Terra em Chamas

Terra em Chamas Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - Terra Em Chamas

Daniel.Lopes @encontrameulivro 28/03/2022

Cornwell e suas batalhas sujas e muito bem descritas, um espetáculo. Terra em Chamas mantém o padrão e entrega uma trama objetiva e tranquila de acompanhar e confesso que já estou ansioso para ler ao próximo livro da empreitada de Uhtred.

Letícia Caetano 06/06/2022

A chegada de um novo Jarl acompanhado de sua feiticeira faz a pacata vida de Uhtred ganhar animação novamente, afinal ele é um guerreiro, e seu sangue ferve pela batalha e não pela vida Senhor, casado e pai.

É em meio a uma tragédia, após uma grande vitória que Uhtred decide por não mais servir à Alfredo, agora o objetivo de retomar as terras que lhe são de direito na Nortúmbria parece ser o caminho certo a seguir. E para alcançar seu objetivo, ele decide se unir à Ragnar e Brida.

Todavia, ele se vê mais uma vez dividido, entre seguir com o dinamarques que considera como irmão, Ragnar, ou ajudar AEtheflaed, a quem tem em alta estima.

João 07/10/2022

Apenas mais um.
Inegável a qualidade do livro, mas cada vez mais fico me perguntando onde a história de Uhtred vai chegar. Não digo no verdadeiro fim, mas quantas vezes a história vai dar voltas e voltas até o certeiro fim atrás das muralhas de Bebbamburg.

Vinicius Fernandes 25/11/2022

Terra em Chamas
Na quinta aventura de Uhtred, somos apresentados a um protagonista mais maduro (33-36 anos), mas mais impetuoso na mesma medida. O livro se inicia com o velho Uhtred narrando mais uma marcante passagem de sua vida.

Ainda sob o juramento do debilitado Alfredo, e jurando lealdade a Wessex, Uhtred defende as terras do rei contra mais invasões vikings, até que uma notícia muda tudo, e Uhtred fica sem chão com o acontecido. Sonhando com sua terra natal, tomada pelo seu tio, Uhtred vai em busca de ouro afim de levantar um exército, e aqui velhos conhecidos entram em cena, como Ragnar e Brida.

Com uma invasão iminente contra Wessex, a filha de Alfredo chama Uhtred para a batalha, e em decisões questionáveis do protagonista, ele parte deixando seus amigos após tudo que eles fizeram, para cumprir um velho juramento. Novamente o dinamarquês vem lutar sob o estandarte de Alfredo, com seu filho, sucessor do trono, Edurado em combate também.

A narrativa de Cornwell flui muito bem, e as vezes nos sentimos dentro dos campos de batalha. O livro apresenta excelentes cenários e descrições, com batalhas envolventes e discursos sobre as diferenças culturais e religiosas entre ingleses e dinamarqueses bem marcantes.

Cornwell faz o básico muito bem, deixando em aberto para novas aventuras de Uhtred, até seu sonhado retorno a terra de seus ancestrais.

Gustavo 30/11/2022

Uhtred mais experiente
não vou mentir que esperava uma passagem de tempo mais lenta da qual o livro apresenta, mas de qualquer forma, ver uhtred sendo um militar de forem na estrategista é lindo

Bia 28/01/2023

Terra em chamas!
Nesse volume vemos o senhor de Bebbamburg mais humano do que nunca.
Ele sofre, vive o luto, descobre várias formas de amor e não odeia a medida que é odiado. Talvez seja porque já está adulto e tenha lutado demais ao longo da vida, mas, sim, Ultred consegue fazer a gente enxergar mais dentro dele nesse livro 5.
Eu gosto do humor ácido e das reviravoltas que trama dá.
Com certeza os próximos livros vão para a lista de leitura!

marcosvinni11 02/03/2023

Destino e tudo
Livro que começa o meu casal favorito da saga, porém pra minha tristeza o príncipe Eduardo começa a ter mais espaço hahahaha. Feliz tb que a Skade foi de comes e bebes, mulher que só atrapalhou a vida do Uthred. Ansioso para ver as guerras que vem pela frente.

Sidney 16/06/2023

Um dos melhores
Este foi um dos melhores, achei o anterior cansativo, pois parece que muitas situações se repetem. Neste teve mais originalidade, com personagens marcantes e muita reviravolta em famílias importantes.

Charlinho07 31/08/2023

Uma saga e tanto
Comecei a ler As Crônicas Saxônicas antes de a série estrear pela BBC, lá para os idos de 2015. Havia lido os dois primeiros livros, se não me engano. Me encantei com a trama política, estratégia de guerra, ao mesmo tempo que me senti horrorizado com as barbaridades que os seres humanos eram capazes (e ainda são) muito bem descritas por Bernard Cornwell.

Logo em seguida, comecei a acompanhar a série de TV, e só depois adquiri os volumes 3 e 4. Daí pra frente ficou difícil não comparar a obra escrita com a obra interpretada. De todo modo, a história de Uthred de Benbbaburg é impressionante, por mais que de um livro para o outro só mude o "vilão principal", não se pode deixar de pensar qual vai ser a saída do grandioso Uthred para vencer as batalhas e fincar seu nome de vez como o grande guerreiro que ele é.

O tempo passou, a série acabou e retomei a leitura da saga, agora com todos os livros disponíveis na prateleira. Confesso, que por já ter assistido as 5 temporadas, e elas cobrirem o enredo dos 10 livros, quero me adiantar logo, para pegar a "parte inédita". A temporada que cobre os livros 5 e 6, tem bastante protagonismo do rei Alfredo, o livro 5 ele mal aparece, apenas é citado, mas ainda assim, como um grande estrategista.

Que venham os próximos volumes para alargar e abrilhantar essa grande história que são As Crônicas Saxônicas.

emiliapsouza 13/09/2023

?No fim são as pequenas coisas que vencem uma batalha.?
?(...) nossa vida é como uma viagem por um mar desconhecido, e, às vezes, dizia ele, nós nos cansamos das águas calmas e dos ventos suaves e não temos escolha senão bater com força o remo-leme e partir para as nuvens cinza, as ondas cobertas de espuma e o tumulto do perigo.?

Neste livro, Uhtred continua sua busca por sua terra natal, enquanto lida com complexas alianças políticas e confrontos militares, além de bastante outros conflitos pessoais, envolvendo sua família e seu coração. Gostei muito desse livro! E nesse 5º volume, temos um clima muito similar ao dos dois primeiros livros, com um ritmo frenético e batalhas épicas.

Adoro a maneira como Bernard constrói sua narrativa, sempre deixando um gancho instigante ao final dos capítulos e isso torna a leitura muito fluida. Mas, o que me incomodou foram algumas soluções no melhor estilo "deus ex machina", onde tudo estava caminhando para o desastre iminente e "magicamente" uma solução inesperada surgia. Ele usou disso várias vezes durante a narrativa, o que me incomodou um pouco.

No mais, gostei muito de acompanhar o Uthred novamente! Eu adoro esse personagem e já quero ler os próximos livros!!

5/13 ????

Gabriela3462 22/02/2024

A Terra em Chamas (5° Crônicas Saxônicas)

378 páginas

????.3

Muito bom, apesar de achar esse fantasioso demais no final (*as abelhas)

Livro 15
19/02/2024 - 22/02/2024

SrSaraiva 24/03/2024

Mulheres ditando o rumo das guerras desde sempre.
Esse livro começa com o protagonista queimado escritos de padres e termina com ele dando ouro e prata a um padre.

Autor muito criativo, passa tempo bom demais ler esses escritos do Cornwell.

Excelente descrição de embates das épocas do século 8 e 9.

Torci pra que os Dinamarqueses esmagassem Alfredo mas o amor mudou todo o rumo das coisas.