Os Arquivos do Semideus

Os Arquivos do Semideus Rick Riordan

Resenhas - Os Arquivos do Semideus

Giorgia 30/04/2024

O Percy precisa de férias
Gostei de como o livro apresenta algumas informações sobre o universo de PJ, mas não é nada extraordinário ou essencial.

Isis Costa 30/04/2024

Curto, fácil de ler e super divertido
Mergulhei em "Os Arquivos do Semideus" com a expectativa de saciar um pouco mais minha curiosidade sobre esse universo fantástico criado por Rick Riordan. O livro, que devorei em apenas um dia, consiste em três contos extras, cada um entrelaçando-se em diferentes momentos da série principal.

Na primeira história, "Percy e a Quadriga Roubada", Percy está na missão de ajudar sua colega, Clarisse. A trama se desenrola em uma corrida contra o tempo para recuperar a quadriga de Ares, o que cria um cenário empolgante e repleto de ação. Riordan tem o dom de transformar qualquer situação em uma aventura épica, e essa história não é exceção.

Em "Percy Jackson e o Dragão de Bronze", acompanhamos Percy, Annabeth e Silena em um resgate angustiante de um amigo capturado por formigas gigantes. Esse conto capturou a essência do Acampamento Meio Sangue, com seus desafios e o espírito de equipe que tanto admiro na série.

O terceiro conto, "Percy Jackson e a espada de Hades", trouxe uma aventura no mundo inferior que é tão misterioso quanto perigoso. Percy, Thalia e Nico são convocados por Perséfone para recuperar uma das armas mais mortais de Hades, e a tensão é palpável do início ao fim.

O que mais me atraiu neste livro foi a rapidez com que as histórias se desenrolam, aliadas ao humor característico de Riordan, que sempre consegue arrancar risadas nos momentos mais tensos. Embora os contos sejam breves e deixem aquele gostinho de quero mais, cada um é uma janela que abre novas vistas para o mundo que já conheço e amo.

Além das histórias, o livro inclui entrevistas com os personagens, o que adiciona uma camada extra de diversão e proximidade com Percy e seus amigos. Esses momentos mais leves entre as aventuras são como conversas entre velhos amigos.

Em resumo, é um passatempo delicioso, uma adição valiosa para os fãs da saga Percy Jackson. Recomendo a qualquer um que tenha seguido as peripécias de Percy e deseje mergulhar um pouco mais nas suas emocionantes aventuras. Rick Riordan mais uma vez prova por que é um mestre em nos manter conectados com seu mundo, página após página.

Raquel268 29/04/2024

Interessante
É um livro pequeno, que eu li em menos de um dia, mas é muito interessante. Eu recomendo fazer a leitura desse livro antes de ler ?A Casa de Hades? para melhor entendimento da história

Mila F. @delivroemlivro_ 29/04/2024

Os Arquivos do Semideus é uma leitura para descontrair e se divertir, então nada de criar tantas expectativas, ok?
Este ano, estou investida em ler a série Percy Jackson e os Olimpianos escrita pelo estadunidense Rick Riordan; e, pelo que andei pesquisando esse volume extra: Os Arquivos do Semideus deve ser lido entre o livro 4 e 5 (e essa informação é verídica, pois se você for ler este volume antes do livro 4 vai ter algumas informações dos livros anteriores), então, eis-me aqui para dar meu "pitaco" sobre a leitura.

Como um bom volume extra, em Os Arquivos do Semideus vamos ter o copilado de três contos/ aventuras/missões que Percy Jackson viveu e que o deixaram em apuros, são elas: Percy Jackson e a quadriga roubada, Percy Jackson e o dragão de bronze e Percy Jackson e a espada de Hades. Essas três histórias são curtas, mas nem por isso deixam de trazer detalhes e complementos para a série Percy Jackson e os Olimpianos o que me deixou bem empolgada, considero as três histórias ótimas demais, se fosse apontar a que menos gostei seria apenas Percy Jackson e o dragão de bronze, mas isso não significa que não gostei, mas essa é apenas a que menos me empolgou (sendo que me empolguei moderadamente). Não vou relatar o que encontramos nessas aventuras, porque acredito que a experiência de leitura de um livro tão curto fica melhor quando o leitor tem poucas informações.

Vale ressaltar que, além dessas missões de Percy Jackson, também encontraremos no volume cinco entrevistas: entrevista com Connor e Travis Stoll, filhos de Hermes; entrevista com Clarisse La Rue, filha de Ares; entrevista com Annabeth Chase , filha de Atena; entrevista com Grover Underwood, sátiro e entrevista com Percy Jackson, filho de Poseidon. Pra falar a verdade, esse é o momento do volume que o autor faz com que seja mais engraçado e descontraído, no entanto, foi a parte mais "bobinha" do volume e acabei não curtindo tanto as entrevistas, acredito que poderiam ter sido maiores e mais profundas.

Por mais que Os Arquivos do Semideus tenha menos de 200 páginas e seja num tamanho que considero pocket, o volume ainda conta com um mapa do Acampamento Meio-Sangue e um desenho da mala de Annabeth mostrando o que ela carrega na bag. Por fim, temos um profile (em cores e papel diferenciado) dos doze deuses olimpianos + dois extras e uma parte com jogos e passatempos para ser realizado pelo leitor.

Creio que já deve ter ficado claro que o livro é curto, portanto as histórias aqui apresentadas não são tão detalhadas e tampouco grandes; sua leitura é bem dinâmica e rápida, fazendo com que o leitor fique envolvido e devore as páginas em um estalar de dedos.

Para finalizar, quero deixar um aviso: não vá com muitas expectativas, a proposta desse livro é apenas trazer os personagens em situações novas e incrementar a série, não é trazer profundidade ou historias ricas em detalhes e tramas. Os Arquivos do Semideus é uma leitura para descontrair e se divertir, então aproveite a vibe, pois, com certeza, é uma boa pedida para os fãs da série.

site: www.delivroemlivro.com.br

Melissa 28/04/2024

Nostálgico
Para mim, ler esse livro foi super nostálgico e gostoso porque eu não li depois da batalha labirinto, eu li depois de terminar heróis do Olimpo, então eu retrocedi Lendo ele, o que foi muito bom pra matar matar a saudade!
Eu gostei demais, as aventuras são super legais, gostei bastante que aparece muito a Silena e o beckendorf (inclusive, o tio Rick fez isso de propósito só para quem tá lendo na ordem se apegar heinnn KKKKKK) e também gostei que aparece o Nico e a Thalia.

Não ler esse livro não atrapalha o entendimento, mas acrescenta bastante, especialmente a casa de Hades, se você ler esse extra antes, vai fazer muito mais sentido pra você! amei, super recomendo para os fãs de pjo ?

Any04020 28/04/2024

As aventuras de Percy em um dia "normal"
Maravilhoso. Amei os contos, foi bem divertido... Já li o último olimpiano então bateu a saudade. ?????
As entrevistas foram muito boas ksksksksksks.
Pude descobrir o pq de algumas coisas e amei descobrir o que tem na mala da Sabidinha. ?

Manuela222 27/04/2024

Uma leitura bem rapidinha e fofinha! adorei as entrevistas com eles, nao dei uma nota tao boa pq eu gosto mais dos livros do que esses (como que chama?)!

Natercia.Kelly 24/04/2024

Focada em cumprir a missão de ler todo o Riordanverse esse ano. Esses livros extras são um bom respiro entre as sagas, são histórias leves e divertidas.

blucatelli 24/04/2024

Fofo dms, leiturinha pra uma tarde
li por pdf ne, a vida do pobre nao ta facil
confesso q confundi com diarios do semideus, mas mesmo assim eu gostei

~moonlight 24/04/2024

Gostei bastante, várias referências
Mesmo não sendo uma leitura obrigatória eu recomendo mt ler antes de hdo, tem várias referências que vc entende, como li hdo antes, as coisas servem como uma explicação atrasada kakakak, mas recomendo mt ler antes, não é obrigatório, mas é legal revisitar o universo, achei bem bom e rapidinho de ler

Ketchananeco 23/04/2024

Segunda casa
Eu tava sentindo tanta saudade da escrita do tio Rick, que acho que por isso li super lentamente. Um pouquinho por dia (naooo muito, devo ter lido em três dias).

É um livro rapido, mas a escrita dele com os detalhes e o jeitinho é inexplicável. A narração do Percy, meio lerdo, meio comediante é meu ponto fraco. Adoro as aventuras dos meninos; revivi a Silena, o Beckendorf, até o Nico e a Thalia, meus amorzinhos.

Eu li PJO com 15 anos, e agora estou lendo os extras com 23. Parece que voltei aquele mundo, sabe? To lendo os extras pra agora começar As Provações de Apolo. Senti falta do RiordanVerse. Adoro a sensação que o Rick tras pra gente, o acampamento meio sangue é um conforto. Como um lar que eu não visitava fazia um tempo.

iarlyy 22/04/2024

Um extra BOM DEMAIS
Como pode o rick ser tão bom né. esse é só um extra com contos curtos e mesmo assim é bom demais! traz uma aventura do percy com nada mais nada menos que clarisse! e é muito bom ver eles trabalhando juntos e ver onde começou um pequeno fio de amizade ali. ADOREI ver mais da amizade do percy com o beckendorf também, porque não vemos muito deles dois na saga original, então aqui a gente consegue sentir melhor a conexão e o apego do percy para com ele e torna ainda mais sofrido o que acontece em "O último Olimpiano" que pra quem não sabe (SPOILER) o beckendorf morre nas primeiras paginas. é gostoso ver mais de percabeth também e aqui tem uns momentos muito bons deles dois. por ultimo, uma aventura percy+thalia+nico que NOSSA se fosse um livro e não só um conto, seria um 🤬 #$%!& livrasso, esses 3 tem potencial demais!!

Gabi 21/04/2024

Histórias avulsas que...
Um livro que contém histórias curtas excelentes que poderiam fazer parte dos livros principais.

Faz mais de 10 anos que li pela primeira vez e, depois de todo esse tempo, eu tinha quase certeza que a história do Dragão de Bronze e do titã Bob eram das histórias oficiais hahaha, mas foi muito bom revisitar esta obra avulsa e redescobrir esses contos com a pitada de sarcasmo do Percy e 4 novas aventuras.

Como um suspiro antes de "O Último Olimpiano".