Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

vih 15/02/2024

Espero que alguém esteja ouvindo?
Pressão acadêmica e amizades são os assuntos principais do livro.

Ele nos mostra como alguns alunos dedicam sua vida para conseguir entrar em uma boa faculdade, alguns por escolha e outros por acharem que é o certo a se fazer. Também fala sobre a escolha de frequentar a faculdade ou não.

No livro todo é desenvolvido a amizade entre Frances e Aled, vale a pena mencionar que a maioria dos personagens são LGBT+ mas o livro não foca em romance.

Toda a construção do Rádio Silêncio é incrível.

fzmariana 15/02/2024

é um livro bom! acho que pode não funcionar para todos devido ao cenário de início da vida adulta, porém eu com meus 18 aninhos achei super interessante.

fala bastante sobre amizade, sobre a pressão que colocamos em nós mesmo em relação ao futuro, a necessidade de se encaixar em padrões e o que os outros esperam. eu achei muito boa essa ideia e super confortante para quem está passando por esse momento na vida.

não vou dizer que é uma obra que eu indicaria muito ou leria novamente, mas valeu a pena.

Hellen 14/02/2024

Esperava mais, mas foi muito bom
Rádio silêncio consegue retratar bem a validação acadêmica e a pressão de um" bom" futuro em cima dos jovens. De início esperava que o livro fosse mais agitado, e com um clímax. Ao decorrer do livro vemos que não, ele é um livro bem silencioso e lento ao mesmo tempo que é rápido...a história é muito rápida de ler porém foi um livro que eu levei 2 semanas para terminar já que devido a falta de altos clímaxs ele não te dá aquele desespero de terminar. Não ache que a falta de clímax é um problema, pelo contrário ele traz um aconchego e conforto já que ele é bem sentimental e confortante. Uma leitura muito gostosinha e que eu super recomendo se você quer sentir e se aconchegar além de pensar no seu futuro e na sua juventude. Quero ser igual a Carys e a Frances, tendo uma vida feliz e que eu goste mesmo sem altas riquezas

legadosdelhoren 13/02/2024

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo.
"Fico me perguntando... se ninguém está ouvindo minha voz, estou fazendo algum som?"
"Afinal, sou só uma voz numa rádio, e pode ser que ninguém esteja ouvindo."

Isaururinha 13/02/2024

Um dos favs
Sério, eu amei muito, não achei que eu gostaria tanto, mas a Larinha arrasou na recomendação. Foi uma leitura incrível

indyr 13/02/2024

Notas de rodapé
Terminei e só aí descobri que não era pra mim kkkkk.

O livro é bem escrito, a história é fluída e tranquila de ler, mas é um livro infantojuvenil. Tem uma temática mais "bobinha", mas nada que tire o mérito da autora... eu não era apenas o público-alvo e li com a mente esperando um outro tipo completamente diferente de história. Acredito que isso que estragou a experiência para mim.

nathalia 12/02/2024

Considero um livro como ótimo quando ele me faz refletir
e com rádio silêncio eu tive mais reflexões do que numa sessão de terapia

Deborah232 12/02/2024

Rádio Silêncio retrata grande maioria dos jovens no ensino médio: se matando de estudar para entrar numa faculdade sem saber se é realmente essa faculdade que quer ou porque simplesmente é bom em determinada matéria e vai ser melhor assim. Creio que até quem já passou dessa fase conseguiu se conectar com as personagens e sua narrativa, não é algo tão misterioso, é o mundo que nos é imposto e achamos correto pois está intrínseco em nós.

Não tem uma fórmula mágica, muito menos romantiza assuntos sérios. São jovens prestes a entrar na vida adulta e que já tem um script totalmente planejado pra isso, isso por ele mesmo ou por outra pessoa. E mesmo assim não estão felizes. Buscam ser escutados por outras pessoas, mas não conseguem escutar a própria voz.

Esse livro é para aqueles que buscam sentido em uma vida toda montada, se perguntando se vai ser o fim do mundo: não passar na faculdade que se preparou durante toda a sua vida ou abandonar a faculdade que sua mãe sempre sonhou. Talvez não seja, talvez você só precise escutar sua voz.

vivros_ 12/02/2024

Sobre adolescentes e para adolescentes
Não há como não se apegar a amizade de Francês e Aled, assim como é impossível parar de ler. Talvez seja por que a autora a todo momento deixava frases soltas como 'se eu soubesse antes' ou 'queria ter descoberto antes', mas me senti o tempo todo instigada com a leitura, sempre querendo mais, saber mais.
Mas... É definitivamente um livro para adolescentes e é preciso lembrar disso enquanto estiver lendo, ou a vibe filme da Disney dos anos 2000 pode se tornar um pouco maçante e as coisas que as personagens acham importantes podem perder o sentido.

nanajud 11/02/2024

Que livro bom
Nossa que livro bom ?

no final deu tudo certo ??
Eu detestei aquela mãe do aled
que mulher podre viu

Bebê 11/02/2024

Esse livro Meudeuss, eu até fico sem palavras. Ele é incrível, acompanhar cada um deles encontrando a si mesmo é demais. Eu li ele tão rápido que já quero ler de novo, se tornou com toda a certeza um dos meus livros favoritos. Me identifiquei tanto com eles em alguns momentos que só me trouxe cada vez a sensação de conforto, me senti acolhida por esse livro. Rádio Silêncio não é só um livro, é uma experiência que trás aprendizados, reflexões e muitas emoções. Esse livro é um sentimento todinho, um que você só entende quando lê. E eu amei entender. ??