Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

cyberenjeru 03/01/2024

Dos três livros que li da autora esse acabou sendo meu preferido. Novamente ela trás questões morais da sociedade, ações de causa e consequências, mistérios, sem deixar de lado a parte mais humana e comum das personagens, momentos do dia a dia, culinária e costumes japoneses. A experiência de leitura é uma montanha russa brutal e violenta.

Matthew Bates 02/05/2023

Nao esperava nada me entregou um pouco
Eu gostei muito da forma como os capítulos são divididos, cada um para um personagem, e a forma como ela conecta os jump temporais com a evolução e conexão de cada personagem.
ele não tem exatamente um plot revelado no final, o plot vai sendo trabalhado ao longo da trama de forma gradativa e eu AMEI!!

com algumas obras da literatura oriental eu sinto, em diversas ocasiões, que os autores optam por uma escrita não muito poética e sim mais direta ao ponto, o que faz com que os personagens, diversas vezes, se tornem mais impessoais ao leitor. nessa obra eu senti algo parecido, o que me fez sentir bastante distante da leitura.

SemAria.Freire 06/06/2023

Uma leitura diferente, mas sou muito fã dessa autora. Dessa vez, eu não me confundi com os nomes foi mais fácil de não me perder. A estória é muito envolvente eu não imaginei o final, fiquei com pena das meninas e de certa forma entendi a raiva da mãe. É claro que se tinha todos os tipos de sentimentos envolvidos, inveja, raiva essas coisas. Mas precisamos lembra são crianças.

Bianchi 04/07/2023

Confusa até agora
Começo dizendo que ouvi ele em áudio então pode ser que qualquer coisa que diga seja porquê perdi a concentração no caminho. Mas basicamente a trama gira em torno de um assassinato e as pessoas que estavam no momento do crime vão narrar a história.
E talvez tenha sido isso que me deixou perdida, até entendi algumas partes com os plots e tal, mas não consegui associar aos nomes correspondentes.
Mas pra se distrair esse livro ajuda bastante e quem não tem problemas com essa questão narrativa fica de boas.
Por fim concluí o áudio e ainda continuo sem saber quer matou a criatura kkkkk
Mas é isso, pelo menos é melhor que A garota do lago.

RaquelSales17 28/04/2024

Confuso e final não convincente
Empolguei-me com o livro anterior e fui avisa ler esse, mas a história de um assassinado dentre as amigas em uma escola em que passaram-se anos para identificar o assassino, tem um final tão improvável que não convence.

Kamilla 09/08/2023

Praga de mãe
Quatro garotas tem a sua vida marcada para sempre após testemunharem um crime com uma colega de escola. A narrativa rápida de Kanae Minato me transportou rapidamente para a mente de cada uma das garotas e como nenhuma delas conseguiu se livrar dos eventos traumáticos do dia em que Emilly foi morta.

Minha empatia com as garotas foi imediata, sempre fui uma péssima fisionomista e peço que na vida real a resolução de nenhum crime ou problema venha a depender da minha habilidade de descrever a aparência de alguém. Também fiquei tocada pela atmosfera de inocência em que elas viviam a sua última fase da infância ter sido despedaçada tão cruelmente.

Lógico que a minha empatia com as meninas não impede a minha empatia com a mãe de Emilly, se eu fosse mãe e algo do tipo acontecesse eu creio que também teria ficado meio enlouquecida e ela infelizmente direcionou o seu estado mental de angústia e luto contra as pessoas que ela julgou terem a chave da resolução do crime.

A história é muito boa e rápida de ler, ótima para ressacas literárias, minha única ressalva foram algumas conveniências e resoluções para deixar a história mais 'redondinha', as vezes esse tipo de coisa é mais caótico e aleatório, acho que gostaria mais disso do que do final mais fechado que a Kanae deu para o livro.

Derek.Cheyne 02/09/2023

Pertubador mas muito bom
Gostei bastante e achei o estilo de narrativa bem singular. Gostei muito das personagens e me envolvi muito com elas. O capítulo 3, do início ao fim, foi de quebrar meu coração!! As personagens que a autora cria possuem muita vida que transborda do livro.

O ponto forte desse livro é o desenvolvimento das personagens, que me parece, mais verossímil do que seu primeiro livro ''Confissões'' - apesar de eu também ter gostado.

Tem que ter muita coragem pra escrever livros perturbadores como os que Kanae Minato escreve. Me lembra Stephen King. Essa autora ainda tem muito futuro!!

Thainá - @osonharliterario 28/08/2020

Um assassinato, cinco garotas e uma promessa desesperadora
Durante um feriado, quando a piscina da escola encontrava-se fechada em respeito à comemoração, um grupo de cinco amigas, com faixa etária de 10 anos, foram brincar de vôlei em um campo ao lado da escola. Sae, Maki, Akiko, Yuka e Emily brincavam de passar a bola quando foram interrompidas por um homem desconhecido, o qual usava um uniforme de trabalho, que pediu a ajuda de uma das meninas para limpar os ventiladores do ginásio da escola, dando a desculpa de que havia esquecido a escada.

Prestativas e educadas, todas as meninas têm vontade de ajudá-lo, mas a escolhida é Emily, a única que não é nativa daquela cidade e que se destoa das demais por motivos únicos. Porém, após horas de espera, as quatro meninas restantes decidem procurar por Emily e pelo homem desconhecido, achando assim o corpo sem vida da garota. Emily foi assassinada e estuprada.

Após 15 anos dessa terrível tragédia, acompanharemos, através da narração de cada uma, como a vida de Sae, Maki, Akiko e Yuka foram afetadas por causa do assassinato e também por conta de uma conversa que tiveram alguns anos depois com a mãe de Emily. Em silêncio, elas haviam feito uma promessa para ela, e isso afetou, mesmo que sem perceber, significativamente a vida de cada uma, mas não de um jeito bom.

Cada uma lidou com a situação de uma forma particular e sofreu à sua maneira, mas é inegável que todas, mesmo após quase duas décadas, ainda se punem pelo assassinato e por não terem lembrado do rosto do assassino, tendo assim o processo de prisão sendo arquivado. O tempo de prescrição está acabando e o assassino ainda está a solta, como agir em relação a isso e como parar de causar auto penitência em si mesma?

Há traumas, momentos de sufoco e de desespero e vidas arruinadas. Por isso Penitência é um livro forte, bastante descritivo e angustiante de se ler. Nele, nós temos a versão de cada garota do grupo de amigas da Emily; cada sofrimento, paranoia e tristeza. É uma história que toca, arrepia e nos tira todas as estruturas emocionais possíveis.

Mas cuidado com os gatilhos: há cenas fortes e descritivas de estupro, pedofilia, assassinato e suicídio.

Em apenas 3% da leitura eu já me sentia incomodada, angustiada e sufocada, inclusive até chorei. As cenas e descrições de um assassinato e estupro de uma menina de 10 anos são muito fortes e mexeram muito comigo. Tudo que eu queria era que o assassino fosse pego logo, mas isso nem de longe é o foco do livro (por mais que fique claro que é isso que a mãe e as amigas da vítima procuram). Ao meu ver, o foco da história é muito mais as consequências que essa situação ocasionou na vida das amigas da vítima, em como ver a amiga ali, assassinada e violada, fez com que a vida delas tomasse um rumo totalmente inesperado e angustiante; como uma promessa à mãe da vítima fez com que a vida das meninas vivas se tornassem um furacão de maus sentimentos. Senti-me na pele de cada uma e me sensibilizei com cada relato.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/08/28/resenha-penitencia-kanae-minato/

Jordaann 04/05/2021

História meio bagunçada.
Conheci a Autora por outro livro, que ainda não li, mas resolvi começar por esse. Confesso que achei a história meio jogada, sem um motivo muito forte pra tudo ter acontecido. Não sei explicar mais a minha opinião sobre, mas foi o livro que menos gostei de ler esse ano.

Jey Canavezes 24/09/2021

Impecável
Se essa mulher escrevesse uma lista de compras eu leria com a certeza de que teria um incrível plot twist no final dela!

A história é dividida em blocos. Cada personagem conta sua história e seu ponto de vista sobre o crime ocorrido 15 anos atrás.

Kanae nos atrai com sua narrativa suave, nos mostrando o cotidiano de pessoas simples do Japão. De repente ela a história vira e você perde o fôlego!

Pequenas surpresas ao longo do livro inteiro. Os capítulos são grandes o que pode gerar certo cansado! Mas vale a pena cada parágrafo!

Mayra270 28/05/2023

Cumpre o que promete, não esperava nem desconfiava de quem era no primeiro capítulo, mas conforme fui lendo deixam claro.

Cyntia Bender 29/05/2023

Cada conexão uma nova perturbação.
Kanae Minato tem conquistado meu coraçãozinha, esse é o segundo livro que leio dela e já estou empolgada para o próximo. Com certeza não é uma autora para qualquer um, não é exatamente o tipo de livro que eu indicaria sem pensar muito. São temas pesados e bem pertubadores, a trama conecta perfeitamente (até demais) todos os personagens, causa e consequência guia a narrativa e nem sempre o resultado é fácil de digerir. Os personagens são tão humanos que não tem como não se envolver e julgar cada atitude, cada movimento. O final foi traumático com certeza, mas no fim, bem costurado como todo o resto da história.

Carol - carollivros 03/06/2023

Uau!
Incrível como jamais pensamos que as repercussões de algo ocorrido a tanto tempo ainda possa afetar nossas vidas!...
Afetou as vidas de tantos nessa estória da Minato, e por mais de quinze anos.

Como no outro livro que li dela, Confissões, são circunstâncias vividas por diferentes pessoas, cada capítulo e o final... Ah, o final! Decerto não contarei mas, faz refletir sobre acusações infundadas feitas no calor do momento. E paro. Há sinopse aqui e deves percorrer por si, como fiz! Mas surpreende, decerto. ;)