Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

Gabriela Freitas 10/06/2022

Primeiro contato com a autora.
Me senti perdida em alguns momentos, no primeiro momento achei tudo muito confuso, me perdia um pouco em alguns pedaços e não entendia onde estava o que ou quem, fazendo o que e porque rs

Só consegui entender o final dos capítulos e logicamente não adivinhei nada!

Apesar de ter tido um pouco dessa dificuldade, o livro é interessante é essa autora está fazendo sucesso.

Angelica.Bugari 31/05/2022

Triste
História envolvente e triste.
Segredos q acabam com famílias..
Traumas q marcam a vida e leva a caminhos obscuros.

Lívia 30/05/2022

Penitência
É o segundo livro da autora que leio e admiro muito sua escrita. Sabe manter o leitor atento e esperando a próxima revelação.

Pela segunda vez fiquei bastante incomodada com a temática (abuso sexual infantil, violência contra mulheres e pedofilia), assuntos com fortes fatores desencadeantes (gatilhos) que geram angústia.

Não recomendo. A nota está alta pois a escrita realmente é muito bem amarrada.

jessicalimao 28/05/2022

Não sou capaz de opinar
Sério mesmo, essa história, se por um lado muito bem escrita e até certo ponto ágil...por outro lado eu simplesmente não enxergava mais nada de bom nada enquanto lia. Querem ler? A história será boa, mas se estiver deprimido passe longe

Luciana 23/05/2022

Gostei bastante do ritmo e da forma como a história foi contada.
É um livro que fala muito mais sobre o efeito da culpa na vida de uma pessoa do que do assassinato em si.
Achei o tipo de violência cometida pelo assassino exagerada diante da linha psicológica dele traçada no livro.

Tatianees 14/07/2022minha estante
Eu gostei muito mais de Confissões.
O que não gostei nesse livro foi que não conseguir me apegar a ninguém. Quando analisamos os personagens, foi mostrado mais defeitos do que coisas boas.
Sobre o lance das meninas levarem a ameaça a sério: a questão da cultura interferiu sim, mas imagine você com dez anos, testemunha um homicídio em uma cidade onde isso não acontece e logo em seguida um adulto te ameaça. Isso acaba com o psicológico de qualquer criança.
A mãe não mudou de ideia 15 anos depois, no relato dela fica claro que ela pensou que as meninas não tinham levado a sério sua ameaça. Quando a menina casa com o primo dela, ela diz acreditar que elas seguiram em frente. Só quando surge as noticias sobre as meninas matando pessoas é que ela vê o estrago que fez.

Juliana990 25/04/2022

Não conhecia a autora, mas gostei muito da narrativa e estilo. Bom suspense e com trama psicológica envolvente, pois traz os dilemas e dúvidas de cada protagonista e sua penitência, porém acredito que isso é bem mais forte na cultura japonesa pelo senso de dever. Ótima leitura e indico!

Thayna Cursino 24/04/2022

Penitência
É o segundo livro da autora que leio, e assim como o primeiro, fiquei bem presa a história. A forma como a Kanae Minato escreve a perspectiva do ocorrido na visão de cada personagem, traz uma profundidade maior para a história. O final me pegou de surpresa, e fez com que a tragédia ocorrida fosse mais trágica do que já é. É uma leitura pesada.

vasilisamorozko 31/03/2022

Essa Cidade Devia Ganhar O Prêmio Pela Cidade Com Mais Gente Problemática E Não Pelo Ar Mais Limpo
"Busque algo acima da sua posição e isso só te trará sofrimento."

"Para que duas pessoas imperfeitas e avariadas vivam, é preciso uma cerimônia absurda que lhes permita esconder suas imperfeições."

#49 - Meu Deus Meu Deus!!! Se eu colocar aqui "apenas surtando com essa história" conta como uma resenha? Porque MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu não sei o que e mais fascinante nas histórias dessa escritora, o fato de que você é jogado em outra cultura e acha tudo tão estranho por funcionar daquela forma (não que o preferência pelo filho homem entre outros seja uma coisa de outro mundo mas enfim) ou porque ela intercala personagens como narradores e você tem que entender porque os pontos se conectam. Aqui tudo é muito bem construído e se você pega esses detalhes dela desde o início fica muito claro quem é o assassino mesmo que ele não tenha sido apresentado, eu já estava certa de quem era desde o meio e fiquei "ai meu pai amado ele matou a..." tremendo choque até a revelação que já sabia.

Sem falar que os personagens são pra lá de problemáticos e desequilibrados seja eles por causa do trauma do assassinato ou não, todo mundo aqui (como no outro livro dela) me deram um sentimento de repulsa e desgosto gritante, além de que você sente uma raiva por tudo o que aconteceu e fica ainda mais irritado com o fato de que um criminoso pode ficar ileso quinze anos depois de um crime, mesmo sendo uma coisa hedionda baseado em uma vingança sem sentido e asquerosa.

E uma leitura que mexe com você de uma forma desagradável em muitos níveis, seja na forma de ser narrada, os personagens que tu não pega empatia ou o crime em si, e acho que por isso seja um bom livro, tu vai passar raiva mas vai ficar incrivelmente fora de si após terminar.

Recomendo (ainda estou surtando e ficarei assim por mais dez anos).

Indira 30/03/2022

Eu não sei se eu li esse livro muito distraída mas algumas partes dele eu fiquei sem entender completamente quem estava falando, tirando isso a história não é ruim e a escrita da autora te deixa empolgada para saber o que vai acontecer na próxima página.

Paula Santos 27/03/2022

Bem mais ou menos.
A proposta do livro é muito boa e eu estava realmente empolgada no começo. O livro se passa numa pequena e pacata cidadezinha que em um belo dia vê sua rotina mudar por causa de um brutal assassinato de uma criança. Achei um pouco monótono porque a autora contou o assassinato sob o olhar de todas as garotas que estavam junto com Emily no dia do assassinato, o que a meu ver, deixou tudo muito repetitivo. Vi meu interesse cair por terra também quando começaram a acontecer várias coisas mirabolantes justamente com essas meninas. Sei que é ficção, mas gosto quando a estória é minimamente crível. Rsrsrs.

O final realmente me surpreendeu, não imaginava nunca a motivação e autor do crime, mas mesmo assim não foi o suficiente pra subir a nota do livro.

Lu Bandeira 24/03/2022

Título perfeito para o livro!
No geral, achei o livro bem interessante. Apesar de falar sobre um assassinato, não é um livro investigativo. Nele conhecemos a história de 5 meninas: Akiko, Maki, Yuka, Sae e Emily. E diferente dos livros que estamos acostumados a ler, este não é divido em capítulos e sim por monólogos. Monólogos esses que contam a versão de cada menina em relação ao assassinato.
Achei essa formatação bem diferente e original. Acredito que essa é a minha primeira literatura japonesa.
Algumas questões ficaram em aberto para mim. Gostaria que estas tivessem sido esclarecidas no desfecho do livro.
Por isso, e por se tratar de um gênero que não é muito o que eu estou acostumada a ler que não dei uma nota maior na avaliação.
O livro traz algumas cenas pesadas por isso é importante se atentar aos gatilhos (estupro, infanticídio, abuso sexual de menores, etc.).

Kaly 24/03/2022

A cidade onde o ar é o mais limpo de todo o Japão
Diante de um assassinato, todos saem perdendo. Até as que sobreviveram.

Penitência não é um livro de investigação. Neste livro, conhecemos a história de 5 meninas: Akiko, Maki, Yuka, Sae e Emily. Emily é assassinada. Sua mãe promete vingança. Como será que as quatro que passaram por esse evento vivem suas vidas? Como um assassinato afeta traumas que já haviam e que existiram em razão de seu acontecimento?

Penitência não tem capítulos. É dividido por 4 monólogos, cada monólogo conta a visão de cada menina e como elas foram unidas de um modo tão trágico. E todas elas sofrem de pré-conceitos que as pessoas ao seu redor as davam, desde crianças.

Minha opinião: essa história me marcou. A escrita é envolvente e a forma de divisão do livro foi bem original pra mim, dividir em monólogos. Tudo o que eu queria era que as quatro meninas ficassem bem, e esse sentimento ficou por todo o livro. Em muitos momentos me senti mal; não foi gatilhos, mas reconheço que pode ser gatilhos para outras pessoas. Foi minha primeira literatura japonesa e espero continuar lendo mais histórias boas assim. No entanto, não acho que mereça 5 estrelas, mas isso já é de meu gosto pessoal. 4 estrelas é merecidíssimo.