O Longo Adeus

O Longo Adeus Raymond Chandler

Resenhas - O longo adeus

Saturnlly 24/02/2024

O melhor do gênero
Phillip Marlowe é um gênio incompreendido. Raymond Chandler fez uma obra de arte. Esse livro revolucionou o gênero e definitivamente inspirou outros livros de romance policial que vieram após ele.

Eduardo 17/02/2024

Livro que causa tédio.
Este livro é apontado como o melhor do autor.
Independente do que leu a respeito dele, não espere muito.
Acabei de ler por pura força de vontade.
Em 385 páginas, não acontece quase nada de interesse.
Não recomendo.

Marcelo 25/01/2024

Um dos melhores romances noir que eu já li
Não consegui parar de ler este livro. Apesar de todos os clichês do gênero estarem presentes no livro e a autopiedade de uma das vítimas serem um escritor, o enredo é sensacional. Basicamente, um 'amigo' é acusado de matar a esposa, famosa por ser rica e traí-lo, violentamente. Ele foge pro México com ajuda de Marlowe e pouco depois se suicida deixando uma confissão escrita.
Em um primeiro momento, Phillip não se conforma com a forma como a esposa foi morta, tampouco com a confissão deixada, mas não vai atrás de investigar. Até que ele chamado para ajudar um escritor que mora na mesma comunidade de "alta classe" onde o crime ocorrera.
Um pouco previsível, sim, mas o desenrolar acompanhando Marlowe é sensacional. A persona do detetive noir cheio de autodepreciação e uma coragem que pode ser a confiança que é o protagonista e não vai morrer ou a vontade de encontrar um fim violento é muito bem posta no livro.
Vale a leitura. Nem que seja pra ver como Chandler descreve as cenas e personagens como um se fosse realmente um filme.

jjohn 29/12/2023

Tenho falado coisas errada para as pessoas certas
Este livro é impecável, desde os personagens até os plots que acontece ao decorrer das páginas.
Os personagens dessa trama são minuciosamente bem construídos, cada personagem quando introduzido pela primeira vez, é nos apresentado de forma cativante e criativa. Sobre o mistério da trama é um dos mais bem trabalhados que já vi, capítulo por capítulo você tem um plot twist novo que te faz amar mais ainda a leitura.
É o tipo de livro que quando chega a última página você percebe que a tão indesejada parte da experiência da leitura chegou, a parte de fechar o livro e dizer Adeus.

Procyon 08/06/2023

O longo adeus ? comentário
?Ainda não inventaram uma maneira de dizer adeus para os tiras.?

Minha primeira experiência com a obra de Raymond Chandler, um dos fundadores do romance policial na literatura ? e uma das maiores influências para o cinema noir americano. Chandler parece remeter à atmosfera enigmática e sombria de Edgar Allan Poe e unir essa estética a um discurso que, de certa maneira, confronta a mitologia do gangsterismo americano. Na trama labiríntica, desejos ocultos e instintos ?vulgares? do ser humano são explorados com uma perspicácia fascinante. O narrador traz um humor sarcástico que é cativante, sem soar cafona, e ainda descreve ambientes e situações ? com diálogos bem diretos ? de forma bastante imagética (?cinematográfica?, talvez?). Uma das coisas que mais me encantaram é esse sentimento perene de solidão impregnado na trama (certamente resultado do pós-guerra, bem como da morte da esposa de Chandler) com tamanha profundidade que dá um teor amargo à narrativa.

leonardo420 23/03/2023

Ótimo livro
Um ótimo livro, foge da mesmice da grande maioria de Romance policiais, aqui encontramos um protagonista real.

Luca 14/02/2023

Dizer adeus é morrer um pouco
Me emocionei e me surpreendi bastante com o final desse policial noir meticulosamente construído por Raymond Chandler. Sua escrita simples mas eficaz faz com que o leitor suspeite de tudo e de todas e se divirta com o livro. Além de escrever um protagonista incrível.

Camila.Dias 24/08/2021

Protagonista e história não me cativaram
Apesar do livro não ser extenso, demorei consideravelmente pra terminar de ler.
Achei o protagonista totalmente sem graça, queria fazer o tipo durão, mas não convence. As atitudes dele muitas vezes não faziam sentido algum, a não ser para fazer "tipo".
A história é um suspense policial, mas não dá curiosidade de desvendar o mistério, inclusive o mistério se perde nas voltas (sem sentido) que história dá. Só dei 2 estrelas porque ainda sim consegui terminar o livro.

José Vinícius 31/07/2021

Muito bom.
Este livro foi o primeiro livro com mais de 200 páginas que eu li. A história tem um clima noites muito forte, e para quem não conhecia o gênero (eu), acabei gostando. Os personagens são cativantes; durante a leitura não me importei tanto com o acontecimento chave da história e seu desfecho, mas sim em como os personagens iriam lidar com as consequências dele.

dionisocastro 20/05/2021

O Longo Adeus foi um livro que apareceu para mim de uma forma muito inusitada, mas que estava no local certo na hora certa. Enquanto eu lia a biografia de Lou Reed, entre as várias referências, surgiu o nome de Chandler e resolvi averiguar para ver o que achava.

Eu sempre tive um apreço enorme por romances policiais. Durante a infância, meus livros favoritos eram os de Sherlock Holmes e há muito tempo não tinha uma leitura assim. O detetive de Raymond Chandler não se assemelha em quase nada ao personagem sobrehumano de Conan Doyle e muito da beleza dele está nisso.

Não é uma história genial ou que me cativou completamente, mas foi uma ótima leitura. O ambiente sujo dos becos de Nova York e o clima de que nada vai mudar encaixou perfeitamente com a atmosfera Lou Reed em que eu me encontrava.

Francisco 30/04/2021

Talvez dizer adeus seja morrer um pouco
Aqui seguimos o detetive Philip Marlowe em mais um caso, talvez um dos mais difíceis de sua carreira. Marlowe deverá ajudar a descobrir a verdade sobre um crime quando seu amigo Terry Lennox se vê nele envolvido e posteriormente surge morto no México onde aparentemente suicidou-se.

Terry era casado com a filha de um multimilionário e os funcionários da casa a encontram na casa de hóspedes morta completamente despida e com o rosto desfigurado por pancadas. De início todas as suspeitas caem sobre Terry e Marlowe é acusado de cúmplice ao ajudá-lo a fugir, pois tem a certeza de que ele não é o responsável pelo crime.

A escrita do autor não é enfadonha em ponto algum e nenhum dos muitos personagens apresentados ao longo da obra são desperdiçados no desenvolvimento da trama. Em muitos aspectos a escrita de Chandler me remete aos romances policiais noir de Ross MacDonald. Além disso, o final do livro é surpreendente.

Chandler é um representante do gênero de romances policiais noir assim como Dashiel Hammett e Ross MacDonald. As muitas reviravoltas ao longo do livro o enriquece muito e faz com que ele torne-se incomparável no gênero. É uma leitura recomendadíssima para amantes do gênero.

Julinho 01/04/2021

Entre gângsters & escritores
"The long Goodbye" foi o meu primeiro contato com o detetive particular Philip Marlowe, e consequentemente, com a obra do escritor Raymond Chandler - o qual pertence a tradição do romance policial americano, responsável pela desconstrução da figura do detetive: Marlowe é "uma cara normal", honesto na medida do possível, mesmo longe do "politicamente correto": Ele é alguém que conta as moedas para comprar o pão de cada dia.

Tive alguns problemas, pois considero que um bom romance policial precisa ser curto e dinâmico e "Um longo Adeus" é longo, cheio de reviravoltas intrincadas. Minha experiência de leitura precisou de uma certa força de vontade para chegar até o final, mas não considero um livro ruim (*ainda que não seja o meu tipo preferível de leitura*).