Mundos Apocalípticos

Mundos Apocalípticos Org. John Joseph Adams

Resenhas - Mundos apocalípticos

LanNa 24/04/2021

Para todos os gostos
Aqui tem histórias de fim do mundo para todos os gostos ! Algumas vc ama, outra vc detesta o personagem e acha q era melhor acabar com ele também.

Mas em todas vemos a esperança de que a humanidade continue vivendo de alguma forma, seja orgânica ou simbiótica, só que as vezes o fim precisa vir.

Érico 19/04/2021

Para um público mais específico.
É um livro bonito, capa dura, não encontrei erros de ortografia, só acho que merecia um fitilho para marcar as páginas...
São 22 histórias, então certamente há contos dos quais a gente gosta muito e outros bem menos. Abre a coletânea Stephen King, e abre bem. Já o segundo é "Sucata" de Orson Scott Card, que não me agradou muito. "O povo da areia e da escória", de Paolo Bacibalupi também não foi do meu gosto.
A participação de George R.R. Martin, com ‘Escuros, muito escuros eram os túneis” é boa, sem dúvida, mas ficou um gosto que “quero mais” aquela vontade de saber mais do que aconteceu antes e do que mais poderia vir...
Na sequência, o primeiro conto que gostei MESMO foi "Quando os Sysadmins dominaram a Terra", de Cory Doctorow. Uma coisa que destaca é que ao menos tem inicio, meio e fim..."
Depois disso achei que os contos estavam melhorando... Gostei de "A última forma-O", e o melhor para mim foi: "Os Anjos de Artie", de Catharine Wells. "Entre o diabo e o profundo mar azul" de Elizabeth Bear talvez tenha sido o conto mais maluco do livro – muito exdrúxulo meter um pacto com o diabo no meio...
Muitos em suas resenhas destacaram o conto da Octavia Butler “Sons da Fala”... É bom, mas pra mim não é o melhor. Mas talvez o mais triste, embora no final tenha uma "pontinha de esperança"..."
"Assassinos" e "o circo voador da Ginny Bumbum Firme" são bem "mais ou menos"... Essa da bumbum firme é bem psicodélico!;
Fecha o livro John Langan com “Episódio Sete: A última resistência contra o bando no reino das flores roxas. Algumas pessoas detestaram – eu achei o início meio estranho, mas do meio para o fim foi melhorando. Só que “episódio sete” nos leva a querer saber dos seis anteriores, que provavelmente não existem... Ou será que existem?
No final da leitura, minha impressão foi positiva – não teve nenhum conto que eu DETESTASSE, mas também nada que me impactasse muito.
Não me dei ao trabalho de falar sobre cada um dos 22 contos. Mas uma coisa que a maioria tem em comum é o final em aberto, que confesso que me deixa um pouco incomodado... Como eu falei sobre o do George R.R. Martin.
Alguns – vários – eu gostaria que virassem filme, ou quem sabe série...
Dou 3 estralas pelo “conjunto da obra”, mas com a ressalva que definitivamente tem um público mais específico.

Bia 12/04/2021

Bom.
Comprei esse livro pelos nomes de peso como King e Octavia e pela edição.
Mas achei um pouco chato.
Vários dos contos não entendia muita coisa.
Alguns contos não foi muito visual para mim, nas descrições ficava perdida, o que me cansava.
Gostei de pouquíssimos contos.
Levei doze dias para ler, o que, para mim, foi uma eternidade.

Para quem curte ficção científica é um prato cheio pois conta com vários autores consagrados na ficção, acredito que não tenha gostado tanto pois não é o tipo de leitura que sou acostumada a fazer.

Realço que se você gosta de FC acredito que vc gostar muito.

Aline BS 27/07/2020

Nada óbvio. Variado e muito bom!
É uma coletânea de 22 histórias sob o tema do título. Um livro realmente muito bom! As histórias apesar de compartilharem o sub gênero "pós apocalipse" dentro da ficção científica são muito diferentes umas das outras, não são óbvias. Uma antologia com suspense, ação, coisas bizarras e inesperadas, pensamentos filosóficos implícitos, etc.
Escritores em destaque nesta publicação: Stephen King, Octavia E.Butler e George R.R.Martin.

Esperem por: toda a humanidade atingida por Alzheimer, uma busca subaquática num templo mórmon, realidade virtual, crianças lidando com o preconceito de seus pais contra crianças afeganistãs, a estranheza de ter o último bicho de estimação do mundo, a sobrevivência humana em túneis subterrâneos, a luta por seus sonhos intinerantes, encontros com a história, sobrevivência de profissionais de TI, o comum que vira bizarro e o bizarro pode parecer comum, a normalidade no caos, a luta na periferia com o completo abandono, volta à Terra e construção (des) da fé, um mundo mudo onde se perde e se ganha, a doença que pode ser a cura, uma jornada de moto por preceitos de ética, irmãos perdidos no confuso, a espera de quem foi pra guerra, tecnologias de comércio e sobrevivência, pessoas e vidas que não podem ser substituidas, a essencialidade da arte, a luta até o fim.
Resumi conceitos, mas é superficial tentar abstrair a essência desse livro, você precisa ler.

EduardoCDias 26/08/2022

Assustador
Além dos óbvios Stephen King e Octavia Butler, esse livro nos apresenta muitos outros autores desconhecidos ou pouco conhecidos por aqui. Alguns contos são eletrizantes e até assustadores, se pensarmos na possibilidade real de acontecerem. Apenas um ou dois não me agradaram.

Laura 31/12/2021

premiados por um motivo
na introdução, feita por John Joseph Adams, o autor e organizador dessa coletânea deixa bem claro o seguinte: ?Neste livro, você vai encontrar histórias de sobrevivência e de vida pós-tragédia que exploram mudanças científicas, psicológicas, sociológicas e fisiológicas do mundo pós-apocalíptico.? Frisando logo em seguida que *não* é um livro sobre a conquista da Terra por alienígenas, nem uma rebelião de zumbis.

é um livro que tem organizações espaciais pós-apocalípticas, das mais estranhas e plurais, que vão te fazer pensar sobre VÁRIOS assuntos já conhecidos e questionados na nossa sociedade atual? Inclusive: como seria a vida após o fim do mundo que nós conhecemos?

de quantas formas a Terra pode acabar? seria o fim de fato? alguém sobreviveria? quem sobreviveria? quantos? como nos adaptaríamos? por quê?

enfim: é reflexivo demais. e existe um motivo para TODOS os contos serem premiados/indicados aos principais prêmios de ficção científica. nenhum conto é mal escrito (!!!), isso é inegável, mas pode ser que algum não te agrade e tá tudo bem.

vou deixar aqui os que me tocaram de uma forma profunda, 13 dos 22 contos:

?Sucata? Orson Scott Card
?O Povo da Areia e da Escória? Paolo Bacigalupi
?Como Entramos na Cidade e Depois Saímos? Jonathan Lethem
?Escuros, Muito Escuros eram os Túneis? George R R Martin
?Jamais se Desespere? Jack McDevitt
?Quando os SysAdmins dominaram a Terra? Cory Doctorow
?A Última Forma-O? James Van Pelt
?Os Anjos de Artie? Catherine Wells (favorito demais)
?Depois do Juízo Final? Jerry Oltion
?Entre o Diabo e o Profundo Mar Azul? Elizabeth Bear
?Sons da Fala? Octavia E Butler (ótimo também)
?Assassinos? Carol Emshwiller
?O Circo Voador da Ginny Bumbum Firme? Neal Barrett Jr.

leiam leiam leiam
pra conhecer personagens que cativam e alugam um apartamento na nossa cabeça, e conhecer novos autores que as vezes não chegam no Brasil com um romance completo.

(desculpem possíveis erros de escrita são 2am)

Malucas Por Romances 20/03/2020

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Ficção Científica é um gênero que sempre gostei, mas que leio menos do que gostaria. Quando vi esse livro de contos da Planeta eu sabia que seria uma leitura sensacional, e não me enganei.

É fascinante como a ficção científica consegue abordar diversos temas e trazer uma realidade que te faz sempre refletir, e o pós apocalipse/fim dos tempos não é diferente, tanto que durante a leitura a gente consegue enxergar o que pode realmente acontecer e o que está acontecendo no mundo que vivemos atualmente.

Esse livro conta com diversos contos de autores consagrados, e vê todos eles em um livro só da até um quentinho no coração. Alguns deles eu já tinha lido, outros conheci aqui nesse livro e não minto que só quero mais e mais deles.

John Joseph Adams é um dos melhores editores do gênero nos últimos tempos, além de ser editor da John Joseph Adams Book,s ele também é o editor de séries de Best American Science Fiction and Fantasy e é o editor mais vendido de antologias, como Wastelands e The Living Dead. Ele também é o editor das revistas Nightmare e Lightspeed.

Esse livro se tornou série e atualmente está em sua terceira edição, esse primeiro livro Mundos Apocalípticos foi publicado inicialmente em 2008.

O livro conta com mais de 20 autores e alguns deles eu ainda não conhecia a escrita, e ler os contos só me deixou mais ansiosa para ler mais e mais deles. Outros eu já conhecia e só me fez questionar o porque não li mais livros deles. Lógico que tem contos que a gente gosta mais que outros, mas isso não tira a grandeza desse livro.

A edição é um caso a parte, com o livro capa dura, a cada conto somos apresentada ao autor dele além de uma breve introdução do que vem nele. Eu particularmente estou apaixonada, e já espero os próximos livros dessa antologia publicados aqui também.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/01/resenha-mundos-apocalipticos-historias.html#axzz6HFN7v0MZ

Allan Tancredo 31/03/2020

Mundos mais próximos do que podemos imaginar
Mundos apocalípticos, é um livro de contos muito bom.
Alguns contos para mim foram mais instigantes e segue recomendação sem medo:
O FIM DA CONFUSÃO TODA - Stephen King
OS ANJOS DE ARTIE - Catherine Wells
ESCUROS, MUITO ESCUROS ERAM OS TÚNEIS - George R. R. Martin
QUANDO OS SYSADMINS DOMINARAM A TERRA - Cory Doctorow
SONS DA FALA - Octavia E. Butler
O FIM DO MUNDO COMO NÓS O CONHECEMOS - DALE BAILEY

Os outros são legais mas não necessariamente são ótimos!

FabyTedrus 09/12/2020

Mundos Apocalípticos - Org. John Joseph Adams
Livro recheado com contos sobre mundos pós apocalípticos, como o titulo diz.
Alguns são BEM legais, alguns BEM entediantes, alguns tão curtos que queria mais algumas páginas daquele mundo louco e outros tão longos e entediantes que preferia ver o filme do Pelé. No geral é isso, vale a pena ler e se distrair com esses mundos loucos, que as vezes parecem tão "possíveis" dentro da nossa realidade.

Yasminy 25/05/2020

Um livro com contos sobre o fim dos tempos de diversos autores maravilhosos. Porém uma leitura muito pesada devido a atual situação que estamos vivendo. Demorei mais do que deveria com essa leitura, pois a cada conto era necessário um momento de reflexão e algumas comparações sobre a pandemia que estamos vivendo. Os autores reunidos são maravilhosos, cada conto é melhor do que o outro. Se a cada conto que eu terminava eu só agradecia por não estar vivendo naquele universo literário. E espero nunca viver.

Racestari 04/11/2020

Leitura irregular
Contos sã assim, uns bons outros nem tanto!

Sarah 03/07/2021

Amei, amei, amei
O livro tava na minha lista de desejados há tanto tempo e quando ele chegou, fiquei com medo de ler e não ser tudo aquilo que eu estava esperando ou desejando. E de fato, tive problemas nos contos iniciais (exceto do King, esse conto é PERFEITO e o abre o livro) por não serem exatamente o que eu estava esperando, imaginei que iria receber super histórias assustadoras de fim de mundo, mas algumas delas são só histórias mesmo, não que isso seja ruim, culpo a minha expectativa. Alguns outros, são mera descrição da vida como ela é naquele mundo apocalíptico. Os meu favoritos foram: Stephen King, George R. R. Martin, Richard Kadrey, Catherine Wells (a bonita faz um Rei Arthur pós-apocalíptico, tem como não gostar?), Jerry Oltion (perfeição, tu encontras aqui), Gene Wolfe (que escreveu o conto MAIS ASSUSTADOR) e o David Grigg. Os que menos gostei foram alguns, ma snenhum vai superar o nojinho que senti ao ler o conto da Ginny Bumbum Firme do Neal Barrett Jr. Esse conto é um nojo, sinceramente. É claramente uma fanfic sexual, uma tentativa do autor em fazer... nem sei o quê, porque minha nossa senhora, só derrota. Eu sinto no fundo do meu coração que o autor se imaginou como o personagem Moro, salvando uma gostosona (que não estava dando a mínima pra ele) no fim do mundo. Ridículo demais. Tirando isso, acho que todos os contos têm seus méritos e foi uma ótima seleção do John Joseph Adams.
Mayara 03/07/2021minha estante
Meu deus do céu quero ler!!!!

Malu 19/07/2021

Mundos Apocalípticos
Uma boa coletânea de contos sobre o fim do mundo. Cenários caóticos das mais diversas situações, muitos plausíveis, outros que vieram das viagens mais loucas da mente dos autores...
Bom livro, mas recomendo apenas para os que gostam do gênero..

Nany 09/08/2021

Entre os 24 contos, existem alguns bem cansativos de se ler, mas claro que alguns muito bons, deixando leitura envolvente. Se passando quase sempre em uma era pós apocalíptica, são histórias interessantes, que trabalham a nossa mente, quando criamos a visualização do conto enquanto é feita a leitura.

Loba Literária 11/08/2021

Vamos todos ovacionar essa coletânea
Essa edição é incrível, amei as traduções, e os contos são simplesmente fenomenais. Foram poucos os que eu realmente não gostei. Até a introdução do organizador é incrível. Gostei do cuidado de colocar autores diferentes, mesmo sendo todos escritores de língua inglesa.

Gostei da pegada mais dark e violenta de vários dos contos, nos quais os autores não embelezaram o apocalipse.