Livro do desassossego

Livro do desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

PalmeiraPaula 02/08/2023

Terapia em forma de livro
As vezes inusitado, as vezes rotineiro.. mas de alguma forma sempre marcante. O livro do desassossego, carrega a aflição para além de seu título. Nos faz analisar a inquietude da mente humana através de perspectivas poéticas na linguagem que somente Pessoa poderia expressar.

Minha dica é: leia o livro como se fosse um amigo te enviando mensagens. Inclusive, o livro é enumerado dessa forma.
Desse modo, enquanto o narrador reflete sobre a vida dele, vc também acaba refletindo sobre a sua.

CamisApplepie 01/08/2023

Entendo a importância do livro, como as reflexões de Pessoa nesse livro são complexas e muitas vezes precisei ler várias vezes para ter uma interpretação que na minha cabeça se encaixasse. Porém, talvez eu não seja "madura" o suficiente para ler um livro que marcou tantas pessoas, pois eu me arrastei muito na leitura e o fato desse livro levar tempo para ler o fez muito cansativo para mim. Mas é isso, lido.

manuela 23/07/2023

????
Seis meses de leitura e não considero que absorvi 20% da profundidade que é isso aqui ! simplesmente incrível, um livro que eu quero ter físico pra deixar do lado da cama e todo dia reler uma página e raciocionar o que foi escrito. vou levar pra VIDA, vou ter 80 anos e ainda vou me emocionar lendo novamente ! minha maior experiência literária

Ueslei 23/07/2023

Inquieto, incompleto, incerto
"Benditos sejam os instantes, e os milímetros, e as sombras das pequenas coisas, ainda mais humildes do que elas! Os instantes . Os milímetros ? que impressão de assombro e ousadia que a sua existência lado a lado e muito aproximada numa fita métrica me causa. As vezes sofro e gozo com estas coisas. Tenho um orgulho tosco nisso."
Livro de pensamentos, incompletos, perdidos, desconhecidos. Parece as nuances da própria imagem, do próprio sonho e do próprio autoconhecimento. Leitura de cabeceira, leitura bonita e reflexiva. Só os grandes são capazes de transpassar em palavras os emaranhados dum'alma múltipla e inquieta.

Ueslei 03/10/2023minha estante
Oie, não estou ??

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Vc ainda tem acesso a loja do clube?

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Queria mtt comprar essa edição mas eh mtt caro p ter acesso a loja deles

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Queria comprar essa edição do livro do desassossego mas eles nao vendem por fora

Sophia.Campos 16/07/2023

O livro certo na hora certa
Sempre gostei da pessoa que Fernando foi e sua literatura me agrada muito. Já li duas obras, mas essa chegou até mim aleatoriamente depois de uma recomendação vista na internet.
Dei uma chance e me apaixonei.

Adorei o caráter intimista que a obra tem, com frases fortíssimas e muito reflexivas.
Não acho que vai agradar a todos, mas eu sinto que li no momento certo porque esse livro acalmou meu coração em vários momentos.
Viva Pessoa!

Luiza Carvalho 08/07/2023

Acho que entrou para a categoria "melhor livro que já li na minha vida"
é um livro com uma sensibilidade, um sentimento inexplicável
são coisas que todos nós passamos e nos identificamos, mas escrita de uma forma que faz qualquer um se apaixonar pela vida e por todas as suas complexidades
Fernando pessoa, obrigada por esse livro

cinnamongirl612 05/07/2023

Devaneios e inquietações sobre a vida
Meu livro preferido do Pessoa, arte em forma de prosa. Na obra ele, por meio de seu semi-heterônimo Bernardo Soares, escreve sobre incertezas, inquietações e devaneios e sobre uma certa "inadaptação à realidade da vida" com a qual é muito fácil às vezes nos identificarmos durante a leitura.

igsuehtam 03/07/2023

Terminei o livro, mas não terminei de ler os trechos
Iniciei essa leitura há mais de três meses. Fui lendo aos poucos, por ser um livro um pouco complicado. É uma daqueles livros que deve ser lido com calma. Impossível pegar ele e ler de Cabo a rabo.

Esse se tornou meu livro de cabeceira. Mesmo ao fim da leitura, você ainda não termina de ler. Sempre tem mais e mais. Me vi em vários trechos, e decerto algums marcam muito mais que outros.

Matheus 27/06/2023

?O coração, se pudesse pensar, pararia.?
Que obra espetacular, falta-me adjetivos para descrever a grandiosidade que é o Livro do Desassossego. O livro foi publicado postumamente, sendo uma compilação dos escritos e pensamentos de Pessoa ao longo de sua vida.

Uma das características mais marcantes do Livro do Desassossego é a sua introspecção profunda e a exploração dos sentimentos de angústia, solidão e alienação. Os fragmentos literários refletem as diversas facetas da personalidade de Pessoa, criando uma sensação de fragmentação e uma busca constante pela identidade e pelo sentido da existência.

A obra aborda temas como a natureza da realidade, a fugacidade da vida, a inconstância dos sentimentos e a busca por uma verdade absoluta. A linguagem utilizada é densa e poética, repleta de metáforas e imagens vívidas, que transmitem as complexidades e as contradições da experiência humana.

Ao longo dos fragmentos, o narrador personagem apresenta uma sensibilidade aguçada para o mundo ao seu redor, observando detalhes aparentemente insignificantes e transformando-os em reflexões filosóficas. Essa perspectiva contemplativa e introspectiva revela a influência do simbolismo e do modernismo na obra de Pessoa.

Outro aspecto importante do Livro do Desassossego é a reflexão sobre a arte e a escrita. Pessoa explora a natureza da criação literária, a relação entre o escritor e sua obra, e a capacidade da arte de transcender a realidade e expressar a essência humana. A obra também traz reflexões sobre a poesia, a prosa e a literatura como formas de expressão artística.

Em suma, o Livro do Desassossego é uma obra literária rica e complexa, que mergulha nas profundezas da alma humana e explora questões universais sobre a existência, a identidade e a arte. Através de sua linguagem poética e reflexiva, a obra convida o leitor a uma jornada de autoconhecimento e contemplação das complexidades da vida.

Matheus 30/09/2023minha estante
Olá, no momento não

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Vc tem acesso a loja do clube?

Matheus 30/09/2023minha estante
Infelizmente não, sou assinante mensal. Apenas os mecenas possuem

anabanana91 25/06/2023

Posso dizer que nada sei sobre o que li como também que me identifiquei com certos excertos que li. Definitivamente é uma leitura com uma complexa interpretação que eu própria não consegui interpretar a 100%, porém em muitos momentos senti uma crise existencial pelas reflexões do poeta que acaba por contrariar essa ideia mas que deixa marcado no leitor.
Gostei do início sobretudo mais a meio onde encontrei uma frase que fez todo o sentido para mim. Eis a citação " Nunca amámos alguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É um conceito nosso --- em suma, é a nós mesmos --- que amamos."

Liuyoor 12/05/2023

Perfeito. Cheio de sentimentos e devaneios, assim como todas suas poesias, textos e fragmentos estrambólicos!! Fernando Pessoa é um clássico.

camilossantos 07/05/2023

Me identifiquei muito com várias partes do livro. A leitura é bem fluida, algumas partes tem parágrafos bem curtos, e mesmo assim, tem uma riqueza enorme e faz você viajar no pensamento.
O livro não tem uma linha do tempo bem definida, então de certa forma, de qualquer lugar que você abrir o livro e começar a ler vai poder aproveitar o conteúdo. Os temas também são variados.
Foi o primeiro livro que li do Fernando Pessoa. Me deixou curioso para ler outras obras.

LAvia 03/05/2023

Esse foi o primeiro livro que comecei nesse ano e só termino agora, aprendi com Fernando Pessoa que esse livro é um livro pra se ler com calma pois tem o seu peso, tem muito do autor em si

Nicolas27 06/04/2023

Fernando Pessoa se superou nessa obra, conseguindo realizar uma explosão de pensamentos e sentimentos, nem todos tão felizes. Pessoa, através de Bernardo Soares, retrata a vida, o ser, a moral, a religião, a subjetividade, as vontades, os desejos, as desilusões, todos os sentimentos de uma vida humana, os mais profundos pelo menos (assim eu diria) e esses são os mais dolorosos e cabreiros de lidar. O livro do Desassossego mostra uma mente inquieta, ansiosa, que através da escrita de seus sonhos ou vivências revela os seus pensamentos. Chega a ser terrível quando nos identificamos com alguns trechos e percebemos que já tivemos tais pensamentos, mas é surpreendente ao mesmo tempo como os pensamentos de Bernardo brincam conosco. Não consegui entender todos os trechos, então com certeza irei lê-lo novamente quando tiver mais maturidade. Minha percepção da obra pode estar errada, porém é isso que senti por enquanto, com meu atual filtro do olhar.