No Bunker de Hitler

No Bunker de Hitler Joachim Fest




Resenhas - No Bunker de Hitler


26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Clio0 02/01/2016

Vamos poupar tempo.

Esse livro não é um romance histórico! Você não vai ler uma história a la Bernard Cornwell ou Taylor Caldwell. Não há cenas românticas, descrições de batalhas, diálogos, nada disso.

Esse livro não é um estudo historiográfico! Não há notas, citações, definições ideológicas, discussões temáticas ou fontes bibliográficas.

Esse livro não é uma biografia! Não há acompanhamento extensivo sobre um período, mas um intensivo sobre um pequeno número de dias.

Joachim C. Fest fez exatamente o que se propôs. No Bunker de Hitler é um relato especulativo sobre o que provavelmente aconteceu nos últimos dias do Fuhrer. E só.

Então, se você não sabe sobre a conjuntura política na Segunda Guerra Mundial, vai rodar. Se não conhece nada sobre a [*****]pula alemã nazista, vai rodar. Se não está acostumado a seguir uma narrativa não-linear, vai rodar.
Humberto Junior 16/12/2021minha estante
Só me deu mais vontade ainda de ler esse livro.


Alessander.Oliveira 16/12/2021minha estante
Há uma biografia muito interessante de Hitler do mesmo autor, Joachim Fest.




leonardo.fsousa 09/04/2021

Belo livro!
Descreve muito a Berlim castigada nos tempos de guerra e o ódio e a loucura de Hitler.
É uma boa também assistir o filme "Der Untergang" baseado nesse livro.

comentários(0)comente



Márcio 07/02/2020

Bom
Algumas partes já constavam na biografia que ele escreveu sobre Hitler, mas ainda prefiro Os Últimos Dias de Hitler de Hugh R. Trevor-Roper. Como sempre o autor às vezes conclui muito e narra pouco.
comentários(0)comente



Simone 05/01/2014

História viva
Li em algumas resenhas o descontentamento de alguns frente ao conteúdo do livro. Pois bem, não se trata de um livro de ficção, é história pura, são relatos baseados na mais concreta realidade. O que as pessoas esperavam? Historinhas fantásticas? O livro se propôs a relatar o cotidiano no bunker de Hitler e a derrocada dos principais personagens que faziam dele sua morada pouco antes da vitória do exército vermelho sobre Berlim. E, ao menos em minha opinião, o autor cumpriu com a proposta, merecendo assim todas as congratulações pelo empenho na pesquisa. Para quem ama estudar história, este livro é um parque de diversões.
comentários(0)comente



Peterson 04/07/2021

Excelente livro
Um relato dos últimos dias de Hitler em seu Bunker. Até cometer suicídio, já com a cidade de Berlim tomada pelos soviéticos.
comentários(0)comente



Mi 11/06/2010

Um porre!!
Eu achava que esse livro era um romance histórico que narrava os últimos dias da vida de Hitler. Ledo engano!! Ele é um apanhado histórico de fatos, sem qualquer lógica ou cronologia! Decepcionante!!
comentários(0)comente



Vitoca 15/03/2011

Os Ultimos Dias
O livro faz um apanhado histórico sobre os últimos dias de Hitler e seus seguidores. Com uma ótima pesquisa, o autor esclarece alguns pontos e fatos que levaram ao fim da guerra e sobre o dia-a-dia no Bunker, onde Hitler se protegeu ate sua morte.
Muito bem escrito e com uma historia interessante, o livro é devorado rapidamente pelos viciados em Historia, 2 guerra ou bons livros de não-ficção.
Karen Pereira 01/07/2011minha estante
Eu sou viciada nesses assuntos e abandonei esse livro. Achei-o muito massante de ler, com poucos diálogos, muito cansativo. E olha que eu gosto MESMO desse assunto.




Edna 19/05/2021

Forte
Ao tomar conhecimento dos fatos, vem o  questionamento que vida é apenas um substrato aos olhos  e nas mãos daqueles que anseiam o poder. A cegueira é tão absurdamente abominável que não se sujeitam de forma alguma a derrota quando dentre os mais horrendas decisões como a de tirar a vida aos próprios filhos figura como um a ato de coragem. "A epidemia suicida".


Entre a curiosidade e o asco, transpus essa leitura forte, e de dificil assimilação do que habita o ser humano movido pela fúria, ganancia e a prática do  pior genocídio da história com mais de seis anos de duração, e essa mesma figura era capaz de chorar como uma criança ao se sentir traído.

Morfinômano foi a palavra usada  por Hitler para descontente com Göring,  um vocabulário do qual seu sentido era a própria prática, só uma mente intoxicada não pela morfina e sim pela maldade  e manipulação capaz de cegar aqueles que estavam a sua volta sempre venerando e adorando poderia ser capaz de tais ações.

Um pequeno livro do declínio de Hitler em seus últimos dias e que me chocou pois imaginava o Bunker um espaço limitado e me choquei lendo e vendo a quantidade de fiéis; só de sua guarda pessoal eram 250 homens e tinha dentro cozinha, varios departamentos para as familias de seus seguidores diretos e ainda um hospital para mais de 300 pacientes.

O livro choca,  pela  mente destrutiva e auto-destrutiva,  mas esclarece muito pois a historia diverge muito.
                ____________________

                                      _________________

Indico pois a história se repete com mentes tão pequenas à frente de um sistema que poderia preservar e  não destruir vidas como se fôssemos esterco.

O absurdo número das vítimas por Covid 19 no mundo já chega a 3,4 milhões e a participaçao genocida do Brasil,  desgovernado chega a 450 mil em 01 ano, ñ precisamos ser matemáticos para multiplicar pelo número de anos que isso pode durar com o andar da carruagem e chegaremos à numeros assustadores . Vidas perdidas, massacre humano.

#Bagagemliteraria
#Nobunkerdehitler
#História
#naoaogenocidio
#literatura
comentários(0)comente



Eros 04/12/2020

Agonia final.
Depois do filme "A Queda", produzido com base neste livro, houve que como uma familiarização com os últimos dias do Reichkanzler Adolf Hitler no bunker da Chancelaria. Joaquin Fest (que também é o biógrafo de Hitler) elaborou com este livro um documento histórico peculiar ao apresentar o desfazimento do III Reich nos estertores de uma guerra genocida que durara, na Europa, quase seis longos anos de uma devastação jamais vista na história da humanidade. Mas o que impressiona é sua reflexão sobre os objetivos de Hitler com a guerra total, vislumbrando uma mente voltada à destruição e à autodestruição. É uma avaliação psicológica ousada, mas que redunda coerente ante os fatos. Salvo, se os fatos e sua evidências nos traem em nossa observação externa e descontextualizada pelo anacronismo.
comentários(0)comente



Tiago Queiroz 22/01/2021

Excelente livro
O livro foi escrito por um dos maiores pesquisadores sobre nazismo e Hitler. Ele narra as atividades de Hitler e vários alto funcionários do governo que viveram os últimos dias da guerra no bunker em que Hitler morreu. Muito bem escrito, pesquisa formidável, objetivo, uma leitura indispensável para qualquer um que se interesse pelo tema.
comentários(0)comente



Sídnei 03/10/2020

Ótimo livro, relata os últimos momentos de Adolf Hitler escondido em seu bunker. Relata sua morte e de seus camaradas e a chegada dos soviéticos.
comentários(0)comente



Gabriel 15/02/2023

Exemplo de leitura didática e teórica
Uma leitura breve a respeitos dos últimos dias da Alemanha na guerra, acredito que a curiosidade sobre os últimos dias da vida de Hitler desperte a curiosidade de qualquer um,podendo deixar a importância do conhecimento histórico do período ofuscado, porem, ainda sim a leitura passar muito conhecimento a respeito do período e de momentos decisivo da Segunda Guerra Mundial. Diante as atrocidades da guerra e ainda mais das ideologias antissemitas e eugênicas por parte dos nazistas inspirados pelo seu líder Hitler, no momento do seu suicido me fez refletir se a morte é a ''punição'' mais''justa'' para alguns, talvez o sofrimento de passar os seus últimos momentos agonizando nas mãos do exército vermelho fossem mais ''justos'' nesse caso. No dia 30 de abril de 1945, o vento soprou as cinzas da personificação do mal sobre a terra...
comentários(0)comente



gilson 06/12/2009

Horas Finais.
Este livro relata os últimos dias de uma personalidade que ainda hoje envolve discussões acaloradas, santo para uns monstro maníaco e sádico para outros, em fim é uma literatura poderosa!!! recomendo para quem pretende entender até onde pode chegar a obsessão humana.
comentários(0)comente



Eli 07/05/2011

Enfim...
Devo dizer que sofri para terminar esse livro. Sofri porque não se pode ler um livro desse naipe sem a atenção que ele merece. Não é uma leitura dificil, mas para quem está "afastada" do meio acadêmico, pode ser uma leitura meio sacal, principalmente se você tem trabalhado pra burro e tenha ficado doente por mais de uma semana (meu caso).
O livro tem um tom de acadêmico, apesar de não ser. A idéia é lê-lo como uma coleta de dados e informações sobre os ultimos dias que antecederam a morte de Hitler, e de como o final foi adiado por seus "seguidores fiéis". Joachum C.Fest é detalhista, mas seu livro pede isso. São "detalhes" de suma importância, pois nos mostram como a irracionalidade desse homem foi vista pelos seus como algo legítimo e correto, e que valeria morrer pelos ideais falsos e sem sentido que ele propagava.
comentários(0)comente



Nat 17/01/2016

Os últimos dias de Hitler
O livro Mein Kampf do Hitler completou 70 anos e se tornou de domínio público, ganhando uma reedição na Alemanha. Seguindo o tema, li No Bunker de Hitler. Como o subtítulo do livro diz, esse é o relato dos últimos dias do terceiro reich. Não se trata de um romance histórico e sim de não-ficção, com uma narrativa não linear. Joachim C. Fest, um historiador, escreve sobre a derrocada do Hitler e de todos que estavam com ele. Traz especulações de como Hitler teria ficado senil e adoentado, de seu suposto suicídio e dos dias antes e depois do suicídio. Para entender o livro, é necessário ter um mínimo de conhecimento sobre alguns personagens da Segunda Guerra Mundial, pois não é um livro didático. O mais interessante para mim foi ver a descrição da personalidade de Hitler e da real adoração das pessoas que o cercavam. Indico esse livro para quem gosta do tema.
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR