Livro do Desassossego

Resenhas - Livro do Desassossego

Alci 15/05/2012

de cabeceira!
Forever!
Fernando Pessoa é minha alma-gêmea (mas só eu sei!)
Ele consegue colocar em palavras perfeitas todos os meus imperfeitos sentimentos e sensações sobre tudo!
Nunca precisaria ser escritora, pois ele já disse tudo sobre o que me incomoda em mim e na vida - esse desassossego todo.
Esse livro é pra ser riscado, rabiscado, marcado, grifado.. pois tudo o que está dito, faz sentido! Todos os sentidos levam à Fernando Pessoa heterônimos (pois o Fernando Pessoa, ele mesmo, é sem graça - coisa estranha).
JOAOEMDEPONPOSI 24/04/2013minha estante
QUE BOM LER ESTES ELOGIOS AO LIVRO DO DESASSOSSEGO FEITOS POR UMA JOVEM...O MUNDO AINDA TEM UM RESTINHO DE ESPERANÇA PORQUE ALGUÉM CONSEGUIU ENXERGAR QUE ESSE É O MELHOR LIVRO QUE JA FOI ESCRITO EM LINGUA PORTUGUESA.PENA QUE O RESTO DA JUVENTUDE NEM SAIBA QUE O LIVRO EXISTE.

LaraF 30/01/2012

cheio de grandes frases, causador de reflexoes..mas ao final, fica a impressao de que Fernando Pessoa viu tristemente, a vida passar..sem fazer nada, apenas se lamentando por nunca ter vivido (mas sera q nao foi escolha dele mesmo?). genial, sim..na expressao de seu pessimismo e niilismo..mas, deixa um vazio, inerente a todo ser humano, sem amparo!

Gilda 25/12/2011

Livro que não existiu
Esse livro é um mergulho nos pensamentos mais íntimos de Bernardo Soares. É uma leitura para pessoas sensíveis e é muito fácil se identificar. O título do livro não poderia ser melhor, pois lê-lo causa bastante desassossego. É quase que impossível passar ileso por ele.

"A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência."

Henrique Pontes 24/04/2011

Todo jovem poeta de nossa língua sonha com Fernando Pessoa. O sonhador se tornou o sonho, o ideal, o impossível Fernando Pessoa.

Aqui Pessoa reflete com tal profundidade e perfeição seu ensimesmar anímico que acabou retratando a própria condição da alma humana de seu século, de modo a não poder haver um único homem que, ao abrir este livro soberbo, não se identifique ao menos com uma das confissões tocantes guardador de livros Bernardo Soares.
A estrutura de anti-romance do livro, concebida de modo a narrar a trajetória interior do personagem, de sorte que o resultado final não poderia ser senão reflexões e sensações indistintas e sem ligações aparentes entre si, mas formando uma unidade raramente conquistada na obra de um escritor.

Este livro é mais que um marco na história da literatura universal, é uma tremenda descoberta da alma humana. Incomparável. Com esta obra Pessoa sobe à classe dos mestres inatingíveis. Uma vez íntimo desta literatura, difícilmente se consegue deixar o livro na estante e quer-se tê-lo sempre na cabeceira.

Evy 20/01/2011

Os mais lindos fragmentos...
Fragmento 1: "O coração, se pudesse pensar, pararia".

Livro do Desassossego é uma coletânea de textos espalhados, folhas soltas que foram unidas em uma obra integral simplesmente FENOMENAL. Com certeza uma das minhas favoritas de Fernando Pessoa. São fragmentos de uma sensibilidade sem igual que só o poeta poderia mesmo ter dado vazão em belíssimas palavras. Os mais lindos fragmentos que já li. Livro de cabeceira para ler e reler infinitamente.

Ana.Moura 02/09/2020minha estante
Quero tanto ler esse livro, estou esperando um tempinho pra começar.

Coolerman 29/12/2010

Livro eterno de cabeceira, para ser saboreado e degustado com calma, sem a mínima pressa de terminá-lo. Do tipo que você não escolhe o momento certo para lê-lo; parece que ele te escolhe.

joedson 15/12/2010

LIVRO DESASSOSSEGO

quase sem corpo nem alma
quase pessoa não é
ou é mais um da fauna

Peterson Boll 12/11/2010

Semelhante aos 'fluxo de pensamento' joyciano, mas enquanto aquele dá primazia ao jogo de palavras, aos desdobramentos linguísticos, "O Livro do Desassossego" prima pela poesia.

22/09/2009

Cabeceira.
É pra ser livro de cabeceira... Abrir ao léo e sorver...
Pedaços de Pessoa em seu melhor...

Luciene 07/07/2009

Belo e melancólico, azul e cinza
O azul e o cinza se encontram em um trecho do Livro do Desassossego, de Bernardo Soares. Este encontro torna manifesta a transfiguração da melancolia em algo terrivelmente belo. Se tornar pensamentos visíveis, como queria um certo pintor, ou se pintar quadros com palavras, como buscava uma certa escritora, são tarefas possíveis ou não, é uma questão que ficará em aberto, acolhendo quem quiser pensar sobre ela. O fato é que poucos textos nos capturam, como este, pintado em cinza e azul.

Patrícia 25/06/2009

Vou usar as palavras de Pessoa pra definir este livro: "E este livro é um gemido. Escrito ele já é o livro mais triste que há em Portugal".

Camila_Andrade 18/05/2009

Este é para ler e reler sempre, em todos os momentos da vida...

Daniela Alvares 12/05/2009

Maravilhoso!!
"Nestas impressões sem nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia sem factos, a minha história sem vida. São as minhas confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer".

O CORAÇÃO, SE PUDESSE PENSAR, PARARIA.

Déa Paulino 31/03/2009

Mais que um livro sobre as angústias, dúvidas e incertezas que permeiam nossa existência, o Livro do Desassossego é um livro sobre a beleza. Não só pelo óbvio, porque torna, através das palavras, incrivelmente belas a dores do viver; mas também porque sugere, em toda a sua rica prosa poética, novas imagens e sentimentos, novos direcionamentos, mais generosos, para o olhar desesperançado que inevitavelmente parte - ou partirá, um dia - de cada um de nós.

Como todos disseram, é um livro pra reler sempre e para sempre.

Carrenho 15/03/2009

Eterna releitura
Meu livro predileto. Vou relê-lo eternamente.