No Bunker de Hitler

No Bunker de Hitler Joachim Fest

Resenhas - No Bunker de Hitler

Taisa.Tiago 24/07/2016

Livro interessante
Muito bem escrito o livro acerca do fim do ditador Hitler..rico em detalhes do declinio, bom pra que gosta deste tipo de história, e ainda tem o filme que tmb é interessante...recomendo..
Chico 22/09/2017minha estante
Só um detalhe, este não foi o fim....

Chico 22/09/2017minha estante
null

Clio0 02/01/2016

Vamos poupar tempo.

Esse livro não é um romance histórico! Você não vai ler uma história a la Bernard Cornwell ou Taylor Caldwell. Não há cenas românticas, descrições de batalhas, diálogos, nada disso.

Esse livro não é um estudo historiográfico! Não há notas, citações, definições ideológicas, discussões temáticas ou fontes bibliográficas.

Esse livro não é uma biografia! Não há acompanhamento extensivo sobre um período, mas um intensivo sobre um pequeno número de dias.

Joachim C. Fest fez exatamente o que se propôs. No Bunker de Hitler é um relato especulativo sobre o que provavelmente aconteceu nos últimos dias do Fuhrer. E só.

Então, se você não sabe sobre a conjuntura política na Segunda Guerra Mundial, vai rodar. Se não conhece nada sobre a [*****]pula alemã nazista, vai rodar. Se não está acostumado a seguir uma narrativa não-linear, vai rodar.
Humberto Junior 16/12/2021minha estante
Só me deu mais vontade ainda de ler esse livro.

Alessander.Oliveira 16/12/2021minha estante
Há uma biografia muito interessante de Hitler do mesmo autor, Joachim Fest.

Vitoca 15/03/2011

Os Ultimos Dias
O livro faz um apanhado histórico sobre os últimos dias de Hitler e seus seguidores. Com uma ótima pesquisa, o autor esclarece alguns pontos e fatos que levaram ao fim da guerra e sobre o dia-a-dia no Bunker, onde Hitler se protegeu ate sua morte.
Muito bem escrito e com uma historia interessante, o livro é devorado rapidamente pelos viciados em Historia, 2 guerra ou bons livros de não-ficção.
Karen Pereira 01/07/2011minha estante
Eu sou viciada nesses assuntos e abandonei esse livro. Achei-o muito massante de ler, com poucos diálogos, muito cansativo. E olha que eu gosto MESMO desse assunto.

Orlando 01/08/2009

De extrema importância para qeum quer conhecer os últimos dias de decadência, delírio e de vida do "Führer" !

Mto bom !

Marcelo 25/01/2010

A Derrocada do Nazismo
Este livro, de cunho histórico, retrata os últimos dias de Hitler em seu bunker, antes da capitulação da Alemanha nazista. Além de informações inéditas para os que, como eu, são leigos no assunto, há uma tentativa de humanizar o ditador austríaco, retirando os elementos míticos que, até hoje, o cercam.

gilson 06/12/2009

Horas Finais.
Este livro relata os últimos dias de uma personalidade que ainda hoje envolve discussões acaloradas, santo para uns monstro maníaco e sádico para outros, em fim é uma literatura poderosa!!! recomendo para quem pretende entender até onde pode chegar a obsessão humana.

guibre 05/01/2010

A obra contém um interessante e relativamente minucioso relato dos acontecimentos em Berlim por ocasião do encerramento da Segunda Guerra Mundial, de modo a reportar batalhas, acontecimentos políticos e a situação calamitosa do local, com os recorrentes nefastos efeitos em relação aos civis. Enfatiza-se também a dissociação da realidade dos próceres do regime, sendo demonstradas as maquinações para obtenção do poder de um Estado em ruínas, de modo a tornar-se perceptível a mesquinhez dos indivíduos enquanto pretendentes a posições superiores.

No entanto, o livro não se restringe a meros relatos, mas também contém análises sobre o fenômeno do nazismo e de seus líderes, com especial atenção, obviamente, a figura de Adolf Hitler. Dessa maneira, revela-se um interessante questionamento crítico, mesmo que sucinto, inclusive sobre se Hitler seria um "acidente histórico" ou uma "consequência natural" da progressão histórica alemã.

Mi 11/06/2010

Um porre!!
Eu achava que esse livro era um romance histórico que narrava os últimos dias da vida de Hitler. Ledo engano!! Ele é um apanhado histórico de fatos, sem qualquer lógica ou cronologia! Decepcionante!!

Eli 07/05/2011

Enfim...
Devo dizer que sofri para terminar esse livro. Sofri porque não se pode ler um livro desse naipe sem a atenção que ele merece. Não é uma leitura dificil, mas para quem está "afastada" do meio acadêmico, pode ser uma leitura meio sacal, principalmente se você tem trabalhado pra burro e tenha ficado doente por mais de uma semana (meu caso).
O livro tem um tom de acadêmico, apesar de não ser. A idéia é lê-lo como uma coleta de dados e informações sobre os ultimos dias que antecederam a morte de Hitler, e de como o final foi adiado por seus "seguidores fiéis". Joachum C.Fest é detalhista, mas seu livro pede isso. São "detalhes" de suma importância, pois nos mostram como a irracionalidade desse homem foi vista pelos seus como algo legítimo e correto, e que valeria morrer pelos ideais falsos e sem sentido que ele propagava.

Gabriel 15/02/2023

Exemplo de leitura didática e teórica
Uma leitura breve a respeitos dos últimos dias da Alemanha na guerra, acredito que a curiosidade sobre os últimos dias da vida de Hitler desperte a curiosidade de qualquer um,podendo deixar a importância do conhecimento histórico do período ofuscado, porem, ainda sim a leitura passar muito conhecimento a respeito do período e de momentos decisivo da Segunda Guerra Mundial. Diante as atrocidades da guerra e ainda mais das ideologias antissemitas e eugênicas por parte dos nazistas inspirados pelo seu líder Hitler, no momento do seu suicido me fez refletir se a morte é a ''punição'' mais''justa'' para alguns, talvez o sofrimento de passar os seus últimos momentos agonizando nas mãos do exército vermelho fossem mais ''justos'' nesse caso. No dia 30 de abril de 1945, o vento soprou as cinzas da personificação do mal sobre a terra...

Fabio 03/02/2014

De Dentro do Bunker
O livro vai além dos últimos dias do Führer, ele narra, baseado em fatos históricos e relatos de testemunhas, os últimos dias do Exercito Nazista. O livro é curtinho, porem denso. Passa muita informação sem enrolação. Tem uma linguagem mais técnica, voltado para uma crônica histórica. Acredito que deve ser bem interessante para os que gostam do tema.

Este livro inspirou o premiado filme A Queda – As Ultimas Horas de Hitler, que ganhou diversos prêmios, inclusive virou um famoso meme da internet.

Wilton 30/07/2014

Morando no bunker de Hitler
No Bunker de Hitler
O livro narra a derrocada de Hitler. Esmiúça o bunker onde ele ficou refugiado com os seus principais assessores. Recluso, conseguiu maquinar contra os adversários e contra os próprios conterrâneos. O autor demonstra como pode ser perniciosa uma mente conturbada quando detém o poder de vida e de morte sobre os seus semelhantes. Sem exageros ideológicos, o autor é fiel aos acontecimentos. Aquilo que não pôde ser documentado, teve um tratamento verossímil.
Joachim Fest não fez um quadro dos últimos dias de Hitler. O que ele externou foi, na verdade, um retrato daquele período.
Por isso, o livro não encanta. Não tem a pretensão de ser uma obra literária. Ele tem, isso sim, a frieza de um documento.
A obra deve ser lida por pessoas que procuram um texto tecnicamente irrepreensível, às vezes, cansativo, mas fiel aos fatos. Quem deseja apenas literatura, sairá frustrado da experiência de morar, por algumas horas, no bunker de Hitler.

Matheus 17/10/2014

Ótimo relato histórico de um acontecimento importantíssimo da história mundial, de leitura extremamente fácil e rápida. Joachim Fest consegue nos colocar dentro da atmosfera daqueles últimos dias desesperados de um império em decadência, onde todas as regras sociais já não valiam mais nada e a única coisa que pairava sobre aquelas pessoas era sua morte. O autor, através de sua escrita extremamente dinâmica, nos faz entender não somente o que se passou (ou o que supostamente se passou, já que o próprio livro deixa clara a inconsistência de vários relatos) mas todo o contexto para que a situação tivesse chegado naquele ponto, e ainda faz um panorama da motivação daquele grupo de pessoas que fizeram questão de levar uma nação inteira à ruína junto com suas próprias derrotas.