Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Paula1735 02/12/2021

Clarice Lispector escreve vários tipos de histórias curtas do cotidiano. Mas não quer que suas obras fiquem rotuladas a um gênero literário. Prefere escrever aleatoriamente sobre qualquer gênero literário. E ao somente escrever , com o passar do tempo passou a ter coragem para publicar o que escreveu

Fernanda1156 30/11/2021

25 pequenos contos de Clarice
Vi em algum lugar que alguns destes contos já até haviam sido publicados anteriormente. Os contos abordam assuntos como infância, adolescência, maldade, mentira, tristeza, angústia, ansiedade, velhice, abandono, consciência, amor e muito mais. As pequenas e impactantes histórias do cotiano ou nem tão impactantes assim, mas em alguns momentos tristes e em outros até engraçadas, viraram poesias nestas linhas de Clarice. A leitura nem sempre é fácil, tem texto que demandam uma interpretação mais requintada e vou ser sincera que não foi em todos os contos que consegui entender a mensagem enviada por me faltar esta interpretação. Mas na maioria dos contos consegui concluir a interpretação e fui tocada pela história e pela poesia. A cada conto ganhamos uma reflexão, ganhamos algo no que pensar.

Sobre a autora: Uma escritora decidida a desvendar as profundezas da alma. Essa é Clarice Lispector, que escolheu a literatura como bússola em sua busca pela essência humana. Sua tentativa de transcender o cotidiano revela-se em personagens na iminência de um milagre, uma explosão ou uma singela descoberta. Todos suscetíveis aos acontecimentos do dia a dia. Vidas que se perdem e se encontram em labirintos formados por uma linguagem única, meticulosamente estruturada. E é por essa linguagem que Clarice Lispector constrói uma obra de caráter tão profundo quanto universal.

Nyck 29/11/2021

É um prazer indescritível entrar em contato com as palavras poderosas de Clarice Lispector. Esse foi meu primeiro contato com a escritora e término o livro com o desejo de ler tudo que ela já escreveu.

Naiara Heres 17/11/2021

Leitura obrigatória
Se a escrita de Clarice é confusa? Sim, eu e outros leitores podemos garantir.
Mas, no momento em que se desvenda a mensagem dos seus contos e histórias, sua cabeça já é outra, sua visão sobre as coisas muda, seu senso crítico aguça e Clarice te muda pra sempre.
Ela tem esse poder sobre mim, e eu só tenho a agradecer à Isabella Lubrano por ter acendido minha vontade de ler Clarice. Claro que tive que pesquisar explicações de muitos contos (e não há nenhum problema nisso) e outros eu consegui a decifrar sozinha, mas o que importa no final é a mensagem que cada um trás e o quanto podem nos balançar. Clarice é uma gênia!

Michaely1 17/11/2021

Em meio às epifanias de Lispector
Clarice Lispector é um dos maiores nomes de nossa literatura. Inegavelmente, eu já comecei a ler pensando que iria poder dizer aos outros: ?realmente, ela é tudo o que dizem?. Mais do que isso: jamais pensei ter alguma dificuldade para ler qualquer coisa que fosse escrita, mas tudo o que me faltava veio a partir dela.

Clarice Lispector não se apegava a tipos e gêneros textuais, mas, se eu pudesse classificar isso aqui, diria que são crônicas misturadas com uma leve ficção e contos.

Quando eu olho para a imagem dela, penso numa mulher extremamente séria e centrada que tratava de questões puramente lógicas, mas cada palavra tua revelava uma simplicidade que chegava quase a ser engraçada (oh, como ela não me mataria por dizer isso).

A Cada conto, eu enxergava a PERSONALIDADE de Clarice Lispector. Em cada pedaço, eu via o quanto que sua mente vagava pelas mais simples descrições, como que ela se admirava pelas questões relacionadas ao desconhecido e o quanto que eu não precisava dar valor ao que é simples. O próprio título quer nos mostrar a felicidade clandestina: a felicidade que veio por meio de um livro emprestado. Sim, apenas isso. Não tem nada além: é o amor por um livro. Simples, não? Temos o talento de complicar as coisas quando, na realidade, podemos amar as mais simples conotações.

Eu descobri que o desconhecido e a surpresa, que a tanto eu temia, podem ser dois fatores extremamente interessantes. Eu descobri que galinhas, ovos e baratas são coisas que nos fazem pensar muito mais do que pensamos. Eu descobri que, ao mesmo tempo em que eu me irritava com a escritora por achá-la complicada demais em certos termos, vi-me exatamente nela. Cheguei a assustar-me com o quão parecidas éramos em certos pontos.

Sobre a experiência com a leitura:
Demorei 13 dias para ler esse livro. Achei que ia entrar numa ressaca infinita, mas a verdade é que essa leitura TEM que ser demorada. TEM que ser para aqueles dias que você vai apenas sentar em uma cadeira e ler calmamente toda a tarde. Poucas páginas custam 20 minutos. Isso porque as suas reflexões precisam ser apreciadas com muita cautela, pois são tantas aliterações que eu me perco nas figuras de linguagem utilizadas (sinceramente, como um ovo pode ser tão confuso?).

Eu me irritei muito com ela também. Achava que ela era muito dramática e que usava explicações e descrições muito longas para coisas simples. Talvez seja essa a graça da leitura. Por um momento, pensava que não leria nada mais dela, mas me dou conta de que eu ter me irritado tanto com um simples livro só mostra o tanto que ele é especial para mim. Confuso? Talvez, mas confesso que passei a falar coisas cada vez mais confusas após experimentar essa leitura.

É impossível não ler mais dela.
É impossível não ficar afoito por mais descrições sucessivas sobre coisas tão simples.
Mais impossível ainda é não admirar a simplicidade e confusão dessa escritora.

Mauricio 12/11/2021

Contos poéticos psicodélicos e viagens literárias
Clarice Linspector consegue fazer poesia sobre fatos ou situações do cotidiano, como uma menina sentada na calçada vendo passar um cachorro com seu dono entre outras.
Ao narrar esses fatos e situações corriqueiros, ela vai entrando no íntimo dos personagens, como se o personagem estivesse mergulhado em pensamentos e vertigens, uma coisa meio alucinógena até.
Há vários elementos da filosofia em seus textos, onde ela busca o sentido metafísico, a real existência das coisas, animais e pessoas, não sei se é exatamente essa a definição mas fica aqui a minha compreensão. Um exemplo é o conto do ovo, em que ela se aprofunda nas mais diversas formas e sentidos do que é ser um ovo.
Em muitos contos ela faz questão de dar vários sentidos às mensagens, as vezes uma situação ou personagem representa outra coisa na realidade e deixa para que o leitor faça as suas análises e interpretações.
Ela é muito atraída pelo imperfeito, pelo que não é convencional ou o que se julga ser o moralmente aceito pela sociedade, tem muitos traços do feminismo e da valorização da mulher.
Alguns contos, de tão psicodélicos que são, acabam sendo de difícil compreensão e acabam deixando uma grande lacuna no final, que, penso eu, poderiam ser melhores explorados e finalizados, mas, sabendo-se que ela era uma escritora muito exigente consigo mesma, penso que tudo foi escrito de forma intencional e o entender Clarice Linspector através dessas lacunas e alucinações, seria o grande legado deixado pela autora.

saraffranco 09/11/2021

Amei a escrita de Clarice, são contos que te levam a encarar as coisas de forma mais profunda. Muito embora alguns textos exijam uma interpretação aguçada e isso tenha me faltado algumas vezes, o que me fez considerar alguns textos demasiadamente longos e cansativos.

oieamare 05/11/2021

Surpresas, tristezas, amor: Clarice Lispector!
Não é o tipo de livro para se ler em uma quase ressaca literária porque Clarice tem sua própria linguagem para escrever e as vezes ela pode ser bem rebuscada para a mente cansada. Mas se a ressaca for vencida, FC é como um oásis para o pensamento.

Um livro de contos escritos em diferentes épocas de uma autora que sempre traz aquele toque de realidade, melancolia e amor (embora quase sempre trágico).

É de rir, chorar, apaixonar, emocionar. Para ler com calma, quem sabe reler e ler de novo. Mas é uma obra que gratifica só de ler. ?

(e com certeza o conto que mais me fez sonhar foi Os Desastres de Sofia, ao passo que Os Obedientes me trouxe muita emoção. Mas nenhum me fez pensar sobre meu euzinho mais do que Perdoando Deus e o Ovo e a Galinha é um ótimo exercício para o pensamento.)
Carolina 05/11/2021minha estante
Por mais reviews com aviso pra quem esta de em ressaca literaria ksksksk

Alexia 30/10/2021

Alguns contos realmente me tocaram e me fizeram gostar da forma que Clarice escreve, porém, outros me deixaram confusa e não consegui sentir a profundidade. São vários contos curtinhos e interessantes, recomendo se quiser uma leitura rápida.

Beat.Rossi 27/10/2021

Ainda
Amei demais!
Clarice tem a incrível capacidade de trazer pensamentos complexos e filosóficos de coisas simples como um ovo de galinha.
Ela conseguiu me fazer chorar, me sentir confusa, feliz, angustiada e me caticvar em cada conto.
Só tirei ponto por causa da ignorância e inocência da minha alma que não passou por coisas o suficiente para sentir a catarse dos contos e compreendê-los (ou não) por completo. Ainda.

Allyne 22/10/2021

Peculiar
Uma coletânea de contos, uns incríveis, outros incompreensíveis. Cada pedacinho da vida de Clarice é representada em um conto, embora a autora diga que suas histórias não são autobiográficas.

bia 15/10/2021

clarice me inspira.
Estou terminando de ler esse livro e dois contos me marcaram muito, o primeiro é "perdoando deus", esse me tocou de um jeito... E o segundo foi "uma esperança", uma história linda, me fez perceber algumas coisas, uma delas é que não somos nada sem esperança. Clarice tem algo tão magico no seu jeito de escrever e pensar, que nem consigo descrever corretamente oque sinto quando a leio, mas acho que é uma experiência que todos deveriam ter, pelo menos uma vez na vida.

bia 15/10/2021

clarice me inspira.