Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

Nicolas27 06/04/2023

Fernando Pessoa se superou nessa obra, conseguindo realizar uma explosão de pensamentos e sentimentos, nem todos tão felizes. Pessoa, através de Bernardo Soares, retrata a vida, o ser, a moral, a religião, a subjetividade, as vontades, os desejos, as desilusões, todos os sentimentos de uma vida humana, os mais profundos pelo menos (assim eu diria) e esses são os mais dolorosos e cabreiros de lidar. O livro do Desassossego mostra uma mente inquieta, ansiosa, que através da escrita de seus sonhos ou vivências revela os seus pensamentos. Chega a ser terrível quando nos identificamos com alguns trechos e percebemos que já tivemos tais pensamentos, mas é surpreendente ao mesmo tempo como os pensamentos de Bernardo brincam conosco. Não consegui entender todos os trechos, então com certeza irei lê-lo novamente quando tiver mais maturidade. Minha percepção da obra pode estar errada, porém é isso que senti por enquanto, com meu atual filtro do olhar.

Gilvan 21/04/2021

Acho lindo como o autor expõe de forma tão crua e real seus pensamentos e sentimentos. Ler este livro é um alívio para as almas que sofrem e sentem suas verdades em silêncio dentro de uma sociedade que vive de aparências e hipocrisia.

Iasmim.Almeida 26/11/2021

O desassossego da alma.
O livro do desassossego, perdoem-me a redundância, nos causa um desassossego e uma inquietação, na medida em que viramos as páginas, e nos deparamos com os pensamentos mais profundos, as inquietações mais latentes e os devaneios mais singelos de Bernardo Soares, vulgo, Fernando Pessoa; o próprio. Escrito em fluxo de pensamento esta obra nos causa sensações e sentimentos ora tranquilos, ora inquietantes e até mesmo "estranhos. É uma obra completa, na qual, podemos vislumbrar Bernardo Soares, em toda às suas faces e 'pessoas'. O livro do desassossego respira um sonho e aspira possibilidades dele, na mesma proporção em que expressa o desejo latente e real do sonhador em abster- se do real, do factual, do concreto. É um livro tão único e tão intenso que causa uma sensação de sonambulismo, na medida em que enveredamos pelos devaneios, pelas emoções, e pela compreensão singular do mundo pela óptica do nosso protagonista. É um livro para ser lido em pequenas doses, tamanho é o nível de desassossego causado. Contudo, é uma extraordinária! Recomendo demais!

Luã 03/01/2022

Bernardo Soares é uma antítese ambulante, homem transparente como o cristal e ao mesmo tempo obscuro, envolto em mistério tal qual a noite densa. A leitura dessa obra é um misto de angústia, reflexões e faíscas de alegria.

Marcio Monteiro 26/02/2009

´Não dá pra falar NADA desse livro... simplesmente leia, e leia, e releia, e sempre...
Carla Porto 28/10/2014minha estante
era o que ia dizer:
não poderia escrever uma só linha sobre.
nada que diga está à altura deste livro.

Alex Lira 01/04/2021

Muito confuso
Atribuído ao heterônimo (ou, segundo alguns, semi-heterônimo) Bernardo Soares, o LIVRO DO DESASSOSSEGO é descrito como uma ?autobiografia sem fatos?, na qual o autor desfia, em fragmentos desordenados, reflexões as mais variadas sobre a sua própria vida, a vida dos outros homens, Deus, o mundo, a arte, o amor?
????????
A partir do escritório onde trabalha como ajudante de guarda-livros, na Rua dos Douradores, em Lisboa, Bernardo Soares cria, em seu livro, um microcosmo - um mundo completo, permeado de melancolia.
????????
Consagrado como uma das maiores obras-primas de nossa literatura, com inúmeros trechos que se tornaram clássicos da língua, o LIVRO DO DESASSOSSEGO não é um livro acabado - visto que nunca foi preparado para publicação, o LIVRO é um quase que um amontoado de fragmentos. Longe de ser um problema, porém, o leitor pode encarar isso como um elemento que confere à obra um toque especial e que o convide ainda mais a se debruçar sobre o abismo que Fernando Pessoa/Bernardo Soares abre diante de seus olhos.

Carrenho 15/03/2009

Eterna releitura
Meu livro predileto. Vou relê-lo eternamente.
JOAOEMDEPONPOSI 24/04/2013minha estante
JOAOEMDEPONPOSI 24/04/2013minha estante
QUE BOM LER ESTES ELOGIOS AO LIVRO DO DESASSOSSEGO FEITOS POR UMA JOVEM...O MUNDO AINDA TEM UM RESTINHO DE ESPERANÇA PORQUE ALGUÉM CONSEGUIU ENXERGAR QUE ESSE É O MELHOR LIVRO QUE JA FOI ESCRITO EM LINGUA PORTUGUESA.PENA QUE O RESTO DA JUVENTUDE NEM SAIBA QUE O LIVRO EXISTE.
excluir

Saulo115 13/03/2021

Coerência...
"O mal todo do romantismo é a confusão entre o que nos é preciso e o que desejamos. Todos nós precisamos de coisas indispensáveis à vida, à sua conservação e ao seu continuamento; todos nós desejamos uma vida mais perfeita, uma felicidade completa, a realidade dos nossos sonhos... É humano querer o que nos é preciso, e é humano desejar o que não nos é preciso, mas é para nós desejável. O que é doença, é desejar com igual intensidade o que é preciso e o que é desejável, e sofrer por não ser perfeito como se se sofresse por não ter pão.
O mal romântico é este: é querer a lua como se houvesse maneira de a obter."

Oceano 08/01/2009

apenas uns trechos...
"Só uma vez fui verdadeiramente amado. Simpatias as tive, sempre e de todos. Nem ao mais casual tenho sido grosseiro ou brusco. Algumas simpatias que tive com pelo menos um auxílio meu poderia ter convertido em amor ou afeto. Nunca tive paciência ou sequer atenção de espírito para empregar esse esforço. A princípio, ao observar isso, percebi que tanto nos desconhecemos que descobri em minha alma uma razão de timidez.Mas depois descobri que havia um tédio das emoções, uma impaciência de me ligar a qualquer sentimento contínuo, sobretudo se houvesse de lhe atrelar um esforço prosseguido. A minha fraqueza da vontade começou sempre com a fraqueza de ter vontade. Assim como se sucederam as inteligências e as emoções, na vontade mesmo. Tenho uma sensação de tédio, como se o destino tivesse me imposto uma obrigação de amar. Um tédio, de um horroroso dever e de uma horrorosa reciprocidade, me faça dado com uma ironia de um privilégio que eu teria que maçar. De tédio, como se não bastasse a monotonia da vida ainda tinha que me sobrepor a monotonia de um sentimento definido".

Bruno 28/11/2009minha estante
eu to com medo de comprar este livro, nao se ´´e bom

Nicoli.Sena 02/05/2024

Desassossego
Simplesmente o melhor do mundo!! não sou a mesma depois desse livro. Fernandinho tocou na alma muitas vezes

Déa Paulino 31/03/2009

Mais que um livro sobre as angústias, dúvidas e incertezas que permeiam nossa existência, o Livro do Desassossego é um livro sobre a beleza. Não só pelo óbvio, porque torna, através das palavras, incrivelmente belas a dores do viver; mas também porque sugere, em toda a sua rica prosa poética, novas imagens e sentimentos, novos direcionamentos, mais generosos, para o olhar desesperançado que inevitavelmente parte - ou partirá, um dia - de cada um de nós.

Como todos disseram, é um livro pra reler sempre e para sempre.

Daniela Alvares 12/05/2009

Maravilhoso!!
"Nestas impressões sem nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia sem factos, a minha história sem vida. São as minhas confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer".

O CORAÇÃO, SE PUDESSE PENSAR, PARARIA.

Lucas 28/06/2013

Eu te entendo Bernardo, eu te entendo.
Fernando Pessoa nos leva a uma viagem à mente humana de forma poética e reflexiva. Tão intensamente verdadeiro e emocionante.

"Tudo que se passa no onde vivemos é em nós que se
passa. Tudo que cessa no que vemos é em nós que cessa.
Tudo que foi, se o vimos quando era, é de nós que foi tirado
quando se partiu." (p.92)

Amei o livro, amei a leitura.
O que aprendi? Que os acontecimentos que cercam nossa infância poderá refletir futuramente.

"Sofro, principalmente, do mal de poder sofrer.
Falta-me qualquer coisa que não desejo e sofro por isso
não ser propriamente sofrer." (p. 142)

"Este livro é a minha covardia." (p.364)

Pois digo: Esta leitura é a minha inspiração e este livro é meu tudo. Eu te entendo, Bernardo.

Gilda 25/12/2011

Livro que não existiu
Esse livro é um mergulho nos pensamentos mais íntimos de Bernardo Soares. É uma leitura para pessoas sensíveis e é muito fácil se identificar. O título do livro não poderia ser melhor, pois lê-lo causa bastante desassossego. É quase que impossível passar ileso por ele.

"A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência."