Vozes Insurgentes de Mulheres Negras

Vozes Insurgentes de Mulheres Negras Bianca Santana

Resenhas - Vozes Insurgentes de Mulheres Negras

João Malafaia 15/07/2020

Incrível
Essencial para conhecermos mais sobre obras escritas, organizadas e compostas por negras brasileiras. O livro passa por acadêmicas, escritoras, domésticas, compositoras e mais. Uma biografia introdutório perfeita.

Juliana Civitavecchia 24/11/2020

Vulva negra
Estar em contato com leituras racializadas nos demonstra com todas as letras que o materialismo é uma ferramenta absolutamente indispensável em qualquer análise.
Acima de identificações e "vivências", o que vale no final das contas é o preto no branco.
A lógica que foi imposta a nós mulheres negras, relaciona a nossa mulheridade a tudo que é impuro e defeituoso, e um discurso que foi repetido décadas a fio interferiu diretamente sobre nosso pessoal-político. Como é difícil lidar com tanto calcanhar de Aquiles.
Ainda bem que a história está aqui pra recordar nossa força ancestral, e ter o privilégio de absorver tanta força em forma de discurso nos dá coragem pra deixar os estigmas de fraqueza nata e nos direciona para a origem da nossa potência.
Nós sabemos porque perguntas difíceis devem ser feitas.
Vamo pra cima e boa.

Mariana.Mirele 27/08/2020

Incrível!
É um livro encantador e incrível, que traz um pouco sobre os escritos e vida de mulheres negras importantes para a construção da negritude em nosso país. Esperança Garcia, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, todas elas estão muito bem homenageadas nessa coleção.