fofa a relação do max com o melhor amigo dele tipo véi QUANDO QUE UM AMIGO DEIXA O OUTRO DORMIR COM ELE PRA ELE NÃO SE MASTURBAR KKKKKKKKKKKKKK juro muito fofos!!!!! eu amei demais também a representatividade brasileira, a família da lina é maravilhosa!!

eu acho que os únicos defeitos do livro foram:
- ter sido muito rápido (sou viciada em camalhaço slow burn que exala tensão sexual desculpa)
- ter alguns furos tipo o max tirar a camisa sendo que ele já tava sem camisa ou a lina falar que não tem calcinha pra vestir sendo que ela já havia dito que ia usar uma cueca do max
- NÃO TER EPÍLOGO AFFFF eu pagaria BILHÕES pra um epílogo com eles casadinhos, com bebês e trabalhando juntos ??

enfim apesar desses três eu amei demais esse livro!! é fofo, muito engraçado, tem muita representatividade brasileira e os hots abençoados!! estou completamente apaixonada pelo max hartley!! um golden retriver (moreno) cadelinha de brasileiros pra me chamar de baby e me mimar muito ???

"? Me deixe entrar de novo, querida. Me deixe ser quem vai te apoiar. Aquele que nunca irá julgá-la. Aquele que vai te adorar e fazer com que você se solte.? Ele passa os polegares sob os meus olhos.? Aquele que só fará você chorar pelas razões mais melosas."

"Você não é minha primeira escolha nem minha segunda escolha. Você é minha única escolha."

Carol @solemgemeos15 22/05/2022

Certo ano, o padrinho do casamento, Max, recebe a mensagem do noivo no dia do casório avisando que não poderá se casar e que ele terá que dar a notícia para a noiva. Lina foi deixada no altar e anos depois, acaba se deparando com uma proposta irrecusável para planejar casamentos em um hotel – só que para ter chance para a vaga, ela terá que trabalhar junto com o irmão do ex-noivo; contra o seu ex-noivo.
Max está determinado a não apenas conseguir a vaga, mas também fazer Lina o detestar menos... Mas a química entre eles é algo que nenhum dos dois sentiu antes e isso pode complicar muito as coisas.
Pontos positivos:
1 a forma como foi introduzida elementos intrinsecamente brasileiros para mostrar como Lina é afro-latina é encantador. Tanto alguns termos comuns, quanto a comida brasileira (especialmente, quando se pensa que as tias possuem uma padaria brasileira) e as pequenas doses de cultura explicando capoeira, samba, entre outros, de modo a criar um bom pano de fundo para a protagonista;
2 é adorável ver uma protagonista mais razinza. Por Lina ser afro-latina, seu comportamento acaba sendo interpretado pelas lentes da misoginia e do racismo, então ela desenvolveu uma forma de não se mostrar tanto. Ou seja, a personagem é muito bem desenvolvida;
3 Max é um dos interesses românticos mais fáceis de se importar desde o começo. Ele é um solteiro bonitão, competitivo e gente boa para se amigar. Ele é sensível com as pessoas ao seu redor e tenta seu melhor para lidar com seus conflitos internos;
4 a dinâmica de Max e Lina é muito gostosa de acompanhar;
5 a história ficou bem dinâmica com os dois pontos de vista e permitiu compreender melhor os personagens;
6 a família de Lina é divertida e não apenas dá um melhor contexto para a protagonista, mas também acrescentam muito humor e leveza para a história;
7 as cenas de sexo são bem feitas;
8 é fundamental a presença da rede de apoio para tanto Lina quanto para Max, Dean é o melhor amigo de Max e serve muito apoio para ele, assim como as primas são para Lina.
Pontos negativos:
1 poderia ter mais da família de Max, especialmente quando se pensa que ele está interessado na ex-noiva do irmão e a família parece rodear o brilho dele;
2 senti falta de um epílogo.

Flora56 20/05/2022

Amei a representação da cultura brasileira!! Amei a representação da cultura brasileira! Amei a representação da cultura brasileira!!!