Quando a luz apaga

Quando a luz apaga Gustavo Ávila

Resenhas - Quando a luz apaga

Wilza.Alves 05/07/2020

Segundo romance de Gustavo Ávila e aguardo seus próximos. Bem escrito, não deixa furos, uma baita crítica social e muito bem pontuada. Teve um ou outro fato que "surgiu" para facilitar o desenrolar da investigação, mas nada que chegue a atrapalhar ou incomodar a leitura.
Osmar D'Avila 05/07/2020minha estante
Puta crítica social foda do caralho

Wilza.Alves 07/07/2020minha estante
Bem isso

GABI 05/06/2021

Livro QUANDO A LUZ APAGA
Não me intrigou, me deixou com uma sensação de vazio! Apesar do autor ter escrito bem e detalhado bem os personagens e eventos, mas não me cativou. Achei a leitura muito parada e o final brochante, um plot twist água com açucar.

Maria Fernanda Greiner 08/08/2021

Sempre gosto de dedicar um tempo a mais para resenhar obras de autores brasileiros, para sobreviver de arte no Brasil é preciso muita paixão e muita coragem. Neste segundo livro de Gustavo Ávila eu consegui ver claramente o desenvolvimento da escrits do autor e, como disse em outras resenhas, esse é um dos fenômenos mais belos de serem observados.

Os elementos clichês que me estressaram em "O sorriso da hiena" foram praticamente eliminados; dessa vez notei uma trama mais complexa na qual o autor com maestria consegue narrar diversas histórias que no final são belamente unidas como um único caso.

Fui exigente com a nota do livro anterior, como costumo ser com qualquer obra de autores nacionais, mas adorei ver toda a melhora na segunda publicação de Ávila, ansiosa para as próximas.

Cristiane 21/10/2022

Quando a luz apaga
A realidade da população brasileira em situação de rua é destacada neste livro. Alguns moradores de rua estão desaparecendo. Um assassino cruel os persegue e mata. Dois homens com limitações comportamentais um e Asperger ( o detetive) o outro é Alexitímico ( o diretor teatral). A vida dos dois se cruzam no transcorrer das investigações. Quem é este cruel assassino?

Cris Moraes 19/04/2020

Quando a Luz Apaga", de Gustavo Ávila, resumidamente falando, é um livro em que o protagonista detetive Artur Veiga tem de conseguir desvendar quem é o criminoso responsável por uma série de assassinatos de moradores de rua. A história acaba abrangendo mais fatos, permeando a vida de outros tantas personagens coadjuvantes que, em alguns momentos, eu até me perdi com tantos detalhes. Mas, a escrita de Gustavo Ávila continua sendo ágil e consegue fluir, mesmo com a densidade que o tema quase exige ser tratado.
Para mim, uma das mais fortes mensagens presentes neste livro é que somos muito rápidos em julgar e classificar as pessoas pela aparência externa. Jamais pensamos na verdadeira história que cada um pode carregar e o porquê cada pessoa faz o que faz ou não em sua vida. O livro deixa isto bem claro quando trata de pessoas estereotipadas, como os moradores de rua e os "drogados". E um outro ponto é que esses grupos de pessoas costumam ser totalmente invisíveis a toda sociedade. Não tem nada a ver com a gente, então a gente passa por eles todos os dias e conseguimos simplesmente ignorá-los. Dói menos assim. Entretanto, a história nos força a reflexão e a uma tomada de posição diante de mazelas sociais (leia-se: vidas humanas) e, bom seria, nos levasse também a atitudes concretas. Gostei muito e recomendo!

manhasliterarias 17/08/2023

Tive o privilégio de mergulhar novamente na escrita envolvente de Gustavo Ávila, e mais uma vez fui profundamente impactado.

"Quando a Luz Apaga" nos apresenta uma trama intrigante. À medida que pessoas em situação de vulnerabilidade desaparecem nas ruas e a polícia parece ignorar o problema, o detetive Artur Veiga decide iniciar sua própria investigação, mesmo estando de férias. Um desaparecimento em particular finalmente chama a atenção das autoridades, desencadeando uma reflexão profunda sobre questões sociais cruciais, como consciência coletiva, a essência das escolhas que fazemos, assim como a influência da sociedade em nossas vidas e emoções.

O livro nos desafia a questionar até que ponto sacrificamos nossos desejos em prol de uma sociedade crítica, regida por padrões implacáveis. A narrativa, embora mais lenta (em alguns momentos) e densa, é descrita com múltiplos pontos de vista. Conhecemos uma série de personagens cujas histórias se entrelaçam em um desfecho amarradinho.

Apesar de minhas ressalvas quanto às motivações do assassino, os temas abordados no livro faz uma leitura essencial. Ávila aborda questões pertinentes e atuais, convidando os leitores a uma profunda reflexão sobre a sociedade em que vivemos e os dilemas individuais que enfrentamos. Este é um livro que merece seu lugar na estante e que permanecerá em sua mente muito depois de virar a última página.
Leslie Giménez 09/01/2024minha estante
Pode me explicar suas ressalvas em relação às motivações do assassino? Pleaase. Pq eu, até agora, não entendi que motivações são essas, o motivo dos assassinatos aos moradores de rua.

Adriane 26/07/2021

Excelente
Gostei muito da leitura.
É sempre instigante a leitura e ver como que o detetive Arthur vai desenrolar o próximo caso!
Adorei os personagens, o desenrolar da trama, quanto a conclusão senti falta de algo mais estimulante, mas não deixa "pontas soltas".
Com certeza ansiosa para o próximo livro e caso do detetive Arthur.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 06/12/2022

Muito bom, mas não é uma leitura tão rápida
Ainda digerindo esse livro. Mas considerando no geral ele é muito bom, não perfeito como achei O sorriso da hiena.

É ótimo, porém tem aspectos que não me agradaram tanto. Como o fato de ser uma leitura arrastada em vários momentos, a falta de descrição de características físicas dos personagens, muitooos personagens (tem hora que eu nem sabia quem era quem) e achei a motivação para os assass!natos meio fraca. PORÉM, continua sendo uma leitura muito boa e acredito que valeu a pena, apesar dos pesares.

bruna 29/09/2021

eu amei tanto esse livro, os personagens, tudo! quando terminei comecei a chorar porque tinha acabado e eu não queria parar de ler, li até os agradecimentos. escrita incrivel??????
Bianca 27/10/2021minha estante
Nossa, terminei agora é queria mais!!!!

Gii.assis 18/07/2023

Uauuu ?
Gustavo avila sempre arrasa!!!
Sem palavras pra essa obra de arte, simplesmente incrível.
MUITO bem escrito e elaborado, em choque até agora com os acontecimentos e reflexões desse livro. ?
Jorisdana 18/07/2023minha estante
Muito profundo, amo muito. Obra completa.

LisaB 17/11/2023

?????
Caramba que livro bão, eu já tinha lido o sorriso da hiena do autor e achei sensacional.
Esse consegue na minha opinião ser melhor, apesar de ser um calhamaço e em alguns momentos a história ficar um pouco mais calma o livro fluiu muito bem.
O Artur é um personagem incrível leria vários livros sobre ele.

Marcos Santos 07/11/2022

Um livro de suspense policial, mas que abordar várias temas interessantes que te levar a reflexão e analise de como a vida e conflituosa e cheia de desafios. é uma narrativa que abordar a história das vitimas e de como elas não são apenas números nas estatísticas policiais.

selvadelivros 01/05/2020

Ainda melhor que O Sorriso da Hiena
Moradores de rua começam a desaparecer e ninguém se preocupa com isso. Jovens fazendo trabalhos escolares. Detetive Artur Veiga (de férias) entra em ação.

Provavelmente você vai passar o livro inteiro com o coração na boca e se perguntando se vai conseguir juntar todos os caquinhos que vão sobrar no fim. É dando nenhuma esperança de que você vai se recuperar depois que ler esse livro que começo a resenha.

O livro é relativamente grande, mas vem recheado de acontecimentos bombásticos a todo momento, além de envolver as histórias de vários personagens, então ele não fica monótono e a leitura flui bem.

A escrita do Ávila não deixa a desejar. Pra ser sincera eu estava com altas expectativas pra esse livro já que tinha gostado bastante de O Sorriso da Hiena. E como eu já disse no início, o desespero pelos personagens se manteve intacto, e parece que os plots vieram ainda com mais força dessa vez.

Dessa vez o autor também trouxe alguns “devaneios” de suma importância no decorrer do livro. Inclusive, ele traz críticas sociais fortíssimas! Vale a pena ler Quando a Luz Apaga só por esse fato.

Detetive Artur chega a ser cômico em algumas cenas. Inclusive a personalidade "inocente" dele me lembrou muito a do Sherlock da série da HBO. Conseguiu me cativar ainda mais do que no livro anterior (tenho uma queda por detetives, isso é notável).

Os capítulos finais são um misto de enrolação com euforia (mistura exótica, mas quem leu sabe do que to falando). Certamente a intenção do autor era aumentar a ansiedade pro gran finale, porém fiquei me questionando se precisava mesmo uma coisinha ou outra...

E também, na minha humilde opinião, faltou um borogodó numa questão do final, mas o restante do livro é tão fenomenal que isso não afetou no meu amor por ele.

“O mal é assim, se esconde, se esconde, mas não gosta de ficar na coxia todo tempo.”