Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Thalia 14/01/2021

Ótima leitura
Em linhas gerais um bom livro, mostra como a mão do destino age em nossas vidas e a vira se ponta a cabeça em um piscar de olhos. O autor é altamente irônico e de humor ácido, consegue nos fazer rir enquanto conta uma história trágica, mas também nos faz chorar suas dores do passado e do presente, como se fomos um dos seus amigos a visitá-lo no hospital.

Anderson 14/12/2020

Destinos que não escolhemos
Ouvi falar do marcelo algumas vezes, nunca tive tempo e acabri protelando. Daí que o primeiro livro dele que leio é esse. Devorei rapidinho. É do tipo de história que te prende e você, por fim, acaba fazendo um amigo.

Aline Maziero 28/04/2009

Esse livro é o amor da minha vida. E tudo bem, eu sei que o Marcelo tem outros livros excelentes, mas esse é incrível. Insuperável pela capacidade de fazer rir chorando. Merece que todos leiam, porque não é um livro sobre "como é triste ficar paraplégico". É a vida de um ser humano que como eu, já teve um cachorro Sig, que conversava com rachaduras nas paredes e que comparou à sua coluna à uma central telefônica. É a mudança radical da vida de um jovem que reconhece ter feito bobeira. É a avaliação de tudo que passou, e a conclusão, de que, se o "ano velho" foi feliz, como ele sempre demonstrou os outros anos poderiam ser mais felizes. Pra mim, tocante

Babi 31/12/2020

Uma história para pensar
Muito bom entendermos melhor como as pessoas sofrem depois que acontece um acidente desse tipo. Elas acham que a vida acabou e é super compreensível, em um dia vc faz tudo e no outro vc depende de muitas pessoas.
É surreal como existe diversos tipos de lesões e como pode acontecer de uma forma tão inesperada e como pode ser tão prejudicial.
A história em si é muito boa, mas não consigo gostar dele kkkk

Afonso74 05/07/2009

Trata-se de um relato sincero e comovente pois descreve como a vida de um jovem ativo e feliz mudou após uma imprudência que deixou-o paraplégico. Toda a aceitação de sua nova condição e todas as limitações e novos desafios de uma vida sem movimentos "normais" e sem sexo estão presentes, o que torna o livro ainda mais real.
MRP escolheu um vocabulário coloquial repleto de expressões carregadas de emoções (e palavrões também) dando uma aula àqueles que defendem o tipo de escrita ridícula e enfadonha presente em "O Apanhador no Campo de Centeio".

Eduarda.Bianco 21/05/2022

Feliz Ano Velho
A linguagem do livro é bem fácil, mas a linha do tempo acaba sendo meio confusa e possui muitos personagens e narrações desnecessárias para a história. Não me identifiquei com a narrativa nem tive apego a nenhum dos compositores dela, por isso achei a leitura meio arrastada. Apesar disso, foi interessante escutar o ponto de vista do autor sobre alguns fatos da história do Brasil que presenciou.

Laura 03/09/2020

Feliz ano velho
o livro é narrado por Marcelo Paiva. este conta a sua história, que é envolvida entre coisas que fazia antes do acidente que sofreu, e o que passou a fazer após ocorrido.

ditadura militar, sexo, política canhota e drogas: são elementos presentes - até demais - no enredo. apesar disto, é uma leitura de compreensão simples.

Lu 01/10/2022

Uma breve resenha.
Esse livro apresenta a vida de um deficiente físico que adquiriu essa condição após um acidente. Não é uma história fácil mas Marcelo consegue torná-la leve e divertida.

Minha avó e minha mãe são perdidamente apaixonadas por Feliz Ano Velho, eu, pessoalmente, não consegui me prender a narrativa por questões ideológicas, que ficaram muito evidentes pelas diferenças da época de Marcelo e da minha. Tive problemas com certos assuntos e termos utilizados mas, quando relevados em função da diferença cultural, não entram no caminho deste relato que, na minha opinião, deve ser ouvido.

Nessa 19/05/2022

?O futuro é uma quantidade infinita de incertezas?
Realmente, é mesmo. Bom, nesse livro pude acompanhar a vida do Marcelo depois de sofrer um acidente que o deixa tetraplégico. Consegui ?sentir? e ?entender? os seus sentimentos, o que ele pensava, suas dores, incertezas, medos, euforias, felicidades?, enfim. Foi legal como ele foi se adaptando à nova vida, apesar de muitas vezes querer simplesmente apagar. É inspirador ver a luta dele e entender que, mesmo com muito medo, ele ia. Sempre ia. E é assim que deve ser. Muitos ensinamentos!! A real é que a gente não tem certeza de nada, a vida tá aí e o Marcelo é a prova viva de que o universo, as vezes justo, as vezes não, sempre pode nos trazer algo positivo.

Jacque 14/08/2020

Fluída e jovem com o charme de um paulista quase carioca
Feliz ano velho foi uma leitura quem me surpreendeu! Antes de ler ouvi algumas críticas sobre a escrita do autor, um tanto quanto machista e preconceituoso, tirando a parte que ele escreve detalhadamente de suas relações sexuais. Acredito que todos elementos faziam parte da vida de um jovem no auge de seus 20 anos que sofreu um acidente que mudou por completo a sua vida. Apesar de demorar a engatar um pouco, ate mais ou menos a pagina 90, Rubens Paiva trás uma escrita jovem e fluida, como se estivesse conversando com o leitor, criando intimidade.
Alem disso, é muito interessante ter a perspectiva de alguém que passa por um situação como essa, tentar entender minimamente o que é perder o movimento de seu corpo de um dia para o outro.

Marcone989 07/09/2022

Um relato que te leva a reflexão.
Em Feliz ano velho Marcelo Rubens Paiva relata sua experiência pós acidente o que acabou o deixando Tetraplégico. Nesse relato existe um grande espaço para a divagação sobre sua vida pregreça, seus relacionamentos, seus traumas de infancia, sua inconsequência de juventude. Um ar que ao mesmo tempo reflete sua nostalgia pelo passado, reflete também sua vontade de continuar vivendo. O livro em alguns aspectos envelheceu um pouco, então para os parametros sociais de hoje em dia alguns trechos podem ofender os mais sensiveis. Suas descrições complexas de atos sexuais me constrangem um pouco mas faz parte dessas experiencias nostalgicas do sensorial que ele revive em sua recuperação. Uma leitura muito interessante, me fez refletir sobre varios aspectos da vida, o texto é delicioso, sendo de muito facil acompanhamento.

Braguinha 03/01/2021

Muito interessante
Um rapaz pula de uma ponte, só não imaginava que o rio lá embaixo tivesse apenas um metro e meio de profundidade e lesiona para sempre sua coluna vertebral, ficado tetraplégico. Neste livro, ele narra sua experiência e aprendizados, mostrando o quão dura a vida pode ser. Lembra bastante “Longo Caminho De Volta”.

Laura.Friedrich 16/10/2020

Gostei
Gostei do livro, achei meio complicada a leitura, e esperava um final totalmente diferente de como ocorreu. Vale a leitura.

jamine 14/02/2021

Na edição que que li, havia a palavra "romance" escrita abaixo do título, isso me desanimou. Acabou que foi algo bom, pois durante a leitura, me surpreendi positivamente. Bom para eu diminuir meu preconceito com o gênero. O livro conta a história de Marcelo Rubens Paiva, estudante da Unicamp durante o período da ditadura militar. Ao mergulhar de cabeça num lago raso, o garoto sofre danos na medula espinhal, que acabam por deixá-lo tetraplégico. Contém suas memórias de antes do acidente, sua recuperação, críticas ao regime em vigor.
É interessante de se ler, o ritmo flui bem, narrando de forma precisa os pensamentos de um jovem cuja vida acaba de mudar.