Por que ler Shakespeare

Por que ler Shakespeare Barbara Heliodora

Resenhas - Por que ler Shakespeare

Fernanda.Caputo 02/02/2024

Um pouco sobre quem foi Shakespeare
Pelo título eu imaginei que seria uma espécie de lista apontando razões pelas quais deveríamos ler Shakespeare.
Na verdade, parece mais um ensaio da Bárbara Heliodora, uma das maiores especialistas e tradutoras da obra do Bardo.
Traz um breve biografia, apontando como ele chegou a Londres, de onde veio, quais suas influências, com uma cronologia da vida e obra.
A seguir há pequenos resumos críticos de suas peças, destacando o que há de mais relevante em cada uma.
É uma leitura bem rápida e fluida. Confesso que me atentei mais aos trechos das obras que já li e conheço, como há uma crítica, achei que fica mais difícil de entender em relação às peças que não conheço o enredo. Penso em voltar de novo nos trechos conforme for finalizando outras peças.

Waldellisia 15/07/2023

Informativo e breve
Apresenta diversas informações sobre Shakespeare, sua vida e cronologia. Algumas partes eu tive que pular porque começa a falar sobre seus livros e vai dando spoiler de TUDO o que acontece em cada um e como estou começando a ler o autor agora e odeio saber spoilers, pulei vários pedaços. Mas vale a leitura para aqueles que querem conhecer mais do autor

Diego Araújo 24/03/2023

Excelente introdução
Uma ótima introdução ao universo do "bardo inglês", escrito por uma de suas especialistas mais respeitadas em língua portuguesa. A cronologia das peças e das "fases" de Shakespeare nos dão uma visão muito clara do desenvolvimento de sua obra.

Nathália 15/01/2023

Por que ler Shakespeare
O livro conta um pouco sobre a vida do autor, mostrando o cenário que permeou grandes obras escritas por ele na época.

Edilene Freitas 31/07/2022

O livro aborda a obra de Shakespeare de maneira resumida, pincelando a evolução que ela teve ao longo dos anos. Trata um pouco sobre a vida do dramaturgo e suas relações com outros dramaturgos da época. Como panorama geral foi super válido e instiga a conhecer toda a obra do bardo.

Roberta.Chamberlain 25/06/2022

Júlio César, ato III, cena II é a coisa + linda que já li??
O livro tem a intenção de apresentar de forma breve a obra de Shakespeare. Ele se inicia contando um pouco do contexto histórico, seguido por um pequeno resumo das obras de Shakespeare e se finda com alguns trechos. Achei que ele cumpre bem com o papel de apresentar/introduzir o leitor a vida e obra de Shakespeare. E ele realmente incita o leitor a ler esse autor tão clássico, pois terminei o livro querendo ler Júlio César logo em seguida hehe
Maryclarie 26/01/2023minha estante
Estou morrendo de vontade de ler Júlio César meu deusssss

Roberta.Chamberlain 26/01/2023minha estante
Somos duass

Carlos Nunes 06/01/2020

Prefácio à obra do Bardo
Ler teatro não é fácil e em se tratando de Shakespeare, a dificuldade aumenta ainda mais. Começando com a concepção do teatro elisabetano, totalmente diferente da que temos hoje, passando pela escrita quase que completamente em versos, até esbarrar nos diferentes tradutores e seus diversos estilos. Por isso, para conhecer e - principalmente - apreciar as obras do autor, é necessário algum tipo de manual ou guia que apresente ao menos as linhas básicas de sua vida e obra. E Bárbara Heliodora faz isso magistralmente nesse livrinho curto e despretensioso, que funciona muito bem como uma apresentação e um prefácio da obra do dramaturgo. O livro é divido em partes. Na primeira - UM RETRATO DO ARTISTA - Bárbara nos situa no tempo e no espaço, falando sobre o desenvolvimento do teatro e como o mesmo era visto na época, e como Shakespeare se encaixa nessa história e entre outros autores da época. A seguir, uma CRONOLOGIA fala sobre a vida do autor e a criação de sua principais obras. A terceira parte, ENSAIO DE LEITURA, é a mais extensa, na qual, após um breve resumo de cada peça, Bárbara explica qual a importância da mesma. No capítulo ENTRE ASPAS, algumas citações marcantes extraídas das peças, objetivando dar um gostinho da linguagem do escritor. Finalmente, em ESTANTE, a autora relaciona as diversas edições das obras em português, bem como uma lista de filmes baseados ou inspirados pelas peças. A própria autora, conhecida como especialista em Shakespeare, tem outros livros bastante completos sobre esse grande escritor, mas aqui, com uma linguagem simples e sem se aprofundar em aspectos técnicos e teóricos, consegue cumprir brilhantemente seu propósito, o de apresentar e estimular a leitura de Shakespeare.