Terra em Chamas

Terra em Chamas Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - Terra Em Chamas

V Madero 01/08/2015

traição, maldição e destino.
Terra em chamas é trágico, em vários sentidos... Com mortes tristes, traições, personagens que se vão tão rápido quanto surgiram... Nos mostra como de fato Uhtred é o personagem "menos humano" dos principais do Cornwell... Não da pra se apegar a ele, ou nutrir muita simpatia... Eu não consegui ao menos...a forma como o personagem encara a vida e destino da raiva muitas vezes...

A mércia precisa ser salva neste livro e o nosso "herói" mais uma vez entra em ação...não tenho o que complementar mais (além de tudo que já falei em resenhas dos livros anteriores) sobre a narrativa,ou sobre como o livro é recheado de batalhas, tendo uma atraz da outra.

Ragnar aparece novamente e continua o bom "amigo/irmão urso" sempre simpático e pronto a perdoar tudo que Uhtred faz...apesar de Brida não pensar igual.

No fim...o destino é inexorável.

Linn 13/07/2010

Mais um livro perfeito!
Este livro tem um tom um pouco mais maduro do que os anteriores. Uhtred já está mais velho, é infinitamente mais respeitado e tem uma vida estável, pela primeira vez na saga. Porém... Ocorre o que todos já esperavam, sua segunda esposa, Gisela, morre, deixando-o sozinho com os três filhos.

Achei tudo muito bom. Este livro também deu uma maior profundidade à personalidade de Ragnar. Quanto à Skade, achei original, e até um pouco realista, bastante fora do comum, mas gostei tanto da personagem que sua morte foi uma das melhores partes do livro.

Não gosto de Aethelflaed. É uma personagem raza, hipócrita e fraca. Não combina com Uhtred. Ela é praticamente o Alfredo em versão feminina.

Quanto às guerras... Continuam perfeitas! E não caem na monotonia, de modo algum!

Senti falta de mais personagens ao redor do Uhtred... Ele pareceu muito sozinho durante este volume.

Uma coisa que achei impressionante, foi a estratégia de usar as abelhas na batalha! Terrific!!!

Newton Nitro 21/10/2014

Pirataria Viking Doidimais!
Mais um capítulo banhado em sangue das aventuras do guerreiro saxão Uhtred de Bebbanburg. Bernard Cornwell manda muito bem, em mais um romance repleto de acção e que continua a saga da guerra pela supremacia na Grã-Bretanha.

Achei esse melhor do que o livro anterior (Sword Song - Canção da Espada) só por ser mais longo, pois a prosa e a manha que o Cornwell tem para contar histórias continua top.

The Burning Land - Terra em Chamas tem uma trama bem variada, com pirataria viking, em meio a mais uma invasão dos Dinamarqueses. Curti muito as descrições das estratégias usadas por Uhtred contra seus inimigos e das várias reviravoltas da trama. Talvez é um dos livros que tem mais ação de toda a série!

Recomendo! E agora vamo que vamo para Death of Kings, o 6º livro da série!

AmadosLivros 03/01/2014

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro em nosso blog! Lá também tem muitos outros livros legais!
Dê uma passadinha! Confira no link abaixo!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/04/cronicas-saxonicas-livro-5-terra-em.html

Tulliu Cardia 31/05/2013

A historia continua super envolvente, e a escrita de Bernard é ótima!!

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Jansen 11/01/2016

Aprender história se divertindo
Muito bom. Padrão Cornwell. Uma aula de história da criação da Inglaterra romanceada.

Uhtred consegue escapar de sua jura ao rei Alfredo e vai para casa do seu amigo Ragnar. Sua família foi assassinada e ele se envolve com uma assassina psicopata (já existia naquela época), de grande beleza. Mas retorna a Mércia para defender a filha do rei, a quem jurara amparar. Guerreiro dos melhores, suas lutas mostram além de grande coragem, liderança, estratégias e táticas de guerra que desnorteavam o inimigo, como por exemplo utilizar abelhas para tumultuar os soldados que defendiam o castelo.

Mateus 18/03/2013

Muito bom, excelente leitura, mas muito fragmentado em relação aos outros da série. Achei também a participação da bruxa Skade muito leviana. De qualquer forma, segue o padrão de qualidade Cornwell.

Matheus 17/03/2013

Depois de um quarto livro tão empolgante, Cornwell volta no quinto livro com mais uma ótima carga de aventuras de Uthred, provando que a série ainda tem muito folego. O grande diferencial deste livro para o anterior, que teve um ritmo em lento, é a questão das viagens que o personagem principal faz. No anterior ele passa praticamente o livro inteiro no mesmo lugar, e isso aliado com o tom um pouco mais “romântico” do livro, acabava atrapalhando a narrativa. Neste, mais uma vez, Uthred é obrigado a abandonar Wessex, e em todas as vezes que ele teve que subir num navio e navegar para longe de Alfredo, suas aventuras foram extremamente empolgantes e interessantes, e aqui não foi diferente. Indo das ilhas Frísias até o norte, na Nortúmbria, visitando Bebbanburgh, seu maior objeto de desejo durante toda a saga, encontrando personagens antigos que a tempos não apareciam na série, esse livro traz de volta a empolgação que é acompanhar Uthred em suas memórias.

prof.vinic 09/03/2013

Ainda não acabou, mas veio com tudo até o final!
Li os quatro primeiros livros de uma vez só, mas isso já faz uns 3 anos. Agora tive a oportunidade de ler mais este. Confesso que já tinha esquecido alguns detalhes da história e tive que procurar algumas informações (leia-se spoilers) das edições anteriores. Mas uma coisa eu lembrava, o enredo é super rápido e te prende do começo ao fim!

Uhtred está mais sábio (ou quase isso) porém continua tão feroz como sempre. O Rei Alfredo está mais carola do que nunca e os dinamarqueses mais ousados! AS batalhas retratadas são repletas de detalhes e ação, característica de Bernard Cornwell extremamente presente em sua coletânea "Crônicas Saxônicas".

Foi um livro de leitura fácil, prazerosa e, infelizmente, rápida. Quando percebi que estava acabando (com uma batalha épica) fiquei muito preocupado com o que iria acontecer com todos aqueles personagens. Com certeza esta coleção é a melhor obra de Cornwell, autor de quem já li várias obras. Recomendo fortemente lê-la!

HMF 24/09/2012

Isso não é uma resenha
Li o primeiro livro da saga há cerca de dois meses, e dali em diante decidi que precisava ler o resto. A mistura de ficção com história me fascina -- e a história da Inglaterra do século IX, que me era desconhecida, me chamou ainda mais a atenção. As estratégias de batalha consistem, basicamente, em "não divida suas tropas" e "arranje mais homens que o inimigo" (pelo menos, até que surjam as abelhas e a ideia de pôr fogo nos telhados de palha, neste quinto volume). Não há qualquer noção acerca de armas de cerco (siege weapons, tipo catapultas ou trebuchets), que existiam há, pelo menos, nove séculos (procure o termo "helapolis" no google). Claro, isso não é culpa do autor -- é o contrário, e é o que me fascina. Cada batalha travada entre o povo de Wessex e os "vikings" (em sentido amplo) deve ter atrasado a invenção da geladeira em, pelo menos, dois anos.
Mas os livros são ótimos, especialmente pela ambientação que o narrador-personagem, Uthred, proporciona. Ele se comporta, como narrador, como se estivesse contando uma história de doze horas para seus pares -- suas crenças, sua visão crítica do cristianismo (que, àquela época e do modo que o livro apresenta, era efetivamente uma praga), seus orgulhos, toda aquela conversa sobre a reputação de um guerreiro e o júbilo da batalha, tudo.
Essa ambientação, todavia, acabou por dar azo ao maior faux pas que encontrei no livro: à página 82, o narrador aponta uma distância de "800 metros" entre uma coisa e outra (e a repete à p. 86, e em outras três oportunidades, pelo que me lembro (uma, inclusive, no volume 4, quando fala em "esticar a corda do arco mais um centímetro)). O sistema métrico, porém, remonta a cerca de 1700 (foi o que a wikipedia disse), uns bons 800 anos após a data em que o livro se passa -- e Uthred é um narrador-personagem, sem a menor capacidade de compreender medidas que nem sequer existiam à época.
Isso, admito, pode ser um problema da tradução -- o autor pode ter usado uma medida qualquer, que corresponda a aproximadamente 800 metros, e o tradutor, para se poupar do trabalho de acrescentar uma nota de rodapé (os livros, até onde me recordo, não têm nenhuma), resolveu traduzir a mensagem pelo seu significado. Acabou, porém, criando uma dissonância desnecessária (se for o caso).
Apesar disso, grande livro, e grande saga.

Maurinho 13/03/2012

O mestre do romance histórico
Ninguém escreve melhor sobre uma batalha medieval como o mestre Bernard Cornwell. Parece que você está presente naquele local com todos os envolvidos, sentindo os mesmos cheiros, vivendo os mesmos temores, as vitórias e derrotas, alegrias e tristezas.
Aqui, é mais um capítulo desta saga, com os elementos já consagrados, de traições, decepções, e sangue derramado por toda a terra. Destaco a fina ironia, o cinismo e o sarcasmo com que ele trata a igreja católica, descendo a lenha nos padres.
Recomendado com 5 estrelas.

Mica 02/08/2011

Perfeição!
Não existiria outra palavra para descrever tal efeito causado pelas história do mestre Cornwell.
Eu me sentia dentro de cada parede de escudos, a maneira da narrativa cada sensação de vitória, decepção, injustiça, faz com que pensamos que fazemos parte dos guerreiros de Uhtred.

É fantastico o desfecho, é um livro que não enrola para contar os fatos, não cansa a leitura, um livro que pegamos pra ler e quando a gente da conta já estamos terminando.

Sem dúvida nenhuma , é uma das minhas séries preferidas do Cornwell.