Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Stuart.bookster 17/03/2022

Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva
Um livro sensaciona, Marcelo nos ensina a ser jovem e a nunca desistir. A irreverência juvenil é algo que sempre me admirou, é biblíco, enxergar isso na luta de Marcelo contra a doença e de não se curvar a ela é brilhante. Interessante que me causou uma reflexão tão profunda sobre a vida, vivemos um 8 ou 80, ou vivemos intensamente e esquecemos a prudência ou não vivemos nada. Eu juntei a isso minhas leituras de Sêneca onde aborda-se prudência e o equilíbrio, talvez isso falte a modernidade, o equilíbrio, o meio da balança, vivemos nessa gana de produtividade e isso é associado a viver, quando na verdade nada tem a ver, mas fugir dessa convenção social também é quase impossível. São reflexões como essa que o livro nos oferece, mas sem dúvida a maior delas é que "uma das certezas da vida é que o futuro é cheio de incertezas"

Renata Rocha 17/03/2022

Esse livro é uma coisa complicada, tinham partes que eram muito legais e tinham partes que eram um porre, o autor falava muito sobre sexo de forma desnecessária, as partes em que ele falava sobre como foi todo o processo de adaptação que eram boas e interessantes.

Leny.Coimbra 15/03/2022

Uma fatalidade e um cara chato
Beleza Marcelo, teu acidente foi foda, triste e tal, mas puts que cara chato e forçado, a ideia é bacana: um jovem bêbado que sofreu um acidente e tenta tratar isso de forma leve, só que se tornou maçante e só.

Mari 13/03/2022

A virada na vida de um jovem
Livro conta a vida do autor após um acidente que o deixou paralisado. Relato das memórias envolvendo o acidente, sua consequência, o dia a dia, lembranças de antes, frustrações, vitórias, mas sem romantizacao da doença ou algo assim. Fácil leitura. Recomendo

diogo_fbs 09/03/2022

Um bom livro de Marcelo. Conta sua vida após um horrível acidente onde o tornou paraplégico.
Um livro escrito por Marcelo quando ainda era jovem. Marcelo não tinha papas na língua, mas não acho que é algo que chegue a sujar a obra do escritor.

Um livro bacana de ler, legal viver um pouco o dia a dia dos jovens no final dos anos 70, com os flashbacks que Marcelo inclui na história.

Marcos 06/03/2022

Memórias de um esquerdo-macho
Somente na reta final é que percebi a importância do livro, especificamente quando é trabalhado a aceitação das novas condições físicas e a realidade complexa para cadeirantes. Mas se tira isso... Temos um esquerdo-macho falando de sexo sempre que pode. Mesmo tentando entender o momento em que foi escrito (anos 80) tem questões bem preconceituosas difíceis de digerir, sem contar que temos uma família de no mínimo classe média alta e o autor não se considera parte da burguesia, mesmo com tantos privilégios e morando em áreas nobres por onde passou, mas essa é a realidade da maioria até hoje que eu identifico como haribo/hippie de iphone. Mas o que é difícil mesmo é que a tal crueza e simplicidade da narrativa que ouvi outras pessoas elogiando, a meu ver, é muito superficial. Fica uma sensação de que o autor quer ser muito deslocado e evita trazer reais sentimentos, são descritas mais cenas de "expectativa" do que de "realidade" de fato. Se vc pertence à alguma minoria e/ou tem consciência de classe, é difícil não ficar incomodado com alguma parte desse livro.

Caio.Lellis 04/03/2022

livro massa. o cara me lembra o meu pai - e consequente eu tb - em vários momentos. guardada as devidas proporções, me identifiquei com o momento de incerteza pós acidente que eu senti quando esfolei a cara

Duda 28/02/2022

ESSE LIVRO É MTO LOUCO. Eu tinha escolhido que ia começar a ler sem saber que era uma autobiografia e quando comecei a ler eu me apaixonei no livro. Eu acho que um livro nunca me fez dar tanta risada na minha vida! A vida de Marcelo consegue ser mais maluca que ele.
Essa autobiografia me fez pensar em muita cousa sobre a vida, como tudo pode mudar com um simples mergulho.
Marcelo é foda, a história dele é foda, esse livro é foda!

Yas 23/02/2022

Feliz ano velho!
Que choque de realidade, adorei a leitura e adorei o Marcelo também, provavelmente iríamos ser muito amigos se nós conhecêssemos, ia ser bem legal, enfim, super recomendo esse livro parece que ele tá te contando a história dele enquanto vocês tomam uma, vou indicar pra todo mundo KKKKK

Moon 22/02/2022

esse livro é meio que uma "herança" de família. mais um livro que fez parte da vida da minha mãe no ensino médio. ela leu, minhas tias leram, minhas irmãs leram e agora eu li! realmente, é um livro muito bom que retrata com leveza algo que é assustador. achei muito divertido e interessante ver mais da vida do marcelo, essa vida universitária na unicamp e principalmente o jeito como ele se envolvia na política. enfim, bom mesmo. deveria ter mais reconhecimento.

Bela.Samary 20/02/2022

Eu sou suspeita de falar de livros do Marcelo pq sou apaixonada com a escrita dele. Depois de ler Ainda Estou Aqui fiquei surpresa em ver como ele consegue ser outra pessoa nesse livro sobre seu acidente.

Cristini2 10/02/2022

A dádiva de viver?
?Feliz Ano Velho? é uma obra nacional, escrita por Marcelo Rubens Paiva e publicada pela primeira vez em 1982.

Partindo do contexto histórico ao qual o Brasil estava inserido, a presente obra é sinônimo de superação.

Entre as narrativa de sequestro e assassinato do pai pelos militares e o acidente que o deixou tetraplégico, Marcelo fala de assuntos peculiares para sua época.

E entre as passagens que mais prenderam a minha atenção e proporcionaram reflexão, cito a página 135, na qual o autor diz que ?samba, praia e futebol dão charme pra esse país com fome, doença e repressão?.

Vale a pena a leitura.

Da cama do hospital, conhecemos cada singularidade de Marcelo; lutamos e comemoramos cada vitória. A associação de passado, presente e futuro é simplesmente incrível. E o mais satisfatório é terminar a obra sabendo que Marcelo conheceu e aceitou sua nova realidade, pois aprendeu que o simples fato de estar vivo é uma dádiva para todos nós?

Lala 03/02/2022

Bom livro
É super tocante e emocionante, é quase impossível ler e não se por no lugar do Marcelo. A leitura é de fácil entendimento mas é um livro com gatilhos. Agregou bastante a minha vida, vale a pena ler.