Inteligência do carisma

Inteligência do carisma Heni Ozi Cukier

Resenhas - Inteligência do carisma

Bruna.Barreto 12/04/2024

Inteligência do Carisma
O livro é bem embasado tecnicamente, gostei de como ele fala. Só que em alguns trechos, ficava algo meio repetitivo, mas recomendo :)

Sabrina.Lolli 19/02/2024

Um bom livro, fala muita coisa que tem pessoas que conseguem perceber e executar de forma rápida e natural, enquanto outras precisam de mais treinamento e entendimento sobre o assunto. Da pra se aperfeiçoar muito e fazer grande evolução nos relacionamentos.

Raoni.Pereira 04/11/2023

Foge do senso comum
Bom livro! Trata muito mais sobre inteligência e autoconhecimento do que da extroversão e magnetismo que pensamos quando falamos em Carisma.

Esclarece alguns pontos interessantes, dá bons insights e ferramentas para o aumento de inteligências emocional, contextual e social.

Não é muito repetitivo, e prende a atenção

Renan.Andrade 15/10/2023

Uma introdução ao assunto partindo da raiz do sistema
Heni Ozi Cuckier criou um sistema no qual lança bases para pensar comunicação e o encantamento do telespectador.

Não encare o livro como uma panaceia! Não pretenda terminar as páginas do livro pronto para se tornar o próximo Martin Luther King ou algo parecido. Nada disso! Trata-se uma introdução a tríade do que se trata o carisma na perspectiva do autor e nessa perspectiva existem mas fatores subjetivos do que objetivos.

O livro trata a história de uma forma evolucionista, onde os seres-humanos se desenvolveram por conta dos líderes, partindo de animais primitivos para uma sociedade pensante.

Temos uma leitura simples e pragmática, o que ajuda a memorizar os conceitos apresentados no livro, mas precisamos de outros conteúdos para aprofundamento do assunto.

jenny79 10/10/2023

Ok! eu fui ler já sabendo a resposta (que eu realmente não tenho carisma) mas ok não são todos que tem esse querido dom e eu claro fui ser uma delas

Aline 01/10/2023

"Um líder visionário influência o ambiente"
Que livro interessante! Entra na ideia de livro de auto ajuda sim, tendo em vista sua capacidade de fazer o leitor refletir sobre si e se aperfeiçoar, notadamente em seu autoconhecimento, assim como em suas habilidades sociais e compreensão do contexto ao qual está inserido.

Mas, mais do que tratar sobre o carisma, o autor apresenta esta - assim como as habilidades sociais em geral - como um dos grandes fatores que diferenciam os seres humanos e nos trouxeram até os dias de hoje.

"Se o carisma é inato e  nascemos com esse dom, por que não está ativado em todos os momentos de nossas vidas?"

A partir da análise do carisma como um conjunto de habilidades e competências, o autor argumenta que estas são acessadas por meio de inteligências: pessoal, social e contextual. Para trabalhá-las, o livro foi dividido em 3 partes: na primeira, temos um histórico do carisma na história humana; na segunda, as três inteligências e suas nuances são abordadas (há também testes como forma de interação com o leitor e para que este inicie sua auto reflexão após compreender a relevância do carisma para os seres humanos, assim como sua complexidade); na terceira, o leitor é apresentado ao futuro sob a ótica do carisma.

E, olha, todo o livro - sobretudo os exemplos de personalidades históricas e citações de brasileiros carismáticos - é interessante, mas confesso que a Parte 3, com sua reflexões e incertezas quanto ao futuro e o papel do carisma nas relações humanas (já não tão frequentementes dada a evolução tecnológica) me impactaram bastante.

"Será que a continuidade do processo tecnológico que estamos vivendo, a todo vapor, põe em xeque a sutileza conquistada nas relações sociais? Até que ponto o futuro da humanidade pode revelar qual será o futuro do carisma?"

Aline.Mariane 05/05/2023

A inteligência do carisma
Resolvi ler o livro por conta da admiração que tenho pelo autor e gostei da apresentação do tema.

Leitura recomendada.

Eduardo 03/03/2023

Excelente
Uma grata surpresa!

Muito bom o livro! O autor divide o fator carisma em 03 elementos e explica muito bem cada um deles, além de apresentar ótimos exemploa de pessoas carismáticas!

Uma ótima referência pra quem desempenha (ou pretende desempenhar) o papel de liderança!

Vith 21/02/2023

Inteligência do Carisma
Leitura leve, proveitosa e cheia de embasamentos. Esse livro não contém fórmulas mágicas, mas só o fato de conhecermos a história do carisma e entendermos que a inteligência carismática é uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida, mudamos a nossa crença limitante de que apenas pessoas específicas possuem esse ?dom?.
No decorrer do livro o autor traz algumas figuras históricas que são conhecidas também por serem carismáticas, ressaltando inclusive que o carisma nem sempre é usado para o bem. Essa leitura me proporcionou diversos momentos reflexivos sobre como me comunico com o outro e quais habilidades eu preciso melhorar. Enfim, é um ótimo livro, recomendo.

Rodrigues 15/01/2023

Muito enrolado
Achei perda de tempo da minha parte ter lido esses, muito arrastado, mesma informação dada várias vezes. Enfim, chato.

Kadu 10/04/2022

Inteligência do Carisma
O livro é muito bom para quem gosta/precisa lidar com pessoas, ele faz você entender um pouquinho da história do Carisma no mundo desde o surgimento da nossa espécie, até os dias atuais de forma bem resumida. Claro que você não vai se tornar um 'expert' após ler o livro, mas ele te ajuda a melhorar pontos muito importantes que nos ajudam muito quando aplicados.

@pricabral_br 04/04/2021

Muito embasamento científico. Recomendo!
Pra mim, o ato de ensinar é também um ato de acolher pessoas. E nem sempre isso é uma tarefa fácil, porque precisamos estar atentos a inúmeros fatores para entregarmos um serviço de qualidade.

Quando um estudante solicita uma aula, ele traz consigo demandas que precisam de um olhar empático e acolhedor para que a interação entre professor-aluno seja eficiente - não só do ponto de vista do progresso no desenvolvimento da nova língua, mas também do ponto de vista da afinidade. É isso que sempre busco nas minhas aulas.

Esse livro me trouxe a certeza de que estou no caminho certo, e também revelou aspectos que ainda preciso melhorar. Através da leitura, cheguei à conclusão de que o melhor da vida é a entrega.

Quando você se entrega ao que você ama, você dá o seu melhor, você não quer competição, nem com você e nem com os outros, simplesmente porque você sabe que carrega consigo um brilho que é só seu.

Então, estou passando para recomendar esse livro, aos meus colegas professores e a quem mais possa interessar, para que a gente desenvolva ainda mais o nosso olhar para o outro e para as nossas habilidades de interação.

A união e a partilha são fundamentais para o nosso crescimento pessoal e profissional. Acredite em você! ??

Instagram: @pricabral_br
Facebook: @everydayportugueseBR