Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

mrsannawz 31/07/2023

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo...
Esse livro realmente muito bom para quem está perto ou está em época de fazer vestibular, ele te faz repensar algumas ideias da vida. Ideias que provavelmente que seus pais ou a sociedade impôs para nós. Que você precisa fazer faculdade de algum considerado útil para os outros, e ser muito bem sucedido. E também mostra a visão de se você não se encaixa nesse padrão, você pode ser simplesmente descartado.
Agora falando um pouco dos personagens, eu adorei a maioria deles, teve alguns que eu não gostei, mas ao mesmo tempo que eu lia, eu não ligava de não gosta do personagem. Não sei explicar mas você não se dar com algum personagem não foi algo que me atrapalhou para ler este livro. Eu adoro a escrita da Alice Oseman, então óbvio que eu não fiquei entediada com a leitura. Ao contrário, cada vez me envolvia mais na história e no drama que estava acontecendo. Inclusive, não sei se a escrita da Alice foi mudando muito com o tempo, mas com certeza teve uma evolução. Eu amo como dois livros que eu li dela são completamente diferente, não só a história em si. Mas quando você ler, entra na cabeça do personagem, e como você estivesse passando aquele momento ruim ali com ele. E eu adoro isso.
Resumo, adorei muito a história, e recomendo muito a leitura.

Annik | @leiturasannik 15/02/2022

Espero que tenha alguém escutando!
Que livro! Logo no começo já me vi presa aos dilemas da Francis e muito curiosa para saber o rumo da história. A Alice Oseman tem um jeito com as palavras que faz o leitor mergulhar e ficar absorto no livro de uma forma sem igual. Os personagens são muito cativantes e bem desenvolvidos, com certeza muitas pessoas vão se identificar com eles. Francis, Aled, Daniel, Carys? somos ou fomos todos um pouco de cada um.

A ideia do podcast é muito boa e toda a parte do Rádio e da Universe City é muito intrigante, e me pareceu muito uma crítica ao sistema educacional, que tende a nos prender a uma caixinha. Foi muito emocionante ver a Francis descobrindo sua própria voz e se libertando das convenções do sistema. O final é muito bom, e ver o Rádio se tornado o personagem, em frente a tanta gente, foi demais!

Rádio Silêncio é um livro delicado e sensível, que acompanha jovens tentando viver e se relacionar da melhor maneira que conseguem. Se prepare para muitos sentimentos durante a jornada que é ler esse livro. Recomendadíssimo!

Vivs | vivsbookshelf 09/08/2021

Uma história sobre responsabilidade emocional com o próximo
O livro é um pouco grande, mas com uma boa diagramação e uma escrita super fluida, a história passou voando. Sobre o enredo, até a metade achei que estava bem tranquilo, mas quando começa os conflitos de amizade, família, faculdade e sentimentos, eu cheguei até me emocionar.

No fim, gostei da maneira como a Alice Oseman escreveu e incluiu a responsabilidade em compartilhar sentimentos entre os personagens, isso acabou sendo extremamente cativante e reflexivo. Recomendo demais esse livro para os jovens que irão fazer vestibular, pois é normal e está tudo bem a gente não compreender o que sentimos quando estamos sob pressão.

Juliana655 11/02/2023

Olá, espero que alguém está ouvindo?
O livro aborda temas que não são tão comentados com frequência, reconhecidos como tabus no meio dos jovens adultos. Embora, sejam temas que são de extrema importância serem debatidos. Tal abordagem de assuntos se referência por uma narrativa leve e fluida, inserindo-se em pequenos pontos. Considero Rádio silêncio como uma leitura quase obrigatória aos jovens que estão passando pelo fim do ensino médio e o início de vestibulares, com certeza vão sentir a necessidade de escutar Universe City o dia todo.

smbdouthere 26/07/2022

radio silencio
realmente esperava mais protagonismo do aled, talvez com capítulos intercalando do seu ponto de vista e da frances, com mais cenas com o dan, por isso o 4,5. frances é uma ótima personagem, me identifiquei com ela em muitas partes, como na questão de não saber sua real personalidade, isso é um lixo. o livro em si é muito bom, tem uma leitura fluída e uma linguagem fácil de entender, toda a coisa com a mãe e a irmã de aled te fazem querer saber o que acontece na vida dele, e o fato de ele ter um podcast bem conhecido é muito legal. só posso dizer que radio silencio veio pra mudar totalmente a visão que eu tinha do aled de heartstopper, e que recomendo muito a leitura. ansiosa pra ler o resto dos livros da alice :33

lilabardy 10/02/2023

Alguém tem dicas para evitar se afundar no concreto?
Quando eu comprei esse livro, não tava esperando Isso.

rádio silêncio é, talvez, um dos livros mais necessários que já li. pensei que seria apenas um livro sobre amizade, e levei um tapa na cara.

nas primeiras páginas já fui fortemente conquistada pela frances e pelo aled. eles são a coisa mais adorável do mundo, e eu me identifiquei tanto com algumas coisas. a amizade deles é tão pura e verdadeira que eu me emocionava lendo. é um assunto que me deixa sensível, esse e relacionamento familiar, que foi o que me demoliu no decorrer do livro.

a abordagem da família aqui é extremamente delicada e forte, e ás vezes eu precisava parar de ler um pouco porque não conseguia respirar. eu não tava esperando que esse fosse ser um assunto do livro, então me pegaram desprevenida!

mas de forma geral, é um dos livros mais fluídos e fáceis de ler que já li! eu lia 50, 100, 200!! páginas sem nem perceber. quando vi, o livro acabou. a história te prende e te envolve muito, e a fácil identificação com os personagens ajuda muito. foi uma experiência de outro mundo ler rádio silêncio, e espero que assim seja com os outros livros da autora!
thay 10/02/2023minha estante
não vejo a hora de ler esse

191 17/01/2023

Eu amei esse livro. Sério! Adolescentes desesperados pelo futuro, não sabendo viver o presente. Esse livro nos ensina que notas escolares não significam NADA. Não é a 🤬 #$%!& de um 10 que vai te tornar inteligente. (Tanto que é um pouco complicado conseguir emprego na área que você escolheu estudar na faculdade) Você ser "ruim" em algo não te torna a pessoa mais burra do mundo. NÃO TEM COMO nós sermos bons em tudo. Preciso ler mais livros dessa autora!!!
Seila232 17/01/2023minha estante
Vai ser o próximo que vou ler, os livros da Alice oseman são muito bons

Livropensante 26/05/2022

Sabe aqueles livros que te lembram do porquê você gosta de ler. Pois bem, esse foi o sentimento que eu tive durante a leitura de ?Rádio Silêncio?. Me faltam palavras para descrever o que foi esse livro, eu lia parando porque não queria que terminasse. O livro é, em primeiro lugar, uma história sobre amizades e quão um(a) amigo(a)verdadeiro é importante.

O cenário do livro é o fim do Ensino Médio e início da faculdade, as decisões importantes que devem ser tomadas por pessoas que ainda são muito novas, um podcast, sexualidade e ralacionamento tóxico com familiares, esses são alguns dos temas abordados no livro.

Frances Janvier é uma adolescente focada nos estudos, suas decisões são tomadas a fim de levar-lá a uma grande universidade. Tem um apoio enorme de sua mãe, mas sofre pressão para ser uma boa aluna, já que ela almeja um futuro acadêmico de sucesso.

Aled Last é um garoto que te cativa, os dilemas que ele enfrenta podem ser gatilhos para alguns leitores, uma vez que o relacionamento com sua mãe é abusivo físico e emocionante. Ele é um personagem que você quer abraçar e dizer que tudo vai ficar bem até mesmo quando parece que nada vai acontecer para mudar a situação.

O livro foi uma grande surpresa, positivamente, com certeza um dos favoritos do ano.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 31/03/2022

Bom, leitura jovem não é muito o meu forte mas resolvi ler rádio silêncio em um desafio, a representatividade é super importante mas senti as vezes que algumas informações foram jogadas sem muita explicação e outras tiveram uma explicação mais demorada em questões de gênero e sexualidade, a leitura é super leve e como eu imaginava é bem adolescente, recomendo a quem gosta do estilo de leitura, abre portas para toda uma geração começar a compreender assuntos de diversidade.

thami 16/02/2022

Acho que não conseguiria dar menos de 5 estrelas para um livro que mexeu muito comigo.
Um livro extremamente importante para todos aqueles adolescentes que pensam demais em agradar os outros em vez de si mesmo, perfeito.
favoritado, sem dúvidas
Rafael Kerr 16/02/2022minha estante

cortez5 22/08/2023

Incrível!
Realmente não sei descrever tudo isso.
Simplesmente perfeito! Eu amei acada segundo deste livro.
Incrível.

"Os quartos são as janelas para a alma"
"A arte imita a vida"

laura 23/01/2022

?? ? ???? ? rádio silêncio ? ??
acho que a primeira coisa que posso dizer sobre esse livro é como ele é real.
não estou falando que ele é baseados em fatos reais, mas eu estou falando sobre como é um livro com sentimentos reais, com pensamentos reais, medos reais, é um livro que você se identifica, pois é tudo muito real, a emoção é real.
diferente de muitos outros livros que não são fantasia, alguns protagonistas passam por situações que nós nunca passaríamos, algo muito clichê, mas em rádio silêncio, nós vemos problemas de adolescentes com medo de simplesmente... errarem, errarem uma questão de uma prova, erraram a faculdade que querem, errarem o que que tem pra VIDA.
isso foi de longe o que eu mais gostei no livro, você consegue se identificar DEMAIS com os persongens, principalmente se você estiver no ensino médio! eu me vi muito ma frances, a protagonista, e achei isso muito, muito, muito legal, ver os seus sentimentos escritos em um livro, onde alguém está passando pelas mesmas coisas que você é muito bom, te faz sentir menos sozinha nesse mundo.
eu poderia falar por horas sobre como esse livro é real, mas acho que ja falei muito, então vamos continuar.

a escrita IMPECÁVEL, os capítulos sao curtinhos e dão vontade de nunca parar de ler, os persongens são totalmente relacionaveis e a história é bem fluída e muito bem escrita e desenvolvida! eu favoritei.

rádio silêncio me ensinou que ta tudo bem.
ta tudo bem em falhar as vezes.
ta tudo bem em tirar em tempo pra você.
ta tudo bem em se sentir triste.
ta tudo em chorar.
ta tudo bem em estar confuso.
e o mais importante, ta tudo bem em não saber o que quer ainda, a vida pode até ser dependente de notas as vezes, mas ela nao gira em torno disso.

se você está no ensino médio, eu imploro, leia rádio silêncio, esse livro pode te trazer boas respostas.

...

"acho que a idade não tem muito a ver com ser adulto"

Mariana 12/04/2023

Alguém está ouvindo?
É sensacional, nada infantil. Tem toda a pegada dos conflitos da escolha do que fazer depois da escola, da complexidade de se entender e posicionar em relação a sexualidade. É um baita de um bom livro. Extremamente cativante! Leiam!