Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

gabe 22/06/2020

Ritmo incrível
Típico livro "só mais um capítulo". INCRÍVEL e PODEROSO, recomendadíssimo.

Amante de livros 06/02/2021

PENITÊNCIA
Kanae Minato

Uma CIDADE pacata
Um ASSASSINO sem rosto
Uma VINGANÇA cruel

"Um arrepiante suspense psicológico sobre a vida de quatro mulheres, unidas para sempre por um dia terrível em sua infância."

"Emocionante, tenso....Minato construiu uma história inquietante sobre tragédia, culpa e PENITÊNCIA."

Gente, peguei essas frases atrás do livro, Man, me diz, só com esse pequeno spoler não dá um vontade imensa de ler ? Pós é rsrs

Isso não é spoiler, está atrás do livro.....algumas partes só complementei com as minhas palavras.

Vamos lá, cinco meninas estavam brincando e só quatro voltaram de lá ! Sae, Maki, Akiko e Yuka, gente são crianças de dez anos! A mãe da menina morta inconformada com a perda da filha , queria vingança (normal), porém , ela ameaçou as meninas de 10 ANOS :

"Eu nunca vou perdoar vocês. Façam o que for preciso para encontrar esse assassino. Se não conseguirem, cada uma terá que pagar um penitência".

Mesmo com esse fardo sobre os ombros , as meninas de 10 ANOS, conseguiram chegar a vida adulta. Mas uma série de tragédias as espera .

Gente, parem tudo, dêem um oportunidade pra ele livro! É sério, uma atitude, simplesmente uma atitude no passado, poderia ter mudado TUDO. Esse é o tipo de livro que faz a gente parar e pensar ....

Unloved Jester 02/07/2020

Impactante
"Penitência" escrito por Kanae Minato nos conta, por meio de relatos de diferentes mulheres, como um crime brutal, ocorrido quinze anos antes em uma pequena cidade do interior do Japão, e seus desdobramentos afetaram de maneira absurda a vida e as decisões de cada uma das envolvidas.

A obra nos traz diferentes pontos de vista narrados em primeira pessoa, mas de diferentes maneiras em cada capítulo. Sua trama principal gira em torno de um grupo de quatro amigas, Sae, Maki, Akito e Yuka, que, aos dez anos de idade, de repente, se vêm envolvidas em um assassinato brutal de uma garota ocorrido nas dependências da escola onde elas brincavam e que todas as quatro interagiram com o assassino antes do crime, mas, de alguma forma, não conseguiam se lembrar dele.

Uma trama instigante e bem desenvolvida que nos faz pensar em como apenas algumas palavras impensadas em um momento de desespero podem afetar toda a vida e as decisões de uma pessoa e de como nem tudo que se vê de fora é um retrato do realmente acontece por dentro.

O livro apresenta alguns momentos e conclusões bem previsíveis, mas é uma leitura impactante, rápida e extremamente recomendada.

Kivia 21/07/2020

Gostei da visão do livro das pessoas envolvidas falando sua versão dos fatos.
Engloba um assunto importante sobre a desigualdade social, e com o as pessoas enxergam uma as outras.

Bel 30/07/2020

Muito bom, até a metade foi escrito de uma forma incrível que me fez marcar varias partes, gostei do final mas queria que ela tivesse escrito mais detalhamento de alguns pontos na história que achei meio mal desenvolvido. Mesmo assim penitência é uma mistura de sentimentos, me faz ter arrepios, tristeza, questionamentos, nojo, entender de forma ambígua etc realmente amo como as histórias da kanae são cheias de questionamentos e de" acho que eu agiria do mesmo jeito nessa situação.." Enfim, eu gosto mais de confissões porque me surpreendeu muito em relação ao choque, ao medo, e surpresa, mas penitência ele é tão delicado, sentimental e pertubador por ter verdades expostas e focar nas vidas de quem foi inocente em vez de o caso e o assassinato em si

Rafa 16/08/2020

Quinze anos atrás, uma menina de 10 anos foi assassinada em uma cidade do interior do Japão. Quatro garotas que estavam com vítima pouco antes dela de ser morta falaram com o assassino, mas por algum motivo, nenhuma delas consegue lembrar o rosto dele. Inconformada, a mãe ameaçou as garotas: "Se não conseguirem encontrar esse assassino, cada uma terá de pagar uma penitência" Elas conseguem chegar à vida adulta, mas uma série de tragédias as espera!!!!

Eu já tinha lido o primeiro livro da escritora Kanae Minato, o excelente Confissões, então fiquei curioso para ler Penitência. Para minha alegria, ele me foi presenteado pela @janameneguette no amigo secreto do @clubedosthrillers. Que presente fantástico! O livro correspondeu em cheio às minhas espectativas!!!

O livro tem uma estrutura muito interessante. É divido pelos depoimentos de vida das principais personagens. E é aí que a autora mostra toda sua competência. Os depoimentos mostram de uma maneira muito inteligente como o assassinato influenciou a vida de todas. Como ele fez aflorar os traços de personalidade de cada uma delas que elas carregaram no decorrer da vida e refletem em suas ações. Todas elas são muito bem construídas!!

A inserção dos costumes da sociedade japonesa é outro ponto forte. A autora consegue mostrar como esses costumes moldam a vida das personagens e são fundamentais para os acontecimentos da história!!

Juntando tudo isso, Kanae Minato mais uma vez me surpreendeu positivamente com uma história forte e bem concluída!! E ela continua sem medo de matar seus personagens!!

Thainá - @osonharliterario 28/08/2020

Um assassinato, cinco garotas e uma promessa desesperadora
Durante um feriado, quando a piscina da escola encontrava-se fechada em respeito à comemoração, um grupo de cinco amigas, com faixa etária de 10 anos, foram brincar de vôlei em um campo ao lado da escola. Sae, Maki, Akiko, Yuka e Emily brincavam de passar a bola quando foram interrompidas por um homem desconhecido, o qual usava um uniforme de trabalho, que pediu a ajuda de uma das meninas para limpar os ventiladores do ginásio da escola, dando a desculpa de que havia esquecido a escada.

Prestativas e educadas, todas as meninas têm vontade de ajudá-lo, mas a escolhida é Emily, a única que não é nativa daquela cidade e que se destoa das demais por motivos únicos. Porém, após horas de espera, as quatro meninas restantes decidem procurar por Emily e pelo homem desconhecido, achando assim o corpo sem vida da garota. Emily foi assassinada e estuprada.

Após 15 anos dessa terrível tragédia, acompanharemos, através da narração de cada uma, como a vida de Sae, Maki, Akiko e Yuka foram afetadas por causa do assassinato e também por conta de uma conversa que tiveram alguns anos depois com a mãe de Emily. Em silêncio, elas haviam feito uma promessa para ela, e isso afetou, mesmo que sem perceber, significativamente a vida de cada uma, mas não de um jeito bom.

Cada uma lidou com a situação de uma forma particular e sofreu à sua maneira, mas é inegável que todas, mesmo após quase duas décadas, ainda se punem pelo assassinato e por não terem lembrado do rosto do assassino, tendo assim o processo de prisão sendo arquivado. O tempo de prescrição está acabando e o assassino ainda está a solta, como agir em relação a isso e como parar de causar auto penitência em si mesma?

Há traumas, momentos de sufoco e de desespero e vidas arruinadas. Por isso Penitência é um livro forte, bastante descritivo e angustiante de se ler. Nele, nós temos a versão de cada garota do grupo de amigas da Emily; cada sofrimento, paranoia e tristeza. É uma história que toca, arrepia e nos tira todas as estruturas emocionais possíveis.

Mas cuidado com os gatilhos: há cenas fortes e descritivas de estupro, pedofilia, assassinato e suicídio.

Em apenas 3% da leitura eu já me sentia incomodada, angustiada e sufocada, inclusive até chorei. As cenas e descrições de um assassinato e estupro de uma menina de 10 anos são muito fortes e mexeram muito comigo. Tudo que eu queria era que o assassino fosse pego logo, mas isso nem de longe é o foco do livro (por mais que fique claro que é isso que a mãe e as amigas da vítima procuram). Ao meu ver, o foco da história é muito mais as consequências que essa situação ocasionou na vida das amigas da vítima, em como ver a amiga ali, assassinada e violada, fez com que a vida delas tomasse um rumo totalmente inesperado e angustiante; como uma promessa à mãe da vítima fez com que a vida das meninas vivas se tornassem um furacão de maus sentimentos. Senti-me na pele de cada uma e me sensibilizei com cada relato.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/08/28/resenha-penitencia-kanae-minato/

San... 16/09/2020

A autora tem uma narrativa um pouco diferente dos livros que costumo ler, entretanto, o livro é muito bom. Recomendo

Elyene 17/09/2020

Um castelo de cartas
Essa autora foi um achado! Li Confissões aleatoriamente e fiquei muito impressionada. Quando encontrei este outro, não quis sequer esperar, comecei logo! Quando iniciamos a leitura, sempre parece que estamos tendo informações demais sem contexto algum, mas é incrível como Minato tece tudo de uma forma tão real, tão crua. Talvez a história de Confissões seja melhor elaborada, mas essa aqui perde em nada no quesito consequência dos eventos. Esta autora dá uma aula do porquê a discussão acerca de punições, maior idade penal, julgamentos precipitados e retaliações morais são tão, tão relevantes. Sinceramente, encantada!

Rhay 07/10/2020

Super recomendo
A autora sempre trás temas muito importantes nos seus livros, e esse não foi diferente. Enquanto em confissões temos uma vingança, nesse temos a culpa como tema principal.
Seguimos a vida de cada personagem e como a culpa por algo que aconteceu, não necessariamente foi culpa sua, faz tudo parecer que foi.
Quantas vezes culpamos alguém por algo que ela realmente não teve culpa, só por raiva do momento. Quantas vezes julgamos o outro, e até nos culpamos por algo que não tinha como ter sido diferente.
Eu devorei esse livro, mesmo quando parecia que tinha detalhes demais, no fim tudo se encaixou perfeitamente.
Super recomendo esse livro e essa autora.

dirceudemarilia 14/10/2020

é a kanae minato ne?
acho que foi o nelson rodrigues que disse que não importa quantos livros a gente vai ler na vida, apenas dois ou três iremos carregar conosco. arrisco a dizer que confissões, ou kokuhaku, o livro de estreia da escritora japonesa kanae minato, se tornou o meu terceiro. por isso, decidi ler penitencia o quanto antes.

acho que o marketing do livro nos dá uma expectativa errada... mas só vamos descobrir isso no penúltimo capitulo, que leva o nome do livro. me pergunto se isso é proposital ou apenas um erro na editora. se bem que a série de kiyoshi kurosawa também foi vendida assim...

se voce também veio de kokuhaku, não se engane. confissões é um livro sobre consequências. olho por olho e dente por dente. shokuzai é sobre culpa.

falando sobre o livro em si: o capítulo da sae foi extremamente simbólico e tocou sobre um assunto que só trata a ela, devido ao dever que lhe foi dado quando era criança. extremamente forte e dá o tom do livro. sinceramente, não sabia que se tratava de um estupro seguido de assassinato. talvez tivesse evitado a leitura se soubesse disso. esse, por descrever o estado de emily após o ataque, se torna o capítulo mais pesado e perturbador.

o acidente de maki foi extremamente realista. professores são julgados por qualquer coisa, apesar de fazerem tudo por seus alunos. gosto de como ela se refere a asako no final.

o capítulo de akiko me incomodou bastante. achei sem pé nem cabeça. especialmente porque no final o personagem do koji não foi julgado (na narração da personagem). por que ele aceitou a proposta de haruka de viver daquele jeito? também não entendi a obsessão de akiko por ser uma pessoa invisível e como isso impactou na história. penso seriamente em pular o episódio sobre ela na série japonesa de mesmo nome.

yuka é sensacional. pela forma que ela foi descrita no começo, achei que seria a mais revoltada e imatura, mas ela é a mais pé no chão de todas em relação ao que aconteceu. agradeça a miopia.

não vou mentir, por ter lido kokuhaku, me impressionei com o capítulo focado na mãe de emily, asako. kanae minato derruba todas as nossas expectativas sobre aquela mulher fria e assustadora que chamou 4 meninas de 13 anos de assassinas. o capítulo final/epílogo seguinte nos confirma todo o sofrimento, o horror e a esperança de vida nova que reviver esse assunto trouxe a essas mulheres.

no final, na cabeça de uma criança tudo é mais impactante e assustador. especialmente se você não tem seus amigos por perto.

fico esperando outras publicações de kanae minato e de outros autores japoneses do gênero iyamisu (que literalmente significa ewww mystery!) no brasil.

a hbo faria uma ótima adaptação desse livro... espero que eles descubram o tesouro que é kanae minato.

*SPOILER*
queria ter visto o que aconteceu com nanjo. espero que contem isso na série de tv.

site: https://www.instagram.com/marilynemarilia/

Monique 13/11/2020

Uma história densa e pesada
Como toda história narrada por essa autora.
Ela desenvolve o enredo, os personagens, a gente se familiariza com eles, entende os seus motivos, as suas personalidades e o que levaram a tomar suas atitudes.
Não conseguimos nem culpar nem condenar num todo e é isso que faz a gente gostar da história - pois, existe um vilão, mas cada tem os seus motivos: densos ou rasos.

Nesse livro que parece ser dividido em contos, pois cada capítulo conta a perspectiva de cada personagem, temos o relato de cada um sobre o que aconteceu no dia do crime e o que aconteceu com ela depois depois daquele dia.

É triste, às vezes, aterroriza os fatos, mas é boa, muito boa história para ser contada.
Com uma narrativa que prende de pouco em pouco.

Resumindo:
Asiáticos e suas habilidades em escrever boas histórias. Gostei!

Nalu 17/11/2020

Meu deus, MULHEEERR!! que livro é esse??? Não esperava nada e só foi ladeira abaixo. 10/10. Muita tensão, muito plot. amo.

Carla.Zuqueti 18/12/2020

Sombrio
Os livros da Kanae Minato são muito intrigantes. Apesar de serem considerados suspense, sempre ter uma morte e várias pessoas envolvidas, são livros muito dramáticos, que mostram que todas as pessoas possuem um lado sombrio. E faz refletir sobre nós mesmos. Qual nosso lado sombrio? O que faríamos na mesma situação?

Esse livro conta a história de 5 garotas: Emily, Maki, Sae, Akiko e Yuka. São adolescentes e tem condições sociais e uma vida pessoal totalmente diferente.

Temos a menina rica, a menina pobre, a rejeitada pela familia, a super poderosa e por aí vai.

Em um momento de diversão, uma delas é assassinada por um estranho.

Daí pra frente temos: o drama que cada uma vivenciou, como a morte da amiga se transformou em uma dívida e como isso influenciou cada uma em suas escolhas a partir daí.

Achei o livro muito bom. Ao mesmo tempo que desenvolve as tramas pessoais, tem o mistério sobre o assassino e como um passado mal resolvido pode voltar para te assombrar quando você menos espera.

Gostei demais!

Denise 11/01/2021

Um excelente livro
Já tem algum tempo que li Confissões da autora e tinha gostado muito. Resolvi ler esse agora e achei melhor que o anterior, embora os dois sejam ótimos. A narrativa sendo feita por cada uma das meninas que estavam na cena do crime, foi impactante. Eram apenas crianças que foram cobradas como se fossem adultas e isso gerou conflitos que ela não souberam lidar. A mãe da criança , talvez por desespero , jogou a responsabilidade pela descoberta do assassino , em cima de 4 crianças de 10 anos. E isso foi muito cruel. Só queria saber o que aconteceu com o assassino. Isso a autora fez suspense. Recomendo.