Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

itsmarianita 30/01/2022

sexo, drogas e rock?n roll
São alguns dos temas que Marcelo Rubens Paiva aborda na sua incrível autobiografia. Que livro, meus amigos! Com inteligência e humor, Paiva descreve a sua difícil trajetória de mudança de vida. Um livro complexo e cheio de memórias, histórias, amizades e de superação. Sem contar todas as referências da época, acho fantástico! Gostei bastante. É um livro necessário que abriu espaço para reconhecer as realidades enfrentadas por pessoas com deficiência. Todos deveriam lê-lo!

Laura2718 23/01/2022

feliz ano velho
quando peguei pra ler esse livro, não sabia do que de tratava, até por que foi escrito há um tempo e não sou acostumada a ler ?biografias?. mas dai li a sinopse e fiquei ligeiramente curiosa, por que nunca tinha lido um livro de uma pessoa com deficiência, como eu :)

foi muito legal saber que todos os pensamentos que tive, perante à sociedade e a mim, no geral são muito iguais aos do autor. por que eu fui a escolhida? será que um dia vou caminhar? como será daqui pra frente?

ler o relato do marcelo me fez sentir acolhida e tranquila de saber que as minhas dúvidas e possíveis pensamentos de raiva perante às decisões de Deus são realmente pertinentes.

esse é um livro que todos deveriam ler, pois além de mostrar a realidade das pessoas com deficiência, faz muitas críticas às atitudes das outras pessoas, ao preconceito, aos olhares maldosos e ao pensamento de pena. que, só pra constar, deveriam ter sido eliminados a anos.

obrigada marcelo, obrigada por nos representar.

@entre.as.paginas 22/01/2022

O contexto da ditadura militar nos mostra muita coisa interessante da história do Brasil e do personagem. Marcelo sofreu um acidente e ficou tetraplégico, "simples" assim. Após algo assim acontecer não tem como ser muito otimista, pensar positivo. É uma situação horrível. Ele não tenta nos mostrar o lado bom disso porque não vê nenhum e isso é a realidade. Merdas acontecem e aí você escolhe se vai enfrentar e lutar ou desistir. Nenhuma opção vai ser fácil.

Marcos 21/01/2022

Sobre ter um corpo
Imagine ter um corpo e perder o controle dele, imagine ter dor todos os dias a todo tempo, imagine ser um peso para sua família tal qual a cruz para Jesus.

Agora, imagine que isso é um fato e você precisa seguir adiante. Não é uma questão de se amaldiçoar pelo que perdeu, mas de buscar aproveitar a chance que lhe foi dada para viver da melhor maneira possível.

Paiva não só conta sua história de forma humorada, mas também narra a história do país em que vive, sua cultura, seu povo, suas paixões e sua ciência. Você pode acabar sendo um dos acidentados que ficam paraplégicos ou tetraplégicos, mas o que fará da sua vida dali em diante é escolha sua.

Esse livro trás mais que um história da deficiência motora, trás um aconchego na hora do aperto.

maria.clara 18/01/2022

minha avo me indicou esse livro, falando que eu ia chorar horrores...nao chorei nada, mas gostei do livro!
°°° 18/01/2022minha estante
É tão incrível como um livro pode trazer sensações tão diferentes, quando li sempre parava pra refletir na história do Marcelo, é uma pena que não tenha aproveitado, talvez não tenha sido o momento adequado.

Giovanna.Pereti 17/01/2022

Bacaninha
O livro traz o relato de um estudante de 20 anos que, após ter mergulhado estilo ?tio patinhas?, tem que se superar e reaprender a viver.

As partes nas quais ele relata tais superações são bem interessantes, mas fora isso é uma baita panfletagem enviesada. Fora os relatos sexuais explícitos, coisa que eu não estava buscando ao ler esse livro.

Vevemler 15/01/2022

Chorei .. Chorei por vários motivos..
Chorei de rir (principalmente), chorei de tristeza, de angústia e até de raiva.
É uma autobiografia muito interessante e emocionante do próprio Marcelo.
Recomendadissimo

sara 10/01/2022

É um livro bom, sem dúvidas. Mas não é o meu estilo de leitura, realmente. Por se tratar de um livro biográfico não tem como ser classificado como bom ou ruim já que é os fatos da vida de uma pessoa e tudo o que ela passou. Só acho que não é o meu estilo de leitura mesmo.

Carol 10/01/2022

Comecei a leitura por obrigação, já que é uma das leituras obrigatórias de uma universidade... Mas acabei realmente gostando dessa "biografia". O livro fala da vida, antes e depois da cadeira de rodas de Paiva! A leitura é muito tranquila, ele usa palavras estranhas para adjetivação o que as v zes soa estranho. Em síntese, do meio para o final do livro parece que o leitor é um amigo do Marcelo e tá conversando sobre a nova realidade de um jovem que agora é uma pessoa com deficiência. Leiam!

O resenheiro 08/01/2022

Aprendendo com o adeus ao ano novo...
Literatura é isso. Uma nova descoberta em cada livro. Desta vez, descobri como foi a vida de Marcelo Rubens Paiva antes, no dia e durante todo o processo de aceitação de sua nova condição de vida após a trágica pulada em um lago raso, quebrando uma de suas vértebras da cervical.

O seu jeito de contar histórias é leve e agradável, considerando um assunto que pode causar um certo medo de se familiarizar, simplesmente por querermos distância daquilo que não nos pertence ou do que fugiriamos a qualquer preço.

Achei importantíssimo lermos a respeito de pessoas normais como Marcelo que, diga-se de passagem, popular como era aos vinte anos e órfão de pai assassinado durante a ditadura está longe de ser normal, tornaram-se deficientes, paraplégicas ou tetraplégicas.

Além de ser super informativo sobre este assunto que muitas vezes nem queremos ouvir a respeito, por medo, preconceito ou seja lá o que for, Marcelo consegue trazer todo aquele lado de sua juventude até os primeiros anos de faculdade, em uma linguagem coloquial deliciosa de se ler.

Fatos como o que ocorreram com sua família duranta a ditadura dão aquela pitada boa de pimenta que pode deixar alguns vermelhos de raiva e outros nem tanto assim. Mostra um pouco do que foi essa barbaridade que muitos ainda pensam ser uma boa alternativa de vida.

Enfim, um livro interessantíssimo de se ler, onde podemos aprender mais sobre o que foi viver na década de 70 no Brasil, mais especificamente em São Paulo e Campinas, seja no campus da Unicamp, dentro da sala de UTI, ou no apartamento de Marcelo após sua fatídica pulada no lago onde não descobriu tesouro nenhum, mas uma nova vida que teria de encarar dali em diante...

kim 07/01/2022

Envelheceu muito mal
Por ser uma biografia, não é questão de ser bom ou ruim. É interessante, não da pra negar. Te prende e te faz querer continuar lendo, entender a cabeça do Marcelo e o que ele vai "tirar" disso tudo.

Mas ao mesmo tempo todas as falas racistas, machistas e homofóbica do "socialista burguês" fazem a leitura ser quase insuportável. Literalmente todas as mulheres são descritas com adjetivos sempre no diminutivo e, com exceção das irmãs do autor, são imaginadas sem roupa.

A melhor sequência com certeza é a dele contando sua experiência com a banda que teve com os amigos, mas, de novo, lá está mais uma narrativa de sexo totalmente explícito.

Talvez funcionasse nos anos 80, mas hoje em dia não funciona mais.
Ela ama ler 12/01/2022minha estante
Ótimo comentário! Concordo muito!

Marcella :) 06/01/2022

?Do céu não cai nada além de chuva e avião sem gasolina?
Esse livro mexeu comigo. Cada página que passava eu estava mais afundada na história e tendo plena certeza de que eu era amiga próxima do Marcelo. Foi uma experiência interessante.

Ellen 05/01/2022

'Engraçado que eu não tinha coragem nenhuma, simplesmente não podia fazer outra coisa senão enfrentar.' - Trecho do livro

Neidoca 05/01/2022

Feliz ano velho
Tudo muda através de uma única decisão, Marcelo conta o acontecimento e o pós acontecimento de uma forma bem descontraída, uma linguagem fácil de entender, a leitura é cativante, e apesar de tudo, existe sempre um lado de ensinamento... Simplesmente fantástico! Recomendo!