Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Moon? 19/09/2023

UHUUUU MUITO BOOOMM
Mto fofis, reflexões muito lindas e me identifiquei demais com a personagem principal...até demais.
não chorei ieee, mas é um livro realmente incrível.

Antoni 08/08/2022

perfeito
eu amei muito, ele é mt fácil de ler e mt gostoso de ler tbm
os personagem sao mt fofos e legais e mt cativantes
o final é um cliche mt fofo, amei

illuminights13 06/01/2023

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo...
Foi um dos melhores livros que já li, muito profundo, muito real, fala sobre temas muito importantes para a adolescência e a pressão em entrar na faculdade. Queria ter lido ele quando estava pra fazer vestibular, teria sido muito aliviador ter alguém passando pelas mesmas dúvidas que eu estava naquele momento.

Suellen 06/08/2022

Incrível
O jeito que a Alice faz a representatividade ser algo natural é maravilhoso.
Os temas abordados, principalmente sobre a cobrança excessiva de alunos e faculdade são simplesmente reais e faz com que a gente se identifique.
A amizade da Frances e do Aled é linda, muito fofos.
Amei, com certeza favoritado.

Carol 14/08/2021

Surpreendente e emocionante
Rádio Silêncio é a segunda obra que leio da autora que conquistou o meu coração com Heartstopper, é um livro surpreendente, totalmente diferente do que eu esperava e isso o torna uma leitura emocionante.
Eu li ele em algumas horas, é uma leitura que flui e isso é muito bom de ler, é cativante, os personagens são muito humanos e sensíveis, narrado em primeira pessoa mas não é algo desgastante, a protagonista é incrível, tanto a France quanto o Aled, e todos os outros personagens são muito bem escritos e isso é tocante a forma como eles lidam com as situações.

90sangelo 10/01/2023

olá. espero que alguém esteja ouvindo?
aled e frances entraram para o meu top 5 personagens favoritos da alice oseman, sempre ouvia falar do livro há anos mas nunca me disseram o quão avassalador era, vai muito além de ser escutado, no livro percebi que existe alguém igual a mim em algum lugar no mundo e mesmo que não sejamos iguais as pessoas podem gostar de você mesmo com gostos diferentes.

Ohaninha 19/06/2022

Revivi muita coisa neste livro
Por anos eu achei que não tinha mais ?idade? para YA PORÉM, Alice Oseman conseguiu quebrar essa barreira com o livro Rádio Silêncio.

É um livro muito fácil de ler, os capítulos não são longos e a escrita super clara. Em poucas páginas eu já estava totalmente absorvida na história. Criei muita empatia pelos personagens e muitas discussões no livro também aconteceram na minha adolescência, por isso eu me identifiquei tanto com este livro.

Me identifiquei muito com Aled, sempre tive dificuldades (principalmente na adolescência) de me expressar, de falar o que realmente sinto e de fugir de diálogos complexos por medo de machucar os outros ou a mim mesma. Me fez refletir muitos pontos que aconteceram comigo no passado; e com a personagem principal também, lembro até hoje das incertezas que eu sentia, da culpa que sempre colocava em mim por coisas que não estava nem em meu controle.

Adorei demais a leitura de Rádio Silêncio? eu chorei, ri e vou guardá-lo com muito carinho na minha prateleira.

Beatriz......... 23/10/2023

Olá, espero que alguém esteja ouvindo.
São quatro da manhã e eu acabei esse livro que com certeza e o melhor livro que eu já li no ano!
Eu não sei nem se consigo explicar o que eu senti lendo esse livro!
Eu me senti entendida em vários momentos!
Conseguiu me indentificar com todos os personagens, e simplesmente impecável!
Aled e frances! Vocês são e sempre vão ser meus protegidos, essa amizade linda e pura deles me fez chorar até nos momentos engraçados , aled e carys não mereciam o sofrimento que passaram na mão daquela que não deve ser nomeada!

Ler esse livro me fez querer escutar o universe city! Me parece o tipo de coisa que eu amaria escutar e fazer teorias!

Meu deus poderia falar desse livro por horas!

Alice oseman! Muito obrigado.

ranacstll 08/11/2021

"Eles nunca ouvem, não é? Nunca nem sequer tentam ouvir."
Não consigo expressar o quanto esse livro foi significativo para mim. Apenas foi. Perdi as contas de quantas vezes sorri e me debulhei em lágrimas. Adorei as singularidades da história e as particularidades dos personagens. Foi tudo tão realista. Me identifiquei. Me senti acolhida. Me senti abraçada. Senti todos os sentimentos possíveis!! E acima de tudo, refleti sobre minha própria vida, sobre minhas escolhas e meu futuro... Constatei quantas possibilidades temos, quantos caminhos podemos seguir. E isso me confortou demasiadamente.

Obrigada, Mateus (dessa vez escrevi o teu nome certo). Ler o que tu registrou sobre esse livro me instigou, espero que saiba o quanto ele foi especial pra mim.

VOU GUARDAR ESSA LEITURA NO CORAÇÃO.
AAAAAAAAA ESSA RESENHA>>>>>>>>>>>>>

Mateus.Caixeta 08/11/2021minha estante
Que bom que vc gostou, fico muito feliz de verdade

Mateus.Caixeta 08/11/2021minha estante
Esse livro devia ser obrigatório pra todos os adolescentes, sério

Mateus.Caixeta 08/11/2021minha estante
Kwkskskskdkdk vc falando que escreveu meu nome certo, morri

mafê 08/08/2022

eu amei esse livro, foi uma experiencia tao boa. td perfeito, os capítulos bem curtinhos ai tudo de bom

Viollet 26/05/2021

Uma ótima aventura! ?
Desde que havia lido à sinopse, esperei bastante dele. E o mesmo entregou tudo e um pouco mais! Os personagens são tão legais, singulares e principalmente muito bem detalhados de uma forma extremamente sutil, eu acabei conhecendo bastante deles e me vendo em algumas situações abordadas. Tudo é dito com tanto cuidado, apesar das falas rápidas sobre querer morrer me incomodarem um pouco, fazem parte das adolescências atuais. É extremamente cheio de diversidade, acho que em algum momento perguntaram para autora sobre personagens LGBTTQI+ e ela simplesmente disse um grande ?SIM!? já que a comunidade basicamente inteira tá no livro, além de uma protagonista preta. Acho extremamente delicado a forma como ela descrevia assuntos que os personagens comentavam até de uma forma que explicasse pro leitor também. Achei isso excepcional. O assunto sobre faculdade contado ao decorrer do livro é tão real, cada parte do livro é tão real. Ah, e são tantos momentos bons que compensam as coisas tristes que acontecem. O mistério dessa trama é perfeito. Chorei, gritei e ri bastante.

Félix 20/02/2022

Somos como rádios esperando que alguém nos ouça
É rápido de ler, um ya maravilhoso, aquele livro que devia ter nas bibliotecas das escolas. Alice Oseman tem tudo pra ser uma grande autora com foco nesse publico. Pretendo ler mais livros dela, a autora é jovem e compreende muito bem o que os jovens sentem, ainda mais nesse tema com toda essa pressão pra entrar em uma faculdade, ter as melhores notas da turma, o abuso psicológico, são tantas coisas, aceitaria muito bem ler mais paginas para aprofundar alguns acontecimentos. Senti falta de no final falar sobre todo o discurso de ódio que pessoas recebem na internet, uma critica mais dura talvez. As personagens são cativantes e da um gostinho de quero mais, boas representatividades. Espero que minha coleção dos livros dela aumente em breve.

Tem tantos pequenos detalhes que infelizmente não marquei, pretendo reler.
Esse título é muito bom mesmo, pois se refere a ambos os personagens. E não se esqueçam, escute a sua própria voz.

Luiza3351 16/02/2022

Finalmente um livro com representatividade em que a sexualidade dos personagens não é o foco da história.
Livro super fluido e gostoso de ler, me deixou com uma vontade de imensa de ouvir "universe city". Alice é minha nova crush, sem dúvida!

Vann.Deodato 15/02/2022

Então... :/
Bom, gente. Eu vi que muita gente adorou esse livro. Chorou e o escambau. Mas não funcionou pra mim.

Vamos lá...

A narrativa é bem gostosa. Bem jovial. Uma leitura que flui muito bem e que a faz se tornar bem rápida.

Sobre os personagens: eu não gostei tanto assim deles. Sim, a Frances é bem legalzinha e o Aled não me agradou muito. Acho que a personagem que eu mais gostei foi a mãe da Frances que eu nem lembro do nome dela. E ela apareceu pouco.

Obviamente que há seus gatilhos. Relacionamento familiar tóxico e tals. Mas no final de tudo, você para pra analisar e tudo que vem à mente é: mas que coisa mais "adolescente".
Quando eu digo "adolescente", eu quero dizer que: 1) ah, mas eu não quero fazer faculdade, ah mas eu não quero morar com a minha mãe pq ela é tóxica, ah pq isso e aquilo outro. 2) CADÊ O PSICÓLOGO PRA ESSE GAROTO? Em nenhum momento se pensou nisso? Pelamor! Parecia mais birra.

Claro que tiveram algumas coisas que a mãe do Aled fez que eu tbm teria surtado. Mas muita coisa eu achei bem chato, sim. Bem infantil, sim.

Óbvio que eu tbm já fui adolescente e pensei em fazer um monte de coisa, pensei em fugir, pensei em taaaaanta coisa. Não tô julgando exatamente isso. Só que, o que eu senti é que o livro quer tratar certas coisas como algo muito sério mesmo, mas no fundo é só um adolescente sendo um adolescente.

Pontos positivos: a inclusão do tema assexualidade, bissexualidade, homo, demi... Gostei tbm de temas como "vc não necessariamente precisa fazer uma faculdade pra ser bem sucedido".
Outro ponto foi falar dos hates e ódio na internet. Mostrar isso pela visão de quem sofre.

Enfim, não consegui dar mais estrelas pq várias vezes eu quis abandonar a leitura, muita vezes quis dormir.

Creio que quem tem menos de 18 anos vai adorar.

Thilapia 05/10/2023

Rádio silêncio
Rádio silêncio me deixou sem palavras, um livro que me deixou entretido deis do começo até o final e sempre numa euforia que não dá nem pra explicar. Os personagens são tão bens escritos e o desenvolvimento é tão bom que eu nem percebi o quão os personagens iam ganhando destaque, uma obra perfeita da Alice e com certeza meu livro favorito dela, esse livro tratou de tantas coisas e tratou todas elas muito bem. Alice você é artista! Não posso dizer o mesmo de "uma marca de uma lágrima"!
Thilapia 05/10/2023minha estante
A marca de uma lágrima* tão ruim que não lembrei nem como é o nome.