Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

Carla 18/03/2021

O livro traz um interessante percurso histórico sobre a caça às bruxas
Destaco três reflexões que me parecem importantes, a aproximação da caça às bruxas com a perseguição das mulheres na contemporaneidade, a forma como a sociedade, no geral, trata as mulheres idosas como descartáveis e a relação da caça às bruxas com o capitalismo, principalmente, pois, parece que a perseguição às mulheres se deve à tentativa de manutenção do capital.

isa.dantas 10/03/2020

Raiva, é esse sentimento que essa leitura me provoca ao ler tudo que nós mulheres passamos ao longo dos séculos. Leitura nem sempre fácil, é quase um texto acadêmico, Silvia ainda traz várias referências para nos aprofundarmos no assunto. Ansiosa para ler Caliba e a Bruxa agora.

satatanica 07/12/2023

"As acusações são o mecanismo supremo de alienação."
Leitura interessante para sabermos de onde se originou o termo "caça as bruxas" e o que levou a morte de tantas mulheres nos séculos passados.

E não ironicamente, quando uma mulher é atacada pela sociedade nos tempos atuais, podemos chamar de "caça às bruxas" também, pois constantemente somos atacadas por fugirmos do que consideram "padrão".

Ari Phanie 29/10/2020

Atualizações
Em Mulheres e Caca às Bruxas, a Silvia Federici volta novamente a falar da caça às bruxas na Idade Média, debatendo mais uma vez alguns dos temas centrais que ela abordou em Calibã e a Bruxa, como acumulação primitiva e cercamentos de terras, processos iniciais do sistema econômico chamado Capitalismo que deu início a uma guerra contra as mulheres. Ainda que esse tenha sido cotado como um livro mais acessível às massas, os ensaios aqui presentes ainda tem um teor bastante acadêmico, e portanto, não é tão descomplicado como parece inicialmente.

Para mim, esse é um livro para se ler depois da base, e a base é o Cabilã. Os ensaios aqui são objetivos e atingem seu propósito, mas ainda sim, para iniciantes, talvez muitas coisas se percam ou fiquem nebulosas. Em o Calibã, no entanto, tudo é explicado perfeitamente, e por mais cansativa e trabalhosa que seja a leitura, você consegue um aparato de informação, conhecimento e esclarecimento muito mais amplo.

O que de mais interessante a Silvia aborda nesse livro em questão é a caça às "bruxas" no nosso período, falando desde o movimento eugenista, esterilização obrigatória das mulheres, e violência doméstica, até o horror incitado por grupos religiosos que ocorre na África. Ler sobre o que está acontecendo na África atualmente, me chocou bruscamente. Eu não fazia a menor ideia do que estava acontecendo nesse continente. Caça às bruxas parece coisa do passado - podendo ser também uma referência ao feminicídio - mas eu nunca imaginei que poderia estar acontecendo uma real caça às bruxas nesse século nos mesmos moldes daquela que aconteceu na Idade Média, e ainda por cima com a omissão do governo. Além da agitação de seitas cristãs, há também questões econômicas, claro, que levam homens a atacar mulheres idosas para se apropriar de suas posses. É brutal! É horrível e inacreditável que existam ‘’acampamento de bruxas’’onde mulheres precisem se exilar para não morrer queimadas ou enterradas vivas.

Enfim, esse é um livro que faz uma reconstrução do que você achava que sabia sobre Caça às bruxas, exatamente como o maravilhoso Calibã e a Bruxa faz. E que traz um apanhado de novas informações que são importantes para qualquer feminista ter conhecimento. Se você está iniciando, inicie pelo primeiro, então volte a esse. Se não, aqui você vai conseguir reforçar ainda mais alguns conteúdos e teorias para entender melhor alguns fenômenos e sistemas importantes.

"(...) é importante haver um esforço para compreendermos a história e a lógica da caça às bruxas e as muitas maneiras pelas quais ela se perpetua em nossa época. Pois é apenas mantendo essa lembrança viva que poderemos evitar que ela se volte contra nós.”

vanessamf 20/01/2022

Bruxas, uma invenção para controlar mulheres
O que temos neste livro é a história de como as mulheres perderam espaço na sociedade para a criação de um sistema econômico que hoje destrói o planeta com sua busca incessante pelo lucro, custe o que custar.

E é tudo muito bem explicado, com pesquisas e dados, inclusive a origem da palavra gossip (fofoca em inglês). Além da retomada da caça literal às bruxas ao redor do mundo em pleno século XXI.

Recomendo muito a leitura!

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2022/01/19/tecnico-mulheres-e-caca-as-bruxas/

Edja 12/01/2021

Excelente livro pra quem gosta de conteúdo histórico. Linguagem fácil e acessível.
Um compilado de calibã e a bruxa de fácil acesso.

Ercilia 29/04/2021

O feminismo salva vidas
Esse livro me surpreendeu pelos relatos históricos e atuais que conectam capitalismo e caça às bruxas. A historiadora italiana, Silvia Federici, tratou mais detalhadamente essa relação num livro anterior, de 2004, "Calibã e a bruxa" (que ainda não li) lançado no Brasil em 2016. Na primeira parte do livro  "Mulheres e caça às bruxas", publicado no Brasil em 2017, a autora trata desse fenômeno  nos séculos XVI, XVII e XVIII  e, na segunda parte, ela traz relatos de caça às  bruxas no tempo presente (!!!) que ocorrem, sobretudo,  em países da África e da Ásia.  Acreditem, a caça às bruxas não é coisa do passado. Gostei, aprendi muito e recomendo a leitura.

kma 31/01/2021

A milenar perseguição às mulheres
A impressionante história da perseguição às mulheres não ficou restrita à idade média. Perdura em vários países do continente africano e surpreende pela crueldade, discriminação e violência. O livro nos abre os olhos para essa realidade e o quanto ainda nos falta avançar como civilização e direitos humanos.

Dani Bittencourt 20/11/2022

Demorei muuuuito pra terminar esse, entre pausas, idas, vindas e quase-desistências. Tive bastante dificuldade de me concentrar nele, provavelmente porque estava bem enferrujada em leituras mais acadêmicas. De qualquer modo, recomendo muito, é extremamente rico.

Isabel.Dornelles 15/03/2021

Um livro complexo, mas necessário
Não minto, esse não é um livro que escolheria por conta própria. Porém, ele caiu em minhas mãos e que bom! Um livro teórico, repleto de críticas, fundamentação história e reflexões que me fazem, como mulher, pensar o quanto ainda temos que avançar em termos de direitos. Um livro necessário a todxs!

Laryssa306 06/04/2024

Caça às bruxas
Um livro muito interessante e informativo sobre a caça aqui bruxas nos dias atuais, fiquei chocada com os acontecimentos que se perpetuam e ficam "escondidos" da maioria das pessoas.

Michelle.Muriel 30/05/2021

Caça às bruxas até o dias de hoje
Porque as mulheres são vítimas de tanta violência se são as que reproduzem a vida, mais que isso, nutrem e cuidam diadiariamente de suas famílias?
"Na verdade, a violência contra as mulheres terminará apenas com a construção de um mundo diferente, onde a vida das pessoas não seja ' consumida' em prol da acumulação de riquezas."

brendbatista 21/04/2021

Livro muito bom e super elucidativo.

A autora discorre sobre o porquê das mulheres são alvos de tamanha violência, incluindo a caça às bruxas.

Destacando que as mulheres não-brancas, pobres, idosas e de países do terceiro mundo são as mais afetadas por essa caça às bruxas, que infelizmente, ainda não terminou.

São inúmeras colocações importantes que merecem ser levadas em consideração, principalmente, a interligação do capital e as mulheres, bem como a magia* e o capitalismo.

Thais 06/12/2023

Uma Leitura que Mexeu com Meus Pensamentos!
Li 'Mulheres e Caça às Bruxas' e preciso dizer que foi uma jornada fascinante! O livro mergulha fundo na história da caça às bruxas, mas o que realmente me pegou foram as reflexões modernas que o autor trouxe. A conexão com a perseguição das mulheres hoje em dia é chocante e me fez repensar muito. Além disso, a abordagem sobre como a sociedade trata as mulheres idosas e a relação com o capitalismo foi reveladora. A escrita é envolvente, e mesmo que eu não seja um especialista, achei fácil de entender. Recomendo para quem quer uma leitura instigante e provocadora!

Ailauany 18/11/2023

?Nas fogueiras não estavam apenas os corpos de ?bruxas?, destruídos; também estava todo um universo de relações sociais que fora a base do poder social das mulheres e um vasto conhecimento que elas haviam transmitido, de mãe para filha, ao longo de gerações ? conhecimento sobre ervas, sobre meios de contracepção ou aborto e sobre quais magias usar para obter o amor dos homens.?