Um Inimigo do Povo

Um Inimigo do Povo Henrik Ibsen

Resenhas - Um Inimigo do Povo

1 | 2 | 3 | 4

Steffany4 15/02/2024minha estante
Resenha impecável, como sempre? ?????

Nicolle Nadja 04/02/2024

UM INIMIGO DO POVO
Admito que comecei a ler essa peça por pura obrigação,mas ao passar dos atos fui amando cada momento!

essa peça conta a história de uma cidade pacata,muito conhecida pelo seu balneário que SUPOSTAMENTE fazem as pessoas doentes se recuperarem , mas ao decorrer dos atos o Dr.Stockman descobre que esse balneário, a fonte de renda da cidade,é um local infectado. com a falta de apoio do dono/prefeito da cidade ele pretende postar um artigo explicando o porquê o balneáreo ser perigoso para a saúde de população,mas os responsáveis do jornal que iriam publicar o artigo foram comprados pelo prefeito.

basicamente a obra aborda:

- Corrupção
- Cargos públicos elitizados
- Falsas Verdades
- Fake News

Larissa Silva 21/01/2024

Uma peça realmente de grande valor
As reviravoltas que a peça dá realmente surpreendem e você fica o tempo todo imaginando isso sendo representado nos palcos e como deve ser magnífico e potente. E a mensagem que passa sobre a massa e sobre os poderosos políticos é fortíssima também.

RogArio43 05/01/2024

A história até que é boa, o desenvolvimento muito bom, só que no final não gostei, não sei se particularmente fui eu que não entedi, mas pra mim ficou meio obscura a conclusão no meu entendimento.

Tiago 05/01/2024

Peça atualíssima de Ibsen
Esta é a primeira peça de Ibsen que li e foi uma ótima surpresa. Um tema tão atual escrito no final do século XIX e, ainda por cima, na Noruega. A história centra-se no Dr. Stockmann, médico da estação balnear da cidade, que é a maior fonte de receita devido ao turismo e também para tratamentos medicinais.

O médico descobre um problema na estação e tenta alertar a cidade, cujo prefeito é o seu próprio irmão. Não vou dar mais spoilers sobre o enredo mas ao vermos reação a descoberta desses problemas ficamos com a impressão de que a peça se passa na nossa cidade e em 2021.

Ibsen faz uma forte crítica social que não poupa absolutamente ninguém. Vale muito a pena a leitura.

Leonardo 14/10/2023

Uma obra prima
Perfeição é o q descreve esse livro. A história em si é bem legal, mas o livro vai muito mas do q "uma historinha", faz vc repensar seus valores e muitas outras coisas na sua vida, principalmente em questões políticas (se vc tem algum político de estimação provavelmente vai se sentir ofendido em vários momentos do livro). Ele ainda faz vc ver o quanto a imprensa faz nós, cidadãos, de marionete e nós nem nos tocamos. Sinceramente Ibsen estava a frente do seu tempo quando escreveu esse livro.
Nota:10/10

Sintaxe 01/10/2023

Uma peça para socialistas utópicos
Por mais que seu caráter seja "de esquerda", a obra de Ibsen em nada conversa com o marxismo ou qualquer filosofia com projeção para o futuro em voga no seu tempo, tal como o materialismo filosófico (diga-se de passagem, nada exclusivo aos marxistas, a despeito do que pensam esses jovenzinhos maus leitores da tradição na qual Marx critica) e o relativismo epistemológico. Julguemos, porém, tal como ela é e observemos se encontramos algo digno de menção.

Infelizmente, a obra não é lá tão pujante. Entretém e diverte, não levem a mal, mas peca em sua apresentação dramática, assim como em sua falta de fé na inteligência do leitor. Por outro lado, possui matizes e complexidades que surpreendem ao lembrar a prosa psicologista de um Dostoiévski. As personagens que compõem a malha do enredo são todas multifacetadas, ao mesmo tempo que a narrativa não toma o lado de ninguém incondicionalmente, apesar de evidentemente defender certas teses por meio de seu protagonista. Peter é um crápula egoísta, sem dúvidas, mas sua posição é realista: de fato não basta peneirar a fortuna dos acionistas do Balneário esperando não haver consequência alguma. Sua caracterização, ademais, gera certa simpatia visto que nosso vilão é um homem solitário e ligeiramente sombrio. O dr. Stockmann, o protagonista, é idealista e sonhador, exuberante defensor das virtudes humanas assim como inimigo dos preconceitos legados por nossos avós; entretanto, seu desejo de fazer o bem claramente carrega consigo um entusiasmo egocêntrico, autoengrandecedor, na medida que se posiciona inconscientemente como herói da cidade. Inclusive seu gênio grandiloquente é o que o leva a tratar sua criada com uma crueldade na qual salta às vistas imediatamente (que Ibsen tenha pretendido fazer de Stockmann um herói sem defeitos é, não só inverossímil, como irrelevante. Importa aquilo que se encontra objetivamente na estrutura textual, em que os elementos se determinam reciprocamente, mesmo quando há a irredutível recepção cultural de um leitor advindo do século XXI. Em todo caso, sempre há um método que se justifica internamente).

Por outro lado, a história, o drama em si, é entupido de imediatidades e artifícios óbvios. Em uma cena, os traidores jornalistas afirmam que Stockmann é um "amigo do povo", algo obviamente dissimulado logo no estágio de comparação com o título da peça. Não bastando, Ibsen se sente na necessidade de incluir um diálogo onde Hovstad, o editor, mostra sua canalhice em diálogo com Petra, filha do doutor. Por um lado, Hovstad ganha profundidade, por outro, o "plot twist" fica evidente, mesmo idiota. O próprio caráter político sofre disso, com lugares-comuns e ideologias esbanjadas em sua pureza conceitual e pouco natural. Não há sutileza literária alguma. Problema de tradução? Talvez. Mas, para mim que leu A Morte do Autor, não há porque culpar alguém além do texto ele próprio ao aparecer como tal para mim (para o gosto dos céticos porchatianos).

Em geral, agrada. É bom, não é medíocre, mas está longe de ser excelente. Uma saborosa leitura de fim de tarde, digamos.

@jaquepoesia 18/09/2023

"As iniciativas particulares devem se submeter, custe o que custar, ao interesse geral, ou melhor, às autoridades encarregadas de zelar pelo bem geral."

"A sociedade é como um navio. Todos devem estar atentos a sua rota."

"Ouça-me com atenção! O que é preciso combater são os líderes dos partidos. Eles são como lobos famintos que precisam, para viver, de um rebanho de ovelhas."

Publicada em 1982 esta obra que viria a se tornar um clássico da literatura estreou no Teatro em 1983 e logo foi traduzida para diversos idiomas, ficou curioso(a)? Não é pra menos, esse livro leva o leitor(a) a refletir o papel do povo, o papel do jornalismo na sociedade e a incontestável importância da verdade!

Em um vilarejo na Noruega, o médico da estação balneária Dr.Thomas Stockmann descobre que a água utilizada em hotéis para banhos termais por toda a cidade está contaminada, ou seja invés delas fazerem bem para a saúde dos turistas e demais pessoas que as procuram, acaba por prejudica -las.
Afim de levar a verdade ao povo Dr. Stockmann procura o responsável pelo jornal da cidade para noticiar sobre o perigo que as águas podem causar a saúde. Mas o irmão do doutor Stockmann, o prefeito da cidade Peter, ao saber disso se preocupa com a perda de investimentos financeiros no projeto das águas termais e negocia com o jornal uma publicação diferente, a qual não reflete o real perigo que as águas podem causar a saúde.

Diante de uma notícia que poderia representar perda financeira para cidade e até para própria família Stockman, nem mesmo a esposa do doutor o apoia nessa decisão. Somente sua filha Petra (professor pública) concorda com o fato de que povo precisa saber a verdade. Mas levar a verdade a conhecimento de todo povo é mais difícil do que Stockmann poderia prever, pois os governantes e suas mentiras tentam de todas as formas convencer as pessoas de que é Stockmann quem está mentindo. 💬 Um representante político indo contra fatos científicos, colocando a saúde pública em jogo, tentando calar a voz do povo... Qualquer semelhança com a realidade política do Brasil é mera coincidência! Mesmo com tantos fatos (e até vídeos para comprovar) os absurdos do atual presidente, ainda sim há quem feche os olhos para um sujeito responsável por mais 600 mil mortes ocasionadas pelo C0vid, aumento de preços, desemprego, fome e a mais recente grande tentativa se boicotar a educação.
O que esperar de um sujeito que diz ter "perdido" a oportunidade de comer carne humana (de um índio)?
Aqui no Brasil nos sabemos quem é o nosso inimigo!
Abram a mente! Leiam! Leiam principalmente essa obra maravilhosa que diz o que precisa ser dito e fala sobre o poder do povo para mudar o rumo da sociedade.

Ximena.Taurino 09/09/2023

Eu gostei dessa peça de teatro. Ela mostra bem como os interesses de uma classe de pessoas ricas muitas vezes se sobrepõe ao interesse popular e como a mídia pode influenciar a opinião pública.

Pisi14 24/08/2023

O poder da verdade
Quando alguém conta a verdade e guarda intactos seus princípios morais, vai acabar mais cedo ou mais tarde enfrentando as consequências de suas escolhas em um mundo de princípios e valores retorcidos e distorcidos pelo poder do dinheiro

Uma leitura interessante e necessária esta, ainda mais nos tempos atuais.

Memy 12/08/2023

Li pela escola, mas não foi tão horrível
O livro e uma das obras de vestibular, mas, apesar de ser uma leitura chatinha, tem uma crítica social massa, digamos que foi uma leitura interessante

Camilla 10/08/2023

So li por causa da escola, mas foi legal zinho até????????..:!:&:&&/&/&/&/&//&/&/&/&/&/&/&&/&/&//?snnas

Vinicio.Dourado 01/04/2023

Atual demais...
Primeira leitura de uma peça teatral. Gostei bastante. Como um texto do século 19 é tão atual?? A imprensa é podre e poderosa desde esse tempo.

1 | 2 | 3 | 4