Mundos Apocalípticos

Mundos Apocalípticos Org. John Joseph Adams

Resenhas - Mundos apocalípticos

Gustavo Rodrigues 16/05/2021

Confesso que comprei achando que todos os contos se tratavam de formas diferentes nas quais o mundo acaba. Porém, praticamente todos os contos se passam em épocas pós-apocalípticas.

O meu engano não faz com que o livro seja ruim, de forma alguma. Curti demais a maioria dos contos apresentados. Obviamente alguns foram fracos, mas dentre os 24, acho que o saldo foi positivo.

Rosangela Max 01/01/2021

Não crie expectativas...
Alguns contos são bons, outros nem tanto. O que eles parecem ter incomum são os finais inconclusivos. Pela
criatividade dos autores, mereceu a leitura.

Ivo 05/05/2020

Nunca antes li um livro que continha tantos mundos e tantas experiências em suas paginas. Com autores renomados e outros desconhecidos, por mim, pôde proporcionar ideias completamente diferentes, através de escritas completamente distintas, de como seria o fim do mundo, principalmente, o que haveria depois dele. Livro repleto de críticas sociais, é uma leitura muito rica e interessante, que te faz refletir muito sobre nossa maneira de agir, de sentir e de lidar com diversos assuntos do nosso cotidiano. Apesar de ter contos que explorem pouco os personagens e a história seja corrida demais, possui contos excelentes que mostram como é possível contar uma história incrível em poucas páginas. Recomendo!!

Pablo Paz 07/09/2021

Minha expectativa e decepção foram quase apocalípticas
Como leitor comum e curioso por desvendar novos mundos, gostei pouco dos contos dessa coletânea. O de Octavia Butler é uma obra-prima, mas no geral os contos ou são muito vanguardistas ou muito 'especializados' logo, assim penso, só quem é fã do gênero gostará. Até o do Stephen King é desinteressante. Comprei para conhecer o gênero, confesso porém que não o faria novamente e não porque os escritores são ruins, mas porque não me entusiasmei com o 'gênero apocalíptico'. De todo modo, leiam outras resenhas sobre a obra para contrabalançar com a minha; algumas são bem elogiosas.

Davi Lima 06/10/2020

E aí que o mundo acabou... 22 vezes.
Antologia de Contos com temática apocalíptica onde não vi dois contos terem "a mesma pegada" entre si. Cada conto explora um aspecto, um cenário, uma situação, uma política, um modo de sobrevivência, uma visão diferente, uma reflexão... enfim. Um livro com um tema central, porém bem plural.

Infelizmente a grande maioria dos contos não funcionaram pra mim. Salvo 4 ou 5 exceções que me prenderam bastante a atenção e me fizeram ficar pensativo depois da leitura, uma parte do restante me deixou entediado e a outra parte, francamente, me deixou irritado de tão ruim que foi (óbvio que para o meu gosto).

Alguns contos você termina se perguntando: Que??? Por que alguém perdeu tempo escrevendo isso?

Vou deixar aqui os nomes dos contos que eu gostei (alguns mais, outros menos), na ordem de publicação do livro:
? O fim da confusão toda
? A última forma-o
? Os Anjos de Artie
? Depois do Juízo Final
? Inércia

Recomendo a leitura apenas para os aficionados no tema, e olha lá... para os demais leitores, livro bem dispensável.

Ludmila 11/02/2021

Dos 22 contos, 17 são fantásticos! E os outros são ótimos ou bons. Ou seja, pra quem gosta do gênero não dá pra deixar de ler!

29/01/2021

Provável ou não?
Alguns contos são surreais e fiquei imaginando se isso realmente acontecesse. Outros foram muito fracos e eu fiquei me perguntando ?what fuck?? É uma leitura que mata a curiosidade de um mundo pós apocalíptico como o próprio título diz... o que eu mais gostei foi sons da fala. Octavia Butler numa escrita cirúrgica! Tão assertiva quanto pede a premissa complexa desenvolvida sem grandes explicações e tão envolvente quanto pede uma história onde os fatores humanos são o combustível principal.

Lane @juntodoslivros 15/04/2020

Estamos preparados para o fim do mundo?
Mundo Apocalípticos: Histórias do Fim dos Tempos é uma coletânea de vinte e dois contos de ficção-científica focados no pós-apocalíptico idealizado por John Joseph Adams, editor e publishers das revistas eletrônicas Lightspeed e Nightmare. Ele é organizador de várias outras antologias, porém mais nenhuma foi traduzida aqui no Brasil. Mas eu aguardo ansiosa outras publicações!

Quando a Editora Minotauro anunciou em suas redes sociais a publicação desse livro, eu fiquei muito empolgada, pois continha um conto da Octavia E. Butler, minha autora favorita de ficção-científica. E, óbvio, que mais dois outros nomes me chamaram atenção por saber que são autores bastante famosos do qual eu nunca havia lido algo relacionado à ficção-científica deles: Stephen King e George R. R. Martin.

O conto que dá abertura ao livro é O Fim da Confusão Toda que é justamente o do Stephen King. O conto relata a descoberta de uma fórmula para toda a agressividade humana. O irmão do cientista que descobriu isso, vai nos contando como essa descoberta acabou dando muito errada e quem pagou por esse erro foi toda a humanidade. Confesso que eu esperava mais dessa história por ter sido escrita pelo King, mas ainda assim a história é muito interessante, pois nos relata que apesar de queremos agir com boas intenções, isso não significa que devemos fazer algo sem que todas as partes envolvidas saibam.

"Algo irá crescer aqui, um dia. Assim espero. Você está lendo isso?"

Sons da Fala, da Octavia E. Butler, está entre meus contos favoritos. Nesse conto acompanhamos Rye em sua busca por parentes que ainda pudessem estar vivos. Um vírus se alastrou sobre a humanidade e aqueles que não acabam morrendo são afetados de modo que não sabem mais se comunicar como antes. A fala, a escrita e a leitura não são mais entendidas. Os gestos, murmúrios e grunhidos são a nova comunicação entre as pessoas, como também o próprio punho e armas. Sendo incapaz de ter uma comunicação efetiva, a humanidade vive em guerra consigo mesma além de descontar toda a sua frustração nos outros. Como buscar um verdadeiro entendimento com as pessoas quando não dá para saber em quem confiar?

"E nesse mundo onde a única linguagem conhecida por todos era a linguagem corporal, estar armado quase sempre bastava."

Há um outro conto que fala sobre a guerra, que na minha opinião foi o mais tocante de todos. Pão e Bombas da Mary Rickert nos relata, pela visão de uma criança, o sofrimento que outras duas crianças e seus pais sofreram pela guerra e também na comunidade onde moram. Em sua inocência ela não entende que os adultos acabam por ser preconceituosos com a família e que algo terrível pode vir a acontecer. Esse conto me deixou com lágrimas nos olhos, pois de todos os contos, esse parece ser o mais próximo de nossa realidade atual. Foi extremamente doloroso uma cena em que um pão é oferecido e é recebido com lágrimas de medo e tristeza.

"Estranho olhar para trás e acreditar que aquela era eu que era menos nós. Você continua sendo quem foi na época?"

Não tenho como falar de todos os vinte e dois contos de Mundos Apocalípticos aqui, mas acredito que o livro que se enquadre tanto para os leitores mais afoitos de ficção-científica quanto para os que estão iniciando o gênero, pois por serem contos a leitura pode ser intercalada com livros mais leves.

Essa coletânea de contos de Mundos Apocalípticos é bem diversificada e foge da perspectiva de tantas outras histórias em que o mundo acaba por conta de zumbis, alienígenas ou similares. Tudo o que aconteceu veio por conta dos humanos, sejam eles conscientes disso ou não. Os contos se intercalam entre sombrios, esperançosos e até mesmo catastróficos. Contos em que a humanidade não pode ter nenhuma esperança de redenção e outros em que as catástrofes acabaram por abrir novas portas tecnológicas para a humanidade. O que mais me encantou nessas histórias foi a capacidade de cada autor em criar universos únicos e absolutamente complexos sobre o fim do mundo envolvendo além do científico, o psicológico e o filosófico.

“A gente solta um grande grito de triunfo quando o último carro mergulha, borbulhando, e some abaixo da superfície. A última pessoa a sair do planeta pode apagar as luzes, por favor?”

Alguns poucos contos não me agradaram completamente, mas ainda assim a realização de sua leitura valeu muito a pena. Principalmente porque lendo livros que retratam o fim sempre me dão uma sensação estranha de preparação para o pior. Com a leitura de Mundos Apocalípticos não foi diferente. Se algo assim acontecer, será que estaremos realmente preparados para enfrentar?

site: https://www.instagram.com/p/B7tZMCejWG0/

Rita Nunes 19/08/2020

Fiquei bem decepcionada com este livro! A maioria dos contos me deixou pensando "que porcaria foi essa? " Mas não vou perder meu tempo falando dos ruins. Em vez disso, vou destacar os meus preferidos: "A última forma-O", de James Van Pelt; "Escuros, muito escuros eram os túneis", de George R. R. Martin; e o meu preferido, "Quando os sysadmins dominaram a Terra", de Cory Doctorow. O último conto, "Episódio sete: a última resistência contra o bando no reino das flores roxas", de John Langan, foi escrito de um jeito tão irritante que simplesmente não deu pra ler.
Achei muito ruim para um livro tão caro com tantos autores consagrados!

Tamy' 13/01/2021

Incrível.
A antologia reúne aproxidamente 22 contos de diversos autores de renome da ficção científica, com a temática ficção pós-apocalíptica, mas bem diferentes de histórias que já lemos por ai. Chega a ser um tanto assustador e outros contos surreais.
Alguns contos que se destacou para mim,
Como "sons de fala" da Octavia E. Butler que foi sensacional para mim. Entre outro do George R.R. Martins e alguns que podi ter a oportunidade de conhecer.
Alguns contos trazem de muita reflexão e outros que podem de tirar uma risada.

Vale muito a pena. Principalmente se você gosta desse estilo de temática.

A edição está Incrível é um capricho para os leitores.
Jordy- twitch.tv/viajantedocosmos 09/02/2021minha estante
Ora ora quem deu sua resenha aqui. Sons da Fala é perfeito mesmo, assim como o conto de Martin e vários outros. Claro que tem uns fracos, mas no geral o saldo foi bem positivo.

Bia @revolucaodoslivros 18/08/2021

ACHEI QUE IA FUNCIONAR COMIGO MAS NÃO FOI COMO ESPERAVA ⁣
Nessa antologia de contos, vamos conhecer história de ficção especulativa que exploram o fim do mundo das mais diversas maneiras. ⁣

Além da temática que chama muita minha atenção, alguns autores já queridinhos - como Stephen King e Octavia Butler - participam desse coleção junto com outros nomes famosos. ⁣

Uma combinação de vários fatores faziam eu acreditar que ia amar esse livro, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Embora eu tenha gostado das histórias e da criatividade dos escritores, no geral, quase nenhum conto conseguiu me prender realmente e me deixar entregue à leitura. ⁣

“Sons de Fala” da Octavia Butler que, no meu ponto de vista, se destacou na obra. Porém, eu já havia lido essa história em outro livro que reúne contos da autora então não foi uma novidade. ⁣

No geral, as contos são bons mas acabaram não chamando muita minha atenção. ⁣

site: https://www.instagram.com/p/CRPbL8wLkHM/?utm_source=ig_web_copy_link

Alcione13 29/10/2019

Espero que não sejam previsões
Uma seleção repleta de feras e com ideias bem variadas, desde futuros muito loucos a outros nem tanto assim.

Em se tratando de contos é normal alguns serem mais fracos e nesse foram bem poucos.

Destaques ao mais intrigantes:

*Pães e bombas

Uma espécie de crítica ao caos que é a Guerra e que desperta o mais vil do ser humano.
Teria sido baseado em acontecimentos reais.
Final chocante, apesar de "aberto'.

*Escuros, muito escuros eram os túneis

Duas formas de vidas bem diferentes se encontram e as diferenças gritam. Alto até demais.

*Esperando o Zéfiro

Trouxe esperança no futuro.
Gostei.

*A última forma O

Cínico e ao mesmo tempo assombroso pois talvez estejamos caminhando exatamente pra isso.
Melhor conto do livro.

*Depois do juízo final

Também cínico e mordaz.
Achei bastante crítico por expor fé e religião.

*Mudo

Segundo melhor conto do livro
Não é de a toa que Neil Gaiman elogiou. O universo se parece demais com os criados por ele.
Apesar de aberto,foi excelente

*Inércia

A corrupção e o preconceito sempre serão armas letais. Principalmente nas mãos erradas.Exemplos disso nos são jogados na cara diariamente.

*Sons da fala

Empata na categoria de melhor conto. Muito bem escrito e o final aberto deu a deliciosa sensação de quero mais.
Adorei.

*Assassinos

Sempre, sempre haverá algo pra jogarmos a culpa de nossa podridão interior. Principalmente quando preconceitos e velhos costumes arraigados predominam.

Taí, galera.
Minhas impressões a respeito de um tema digamos bem atual. Aliás o mundo acaba e começa todos os dias. E algumas formas acima não me pareceram tão absurdas.
Fernando Sousa 25/06/2020minha estante
Acabou de chegar vou ler

Alcione13 25/06/2020minha estante
Vou acompanhar seus comentários.
Gostei bastante da leitura.

Fernando Sousa 26/06/2020minha estante
Blz, bjs

Rodrigo 16/06/2022minha estante
Não entendi bulhufas de "Mudo"

LanNa 24/04/2021

Para todos os gostos
Aqui tem histórias de fim do mundo para todos os gostos ! Algumas vc ama, outra vc detesta o personagem e acha q era melhor acabar com ele também.

Mas em todas vemos a esperança de que a humanidade continue vivendo de alguma forma, seja orgânica ou simbiótica, só que as vezes o fim precisa vir.

Bia 12/04/2021

Bom.
Comprei esse livro pelos nomes de peso como King e Octavia e pela edição.
Mas achei um pouco chato.
Vários dos contos não entendia muita coisa.
Alguns contos não foi muito visual para mim, nas descrições ficava perdida, o que me cansava.
Gostei de pouquíssimos contos.
Levei doze dias para ler, o que, para mim, foi uma eternidade.

Para quem curte ficção científica é um prato cheio pois conta com vários autores consagrados na ficção, acredito que não tenha gostado tanto pois não é o tipo de leitura que sou acostumada a fazer.

Realço que se você gosta de FC acredito que vc gostar muito.

Aline BS 27/07/2020

Nada óbvio. Variado e muito bom!
É uma coletânea de 22 histórias sob o tema do título. Um livro realmente muito bom! As histórias apesar de compartilharem o sub gênero "pós apocalipse" dentro da ficção científica são muito diferentes umas das outras, não são óbvias. Uma antologia com suspense, ação, coisas bizarras e inesperadas, pensamentos filosóficos implícitos, etc.
Escritores em destaque nesta publicação: Stephen King, Octavia E.Butler e George R.R.Martin.

Esperem por: toda a humanidade atingida por Alzheimer, uma busca subaquática num templo mórmon, realidade virtual, crianças lidando com o preconceito de seus pais contra crianças afeganistãs, a estranheza de ter o último bicho de estimação do mundo, a sobrevivência humana em túneis subterrâneos, a luta por seus sonhos intinerantes, encontros com a história, sobrevivência de profissionais de TI, o comum que vira bizarro e o bizarro pode parecer comum, a normalidade no caos, a luta na periferia com o completo abandono, volta à Terra e construção (des) da fé, um mundo mudo onde se perde e se ganha, a doença que pode ser a cura, uma jornada de moto por preceitos de ética, irmãos perdidos no confuso, a espera de quem foi pra guerra, tecnologias de comércio e sobrevivência, pessoas e vidas que não podem ser substituidas, a essencialidade da arte, a luta até o fim.
Resumi conceitos, mas é superficial tentar abstrair a essência desse livro, você precisa ler.