Zorba

Resenhas - Zorba, o grego

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

kathy86 19/02/2024

Livro Interessante
Não é o tipo de livro que você tem vontade de virar a noite lendo sem conseguir parar. O autor tem uma escrita fluida, mas a história é um pouco parada e filosófica. No geral, eu gostei da narrativa e fiquei muito satisfeita por terminá-la. Da metade em diante, o livro se torna mais interessante. Embora tenha um pensamento misógino, e isso, te deixa realmente incomodado ao longo da leitura, o personagem é carismático e mais interessante que o próprio narrador. De certa forma, aspectos negativos da personalidade de Zorbás estão relacionados a um pensamento do início do século XX, contexto em que se passa a história.

Livia M. 21/01/2024

Ninguém é livre. As cordas com as quais as pessoas estão amarradas é que são de tamanhos diferentes.

Muitas reflexões
Poucas conclusões

Tudo como dantes no quartel de Abrantes
Mudam-se os vocábulos
Continuam os preconceitos velados

Não se assuste com a misoginia
Ela só era mais escancarada

P.S.: já tinha assistido o filme, que fora citado em algum livro anterior, também já tinha lido outro livro que mencionava o conflito turco-grego, então não sei se isso facilitou a leitura ou realmente estou melhorando em relação a clássicos com os quais tenho maior dificuldade devido principalmente ao estilo de escrita e vocabulário da época

Leitorconvicto 13/01/2024

Um personagem
Zorbás é um personagem incrível, provocante e o livro é um passeio pela literatura em vários aspectos

Caroline Vital 23/10/2023

Lido em 2018
Extremamente machista! Até me senti confusa, pois achei sensacional! Muito bonito, personagem incrível e ótima escrita. O discurso machista que permeia a obra incomoda muito! Mas é uma bela obra. Vale uma leitura, crítica.

Renata.Mieko 30/09/2023

Não é pra mim.
Achei o livro chato, a história não me prendeu.
Só terminei para não abandonar mesmo.
Achei bem chato.

J^! 12/09/2023

Datado
Achei o livro bastante datado. Envelhece mal. Trata sim da amizade entre dois homens mas não se sustenta em nossos dias atuais.

Patricia.Lima 07/09/2023

O prazer de um verdadeiro clássico!
Ler Kazantzakis não é fácil mas ler Zorba, o grego me fez lembrar duas coisas há muito esquecidas: porque gostava tanto de clássicos e porque Nikos, que não é tão famoso ou tão badalado é um de meus favoritos.
O livro não é fácil, mas vale demais a leitura! Super recomendo!
É um livro para quem gosta de reflexão, nele Nikos fala de a aceitação, de fé, de resiliência e autoconhecimento.
É um livro grego, do início do século 20, por isso, um tanto machista. Leia de espírito aberto, ou nem comece!

Moises Celestino 09/08/2023

"Revisão de Zorba, O Grego"
A presente obra literária de Níkos Kazantzákis é um tanto controversa, não sendo facilmente indicada para qualquer leitor. Em essência, o romance é um embate filosófico entre a espontaneidade visceral de Zorba e a ética mais racional e intelectualizada do jovem narrador", que é o próprio autor. "Quase um livro de memórias, sob muitos aspectos, nele Kazantzákis buscou imortalizar a figura do Giórgis Zorba que conhecera em 1917. Um grande best-seller que obteve impecável adaptação cinematográfica em 1964, com Anthony Quinn compondo de maneira apaixonante o personagem-título.

Rosana Miyata 24/06/2023

Saiu um pouco do que eu esperava; pelo título do livro eu esperava que o foco fosse mais a vida e as aventuras de Zorbás, mas ficou mais em cima das conversas e relacionamentos de Zorbás e seu patrão (narrador).

O livro me deixou bastante pensativa em várias partes e outras diversas situações me deixaram um pouco mal (no sentido de me deixar revoltada/enojada), mas aí eu parava pra pensar na época em que o livro foi escrito (1946) e então aqueles diálogos/pensamentos/ações que me deixaram revoltada faziam mais sentido na minha cabeça.

É uma leitura interessante, mas não leiam com muitas expectativas e não se esqueçam de pensar na época em que foi escrito e não com a mentalidade atual.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/06/2023

O livro trata de um narrador em busca da plena experimentação da vida e chegou ao Brasil em 1951. Ao comprar uma mina de carvão na ilha de Creta, o narrador conhece Aléxis Zorbás, personagem vivido e pitoresco, e busca entregar-se à apreciação e à vivência da vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788561578602

Marcos Toledo 29/04/2023

Hoje que reparei que não fiz resenha pra esse livro!

Bom, o livro me perdeu em alguns momentos, teve momento que pensei realmente em parar de ler.

Mas agora, olhando em retrospecto, penso que me marcou muito de certa forma.

A obra toca muito em questões como amizade, a vida, o tempo, aproveitar as coisas, viver o aqui, parar de preocupar com o passado e parar de viver no futuro.

Então, são questões que me pega muito.

Eu amei o final! E curti muito o começo também.

Bárbara 18/12/2022

"o aviso terrível de que esta vida é a única para o homem, não há nenhuma outra, e tudo o que pudermos desfrutar, será aqui mesmo, Nenhuma outra chance nos serà dada na eternidade."

29/11/2022

Livro filosófico, polêmico e porque não dizer, machista.
Pois bem, vamos entender. O livro é um clássico, amado por muitos. Cheio de ensinamentos, fala da amizade entre duas pessoas completamente diferentes. Um intelectual, teórico que tudo que sabe da vida aprendeu através dos livros, e outro que é Zorba, um homem rústico, que tudo que aprendeu foi na escola da vida. Um homem que não pensa no passado e nem no futuro, que vive o agora, e tira do momento o máximo que pode.
Porém, e é aí que chega a parte machista, ele enxerga a mulher como obra do diabo, como uma tentação, que só serve para desgraçar a vida dos homens, mas que por outro lado ele não vive sem.
Eu não sou o tipo de pessoa que demoniza os livros, sei muito bem contextualizar, levar em consideração a época em que o livro foi escrito, os costumes da região e tudo mais. Sei que existem livros piores em termos de machismo e que até hoje acontecem coisas inaceitáveis. Mas confesso que algumas passagens do livro foram bem difíceis de digerir.
Priscila.Lanza 16/04/2023minha estante
Assisti o filme hoje. Tive essa mesma sensação. Por um lado muito carinhoso, por outro muito machista. Pra mim, a cena igreja foi difícil de engolir.

29/11/2022

Livro filosófico, polêmico e porque não dizer, machista.

Priscila.Lanza 16/04/2023minha estante

Edna 27/07/2022

Profundo
Certamente o coração do homem é como uma cova de sangue fechada e, quando se abre, todas as sombras sedentas e inconsoláveis, que continuamente se adensam em torno de nós e obscurecem o ar, correm para beber e reviver."

Uma leitura perturbadora, e às vezes sotirno mas sem dúvida muito impactante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6