Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Leo Farias 22/05/2022

"Perdoando Deus" e “Felicidade Clandestina” são duas obras-primas condensadas em poucas páginas.
Escrito com fluidez, e mantendo toda a margem para profundidades. Escutei Clarice, a minha versão dela, a idealizada, do meu lado contando as histórias desse livro. Cheio de metáforas e uma psicologia natural, que brota de mentes geniais como as de Clarice.
Contos escritos em diferentes épocas da autora, tendo como temas a infância, a adolescência, família, amores e assuntos tão importantes para a rotina de nossa existência.
Deve-se ouvir Clarice, antes de tudo.

lauraforcleanskin 18/05/2022

sendo um paradidático da escola, me sinto obrigada a ler, não flui, a escrita é formal, alguns contos sao ok e outros não entendo
mas em geral eu ?gostei?

Bruna 17/05/2022

Todos os livros da Clarice valem muito a pena ler. Mesmo que não entenda muita coisa, tenho certeza que vai ter alguma frase, texto ou conto que vai te transformar, te encantar, te fazer se apaixonar por essa escritora incrível.

Nayra 17/05/2022

"Estava de pé, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de coração batendo fundo, espaçado, sentindo o mundo se transformar. A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilíbrio frágil."

luzi 13/05/2022

metade das estrelas são só por "Perdoando Deus", que eu sinto que vai me seguir durante a vida inteira

Daniel.Alcantara 13/05/2022

A proximidade provocada
Felicidade clandestina: contos
Por Clarice Linspector
Editora Rocco

O conto que dá nome ao livro é fascinante e não para por aí. Os outros contos fazem retumbar o peito. É impressionante como a Clarice me envolveu com esses contos. Em um primeiro momento, por talvez indicações de pessoas que nunca leram a Clarice, fiquei esperando um texto de difícil leitura, tal qual, Virginia Wolf, mas do contrário.
Textos muito fáceis de ler, que puxam o leitor pra dentro do texto, como se ela estivesse ao seu lado realmente contando a história.
Além disso me cativou a pegada psicanalítica de alguns contos, além das metáforas
Autora maravilhosa, não temam os livros dela, vale cada linha! Ah, é meio trevosa? Não achei tanto. Eu me identifiquei bastante com a forma de pensar da autora e ainda mais coma escrita! Super indico!

Beca 03/05/2022

Felicidade clandestina
O livro é cheio de vários contos escritos em diferentes épocas da vida de Clarice Linspector, histórias bem distintas umas das outras algumas são bem chatinhas e um pouco confusas mas algumas são bem interessantes e boas,ao todo possui 25 textos de temas bem distintos como adolescente, infância, família,amor,etc.
Muitos desses textos apresentam um pouco recordações da autora ou personagens que marcaram sua infância.

a n a 02/05/2022

mas e a mensagem?!
ler Clarice Lispector é uma experiência e tanto. uma leitura passiva aqui não funciona, o leitor é convidado a queimar fosfato para tentar interpretar cada conto e eu sempre ficava com uma sensação de que ainda não tinha captado totalmente a mensagem. quando parecia que eu tinha entendido a resposta, a Clarice mudava a pergunta. afinal as obras dela se resumem a isso: entregar todas as perguntas certas e incentivar quem está lendo a ir procurar as respostas.
um dos meus livros favoritos da vida.
Yumi 02/05/2022minha estante
Enfim,um ícone na literatura Brasileira..

Jullyana.Chagas 02/05/2022

O livro e sua amante
Após ter lido e amado "A hora da estrela" da mesma autora me senti na obrigação de ler outro, assim escolhi esse que não me decepcionou. A escrita da Clarice é única e encantadora. Eu amo a profundidade e sentido que ela proporciona através das palavras sobre diversos temas, desde de objetos, animais, pessoas, amadurecimento e sentimentos. Esse livro é um verdadeiro mergulho em sua alma que vale a pena ler. Contém 25 contos de leitura rápida, onde destaco alguns: Felicidade clandestina, Miopia progressiva, Restos do carnaval, O grande passeio, A legião estrangeira, O ovo e a galinha, Os desastres de Sofia, As águas do mundo, A quinta história, Um história e tanto amor e A criada.

tortajulia 01/05/2022

"A alegria dos outros me espantava."
Quero começar dizendo que é o segundo livro que eu leio da Clarice e eu não consigo pensar numa maneira de definir a escrita dela. Talvez confusa ou apenas extremamente impactante de um jeito visceral. Sinceramente, ela me deixa confusa e eu gostoKKKKK

Nesse livro, foram reunidos contos/crônicas/textos que narram situações cotidianas, porém com o jeito Clarice de ser. A escrita dela não é "linear" e eu chego a conclusão de que a Clarice não se entende, mas sim se sente. Não consigo me decidir que nota dar pra esse livro, ao mesmo tempo que ele me impactou tanto e ecoou dentro de mim. Uma simples frase dela contém camadas e mais camadas de originalidade, personalidade e profundidade.

jao 01/05/2022

Reflexivo
O primeiro livro que li da Clarice. Tinha lido a alguns anos atrás e gostei bastante mas não me lembrava muito sobre ele. Peguei para reler. A escrita é muito boa e contém muitos mensagens reflexivas.

swan.ellie 14/04/2022

Admito que fiquei bem perdido lendo alguns contos. A escrita da Clarice é bem confusa as vezes, mas acho que isso é o que faz os livros dela tão bons.
É interessante ver como ela pega situações comuns do dia-a-dia, e as transforma em um conto cheio de sentimentos e dúvidas, dúvidas sobre a consciência, o amor, a vida, o pensar?

É realmente um lindo livro, provavelmente vou lê-lo de novo daqui a uns anos.

Nathalia 10/04/2022

Felicidade Clandestina, Clarice Lispector.
Em Felicidade Clandestina, Clarice - uma observadora da vida- fala da existência de um modo tão poético, profundo e tão seu que, em alguns momentos, podem até nos causar certo desconforto e confusão, de modo que cada um dos seus contos precisam ser lidos mais de uma vez. A beleza de Clarice, entretanto, está justamente no não entender, no sentir, no mergulho em nós mesmos convidado pela imersão em suas palavras.

Na coletânea, o cotidiano, vivenciado por pessoas comuns, seres corriqueiros, muitos invisíveis e esquecidos ou incompreendidos por todos, toma rumos inesperados, que criam nos personagens momentos intensos de enfrentamento da vida e de seu interior que terminam por mudá-los por completo.

Ela trata, de forma geral, de muitos temas - o amor, a morte, a escrita, a maternidade-, mas percebi um certo fio condutor que os une: o amadurecimento e a dor que ele causa em nós. Muitos dos seus contos tem como protagonistas crianças em seu processo de descoberta e amadurecimento, todas elas em contato com a angústia de crescer e se interrogar acerca de si mesmas e do mundo onde vivem. Fugindo dessa tendências, seus personagens adultos tinham em si algo de criança, de alguém que descobre o mundo ou uma parte dele que antes não era vista ou concebida.

Terminando minhas divagações, posso dizer que ler Clarice Lispector pela primeira vez dispertou em mim emoções fortes mesmo quando eu não conseguia entender tudo o que ela dizia no texto. Mais do isso, ao me levar sempre a me interpelar sobre as minhas supostas certezas, me lembrou em cada página as razões pelas quais eu amo e sempre amei a literatura

André Junior 06/04/2022

Clarice é Clarice! Sensacional!!!
Não é um livro para se ler de uma vez. Essa é a minha percepção! Alguns contos deste livro, para aproveitá-lo ao máximo, precisam ser lidos duas, três, quatro vezes. Não para aí: depois de ler é necessário deixar com que façam eco dentro de nós. A escrita de Clarice fala de questões subjetivas, de emoções e indagações poderosas, questões relevantes confrontadas em situações pitorescas.
euliteraria_ 06/04/2022minha estante
Adoro suas opiniões!