Mundos Apocalípticos

Mundos Apocalípticos Org. John Joseph Adams

Resenhas - Mundos apocalípticos

Marcos.Alexandre 08/03/2024

Como todo livro de contos. Este também tem seus altos e baixos. Mas para os fãs de ficção científica vale a pena.

livrosepixels 28/01/2024

Tem apocalipses que são mamão com açucar...
'Apenas no precipício, nós evoluímos. - O dia em que a Terra parou"

Fim dos tempos, arrebatação, pós-catástrofes... todos são temas que me atraem muito e me deixam extasiado para acomanhar a jornada de personagens, de grupos ou mesmo da sociedade como um todo rumo a um novo começo.

Mundos apocalípticos mexeu com essas minhas vontades, mas não entregou o prometido. São 22 contos que se dizem "histórias do fim dos tempos", mas mais da metade, se vc esquecer que o mundo acabou, acontecem de qualquer forma e não agregam nada. Poucas histórias dessa coletânea realmente souberam dar sentido para uma "história do fim dos tempos". Ourtras surfaram longe dessa praia e entregaram narrativas pseudo filosóficas, outras futurísticas demais e confusas, e outras drama sem graça.

O livro se propõem a reunir grandes nomes da literatura e o organizador até diz "os melhores contos dos últimos tempos"... imaginem só então como devem ser os piores...

O conto de abertura, de Stephen King é legal, mas morno. O melhor dos contos que li "Quando os sysadmins dominaram a terra" está lá pra metade do livro, quando devria estar logo no começo, afinal, é um dos poucos que realmente tem características de pós-apocalipse e que narram uma história boa e até crível.

Os demais, ao meu ver.. uma baita seleção de histórias meia-boca e que poderiam estar em qualquer outra coletânea com menos apelo..

Enfim, uma pena, pois esperava realmente ter uma boa seleção de histórias aqui, já que volta e meia eu gosto de ler contos.. mas aqui só encontrei narrativas fracas e sem graça.

site: instagram.com/livrosepixels

Bruna 12/01/2024

Uma boa leitura!
Mundos Apocalípticos? Mundos pós-apocalipticos seria mais apropriado.

São vários contos com as mais diversas formas e personagens. Gostei da maioria! Tem algumas histórias bem sem graça mas faz parte da vida das antalogias.

Netto.Fabricio 28/06/2023

Não sei vocês, mas eu adoro essa temática fim dos tempos. Acho um tema muito fácil da gente se imaginar.
Publicado em 2019, mundo apocalíptico: histórias do fim dos tempos é uma coletânea de vinte e dois contos de ficção-cientifica focadas no pós apocalíptico idealizado por Jon Joseper Adms.
Nessa antologia podemos conhecer autores novos, como foi o meu caso, nem todos eu conhecia. E também podemos ler autores que são consagrados e conhecidos de milhares de leitores como é o caso por exemplo, Stephen King, Georg R.R.Martim, Octavia E. Butler e etc...
Todos os contos pretendem nós passar a mensagem e claro, alguns me fizeram refletir mais e outros menos. Alguns deles questionam a nossa própria humanidade algumas de nossas atitudes. Mesmo os mais curtos traziam essa carga reflexiva como a temática pede.
Os contos apesar de terem a mesma temática, trazem a ficção especulativa de forma bem distintas, com vários contos, porque não dão a impressão de repetição. Cada um dos finais de mundo e pós-apocalíptico.

Luke.Szeivier 12/02/2023

O mundo está sempre acabando para alguém a cada momento.
Mundos Apocalípticos - historias do fim dos tempos" é uma coletânea de 22 contos escritos por diversos autores (conhecidos, famosos, ou não) q narram histórias sobre um tema que muitos se interessam: o fim do mundo e suas consequências.
Embora de fato vc não vá encontrar histórias sobre invasões alienígenas e zumbis, nesse livro o principal é o comportamento do ser humano (ou do ser inteligente) enquanto enfrentam as tragédias e como esses eventos os afetam psicológicamente, sociológicamente e fisiologicamente.
As histórias são centradas em diversos períodos de eventos que levam ao apocalipse. Muitos se situam no futuro pós apocalíptico com poucos detalhes do que levou ao caos, enquanto outros acontecem no presente e mostra o caos surgir aos olhos do(s) personagem(s) de todas as idades, de crianças a idosos.
Caos que acontecem por diversos motivos: Extraterrenos, tecnológicos, causados por mudanças climáticas, doenças, pela psicologia humana, e até divinas, sendo narrados por seres humanos do presente e do futuro próximo, assim como seres inteligentes e evoluídos do futuro.
Muitos contos têm histórias fechadas, outros são abertos, muitos levam a lugar algum, outros são cheios de ação, ou de tédio, ou emocionantes, com finais esperançosos, ou tristes e alguns merecedores de um livro completo.

Enfim, É um livro bom? Sim. Está longe de ser excelente, mas serve para mostrar que todos temos curiosidade sobre como será o dia em que tudo vai acabar - ou para os "sortudos" o que esperar para sobreviver, sendo q cada um terá uma reação diferente.

Quanto a edição, o livro tem folhas amareladas, capa dura e é o primeiro volume de três coletâneas, sendo essa a única traduzida.

TOP 4 - MELHORES CONTOS:
1°. Quando os SysAdmins Dominaram a Terra (Cory Doctorow)
2°. Escuros, Muito Escuros eram os Túneis (George R. R. Martin)
3°. O Fim dos Mundos como Conhecemos (Dale Bailey)
4°. Depois do Juízo Final (Jerry Oltion)

TOP 4 - PIORES CONTOS:
1°. O Povo da Areia e da Escoria (Paolo Bacigalupi)
2°. O Circo Voador da Ginny Bumbum firme (Neal Barrett Jr)
3°. Natureza Morta com Apocalipse (Richard Kadrey)
4°. Esperando o Zéfiro (Tobias S. Buckell)

Livia1405 17/10/2022

Contos bons e outros mais ou menos
É um livro bastante diversificado na interpretação de Mundos Apocalípticos, pós Apocalípticos e do Apocalipse em si. Gostei muito de alguns contos, mas outros poderiam ficar de fora

EduardoCDias 26/08/2022

Assustador
Além dos óbvios Stephen King e Octavia Butler, esse livro nos apresenta muitos outros autores desconhecidos ou pouco conhecidos por aqui. Alguns contos são eletrizantes e até assustadores, se pensarmos na possibilidade real de acontecerem. Apenas um ou dois não me agradaram.

Carol 15/08/2022

1001 Apocalipses
Bom, aqui temos vários autores, alguns queridinhos e todos renomados, que trazem seus contos sobre um possível futuro depois de um grande apocalipse. Coisas como, uma praga que atinge a linguagem, contaminação radioativa que transforma humanos em aberrações da natureza e o meu favorito como tudo deu terrivelmente errado enquanto tentávamos alcançar a paz mundial.

Textos curtos, muitos deles bem imersivos, criativos e facilmente palpáveis. Vale a pena pra quem curte esse tema de distopias, pós apocalipses, a grande questão "e se...?" Divertido, rápido e interessante. Ah, por ter contos de diversos autores, não se torna cansativo e tão repetitivo, apesar de estarem no mesmo subgênero.

GustsSantos 20/07/2022

Um ótimo livro para fãs do gênero. É óbvio que, como toda coletânea de contos, esse livro apresenta uns contos excelentes, uns bons e outros que, por um ou outro motivo, eu não consegui me conectar ou compreender em sua totalidade. Ainda assim, é uma leitura com um saldo final bastante positivo e que possibilita um misto de emoções e experiências. Como essa obra oferece contos de vários autores, podemos ver diversos pontos de vista sobre o fim do mundo, com narrativas que expõem um cenário pré ou pós-apocalíptico, ou ainda no exato momento em que o mundo é consumido por doenças, pela fome, por monstros ou catástrofes. Os contos dos autores, na minha opnião, mais conhecidos foram os meus preferidos, ainda que alguns outros tenham sido tão bons quanto. Nessa obra não há nenhuma história que não promova raiva, surpresa, reflexão ou curiosidade no leitor (uns poucos, os melhores deles, inspiram todas essas sensações de uma só vez), tornando a leitura interessante e instigante. Em suma é uma ótima coletânea, que me deixou curioso para ler outros romances de alguns dos autores escolhidos.

2022 #13

Thiago662 05/03/2022

O que aconteceria após a destruição?
A certeza é que o homem destrói quase tudo que toca (o passado e o cenário atual demonstra bem isso). O fim está sempre muito próximo e esse livro é sobre o pós-fim. O que faríamos? Tudo para ser ótimo, mas...

Decepção é a palavra. Alguns contos são muito ruins. Chatos. Impressionante que a maioria tenha recebido prêmios importantes da ficção científica. O do Stephen King que abre a coletânea é para fazer o leitor desistir. Talvez eu tenha esperado outras coisas.

Um ranking dos melhores:
O fim do mundo como nós conhecemos (disparado o melhor, aquele que deveria ter aberto a coletânea. Veio quase no fim).
Quando os SysAdmins dominaram a Terra.
Pão e bombas.
Jamais se desespere.
Os anjos de Artie.
Inércia.
Uma canção antes de o Sol se pôr.
Escuros, muito escuros eram os túneis.

Mawkitas 29/01/2022

... mundos entre reticências...
Leitura muito interessante, alternando contos de fácil compreensão com outros mais elaborados ou com estruturas textuais incomuns. Os contos não focam em como o apocalipse aconteceu, mas em como é a vida para os sobreviventes nessa nova realidade e é precisamente por esse motivo que a temática acaba sendo mais de nicho do que a da maior parte dos livros de ficção científica. A gente acaba sentindo que pegou o bonde andando, que está lendo o meio da história: fica claro que o início e o fim não serão oferecidos na maior parte dos casos. Os contos foram muito bem escolhidos, são todos muito bons e com certeza cada leitor saberá eleger os seus preferidos.

Laura 31/12/2021

premiados por um motivo
na introdução, feita por John Joseph Adams, o autor e organizador dessa coletânea deixa bem claro o seguinte: ?Neste livro, você vai encontrar histórias de sobrevivência e de vida pós-tragédia que exploram mudanças científicas, psicológicas, sociológicas e fisiológicas do mundo pós-apocalíptico.? Frisando logo em seguida que *não* é um livro sobre a conquista da Terra por alienígenas, nem uma rebelião de zumbis.

é um livro que tem organizações espaciais pós-apocalípticas, das mais estranhas e plurais, que vão te fazer pensar sobre VÁRIOS assuntos já conhecidos e questionados na nossa sociedade atual? Inclusive: como seria a vida após o fim do mundo que nós conhecemos?

de quantas formas a Terra pode acabar? seria o fim de fato? alguém sobreviveria? quem sobreviveria? quantos? como nos adaptaríamos? por quê?

enfim: é reflexivo demais. e existe um motivo para TODOS os contos serem premiados/indicados aos principais prêmios de ficção científica. nenhum conto é mal escrito (!!!), isso é inegável, mas pode ser que algum não te agrade e tá tudo bem.

vou deixar aqui os que me tocaram de uma forma profunda, 13 dos 22 contos:

?Sucata? Orson Scott Card
?O Povo da Areia e da Escória? Paolo Bacigalupi
?Como Entramos na Cidade e Depois Saímos? Jonathan Lethem
?Escuros, Muito Escuros eram os Túneis? George R R Martin
?Jamais se Desespere? Jack McDevitt
?Quando os SysAdmins dominaram a Terra? Cory Doctorow
?A Última Forma-O? James Van Pelt
?Os Anjos de Artie? Catherine Wells (favorito demais)
?Depois do Juízo Final? Jerry Oltion
?Entre o Diabo e o Profundo Mar Azul? Elizabeth Bear
?Sons da Fala? Octavia E Butler (ótimo também)
?Assassinos? Carol Emshwiller
?O Circo Voador da Ginny Bumbum Firme? Neal Barrett Jr.

leiam leiam leiam
pra conhecer personagens que cativam e alugam um apartamento na nossa cabeça, e conhecer novos autores que as vezes não chegam no Brasil com um romance completo.

(desculpem possíveis erros de escrita são 2am)

Pablo Paz 07/09/2021

Minha expectativa e decepção foram quase apocalípticas
Como leitor comum e curioso por desvendar novos mundos, gostei pouco dos contos dessa coletânea. O de Octavia Butler é uma obra-prima, mas no geral os contos ou são muito vanguardistas ou muito 'especializados' logo, assim penso, só quem é fã do gênero gostará. Até o do Stephen King é desinteressante. Comprei para conhecer o gênero, confesso porém que não o faria novamente e não porque os escritores são ruins, mas porque não me entusiasmei com o 'gênero apocalíptico'. De todo modo, leiam outras resenhas sobre a obra para contrabalançar com a minha; algumas são bem elogiosas.

Bia @revolucaodoslivros 18/08/2021

ACHEI QUE IA FUNCIONAR COMIGO MAS NÃO FOI COMO ESPERAVA ⁣
Nessa antologia de contos, vamos conhecer história de ficção especulativa que exploram o fim do mundo das mais diversas maneiras. ⁣

Além da temática que chama muita minha atenção, alguns autores já queridinhos - como Stephen King e Octavia Butler - participam desse coleção junto com outros nomes famosos. ⁣

Uma combinação de vários fatores faziam eu acreditar que ia amar esse livro, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Embora eu tenha gostado das histórias e da criatividade dos escritores, no geral, quase nenhum conto conseguiu me prender realmente e me deixar entregue à leitura. ⁣

“Sons de Fala” da Octavia Butler que, no meu ponto de vista, se destacou na obra. Porém, eu já havia lido essa história em outro livro que reúne contos da autora então não foi uma novidade. ⁣

No geral, as contos são bons mas acabaram não chamando muita minha atenção. ⁣

site: https://www.instagram.com/p/CRPbL8wLkHM/?utm_source=ig_web_copy_link

Loba Literária 11/08/2021

Vamos todos ovacionar essa coletânea
Essa edição é incrível, amei as traduções, e os contos são simplesmente fenomenais. Foram poucos os que eu realmente não gostei. Até a introdução do organizador é incrível. Gostei do cuidado de colocar autores diferentes, mesmo sendo todos escritores de língua inglesa.

Gostei da pegada mais dark e violenta de vários dos contos, nos quais os autores não embelezaram o apocalipse.