O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

Nati Morgan 12/07/2020

Comecei a ler este livro porque faz parte de uma das indicações do clube de leitura da Reese Witherspoon e achei que seria bom, já que o outro que li da Jojo Moyes tinha sido incrível.
Enfim, o livro até a metade dele estava ótimo, eu fiquei entretida e o suspense estava ok. Depois que todo o clímax do livro foi resolvido a leitura despencou. A Isa, uma das personagens principais, foi irresponsável durante todo o livro por colocar a filha de 6 meses em todos os perigos existentes e o enredo da Kate e do irmão Luc me deu sono e só por isso mesmo que esse livro apenas não foi.... mas poderia ter ido haha
Kory 19/08/2020minha estante
Amei se comentário, acabei de terminar o livro e corri para o Skoob para ver se mais alguém compartilhava a mesma opinião que eu.
Fiquei boa parte do livro preocupada com a bebê, a todo momento sentia medo que algo acontecesse com ela.
Achei a Kate uma personagem chata e total preguiça da história dela e do irmão, enfim, pra mim a história foi bem fraca.

Nati Morgan 20/08/2020minha estante
Esse livro tinha tudo pra ser bom, né? :/

Ana Carolina 04/09/2020minha estante
Qual livro da JoJo?

Marcianeysa 25/12/2020minha estante
Onde vejo esse clube do livro da Reese?

Nati Morgan 29/12/2020minha estante
No Instagram o @ é @reesesbookclub e no YouTube tem alguns vídeos de listas de livros que já possuem tradução aqui no Brasil :)

Marcianeysa 29/12/2020minha estante
Obrigada!

Ra 23/10/2021minha estante
Nati qual do clube do livro da resse witherspoon você recomenda?

Dan 18/10/2020

Jogo de mentiras
Este livro já estava na minha lista desde que lançou, e felizmente superou minhas expectativas. Claro que tem suas falhas e tal, mas não posso ignorar o quão envolvente era, acho que por causa disso, ele se tornou um dos meus favoritos. Uma pena a nota dele ser tão baixa no skoob, porém entendo quem não tenha gostado, pois certas personagens tem atitudes tão  desagradáveis  que pra mim já seriam motivo suficiente pra desgostar do livro inteiro.

Narrado por uma das protagonistas, o livro começa no momento em que é descoberto um osso humano no reach, o que desecadeia a reunião de quatro amigas após anos.

A partir disso, o enredo vai indo por um caminho onde passado e presente se misturam, aonde algumas das muitas mentiras de isa, thea, kate e fatima podem ser desenterradas para destruir-las.

O jogo da mentira - inicialmente só jogado pela kate e thea - foi criado por thea pra subverter as tradicionais brincadeiras feitas com novatos, em prol de "devolver" os trotes na mesma moeda aos veteranos.

Até ai tudo bem, mas quando chegam mais duas adolescentes, essa "simples" brincaderia atinge um novo patamar. Juntas  são responsáveis por espalhar tudo quanto é tipo de boato, até que mentir deixa de ser uma brincadeira e se torna algo que poderia ser a chave da liberdade. Até não ser mais.

Isso é o que a isa vai nos contando ao longo do enredo. No começo deste, várias questões foram disseminadas, por conta disso eu não aguentei e fui atrás de spoiler, embora saiba que ir atrás disso só estraga a experiência, principalmente em livros assim.

Logo no começo achei tão empolgante, e por mais páginas que esse livro tenha, a leitura era tão fluída, que eu poderia ter terminado em uma ou duas tardes se eu tivesse quisto. O plot foi bem pensado ao meu ver, eu realmente não estava esperando por tudo aquilo. Bom, claro que se for analisar, a principal revelação teria sido um pouco óbvia, porém  a autora soube como tirar um pouco da obviedade incutindo algumas situações que faria qualquer um olhar e ter dúvidas  e começar a desconfiar de outro sujeito. No entanto, pra compensar, teve outra revelação que me pegou de surpresa.

Falando dos personagens, eu cheguei a gostar de todas as protagonistas de cara, mas ai comecei a desconfiar da kate, e dai só ladeira abaixo. Pois logo que as desconfianças surgiram, a isa se torna um porre de tão insuportável. Por exemplo ela recebe rosas na casa dela e do marido com um pedido de desculpas pelo o que aconteceu, não é totalmente honesta sobre isso com ele, mente sobre os cigarros, ele vê os desenhos de nudez dela, além do fato dela ir subitamente quando a kate liga, e quer que o cara pense o que? Para completar ainda fica ofendida com a insinuação de que ela o tenha traido, e fala de namoros tóxicos me dando a sensação que por ele não confiar nela ele é alguem assim, só que né, não existe confiança em alguém mentiroso. No fim das contas ele não estava muito errado. Queria que tivesse morrido, ao invés do que aconteceu com a **** e com o ***.
De verdade eu só não desgostei de thea e fatima, pois elas eram tão mal aproveitadas, que não deu tempo delas fazerem presepada que nem as outras.

O único ponto negativo  pra mim, foi a a falta de um aprofundamento maior em alguns personagens protagonistas, além de uma explicação pra algumas coisas que achei um pouco jogadas só pra fazer volume.  Acho que ter colocado perspectivas de todas teria ajudado nisso.

Todavia, preciso admitir que a autora conseguiu fazer um bom livro com um enredo que ter instiga até as últimas paginas. Sem sombra de dúvidas o melhor que li esse ano.
Ricardo Tavares 03/02/2021minha estante
Você precisa ler coisa melhor. Esse livro é apenas razoável. Leia algum livro de Karin Slaughter ou Lisa Gardner, são muito melhores, com personagens fortes e ação ininterrupta. Esse da Ruth Ware, em alguns momentos, me deu sono.

Dan 05/02/2021minha estante
Como assim coisa melhor? Não é porque você não achou bom, que deve falar pra mim ele coisa melhor. Eu gostei e você deveria apenas se limitar a falar da sua experiência, falar que não gostou e que tinha livros melhores para indicar. De toda a forma eu agradeço as recomendações. Mas eu não sei se faz muito meu estilo o dessa autoras, pelo o que eu vi a maioria dos livros delas pertencem a uma série, né?

Dan 06/02/2021minha estante
* ler coisa melhor

Ricardo Tavares 06/02/2021minha estante
Sou um leitor experiente e colecionador de thrillers e livros policiais. Já li de tudo um pouco. E digo de novo há livros muito melhores. Jo Nesbø, por exemplo é sensacional, já li toda série de Harry Hole. Os livros de Tess Gerritsen também. Leia um desses autores e tire suas conclusões.

Ricardo Tavares 06/02/2021minha estante
Nem todos os livros de Karin Slaughter pertencem a uma série. Flores partidas, assim como Ninguém pode saber são histórias independentes. Esse último vai virar série da Netflix. Vi que você não leu nada de Harlan Coben, leia algum livro do "mestre das noites em claro". Há vários muito bons, como A grande ilusão.

Marcianeysa 30/12/2020

Muito ruim
Tinha lido um livro da autora e gostado bastante, o que me motivou a comprar esse. Mas é muito ruim! Personagens sem nenhuma empatia, uma história morna, onde até os plot twists são mal elaborados. Terminei de ler so na raiva mesmo.
Marcus Vinicius 30/12/2020minha estante
Não indicado então.

Marcianeysa 30/12/2020minha estante
Não mesmo!

GuiMoreno 30/12/2020minha estante
Odeio quando termino o livro só de raiva. Não conheço a autora. Vou pular esse aí.

GuiMoreno 30/12/2020minha estante

Ricardo Tavares 03/02/2021minha estante
Concordo plenamente. Terminei só de raiva, mas a trama é apenas razoável e as soluções são bem tolas. Os diálogos então, sem profundidade. Tirando a protagonista, os outros personagens são rasos.

Ricardo Tavares 23/02/2021

O jogo da mentira
Regra 1: Conte uma mentira
Regra 2: Insista na sua história
Regra 3: Não deixe que descubram Regra 4: Nunca mintam umas para as outras
Regra 5: Saiba quando parar de mentir

Quatro amigas e um jogo perigoso. Talvez uma delas tenha quebrado uma das regras. Isa Wilde e suas três melhores amigas, Kate, Fatima e Thea, costumavam brincar de o Jogo da Mentira quando eram adolescentes em Salten House, um colégio interno no litoral da Inglaterra. Era um jogo com regras próprias, que girava em torno de inventar histórias perversas sobre professores e outras alunas. Mas a brincadeira teve consequências desastrosas, o período escolar acabou em tragédia e escândalo, e as quatro amigas foram expulsas sob circunstâncias misteriosas envolvendo o desaparecimento do pai de Kate, Ambrose, um excêntrico e querido professor de arte. Quase duas décadas depois, um osso humano é encontrado no mesmo vilarejo litorâneo onde elas estudaram e no qual Kate ainda mora. Na manhã seguinte, Isa, Fatima e Thea, as três outras mulheres do então inseparável quarteto, recebem de Kate o recado que sempre temeram, dizendo apenas: ?Preciso de vocês.? Reunidas novamente naquele lugar onde viveram momentos inesquecíveis de sua juventude ? as escapadas do campus, as belas lições de Ambrose, os encontros furtivos e as tardes passadas nadando no rio Reach ?, essas quatro mulheres precisarão lidar com aquela descoberta que pode, literalmente, desenterrar um terrível segredo. Em pouco tempo, torna-se evidente que uma delas quebrou uma regra importante do jogo: Nunca mintam umas para as outras. Intenso, imprevisível e com doses de suspense na medida certa, Ruth Ware constrói mais uma vez uma narrativa instigante em que histórias de vidas são contadas à medida que mistérios são revelados com uma tensão crescente, que prenderá o leitor da primeira à última página. (Resenha da editora).

Minha opinião
Quando li a resenha da editora fiquei muito empolgado com a narrativa e louco para ler.
Quando comecei já percebi que a trama não era tão boa. Afinal de contas, na vida real ninguém faz um pacto com 3 amigas e se dispõe a largar tudo por uma amiga de juventude. Mas, vamos aceitar que a hipótese seja plausível. Acho um absurdo alguém com uma criança de 6 meses se deslocar como se fosse o fim do mundo para socorrer alguém que não via há mais de 10 anos. Vamos relevar isso também. Essa protagonista tem uma filha de 6 meses e vai para um baile noturno deixando sua filha com uma estranha de apenas 15 anos e se diverte e se embebeda com as amigas. Esses são apenas alguns fatos, há outros que mostram que as mulheres quase na faixa dos 30 anos ainda se comportam como se tivessem metade dessa idade. Achei o livro um tanto ou quanto inverossímil, com muitos absurdos, descrições demais, pontas soltas em demasia. A escrita de Ruth Ware não me fisgou. Não achei uma narrativa fluida e envolvente, os personagens não são cativantes. Foi uma decepção. Espero ler outros livros da autora para desfazer a má impressão, mas não tenho a menor pressa. Achei a história arrastada e mau elaborada, com subtramas fracas.
lenny.l.jovo 23/02/2021minha estante
Eu ainda estou a ler o livro e estou bem no início, ainda não tenho uma opinião formada. Mas acredito que as questões de maternidade que você cita na resenha sejam muito subjectivas, vão de acordo com os seus princípios mas não acho que sejam atitudes erradas. Deixar o seu filho de 6 meses com uma babá para poder ir para uma festa não é errado, pois eu vejo como uma forma de desanuviar, uma vez que a mulher fica privada de ser "egoísta" desde o período da sua gravidez, é justo ela buscar um alívio do seu "novo" quotidiano.

Ricardo Tavares 24/02/2021minha estante
Lenny, não se trata de deixar com uma babá, mas de deixar o seu primeiro filho com alguém que não conhece, e essa pessoa é uma adolescente e vai ficar sozinha com a bebê no meio do nada. Leia mais um pouco e você talvez mude de ideia.

lenny.l.jovo 24/02/2021minha estante
Kkk Vamo ver... Mas por enquanto tá chato o livro

Ricardo Tavares 24/02/2021minha estante
A história melhora um pouco depois da festa na antiga escola das quatro amigas.

Ana Claudia 31/03/2022

Isa, Thea, Fátima, Kate são amigas desde a época da adolescência, quando estudaram em um colégio interno de Salten, uma cidade da Inglaterra.

No internato, as quatro amigas criaram um Jogo da Mentira e logo todos os alunos passará a conhecer as quatro amigas que mentiam. A cada vez que elas criavam uma mentira, mais elas se tornavam mais amigas.

O Jogo da Mentira possui 5 regras: 1) Conte uma mentira 2) Insista na sua história 3) Não deixe que descubram 4) Nunca mintam umas para as outras e 5) Saiba quando parar de mentir.

No internato, uma tragédia aconteceu que marcou e uniu essas quatro moças quando uma das regras estabelecidas foi quebrada.

Passados 20 anos, elas se afastaram e cada uma seguiu a sua vida. Só que uma mensagem de texto vai aproximá-las novamente. E elas vão precisar voltar a Salten e reviver toda aquela noite que ficou marcada em suas vidas.

Isa está casada com Owen e tem uma filha, Freya, de 6 meses. Quando recebe a mensagem e vai ao encontro de Fátima, Kate e Thea levando consigo sua filha.

Kate era filha do professor Ambrose, que dava aula no internato e tem um irmão adotivo, Luc.

A história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Isa Wilde e com uma linha temporal entre o passado e presente.

Eu tive dificuldade em me conectar com essa história. Achei muito arrastada até uns 70% do livro. Fiquei bastante incomodada com a Isa levando um bebe para cima e para baixo em Saltem e expondo a criança a riscos desnecessários. A trama em si não me convenceu. Achei muito enfadonho e pensei em largar várias vezes. O suspense achei morno e só teve um pouco de adrenalina no final, mas nada que mudasse a minha percepção do todo.
gabihott 31/03/2022minha estante
Vencemos Ana ?

@loop.literario 31/03/2022minha estante
2.5?? hahahahaha ainda bem que não vou ler

Vencemos sofrendo kkkkk

Gostei não Cris? afff

Kel 01/09/2020

Podia ser melhor
Começou bem, prometia uma boa história. Foi despencando do meio para o fim, ficando arrastado. Fiquei decepcionada com o desfecho, deixou algumas questões não respondidas. Podia ter seguido um rumo diferente, mais emocionante.
Ricardo Tavares 03/02/2021minha estante
Exatamente isso. Parecia uma narrativa promissora. Tinha tudo para ser uma história empolgante, contudo, o jogo do título é uma mera desculpa, uma brincadeira de adolescentes que não condiz com pessoas aadultas na faixa dos trinta. A solução final foi previsível e insatisfatória.

Kel 08/02/2021minha estante
Desse jeito. Uma pena

Alessandra 13/05/2022

O jogo da Mentira possui cinco regras: 1) Conte uma mentira 2) Insista na sua história 3) Não deixe que descubram 4) Nunca mintam umas para as outras e 5) Saiba quando parar de mentir.

Achei uma premissa muito boa. Esperava um suspense intrincado, com reviravoltas, várias mentiras e traições, mas me deparei com um suspense OK. Quatro amigas: Isa, Thea, Fátima e Kate são amigas que se conheceram na adolescência quando estudaram em um colégio interno – uma tragédia envolta em muitas mentiras acontece e muda o rumo da vida delas. Quando essas mentiras começam a emergir, elas se reencontram para encobri-las (nem tentaram realmente...rsrs); na verdade, elas ficam revivendo o passado num looping.

A autora começa bem ambientando o local e descrevendo características das quatro amigas que protagonizam a história, porém o suspense central apresentado cai no comum, não me prendeu tanto. Nos últimos 20% do livro, uma pequena reviravolta acontece e melhora um pouco. Como ponto positivo, os capítulos são curtos, a escrita da autora é boa, fluída.... Talvez se ela tivesse ficado em um jogo como o próprio título sugere, eu gostaria mais.

7/10

site: @simeuamolivr0s
Thaíssa Pereira 13/05/2022minha estante
Olá,eu criei um Instagram literário e ficaria muito feliz em ter você por lá! Se puder seguir ficarei grata @livros.por.thai muito obrigada!! Boas leituras ?

Alessandra 13/05/2022minha estante
Oi, to seguindo pelo meu literário tbm @simeuamolivr0S

Tícia 10/03/2021

RESUMINDO:

Primeiras duzentas páginas: excessivo suspense pra um mistério meia-boca que geral consegue solucionar já no primeiro capítulo.

Resto: tentativa gorada ao enfiar outro mistério bosta no “mistério” anterior.

Final: altamente previsível, engolfado numa sucessão de desgraça em um óbvio esforço pra chocar e sensibilizar o combalido leitor.
Caguei.

Então por que deu duas estrelas?
Porque sou legal assim.

E num recomendo não.

;)

Dei 2,5 sendo generosa pq é horrível a história

Tícia 11/04/2022minha estante
Eu tb me senti generosa dando duas estrelas kkkkk Toca aqui o/, Ana Cláudia.

Rohchang 30/09/2019

só me interessei nas 50 últimas páginas.
O livro em si é ótimo, os comentários tinha chamado muito a minha atenção para começo.
Me decepcionei em partes porque foi cansativo muitas páginas e as atitudes da Isa foram muito idiotas.
Tirando isso as últimas páginas me deixaram intrigada e o final deixou certos pontos em aberto o que me agradou muito.
Deja 02/10/2019minha estante
O que tem de livros assim né, poderia eliminar muitas páginas teve um que eu li que ele poderia ser só o prólogo rsrsrs

Rohchang 13/10/2019minha estante
né kkk, acho que o livro poderia ser bem menor e mais direto deixaria a leitura beem melhor

Ana Claudia 31/03/2022minha estante
Achei bem ruim também. O enredo muito fraco! Personagens chatos. Essa criança me deu nos nervos pra lá e pra ? credo!!!

Vehalcantara 26/10/2023minha estante
Siiiiim, a autora não sabia o que fazer com esse homem kkkk uma hora dizia uma coisa e já fazia outra

Ka Antonelli 29/01/2022

Surpresa
Meio enrolado no início, mas me surpreendi com o final, todas as minhas apostas estavam erradas... Meu faro pra detetive hoje falhou miserávelmente hahahha
Rafael Kerr 29/01/2022minha estante

Karen 21/12/2021

Thriller subestimado
Ótimo livro de mistério e que, infelizmente, não teve a sua merecida atenção da editora quanto a sua divulgação.
"Aquelas coisas, aquelas coisinhas inocentes e perfeitas estão arruinadas e sujas, e jamais sentirei o mesmo carinho por elas de novo.".
Renata Cavalcante 21/12/2021minha estante
Bom saber. Já vou anotar aqui. ?

Gabriele 08/08/2020

Muito mistério para poucos acontecimentos
O jogo da mentira é um jogo que as meninas criaram que têm algumas regras, que inclusive faz parte das repartições do capítulo. Mas o mistério criado é tamanho que por um momento o leitor pensa que alguma coisa muito extraordinária vai acontecer, mas no fim, é muita enrolação para pouca surpresa que corresponda a isso, por este motivo não gostei.
Kory 19/08/2020minha estante
Simmm, comecei o livro e fiquei pensando ?a revelação vai chegar com tudo? e no final achei bem Blé, sem contar que só gostei da Fátima, o resto das meninas achei chatinhas.

Renata 11/01/2020

Meu grande problema com este livro foi a dificuldade de me conectar com as personagens. Achei todas tão intragáveis que não consegui me importar com nada que acontecia com elas. Toda essa baboseira de "jogo da mentira" só me fez revirar os olhos.
Thais 29/02/2020minha estante
Não suportei nem a Isa nem a Kate....estou com dificuldades em me conectar com as protagonistas modernas.....

Tamara 17/03/2020

Há anos tenho livros de Ruth Ware listados como "quero ler um dia', mas sempre adiava e priorizava outros, porém há cerca de um mês vinha ensaiando pegar o Jogo da mentira e minha curiosidade se aguçou principalmente devido a uma opinião mediana que li e fiquei com o desejo de conferir o que eu iria achar dele quando lesse. Assim que iniciei a história, toda a trama aguçou minha curiosidade e os primeiros capítulos se mostraram envolventes e intrigantes, e a escrita da autora se mostrou muito habilidosa, o que para mim acabou sendo o ponto mais positivo do livro, pois mesmo quando a trama estava me oferecendo decepção atrás de decepção a autora e sua escrita me impulsionavam a continuar, só para ver onde aquilo ia dar.
Mas, voltando para a parte em que eu estava gostando do livro, minha empolgação foi crescendo à medida que foi acontecendo o encontro entre as quatro melhores amigas, embora eu tenha achado bem estranho elas serem supostamente tão grudadas e se verem apenas tantos anos depois, mas relevei porque suspense é assim mesmo, cheio de nuances. Porém, foram as tais nuances do suspense que começaram a me incomodar a partir do momento que foram surgindo, e conforme as quatro relatavam sobre o jogo da mentira que criaram e as questões do caso foram se desenhando na minha mente perdi toda a empolgação. Não sei explicar bem o que me desagradou, foi algo não tão palpável, um incômodo grande com as personagens que fui sentindo que não seriam pessoas de quem eu gostaria se me deparasse com elas, especialmente a nossa narradora, e também Kathy, a amiga envolvida no problema que elas foram ajudar. Mas, tentando traduzir em palavras, acho que grande parte do meu incômodo se deveu as mentiras em si, eu não lido bem com pessoas mentirosas, e após isso não consegui mais empatia com nenhum dos dilemas das personagens, por mais difíceis que eles fossem. Outro fator que me irritou bastante foi o vai e vem que o livro nos oferece, sendo que em um momento tudo parece resolvido e depois a autora vai lá e reabre tudo novamente sem um fundamento válido.
A cereja azeda do bolo acabou sendo a última linha quando eu já estava profundamente decepcionada, e nesse ponto específico a protagonista acaba pensando algo que me fez perceber que ela não teria aprendido nada com a situação e que continuaria com suas ações tão reprováveis, sendo que ela já vinha agindo de uma forma que não se encaixava com o que eu esperava e penso sobre relacionamentos e afins. Enfim, O jogo da mentira é um livro com uma boa promessa mas com uma execução que vai de mediana a ruim, e que para mim não foi uma leitura nem de longe marcante, portanto recomendo que aqueles que tenham interesse experimentem porque a escrita faz a leitura fluir, mas que diminuam as expectativas e me contem suas opiniões após a leitura e eu espero que minha próxima experiência com a autora seja melhor.
Helder 20/03/2020minha estante
Oi, Tamara, tudo bem?? Tenho o pé atrás com esta autora. Li seu primeiro livro publicado no Brasil que se chama Em Um Bosque Tão Escuro e acho péssimo. Mas já vi muita gente que respeito amando o livro. Preciso ler os outros dois dela lançados por aqui, mas como vejo pela sua resenha, para nenhum deles existe um consenso. Eu , por enquanto acredito que esta autora não tem talento para criar tramas ou personagens com empatia. Vou tentar ler este aqui e volto para te contar o que achei. Mas já te aviso, se você quer fazer uma segunda tentativa com a autora , fuja daquele Bosque Escuro.