Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

MARTA CARVALHO 15/11/2022

CHO-CA-DA!
Segundo livro que leio dessa autora e fico impressionada com quão pesada são suas obras. Não indico pra todo mundo. São reais, brutais e chocantes, tocando em assuntos delicados para algumas pessoas sensíveis.
Nesse acompanhamos, na visão de quatro jovens (Sae, Maki, Akiko e Yuka) como o testemunho ocular de um crime a uma colega de infância (elas tinham apenas 10 anos) afetou suas vidas, ainda mais quando a mãe da menina assassinada as pressionou a desvendar o crime antes de sua prescrição (15 anos no Japão) ou sofreriam penitências.
A pressão psicológica nessas crianças gerou traumas severos que viraram uma série de crimes. Somente quando descobriu o quanto a tragédia e a cobrança do que aconteceu afetou às outras meninas, sentiu compaixão.
A estória é bem amarrada e pontos destacados nos relatos das jovens se interligam no decorrer da narrativa, bem como nas memórias de Asako, mãe da vítima.
Somente algumas informações no final me deixaram curiosa, mas nada que comprometesse o todo.
O livro é curto, a leitura é rápida, mas não recomendo aos sensíveis a assuntos como: abuso infantil, fetiche, trauma, suicídio, vingança e assassinato.

Flavinha 12/11/2022

Bem tenso do início ao fim, gosto de livros que trazem cada versão dos personagens e ao fim existem uma ligação bem feita entre eles. Vale muito a leitura.

AngelaS.DiasNagami 09/11/2022

Mais um audiobook
Não sei se a escolha de ouvir um thriller com a escrita tão elaborada como a de Minato tenha sido a melhor escolha e, talvez por isso não sei se o meu ?gostar? gostar desse livro foi atingido.

O formato da história é bem parecido com o de Confissões e, Confissões hoje pra meu ver envelheceu mal e, acabei gostando mais de Penitência, apesar de achar conveniente demais certos pontos.

Bela 27/10/2022

10 anos de terapia depois desse livro aqui tá galera.. cuidado que o tanto de gatilho que tem, misericórdia!!
Laura 11/05/2023minha estante
Siiiim scrr

fangrunin 18/10/2022

acho que não tenho outra palavra para descrever esse livro além de perturbador! me fez sentir raiva e nojo principalmente, mas eu gostei muito e definitivamente se tornou um dos meus favoritos da autora eu gosto muito do estilo de escrita dela alternando entre narradores pq pra esse tipo de livro funciona muito bem

Magnus 11/10/2022

esperava mais...
Depois de ter lido "confissões" da mesma autora (que gostei bastante apesar das problemáticas), peguei esse pra ler.
No início eu estava bem curioso pra resolução, mas aí pra metade do livro começou a ficar muito repetitivo e os detalhes abordados começaram a ficar chatos e até desnecessários, na metade acabei perdendo o fluxo e se seguiu assim até o final que é bem decepcionante.

Ainda quero ler "entrelaçadas" pra tirar um veredito final, para ver se gosto ou não da autora.

Ludsv 01/10/2022

Um estilo de escrita apaixonante
É provável que muitos, como eu, busquem "Penitência" porque se sentiram impactados após "Confissões". Contudo, é possível que o leitor se perca no caminho, buscando neste o mesmo nível de reviravoltas absurtamente brutais na narrativa. Este livro possui, sim, reviravoltas surpreendentes e perturbadoras, mas é impossível replicar o sentimento do outro, neste - afinal, já estamos preparados para as "rasteiras" de Minato. O livro em si não busca ter esse tipo de papel para o leitor, e sim o de contar sua própria história, e construir aos poucos esse retrato grotesco dos efeitos que um trauma pode ter em crianças.

Saí deste livro tendo a certeza de que o estilo de escrita de Minato é um dos meus prediletos, sempre instigante e minuciosamente construído, então se isso te encantou em "Confissões", ou se é desse tipo de narrativa que gosta, então vá fundo. Recomendo também o consumo via audiobook, tive uma ótima experiência.

Cristina.Melo 23/09/2022

Senti nojo, raiva, tristeza, angústia, felicidade e várias outras variedades de emoções, a autora é maravilhosa descrevendo esse suspense, amei o livro

Cinthia 21/09/2022

Não funcionou muito bem pra mim.
Não sei se foi a tradução do livro, mas achei a narrativa confusa. E não convenceu muito. Comecei e parei essa leitura muitas vezes e acho que só continuei pq tinha a esperança que fosse ter um final surpreendente. Os temas retratados são perturbadores: assassinato, estupro, pedofilia entre outros. Portanto não indico para qualquer pessoa.

Eliana Portella 19/09/2022

Drama. Suspense.
Essa foi a minha segunda experiência de leitura no - estilo - audiobook através do Podcast da @nuzabatemarque , e só posso dizer que mais uma vez foi sensacional!

A história é pesadíssima! O suspense em alguns momentos nos faz até esquecer de respirar, e o drama destroça nosso coração junto com o de cada personagem.

Com uma narrativa semelhante à de Confissões, a autora nos apresenta os protagonistas através de diários, e sempre em primeira pessoa. O que nos proporciona a ideia exata de como eles se sentem e enxergam as situações.

Um crime bárbaro desencadeia uma série de atrocidades e literalmente rouba a inocência dos sobreviventes. A partir dali ninguém mais será inocente.

A penitência autoimposta, é cruel e determina o caminho que cada um irá trilhar. E caminhando separados e ao mesmo tempo conectados, cada personagem vive e sobrevive apesar de seus traumas.

Um final surpreendente, daqueles de balançar as estruturas e desnortear o leitor, reafirma o talento dessa brilhante autora de suspense.

Lais Souza 29/08/2022

Kanae minato tem um estilo bem diferente de escrita, há quem ame e quem odeie, eu amo, já tinha lido confissões e gostado bastante, com Penitência não foi foi diferente, tem uma coisa na forma que a autora escreve que é ao mesmo tempo muito estranha e muito atrativa, não consigo explicar, só lendo mesmo para saber o que eu estou falando. Não vou falar do enredo porque livros assim acho que é mais interessante ler sem saber muito a sinopse, o livro é muito bom o único motivo pelo qual não vou dar cinco estrelas foi algumas coisas que não ficaram muito claras no final.

Guilherme Rosa 24/08/2022

Pesado
Sem dúvida do três livros da Kanae que li até agora, esse absolutamente foi o mais pesado!
Pesado no sentido de trazer alguns temas fortes!
Que você vai lendo e soltando algumas expressões como: "Não acredito!!" "Que horror genteee" "Com assim?!"

A Kanae tem uma mente bem criativa para histórias e enredos, cruzar histórias, dar perspectivas de vários personagens e uma certa preferência por abordar coisas obscuras em temas delicados...Isso fica claro nesse livro e em "Confissões" rs

E que final chocante!! Você vai entender do que estou falando ao terminar o livro, fiquei de queixo caído.

Só digo uma coisa: cuidado ao procurar se vingar de alguém.. Nunca se sabe as reviravoltas que a vida dá!! Esse livro é a prova disso.

Enfim, recomendo esse livro!
TAI.... 26/08/2022minha estante
Já quero ler esse livro agora.. Adoro histórias de desgraçamento kkkk.

Guilherme Rosa 26/08/2022minha estante
Kk eu recomendo ler mais resenhas sobre ele, eu li mtas aqui depois que terminei ele. Mas é bom ler resenhas antes, pra tu ver se vai ser um tipo de leitura que vai te agradar. Até prq a forma de escrever, de intensificar as coisas (nem sempre é sangrenta) de escritores japoneses, é diferente..um pesado que choca + o emocional rs

TAI.... 26/08/2022minha estante
Eu ando nessa vibe de leitura.. que causam impactos direto no emocional

gabszucolo 22/08/2022

Pesadissimo
Achei a leitura bem lenta, mas no final quando todos os depoimentos foram dado e a medida que as peças iam se encaixando, a cabeça simplesmente explode quando a conclusão chega e é revelado o assassino ?

Pêpe 13/08/2022

A história gira em torno de um assassinato de uma garotinha de 10 anos.
Ela estava brincando com mais quatro amigas no colégio onde estudavam, em uma pequena cidade no interior do Japão.
Mas por algum motivo, embora as quatro tenham visto e falado com o assassino, nenhuma delas lembrava do seu rosto.
A mãe inconformada com a situação, queria vingança e queria uma espécie de penitência de cada uma delas.No decorrer do tempo, vamos descobrindo os mistérios e as tragédias que cada uma das meninas tem que passar.
O final é bem surpreendente, e a autora tem essa escrita repleta de mistérios.
É um bom livro.

Leandro676 08/03/2023minha estante
Acho que foi coincidencia sim ele encontrar o anel e a partir dai pensou na vingança. E creio que o livro deu a entender que ele se matou, pelo menos assim que eu vi

Rita528 16/11/2023minha estante
como deu no noticiário ''o que aconteceu com ele'' eu deduzi que ele se matou