The Mysteries of Udolpho

The Mysteries of Udolpho Ann Radcliffe

Resenhas - The Mysteries of Udolpho

Marcos606 07/04/2023

A obra conta a história da órfã Emily St. Aubert, que é submetida a crueldades por seus guardiões, ameaçada com a perda de sua fortuna e aprisionada em vários castelos. Muitos eventos estranhos e assustadores (agora clássicos dos romances góticos) acontecem na atmosfera assombrada do castelo solitário de Udolpho, situado no alto dos escuros e majestosos Apeninos.

bobbie 03/10/2018

Clássico gótico incontestável
Certamente, quem estuda ou estudou literaturas de língua inglesa já ouviu falar em The Mysteries of Udolpho. Um clássico da literatura gótica que, admito, li muito tardiamente na minha carreira: 12 anos depois de graduado, 11 anos depois de diplomado Mestre e 4 anos após me tornar Doutor em literatura. Mas nunca é tarde para se tirar os atrasos da vida. O livro, indiscutivelmente, é escrito de maneira eloquente, grandiosa e, óbvio, datada. Li em inglês, como gosto de fazer com os clássicos. A narrativa é extensa, por vezes enfadonha, detendo-se em descrições longas e detalhadas, tanto de sentimentos, como de paisagens. Paisagens tais, a propósito, extremamente góticas em sua essência: terras distantes, montanhas grandiosas e sublimes, castelos isolados, gigantes, sombrios, com direito a passagens secretas e eventuais "assombrações". A trama também é clássica: a mocinha que é obrigada a passar por sofrimentos e privações antes de, finalmente, poder consolidar seu grande amor. Tecnicamente, em termos de teoria literária gótica, está tudo "lá" para ser apreciado. Minhas duas estrelas faltantes se deram por eu achar a história extremamente arrastada e, por vezes, cansativa. Embora haja passagens que despertam muito interesse e gerem fruição. Para ser lido com requinte e paciência.