Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

blacktonks 15/03/2021

Eu sempre gostei de thrillers e esse foi até interessante. Descardando um pouco a confusão que é para você entender a escrita da autora e também o fato de que ele é um livro para se ler todo de uma vez (ou perde bastante a graça), encontramos questão indispensáveis para a sociedade japonesa, como a honra e o juramento da palavra, coisa que deixam o enredo do livro bem interessante porque te mostra como é o pensamento japonês.
Além disso, a organização do livro me lembrou bastante o conto "Dentro do Bosque" do autor também japonês Ryūnosuke Akutagawa que eu também gostei bastante.

Dri 09/03/2021

Penitência
Segundo livro da autora que leio em intervalo pequeno de tempo e fiquei muito impressionada.
A autora sabe construir bem a história, num primeiro momento a gente fica meio perdido sem saber o que está rolando, mas depois ela vai soltando as coisas aos poucos e acaba amarrando tudo. Muito bom!

Jeff.Rodrigues 16/02/2020

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Será fácil seguir adiante na vida após um trauma abalar sua infância ou os fantasmas cedo ou tarde voltarão para assombrar? Após o estrondoso sucesso de Confissões, um excelente livro, diga-se de passagem, Kanae Minato retorna com uma obra que vai fundo nos incômodos da consciência humana. Penitência é a típica história para ser lida em um ou dois dias e que ao mesmo tempo em que se aprofunda de forma exemplar em questões peculiares de seus personagens, naufraga em uma narrativa rasa e pouco atraente.

Quatro garotas testemunharam um assassinato, mas nenhuma delas conseguiu se lembrar do rosto do culpado. Inconformada, a mãe da vítima rogou uma espécie de praga para que a consciência delas pesasse. E a vida seguiu seu curso com cada uma crescendo e tomando seu rumo. Assim, cada capítulo é narrado por uma dessas garotas, já adultas, contando a sua versão para o dia fatídico, e fazendo uma confissão de como sua vida se desenrolou após os acontecimentos. Todas elas acabaram cometendo algum ato que consideraram como o acerto de contas com o passado. Seria a tal penitência que a mãe da vítima sentenciou.

A premissa interessante da trama se perde em uma história que, sendo bem sincero, é um tanto quanto imatura. A narrativa, mesmo levando-se em conta o estilo oriental bem diferente do nosso, é fraca e cheia de situações convenientes demais. Somos levados a crer que as garotas tiveram seu futuro, e consequentemente seus atos, definidos necessariamente pela ameaça da mãe da vítima. Mas em momento nenhum isso me soou crível. Aliás, os principais acontecimentos e suas justificativas protagonizados por cada uma delas forçam demais a barra para servir ao propósito do enredo. Em linhas gerais, é um livro bom para passar o tempo, mas longe de carregar qualquer qualidade que o faça se destacar.

Minato mostra um bom domínio em explorar histórias que envolvem crianças sob o jugo de adultos. Confissões trabalhava exatamente um tema cujas entrelinhas são parecidas com Penitência. Temos um adulto (no primeiro, uma professora e neste, a mãe da vítima) que através de atos ou ameaças busca causar um desequilíbrio psicológico nas crianças ao seu redor. A diferença é que Confissões tinha uma trama muito bem estruturada com um desenvolvimento convincente e bastante assustador. Já aqui em Penitência, faltou algo mais e tudo se perdeu em uma narração rasa que não me convenceu. É como se fosse um livro experimental cujo acabamento e retoques finais não foram feitos.

O desfecho, protagonizado pela mãe em uma longa narrativa com passagens interessantes e outras totalmente desnecessárias, foi tão linear que não pareceu uma conclusão. No fim, Penitência se resume a capítulos avulsos com depoimentos de vida de personagens em que a linha que faz a conexão entre cada um é frágil e difícil de engolir. Passa longe da minha lista de recomendações.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/12/26/resenha-penitencia-kanae-minato/

eup3dro 07/03/2021

Desinteressante e arrastado
Após ter lido e amado Confissões, da mesma autora, fui ler Penitência todo animado e me deparei com uma história sem graça e narrativa arrastada e desinteressante. Apesar das poucas páginas a trama parece enrolar demais em certos pontos, tornando toda a leitura muito cansativa. Uma decepção depois do incrível achado que foi Confissões.

DeboraCatanante 03/03/2021

Que mulher, que livro
Kanae Minato sempre tirando meu fôlego. Amo sua forma de contar s histórias, como se fossem por cartas, acho incrível e prende ao mostrar os pontos de vista de vários personagens. Muito bom!

Laila Laudina 25/02/2021

ResenhasLabirinto
Um livro que me surpreendeu bastante, comecei a leitura muito desanimada, mas fui gostando bastante a escrita da autora e ótima ela consegue fazer uma trama com muitos detalhes e personagens ser bem construída do começo ao fim. Uma obra muito surpreendente.

Cassia de Souza 29/03/2021

Um livro que retrata como uma experiência traumática na infância pode influenciar sua vida ao longo dos anos.
A narrativa da autora segue o mesmo estilo do livro ?Confissões?, também escrito por ela, sendo cada capítulo narrado por um personagem.
Porém, diferente do livro acima, achei o final deste previsível, dado toda a suspense do início dos capítulos.
É um livro que te prende, mas que no final deixa um pouquinho a desejar.

Cibelli.Gianjope 15/02/2021

Sensacional, o final é surpreendente.

Josi 22/02/2020

Minha primeira experiência com a autora
Achei confuso no começo, mas depois a leitura flui

Amante de livros 06/02/2021

PENITÊNCIA
Kanae Minato

Uma CIDADE pacata
Um ASSASSINO sem rosto
Uma VINGANÇA cruel

"Um arrepiante suspense psicológico sobre a vida de quatro mulheres, unidas para sempre por um dia terrível em sua infância."

"Emocionante, tenso....Minato construiu uma história inquietante sobre tragédia, culpa e PENITÊNCIA."

Gente, peguei essas frases atrás do livro, Man, me diz, só com esse pequeno spoler não dá um vontade imensa de ler ? Pós é rsrs

Isso não é spoiler, está atrás do livro.....algumas partes só complementei com as minhas palavras.

Vamos lá, cinco meninas estavam brincando e só quatro voltaram de lá ! Sae, Maki, Akiko e Yuka, gente são crianças de dez anos! A mãe da menina morta inconformada com a perda da filha , queria vingança (normal), porém , ela ameaçou as meninas de 10 ANOS :

"Eu nunca vou perdoar vocês. Façam o que for preciso para encontrar esse assassino. Se não conseguirem, cada uma terá que pagar um penitência".

Mesmo com esse fardo sobre os ombros , as meninas de 10 ANOS, conseguiram chegar a vida adulta. Mas uma série de tragédias as espera .

Gente, parem tudo, dêem um oportunidade pra ele livro! É sério, uma atitude, simplesmente uma atitude no passado, poderia ter mudado TUDO. Esse é o tipo de livro que faz a gente parar e pensar ....

Vann.Deodato 22/01/2021

Bom. Mas só.
Eu fiquei apaixonada pelo primeiro livro da Minato, o "Confissões". Gostei da escrita, gostei da história, de tudo. Já este, me decepcionou. Caraca, a história foi contada 67392 vezes por visões diferentes. Ok que cada uma contava o que aconteceu um pouco antes, durante e depois consigo mesma. Mas foi enfadonho demais. Por várias vezes pensei em desistir. Continuei na base do ódio pra puder terminar. De 3 estrelas pq no final, foi legal. Mas olha... Merecia menos. Decepção.

Denise 11/01/2021

Um excelente livro
Já tem algum tempo que li Confissões da autora e tinha gostado muito. Resolvi ler esse agora e achei melhor que o anterior, embora os dois sejam ótimos. A narrativa sendo feita por cada uma das meninas que estavam na cena do crime, foi impactante. Eram apenas crianças que foram cobradas como se fossem adultas e isso gerou conflitos que ela não souberam lidar. A mãe da criança , talvez por desespero , jogou a responsabilidade pela descoberta do assassino , em cima de 4 crianças de 10 anos. E isso foi muito cruel. Só queria saber o que aconteceu com o assassino. Isso a autora fez suspense. Recomendo.

Carla.Zuqueti 18/12/2020

Sombrio
Os livros da Kanae Minato são muito intrigantes. Apesar de serem considerados suspense, sempre ter uma morte e várias pessoas envolvidas, são livros muito dramáticos, que mostram que todas as pessoas possuem um lado sombrio. E faz refletir sobre nós mesmos. Qual nosso lado sombrio? O que faríamos na mesma situação?

Esse livro conta a história de 5 garotas: Emily, Maki, Sae, Akiko e Yuka. São adolescentes e tem condições sociais e uma vida pessoal totalmente diferente.

Temos a menina rica, a menina pobre, a rejeitada pela familia, a super poderosa e por aí vai.

Em um momento de diversão, uma delas é assassinada por um estranho.

Daí pra frente temos: o drama que cada uma vivenciou, como a morte da amiga se transformou em uma dívida e como isso influenciou cada uma em suas escolhas a partir daí.

Achei o livro muito bom. Ao mesmo tempo que desenvolve as tramas pessoais, tem o mistério sobre o assassino e como um passado mal resolvido pode voltar para te assombrar quando você menos espera.

Gostei demais!