Scott Pilgrim Contra o Mundo Vol. 1

Scott Pilgrim Contra o Mundo Vol. 1 Bryan Lee O' Malley




Resenhas - Scott Pilgrim Contra o Mundo vol.1


326 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


murilo 26/08/2010

Os quadrinhos alcançaram um patamar nunca imaginado décadas atrás. O de terem status de arte, sendo estudados em universidades e ganhando mais reconhecimento que muitos livros. Vide Maus, o primeiro gibi a ganhar um Pulitzer, e Fun Home, eleito melhor livro do ano pela Time. Em meio a tantos títulos essenciais para qualquer pessoa com gosto pela leitura pode ser difícil levar a sério Scott Pilgrim. Mas a verdade é que a obra de Bryan fala muito mais sobre a atual geração do que um Persepolis ou Sandman, embora ambos sejam de valor inestimável. Scott Pilgrim mostra a geração do vídeo game, da cultura pop e da internet como poucos quadrinhos já mostraram. O sucesso não veio à toa. São milhares de fãs ao redor do mundo, um movimento de adoradores que não se vê com nenhum gibi ocidental (No Oriente é outra história) e que transformou a figura do baixista canadense e folgado em um ícone.
Scott Pilgrim poderia ser apenas mais uma tentativa de fazer mangá fora do Japão, mas Bryan O’ Lee Malley foi muito além. Em vez de fazer como muitos fanzineiros, que desenham histórias de colegiais japoneses sem nem mesmo conhecerem o Japão de verdade, o canadense explorou as características que fizeram dos mangás um sucesso global e uniu com as suas próprias para criar algo novo. Scott Pilgrim é a história de Scott, um canadense desempregado por opção que para poder namorar Ramona Flowers precisa derrotar seus sete ex-namorados do mal. Esse é o famoso esquema dos shonen mangás de porrada, onde cada adversário é mais poderoso que o anterior. Porém, o autor aproveitou essa temática para contar a história de personagens canadenses e seus relacionamentos, além de explorar uma das suas grandes paixões, os games. Algumas referências estão entre as piadas nerds mais geniais já inventadas. Mas o humor não se resume a isso. Os personagens, relevando-se os exageros cômicos, comportam-se como pessoas normais e é impossível não gargalhar com coisas comuns, como o Scott sendo sacaneado pelos amigos.
Vi algumas pessoas reclamarem do traço de Scott Pilgrim, mas tenho motivos para acreditar que as pessoas que disseram isso entendem muito pouco de quadrinhos. Primeiro, o traço dos mangás sempre foi mais voltado para o caricato e não o anatômico como costuma ser nos comics. Segundo, o traço de Malley cumpre seus objetivos aqui. Consegue contar a história sem confundir a mente do leitor, ser engraçada e os personagens são carismáticos. Os desenhos só são um pouco desleixados, mas nada que atrapalhe a leitura.
Contudo, Scott Pilgrim não é perfeito. Algumas passagens são muito truncadas, lentas e cansam um pouco de ler. As piadas às vezes são irregulares, variando de hilárias e umas que nem todos devem achar engraçadas.
A edição nacional de Scott Pilgrim Contra o Mundo feita pela Companhia das Letras tem os dois primeiros volumes dos seis. Minha única reclamação é o tamanho, pequeno demais para as quase 400 páginas da HQ. Não dá nem pra abrir direito. A tradução ficou bem interessante. Eu já conhecia o Érico Assis pelos seus textos sobre quadrinhos na internet. A minha surpresa foi abrir Scott Pilgrim e descobrir que ele também é tradutor. E não poderia ter tomado decisões mais acertadas nessa adaptação. Usou gírias e frases aos jovens brasileiros, e até nossos vícios de linguagem, como “Eu não achei ela.” O resultado é uma maior veracidade. Os personagens de Scott Pilgrim falam como jovens de verdade, um resultado melhor do que uma tradução que seguisse fielmente o português.
Agora não me resta outra coisa a não ser esperar a Companhia das Letras publicar logo os últimos dois volumes da história para ver como será o resto da jornada de Scott Pilgrim para derrotar a Liga dos Ex-namorados do mal.
Esdras Castiliano 31/01/2011minha estante
UFA! Foi difícil respirar huauha




Gabi 21/03/2023

Esperando
Aguardando pra ver se vai dar uma melhorada na história pq eu tô achando meio boba, n sei pq, talvez seja isso msm de ser no início, ou só seja pq eu achei a Ramona mto superficial e o scott bem panaquinha, maaas tenho mta fé q vai melhorar pq o jeito q a história se desenrola e o desenho são bem legais!! :)
comentários(0)comente



Giovanna1239 03/02/2023

Foda pra caralhoooo, com certeza é um dos meus favoritos pqp super recomendo, os desenhos são foda, a escrita é foda, e é muito bom de ler, sem falar que é ilario.
comentários(0)comente



Christian Oliveira 16/02/2023

Tive um sonho, mas não sei exatamente o que era. O sonho:
A beleza nessa HQ está na sua aleatoriedade kkkkkkkkkkk Eu já era muito fã da Adaptação pra filme, por isso sempre quis ler a obra original e sinceramente... esse primeiro volume não decepcionou nem um pouco.

A forma como o autor usa o ambiente e o formato em quadrinhos pra contar a história, como as quebras da quarta parede e até mesmo os barulhos da cena para ajudar no timing da piada, deixam as coisas ainda mais interessantes. Gosto como os diálogos dão uma viajada e logo em seguida eles se encontram para o centro da história.

Personagens muito carismáticos. Até mesmo Scott e Ramona, que na vida real seriam pessoas difíceis de lidar e diria até que bem cuzões kkkkkkk

Ansioso pro próximo volume e pra luta dele contra o ...

Obs: eu com certeza vou tentar tirar as músicas do Sex bob-omb no violão com aquelas cifras disponíveis.
comentários(0)comente



carolina 27/11/2022

Nunca me cativou
Sempre me fizeram muita propaganda de Scott Pilgrim vs. The World, e eu cheguei a ver o filme pela primeira vez há uns 4 ou 5 anos. Não gostei, achei a história um pouco rasa, e o público alvo provavelmente seria pré-adolescente ou próximo disso. O charme do filme são os aspectos visuais, que eu devo admitir que são muito agradáveis esteticamente.
"Ah, mas qual o motivo de falar do filme se é uma resenha da HQ?"
Explico: fui ler a HQ depois de assistir o filme. Me prometeram que, mesmo que eu não tivesse gostado do filme, os quadrinhos eram melhores.......... Ledo engano.
O traço é muito fofinho e agradável, o que me faz crer que o grande trunfo da obra é majoritariamente estético. Porém, os personagens têm alguns problemas que, na minha leitura, também incomodaram tanto quanto no filme. Não vou entrar na pauta de sexualidade, embora também possa ser discutida, todavia vou começar pela Ramona ser uma manic pixie dream girl. Ela não tem personalidade além de ser o interesse amoroso de Scott. Ele, por sua vez, é um cara de caráter bem duvidoso, que simplesmente [SPOILER ALERT] se safa de todos os erros anteriores pedindo desculpas ao final. Nem comentarei sobre a coitada da Knives.
As piadas são ok, mas a estética e o humor teen não são suficientes para carregar a obra. Francamente, não é como se toda obra adolescente (apesar de os personagens terem mais de 20 anos, não dá pra considerar young adult) fosse rasa, há muitas obras infantojuvenis com profundidade ou, no mínimo, com um nonsense estruturado. Scott Pilgrim não tem isso.
Pode ser que agrade quem só quer uma história levinha para relaxar e sair da ressaca literária, mas para quem gosta de coming of age e desenvolvimento de personagem, não acho que fará os gostos da pessoa.
comentários(0)comente



Karol 11/08/2022

Divertido
Apesar de meio confuso às vezes, a história é legal e gostei dos elementos que o autor coloca na história. O Scott realmente é muito imaturo, mas conheço pessoas nessa idade tão imaturas quanto ele, gostaria que o autor falasse mais nos próximos volumes sobre as atitudes que o personagem toma em relação a "colegial". Outra coisa que me incomodou foi a qtd de vezes que uma personagem utiliza palavras derivadas de "gordo" como ofensa, não sei se foi eu que não entendi, mas nossa, me dava mt raivinha.
comentários(0)comente



Juliana2370 16/11/2023

Estranhei mt mas agr eu amo
Como q pode um gibizinho c lutinha, poderes aleatórios, protagonista engraçado e uma diva d cabelos q mudam toda hora ser tão bom cara. Comecei num dia e terminei toda a série no outro kakkkk recomendo galera!!
comentários(0)comente



rosinha 15/04/2023

Rosa Flowers/Pilgrim
Fui moldada por esses dois queridos, e é com orgulho que digo:
we are sex bomb-omb
1...2...3...4!!!!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo.Macedo 07/01/2023

Bem bobinha
Esperava dar umas risadas e me envolver com o roteiro. Isso não aconteceu. A história é muito bobinha.
Sempre leio histórias infanto-juvenis e, apesar da minha idade, algumas me cativam e me emocionam. Essa, ainda não conseguiu me provocar esses sentimentos. Ainda lerei o segundo volume, espero q melhore.
comentários(0)comente



A geógrafa 25/05/2022

Que viagem...
Curti bastante. É uma leitura bem leve e divertida. Dá para ler antes de dormir, pra relaxar um pouco a cabeça da bagunça do dia. Fiquei confusa em algumas partes, mas depois que entendi fluiu bem.
Eu curto mais livros com discussões e aprendizado, mas dei uma chance pra algo diferente e gostei da experiência. Tem continuação e tem filme também. Recomendo pra quem quer algo mais descontraído e gosta de histórias viajadas e sem sentido.
comentários(0)comente



Capitu 01/05/2021

Scott Pilgrim
É uma ótima HQ, gostei da estética e da dinâmica.
Os quadrinhos são bem movimentados e com uma impressão lúdica de vídeo games.
Mas continuo afirmando: Scott é um babaca
comentários(0)comente



Tainara.Carvalho 06/09/2023

Universo Ampliado
Já tinha visto o filme, então já conhecia a história. Acredito que vale a pena ler as hqs por conta de alguns detalhes que só aparecem aqui, como a forma como o Scott conheceu a Kim. Achei muito interessante como o filme é muito fiel aos quadrinhos, tanto com relação a história, mas tmb com relação a caracterização dos personagens e cortes entre uma cena e outra. Wallace continua sendo meu personagem favorito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



326 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR