O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

Ana 04/04/2022

No começo achei o livro bastante tedioso, mas vai ficando melhor com o desenrolar da história.
Também nos faz refletir sobre o perigo da mentira e suas consequências.

Cacau 06/04/2022

Achei a temática massa, fiquei curioso para saber onde tudo acabava mas achei um desfecho comum sem surpresa. Protagonista fraca.

Tati.Tatiana 26/04/2022

Tão bobo, tão sem graça
4 amigas se reúnem depois de anos afastadas.
Uma única mensagem "preciso de voces" e elas fazem uma "viagem ao passado"
Medos, angústias dos anos da escola voltam a tona.

Achei as 4 muito infantis. A grande mentira do livro seria facilmente resolvida com uma ligação para policia.
Sabemos desde o início que o pai de uma delas morreu, e só no meio do livro descobrimos o motivo.
Mas a atitude delas diante da morte dele não faz sentindo nenhum.

Enfim bobo, sem graça e infantil.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/06/2022

Isa Wilde e suas três melhores amigas, Kate, Fatima e Thea, costumavam brincar de o Jogo da Mentira quando eram adolescentes em Salten House, um colégio interno no litoral da Inglaterra. Era um jogo com regras próprias, que girava em torno de inventar histórias perversas sobre professores e outras alunas. Mas a brincadeira teve consequências desastrosas, o período escolar acabou em tragédia e escândalo, e as quatro amigas foram expulsas sob circunstâncias misteriosas envolvendo o desaparecimento do pai de Kate, Ambrose, um excêntrico e querido professor de arte.

Quase duas décadas depois, um osso humano é encontrado no mesmo vilarejo litorâneo onde elas estudaram e no qual Kate ainda mora. Na manhã seguinte, Isa, Fatima e Thea, as três outras mulheres do então inseparável quarteto, recebem de Kate o recado que sempre temeram, dizendo apenas: "Preciso de vocês."
Reunidas novamente naquele lugar onde viveram momentos inesquecíveis de sua juventude – as escapadas do campus, as belas lições de Ambrose, os encontros furtivos e as tardes passadas nadando no rio Reach –, essas quatro mulheres precisarão lidar com aquela descoberta que pode, literalmente, desenterrar um terrível segredo. Em pouco tempo, torna-se evidente que uma delas quebrou uma regra importante do jogo: Nunca mintam umas para as outras.
Intenso, imprevisível e com doses de suspense na medida certa, Ruth Ware constrói mais uma vez uma narrativa instigante em que histórias de vidas são contadas à medida que mistérios são revelados com uma tensão crescente, que prenderá o leitor da primeira à última página.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532531445

Gabrielly.Bononi 26/06/2022

meio bleh
Gente, eu tava super animada pra esse livro desde que li o In a dark, dark wood, da mesma autora; o nome e a sinopse me despertaram bastante curiosidade pela história, mas me decepcionei um pouquinho. Não gostei nadica da protagonista, Isa, achei ela extremamente infantil e meio tosca, não faz sentido algum uma mulher madura, de 30 e poucos anos ter as atitudes e reações que ela teve na história inteira. O fato de todas as amigas terem perdido contato e ainda assim irem lá correndo atrás dessa Kate... Não sei se fez sentido, mesmo sabendo o motivo, tinha 17 anos que 3 moravam na mesma cidade e não conversavam mais, sei lá, achei meio meh. Também tem o fato dela sempre colocar a bebezinha dela em risco, gente? A criança tem 6 meses sabe?! A história ser toda no ponto de vista da Isa, acho que não foi muito legal e não funcionou tanto, talvez se tivesse uma divisão entre as 4 amigas poderia ficar mais legal. Sobre as outras personagens, a tal da Kate não gostei nada dela, menina chata do caramba, mimada, sei lá. Thea e Fatima eu gostei mais, inclusive gostaria de ter conhecido mais as duas, suas histórias de fundo, que são só mencionadas ali, jogadas na ideia central que é essa questão do jogo da mentira, que inclusive malema aparece, é o nome do livro, é o grande UAU da história, e não é quase mencionado. Senti que ficou rodando muito nessa Isa e na questão dela pessoal com o marido e com o amorzinho de adolescência, uma coisa bem meh mesmo, e não focou tanto no suspense e no plot da história, que foi um pouco previsível, devo dizer. A reação da escola nesse sentido também foi nossa, mega exagerada na minha opinião, não vi tanto caso pra ser criado assim. Não gostei muito do final também, das revelações lá, acho que enrolou um pouco e também não fez tanto sentido, especialmente o ato final em si, muita tempestade num copo d'água e até agora não entendi se ela terminou o livro com o homi ou não kkkkkk, mas tá bom.
Não foi um livro perfeito, mas a história me envolveu e eu realmente quis continuar lendo. Gosto da autora e da forma que ela escreve, só não acho que essa história entregou o que prometeu, é o famoso, prometeu tudo e entregou nada.

veronicasfx 01/07/2022

Intrigante...
A história parece ser parada no início, contudo acredito que seja para o leitor conhecer bem todo o contexto da história, principalmente a partir do ponto de vista da protagonista. Os momentos em que a autora intercala entre o passado e o presente são uma forma de aprofundar mais no enredo e nos personagens que as poucos vão se apresentando com o passar das páginas. Nunca havia nado da autora e por isso não tinha nenhuma expectativas, mas com a leitura fluida e com o suspense sutil e um pouco demorado, passei a gostar cada vez mais da história. Jamais cheguei a pensar no desfecho, pois a cada capítulo minhas suspeitas mudavam e isso é incrível. A história foge um pouco do clichê no meu ponto de vista e possui diversos gatilhos como: morte de animais, suícidio, drogas...

gleice 13/07/2022

A obra de Ruth Ware tem ritmo intenso e, narrada em primeira pessoa por uma das garotas, Isa, consegue prender facilmente a atenção dos leitores nas descrições que alternam passado e presente. E aos poucos vai sendo construído um mistério que coloca em xeque a verdadeira força da amizade dessas quatro amigas.

mere 30/07/2022

Esperava mais. É uma leitura fácil. Um livro que te pega. Mas achei que seria mais empolgante. Mesmo assim recomendo.

Bel 23/09/2022

a autora só pode estar de brincadeira
quando eu vi que a Ruth Ware havia escrito esse livro eu não demorei muito para compra-lo,porém minha decepção quase me fez rasgar as folhas:com uma trama que parece que não vai pra lugar nenhum,nos deparamos com personagens sem graça e caricatos,o final deste livro é tão previsivel que decepciona muito,parece até mentira que a autora que possui livros tão interessantes criou esse livro,nem ao menos a escrita lembra a dela,decepção.

AnaPAssis 26/11/2022

O livro é muito bom, apesar de eu ter achado o plot um pouco previsível... A protagonista, Isa, me irritou bastante em alguns momentos, mas quem gosta de thriller pode curtir.

Daniely.Chernioglo 20/12/2022

Confesso que eu esperava bem mais desse livro.
O enredo em si é muito bom, mas o desenrolar das situações não me agradou.

Patricia 04/01/2023

Decepção
Narrativa lenta, enredo sem gdes acontecimentos, personagens que não me cativaram nem despertaram empatia. Achei o livro tedioso. Já li outras obras dessa escritora e gostei muito, esse não é o melhor livro dela, no meu ponto de vista.

Capitu.Jamaittes 25/01/2023

Eu estava bastante ansiosa pra ler esse livro. Decepção é a palavra.
O suspense é fraco, cheio de furos, a história é entediante.