Mundos Apocalípticos

Mundos Apocalípticos Org. John Joseph Adams

Resenhas - Mundos apocalípticos

Yasminy 25/05/2020

Um livro com contos sobre o fim dos tempos de diversos autores maravilhosos. Porém uma leitura muito pesada devido a atual situação que estamos vivendo. Demorei mais do que deveria com essa leitura, pois a cada conto era necessário um momento de reflexão e algumas comparações sobre a pandemia que estamos vivendo. Os autores reunidos são maravilhosos, cada conto é melhor do que o outro. Se a cada conto que eu terminava eu só agradecia por não estar vivendo naquele universo literário. E espero nunca viver.

Lenas 21/07/2020

Várias histórias boas (e outras nem tanto) sobre vários mundos pós-apocalípticos.

Ler tantos finais tristes me deixou cada vez mais desmotivada a terminar o livro.... Se fosse pra dar uma sugestão a alguém, sugeriria que lesse esse livro intercalando com outro mais leve.

Racestari 04/11/2020

Leitura irregular
Contos sã assim, uns bons outros nem tanto!

Elaine Messias 31/01/2021

Mundos apocalípticos
explora o científico, o psicológico e o filosófico do que é permanecer humano diante do Armagedom Reunidos neste livro estão os melhores contos da literatura pós apocalíptica das últimas duas décadas, com muitos dos maiores nomes da ficção especulativa mundial. Descubra os futuros imaginados pelos grandes mestres do gênero, como Octavia E. Butler (Kindred), Stephen King (O iluminado, It: a coisa), George R.R. Martin (As crônicas de gelo e fogo) e outros! Fome, Morte, Guerra e Peste: os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, o presságio do Fim dos Dias. Esses são os pilares das histórias contidas nesta coletânea. Desde Blade Runner a Mad Max, passando por Cântico para Leibowitz e Black Mirror, escritores e roteiristas de todos os cantos se dedicaram a especular a respeito do fim do mundo. Ao longo de muitos anos, imaginaram cenários catastróficos, onde imperam o caos, o desespero e a calamidade. Seja falando de uma hecatombe nuclear, da iminente mudança climática ou de um cataclisma vindo do espaço, esses visionários abordaram um dos mais desafiadores e permanentes temas da ficção especulativa: a natureza da própria vida, posta à prova diante de um colapso social completo.

Eduardo 27/02/2020

Fraco
As coletâneas de contos de vários autores não costumam ser boas, normalmente os contos ruins puxam a nota para baixo e essa não fugiu a regra. São 22 contos com destaques para os contos do George Martin, Mary Rickert e Carol Emshwiller. A maioria dos contos não são bons e nem ruins o suficiente para que se guarde o nome do autor ou detalhes da obra, mas tem uns 6 contos bem ruins que eu não conseguir acabar de ler, e olha que eles são bem curtos. No mais, eu não indicio a leitura.

GustsSantos 20/07/2022

Um ótimo livro para fãs do gênero. É óbvio que, como toda coletânea de contos, esse livro apresenta uns contos excelentes, uns bons e outros que, por um ou outro motivo, eu não consegui me conectar ou compreender em sua totalidade. Ainda assim, é uma leitura com um saldo final bastante positivo e que possibilita um misto de emoções e experiências. Como essa obra oferece contos de vários autores, podemos ver diversos pontos de vista sobre o fim do mundo, com narrativas que expõem um cenário pré ou pós-apocalíptico, ou ainda no exato momento em que o mundo é consumido por doenças, pela fome, por monstros ou catástrofes. Os contos dos autores, na minha opnião, mais conhecidos foram os meus preferidos, ainda que alguns outros tenham sido tão bons quanto. Nessa obra não há nenhuma história que não promova raiva, surpresa, reflexão ou curiosidade no leitor (uns poucos, os melhores deles, inspiram todas essas sensações de uma só vez), tornando a leitura interessante e instigante. Em suma é uma ótima coletânea, que me deixou curioso para ler outros romances de alguns dos autores escolhidos.

2022 #13

anna 08/11/2020

Ótima combinação do diferente
Alguns contos são fracos, bem fracos, alguns são maravilhosos e de tirar o fôlego, e nenhum é de fato ruim. Fui avaliando cada um dos contos, onde a nota mais baixa foi 2 e a mais alta, obviamente, 5 (numa escala de 1 a 5). Foi uma leitura agradável, explorei diversos tipos de escritas/histórias que não estava acostumada, onde uma era completamente diferente da outra.

Os contos que mais gostei, em ordem, foram:
1. O povo da areia e da escória de Paolo Bacigalupi
2. Inércia de Nancy Kress
3. Os anjos de Artie de Catherine Wells
4. Depois do Juízo Final de Jerry Oltion
5. Sons da Fala de Octavia Butler
6. Mudo de Gene Wolfe
Rodrigo 16/06/2022minha estante
O povo da areia e da escória amei também já "Mudo" não entendi

douglaseralldo 07/10/2019

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE MUNDOS APOCALÍPTICOS, ORGANIZADO POR JOHN JOSEPH ADAMS OU HISTÓRIA SOBRE O FIM DOS TEMPOS
1 - Organizado por John Joseph Adams, experiente organizador de antologias, Mundos apocalípticos reúne vinte e dois contos escritos por grandes autores no gênero, de Octávia Butler a George R. R. Martin, de Stephen King a Gene Wolfe, sendo que todos eles já publicados anteriormente e a maioria deles finalistas ou participantes das mais influentes premiações da ficção científica de modo que cumprem a promessa do organizador de histórias "sobre diferentes cenários apocalípticos. Alguns são artificiais e improváveis, outros são plausíveis e fáceis demais de imaginar. Algumas histórias flertam com o fantástico. Muitas se aventuram pelo território do horror. Todos exploraram uma pergunta: como seria a vida após o fim do mundo com conhecemos?";

2 - E de fato, ainda que não se perca a questão unificadora, a diversidade e pluralidade dos contos poderá ser verificada pelos leitores, bem como os estilos e as próprias formas de apocalipse, tema que Adams debaterá em uma breve introdução resgatando não apenas o princípio destes subgênero, mas também levantando breves insinuações dos momentos d proliferação de tal literatura como reflexo das turbulências sociais, que não raro nos levam a temer o fim da civilização da forma como a conhecemos. No caso dos contos integrantes, ora vão mais ao futuro, ora esse futuro está mais próximo do que gostaríamos. Além disso, mostra-nos que em matéria de destruição global, dispomos de muitas e muitas ferramentas;

3 - Além disso, vale destacar que nesta diversidade alguns contos o fim do mundo está acontecendo, caso do conto que abre o volume, "O fim da confusão toda", de Stephen King e que reforça a capacidade de construção política no autor, pois nesse conto teremos em xeque não apenas o poder dos idealismos, mas como isso pode transformar-se em ações totalitárias e tiranias capazes de nos levar ao pior dos cenários. É um conto cheio de camadas e cuja estética acaba atravessada pela psicologia e cognição alterada de seu narrador. Já em outros contos, a maioria é bem verdade, o estrago está feito, e as narrativas acabam trazendo os diferentes comportamentos humanos quanto a civilização retorna retorna às suas bases mais primitivas. Dito isso, neste textos procuramos destacar dentre os contos, os que nos atraíram mais a atenção, até porque o conto em si, geralmente pede olhar específico sobre cada produção...

site: http://www.listasliterarias.com/2019/10/10-consideracoes-sobre-mundos.html

Luke.Szeivier 12/02/2023

O mundo está sempre acabando para alguém a cada momento.
Mundos Apocalípticos - historias do fim dos tempos" é uma coletânea de 22 contos escritos por diversos autores (conhecidos, famosos, ou não) q narram histórias sobre um tema que muitos se interessam: o fim do mundo e suas consequências.
Embora de fato vc não vá encontrar histórias sobre invasões alienígenas e zumbis, nesse livro o principal é o comportamento do ser humano (ou do ser inteligente) enquanto enfrentam as tragédias e como esses eventos os afetam psicológicamente, sociológicamente e fisiologicamente.
As histórias são centradas em diversos períodos de eventos que levam ao apocalipse. Muitos se situam no futuro pós apocalíptico com poucos detalhes do que levou ao caos, enquanto outros acontecem no presente e mostra o caos surgir aos olhos do(s) personagem(s) de todas as idades, de crianças a idosos.
Caos que acontecem por diversos motivos: Extraterrenos, tecnológicos, causados por mudanças climáticas, doenças, pela psicologia humana, e até divinas, sendo narrados por seres humanos do presente e do futuro próximo, assim como seres inteligentes e evoluídos do futuro.
Muitos contos têm histórias fechadas, outros são abertos, muitos levam a lugar algum, outros são cheios de ação, ou de tédio, ou emocionantes, com finais esperançosos, ou tristes e alguns merecedores de um livro completo.

Enfim, É um livro bom? Sim. Está longe de ser excelente, mas serve para mostrar que todos temos curiosidade sobre como será o dia em que tudo vai acabar - ou para os "sortudos" o que esperar para sobreviver, sendo q cada um terá uma reação diferente.

Quanto a edição, o livro tem folhas amareladas, capa dura e é o primeiro volume de três coletâneas, sendo essa a única traduzida.

TOP 4 - MELHORES CONTOS:
1°. Quando os SysAdmins Dominaram a Terra (Cory Doctorow)
2°. Escuros, Muito Escuros eram os Túneis (George R. R. Martin)
3°. O Fim dos Mundos como Conhecemos (Dale Bailey)
4°. Depois do Juízo Final (Jerry Oltion)

TOP 4 - PIORES CONTOS:
1°. O Povo da Areia e da Escoria (Paolo Bacigalupi)
2°. O Circo Voador da Ginny Bumbum firme (Neal Barrett Jr)
3°. Natureza Morta com Apocalipse (Richard Kadrey)
4°. Esperando o Zéfiro (Tobias S. Buckell)

livrosepixels 28/01/2024

Tem apocalipses que são mamão com açucar...
'Apenas no precipício, nós evoluímos. - O dia em que a Terra parou"

Fim dos tempos, arrebatação, pós-catástrofes... todos são temas que me atraem muito e me deixam extasiado para acomanhar a jornada de personagens, de grupos ou mesmo da sociedade como um todo rumo a um novo começo.

Mundos apocalípticos mexeu com essas minhas vontades, mas não entregou o prometido. São 22 contos que se dizem "histórias do fim dos tempos", mas mais da metade, se vc esquecer que o mundo acabou, acontecem de qualquer forma e não agregam nada. Poucas histórias dessa coletânea realmente souberam dar sentido para uma "história do fim dos tempos". Ourtras surfaram longe dessa praia e entregaram narrativas pseudo filosóficas, outras futurísticas demais e confusas, e outras drama sem graça.

O livro se propõem a reunir grandes nomes da literatura e o organizador até diz "os melhores contos dos últimos tempos"... imaginem só então como devem ser os piores...

O conto de abertura, de Stephen King é legal, mas morno. O melhor dos contos que li "Quando os sysadmins dominaram a terra" está lá pra metade do livro, quando devria estar logo no começo, afinal, é um dos poucos que realmente tem características de pós-apocalipse e que narram uma história boa e até crível.

Os demais, ao meu ver.. uma baita seleção de histórias meia-boca e que poderiam estar em qualquer outra coletânea com menos apelo..

Enfim, uma pena, pois esperava realmente ter uma boa seleção de histórias aqui, já que volta e meia eu gosto de ler contos.. mas aqui só encontrei narrativas fracas e sem graça.

site: instagram.com/livrosepixels

Marcos.Alexandre 08/03/2024

Como todo livro de contos. Este também tem seus altos e baixos. Mas para os fãs de ficção científica vale a pena.

Thiago662 05/03/2022

O que aconteceria após a destruição?
A certeza é que o homem destrói quase tudo que toca (o passado e o cenário atual demonstra bem isso). O fim está sempre muito próximo e esse livro é sobre o pós-fim. O que faríamos? Tudo para ser ótimo, mas...

Decepção é a palavra. Alguns contos são muito ruins. Chatos. Impressionante que a maioria tenha recebido prêmios importantes da ficção científica. O do Stephen King que abre a coletânea é para fazer o leitor desistir. Talvez eu tenha esperado outras coisas.

Um ranking dos melhores:
O fim do mundo como nós conhecemos (disparado o melhor, aquele que deveria ter aberto a coletânea. Veio quase no fim).
Quando os SysAdmins dominaram a Terra.
Pão e bombas.
Jamais se desespere.
Os anjos de Artie.
Inércia.
Uma canção antes de o Sol se pôr.
Escuros, muito escuros eram os túneis.

Livia1405 17/10/2022

Contos bons e outros mais ou menos
É um livro bastante diversificado na interpretação de Mundos Apocalípticos, pós Apocalípticos e do Apocalipse em si. Gostei muito de alguns contos, mas outros poderiam ficar de fora

Bruna 12/01/2024

Uma boa leitura!
Mundos Apocalípticos? Mundos pós-apocalipticos seria mais apropriado.

São vários contos com as mais diversas formas e personagens. Gostei da maioria! Tem algumas histórias bem sem graça mas faz parte da vida das antalogias.