Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

Lygia Lopes 23/07/2022

Li Confissões e fiquei impressionada. Várias pessoas diziam que Penitência era melhor, então li com uma grande expectativa, mas me decepcionei.
Sim, o livro é forte e fala sobre consequências, culpa, mas eu passei o livro inteiro esperando algo bombástico, como no primeiro e isso não veio.
Não é um livro ruim, mas gostei muito mais de Confissões.
Guilherme Rosa 24/08/2022minha estante
Cheguei a mesma conclusão que você

Murnyx 17/07/2022

Eu simplesmente amo Kanae Minato!
Li Confissões faz alguns anos e amei, então semana passada encontrei o audiobook de Penitência e fiquei super animada, as expectativas lá em cima e fui ouvir.
Todas as expectativas que tive foram superadas e achei ainda melhor que Confissões!
Terminei o livro chocada com tudo o que aconteceu e chocada com o quão fantástica é a escrita dessa mulher.
Mas não é um livro para todos, é cruel, tem temas fortes (muitos) que podem gerar gatilhos.

Andréa 16/07/2022

Intrigante
Uma história muito bem construída. Fatos ligados entre si de uma maneira inteligente. Recomendo a leitura

lori 11/07/2022

cruel
literalmente não sei o que falar sobre esse livro.
acho que não indico a ngm, mas não pq ele não seja bom, mas sim pq ele é cruel.

Mauro.Cavalcante 11/07/2022

Um tema pesado
Um assassinato de uma criança de 10 anos, 4 crianças cúmplices de tudo isso, o trauma que isso proporcionou e as consequências. E todo o peso que a mãe da garota assassinada jogou nas 4 cúmplices ocasionou numa avalanche de tragédias.

Ceci 09/07/2022

muito descepcionante, esperava muito mais pelo que li sobre, o livro é extremamnete confuso, odiei a leitura, a escrita é muito arrastada, e da muitos detalhes que sao extremamente desnecessarios. é um livro que n recomendo e n consigo entender como tem uma classificaçao relativamente boa

CrisPujol 06/07/2022

Impactante
Leitura pesada, algumas questões com excesso de explicações, muitas vezes repetitivas. Mas, sem sombra de dúvida, uma leitura cativante, envolvente e triste. Com um desfecho inesperado, uma história muito bem amarrada, nenhuma ponta solta. A história gira muito mais em torno do trauma gerado nas 4 meninas, do que mesmo identificar o assassino. O fator psicológico, a visão de cada criança sobre o fato, marcou muito mais (a pressão psicológica da mãe da Emily), do que a morte da amiga.

Claudia.Mayara 05/07/2022

Um suspense?
Um assassinato em uma cidade pacata do Japão? quatro garotas estavam com a vítima, viram o suspeito mas por algum motivo não lembram do rosto? uma mãe querendo vingança.
Quinze anos depois vemos como cada uma seguiu sua vida e se foram abaladas com o ocorrido.

Gostei da escrita da autora, mas ainda não sei o quanto gostei da história.

tais_silvas 01/07/2022

uma obra prima
-esse foi o primeiro livro que li da autora, escutei em audiobook e foi uma experiência maravilhosa.
-amei a forma como a autora decidi contar a história.
-tem um pouco de repetição mas acho que é fundamental pra narrativa e ajuda muito a não se perder.
-recomendo muito.

Lilis_14 25/06/2022

As narrativas dessa autora são sempre boas e sempre me prende muito apesar de ter achado esse livro bastante igual a confissões. A explicação pra toda a história não me prendeu bastante parte do livro achei que fica repetitivo e não precisava ter e o final sinceramente nem parece que faz parte do livro

Rebeca.Bueno 24/06/2022

Sem palavras pra esse livro
Um assassinato na infância meche com a vida de 4 garotas e com a vida de uma mãe!!!! 4 histórias se juntam para chegar em um final surpreendentes.

Gica Brombini 18/06/2022

PENITÊNCIA: um suspense psicológico muito bem construído!
Eu já havia ouvido falar muito sobre Kanae Minato. Principalmente quando seu primeiro livro, 'Confissões', estourou aqui no Brasil.
Eu não sou uma leitora ávida de thrillers e suspenses. Na verdade, os leio esporadicamente, apesar de sempre gostar muito das leituras.
Eu não sabia nada sobre essa história. Nada mesmo. Peguei o audiobook para ouvir no Skeelo, e já na primeira parte me vi envolvida e surpresa com as minúcias dos detalhes que preenchem essa trama.
O foco aqui não está em achar ou descobrir quem é o assassino, e sim, em mostrar os desdobramentos que um trauma pode gerar em diferentes pessoas e de diferentes formas. Todas as personagens tiveram seu psicológico manchado e corrompido pelo o que vivenciaram. A construção que Kanae Minato deu a essas mulheres é impecável. Mas devo admitir que, apesar de admirar a humanidade em todas as quatro meninas, a que mais se mostrou humana em todas as faces de dor, luto, egoísmo e perdão foi a mãe da Emely.
A narrativa é feita em vários pontos de vista, cinco para ser mais precisa, e são realizadas em suportes diferentes - temos uma carta, um discurso, uma loga conversa etc... Esta foi uma forma que se mostrou muito inovadora para mim. Também amei como esse livro me aproximou de diversos aspectos da cultura e dos costumes japoneses, os quais eu já tinha algum contato por ter consumido animes e mangás em um período da minha adolescência.
Esse livro foi muito rápido e muito envolvente. Eu adorei como tudo se amarra e se encaixa perfeitamente no final, sem deixar nenhuma ponta solta. Kanae Minato é realmente uma ótima escritora, com um potencial de construção de personagens extraordinário. Ela explora os lugares mais escondidos da alma e da mente de cada uma das narradoras, além de nos propor críticas e reflexões muito válidas. Tenho certeza que se tivesse lido este livro em uma edição física ela estaria cheia de marcações.
Apesar de tudo, ainda devo frisar que as situações que ocorrem me pareceram pouco prováveis. É incrível como tudo está interligado, mas tantas desgraças em apenas um núcleo de vínculos interpessoais às vezes me parece forçado demais. Entretanto, eu entendo todo o propósito de mostrar como a culpa e os traumas podem moldar tanto as pessoas, e como já disse, isto foi feito com maestria.
Conclusão: eu adorei o livro! Estou ansiosa para ler 'Confissões' também.
OBS: O livro possui muitos gatilhos de diversos tipos, então pesquisem sobre antes de ler!
Sophia Sophia ;) 12/01/2023minha estante
Eu não podia falar melhor!! Esse livro é maravilhoso e é incrível a forma como se pode compreender de diversas maneiras diferentes

jaquelinecrzs 12/06/2022

eu lembro da minha cabeça explodindo quando li confissões que é da mesma autora e agora foi a mesma sensação, é bizarro como a leitura dela é envolvente. mas preciso avisar que a história é super pesada, gatilhos pra estupro, suicídio, relações abusivas e depressão, tudo que acontece é muito triste e é impressionante como a autora consegue conectar todos os personagens, é uma história impossível de abandonar, você começa e fica instigada até o fim pra saber o resultado de todos os detalhes. criativo demais, recomendo muito!

9 à 12 de junho!