Um Inimigo do Povo

Resenhas - Um Inimigo do Povo

1 | 2 | 3 | 4

Diego 19/07/2022

Muito bom!
Foi a minha leitura em um voo de três horas entre Porto Alegre e Salvador.
Muito interessante a leitura. Eu não sabia bem o que esperar, mas acabei gostando muito.
Fala de como as pessoas são volúveis e como os valores são relativos.
Justi 19/07/2022minha estante
Não li, assisti no teatro.

Dávila 18/07/2020

Provocativo.
A peça de Ibsen parece que foi escrita ontem de tão atual.
Um texto teatral brilhante e alçado com merecimento as grandes obras de dramaturgia, e como literatura nem se fala.
Opinião pública, o até então denominado quarto poder,
o dilema entre idealismo, verdade/mentira, as massas silenciosas, interesses públicos e privados.; é possível refletir sobre vários pontos de vista.
Vale a pena ser um "Inimigo do povo"?
katz 30/07/2020minha estante
Uma das minhas peças favoritas de todos os tempos!

Dávila 01/08/2020minha estante
Realmente é ótima mesmo. :)

Icaro 11/01/2023

Super interessante
Primeiro teatro que leio em muitos anos. Gostei muito do autor e da temática, de fato nos faz pensar sobre as condições do enredo.

Carol 10/10/2022

Impressões da Carol
Livro: Um inimigo do povo {1882}
Autor: Henrik Ibsen {Noruega, 1828-1906}
Tradução: Leonardo Pinto Silva
Editora: Carambaia
128p.

Entre os dramaturgos mais encenados nos palcos mundo afora, o norueguês Henrik Ibsen só fica atrás de Shakespeare. Há uns anos, assisti a sua peça mais famosa, "Casa de Bonecas", no Teatro Cândido Mendes, aqui no Rio, porém só agora tive a oportunidade de ler um texto dele. E que texto!

"Um inimigo do povo" é assombradamente atual. Na peça, escrita há 140 anos, Dr. Stockmann, médico de uma cidadezinha no interior da Noruega, famosa por seu balneário medicinal (pense nas mineiras Caxambu e São Lourenço), descobre que as águas estão contaminadas por esgotos.

Com a evidência científica em mãos, ele solicita a seu irmão, Intendente da Polícia e presidente do Conselho de Administração do Balneário, que dê o alerta à população.

"Dr. Stockmann: Aquela fonte de água é um veneno, homem! Você está louco? Estamos vivendo imersos em imundície e podridão! Toda a nossa sociedade próspera se apoiando numa mentira!

Intendente: Suposições...Ou talvez coisa ainda pior. Um homem capaz de tecer insinuações tão perniciosas contra sua terra natal só pode ser um inimigo da sociedade." p. 48

Desacreditado por seu irmão, ele vê a imprensa local censurar seus artigos nos jornais. Na versão reaçonária, o verdadeiro inimigo do povo é o médico! Por acaso ele não sabe que as reformas necessárias à superação do problema levariam ao fechamento do balneário por 2 anos? Trariam desemprego, arruinariam os cofres públicos, faria o prefeito perder a eleição, e, ele próprio, o emprego?

Apesar de estar ao lado da verdade e da ciência, Dr. Stockman foi ingênuo ao não entender o jogo de poder e de interesses que o cercavam.

"Um inimigo do povo", de Hernik Ibsen, faz o elogio à ciência, ao livre pensamento e à defesa de causas justas, ainda que essa defesa vá de encontro ao que pensa a maioria do povo, muitas vezes manipulado pelos donos do poder, do dinheiro e da mídia.

Dr. Stockmann e o leitor descobrem, no apagar das luzes ou no fim do livro, que "o homem mais forte do mundo também é o que mais está sozinho." p. 127

Henrique Fendrich 16/08/2020

De início, pareceu-me que a peça havia sido escrita há umas duas semanas. É claro que uma peça famosa como essa já deve ter rendido um bom punhado de reflexões, e portanto eu não corro o risco de falar algo novo. Mas também eu me vi espantado com a hipocrisia dos personagens – todos bastante interessados em servir unicamente a opinião pública.

Nada muito diferente de hoje: vivemos criando e descriando unanimidades de acordo com o vento da opinião pública. Infeliz é o indivíduo que tenta remar contra ela. Terá que enfrentar o poder oficial, o poder da imprensa e o poder das redes sociais – entidades que, quando querem, transformam vinho em água, um visionário em um cego.

É o tipo de livro que eu recomendaria para alunos de jornalismo – garanto que será muito mais útil do que, por exemplo, o Manual de Redação do Estado de São Paulo. Porque também os jornais lidam o tempo inteiro com a opinião pública – mais do que isso, eles a servem. E todas as artimanhas que usam ao longo do processo jornalístico não têm outro objetivo senão o de agradá-la. Tentam puxá-la para cá, virá-la pra lá, mas, ao menor sinal de sua insatisfação, os jornais recuam – dependem dela, afinal.

É um livro curto, rápido, instigante e eu diria até necessário.

Se possível, evitem pegar a edição que tem 80 páginas só de um estudo do Otto Maria Carpeaux sobre a obra, a vida do autor, e se duvidar até sobre o teatro escandinavo no tempo dos vikings. Ele pode ser brilhante em sua análise, mas um estudo tão longo e aprofundado funciona muito mal como introdução. A edição da L&PM é mais recomendável.

Camilla 10/08/2023

So li por causa da escola, mas foi legal zinho até????????..:!:&:&&/&/&/&/&//&/&/&/&/&/&/&&/&/&//?snnas

Gabriela3267 14/06/2021

ehhh
eh um livro que pode causar uma bela de uma reflexão em vc, mas pode simplesmente passar batido, eu indicaria pra uma leitura rápida e reflexiva ?
eu nn gosto de livro assim entt

Steffany4 15/02/2024minha estante
Resenha impecável, como sempre? ?????

none 17/12/2020

Para ler e reler sempre que possível: atualíssimo
Médico que investiga poluição e contaminação das águas uma cidade balneária norueguesa passa de herói à vilão pela opinião pública através do jornal Voz do Povo. O prefeito, irmão do médico acredita que alarmar a cidade em torno do problema tiraria o sossego e o lucro dos cidadãos de bem. Dinheiro acima de tudo, mentira acima de todos.

Rafael.Almeida 23/01/2022

Mais atual, impossível!
Eu adorei o livro. Ele trabalha a mesquinhez e a hipocrisia que permeia o fazer política. A forma como os interesses pessoais e públicos podem se entrelaçar de forma perniciosa. Uma peça teatral muito bem escrita. E parece que foi ontem que o autor escreveu.

Belos 29/01/2021

Gênero dramático de primeira linha. É a tentativa de um médico, Stockman, na tentativa de alertar a população sobre a poluição das águas termais na cidade. A tentativa de alertar sobre a água se transforma em corrupção, manipulação, mentira, etc. Texto muito interessante.

Manu 24/09/2020

Um inimigo do povo fala sobre revolução é um homem que queria salvar a população mas à população não queria ser salva por ter uma mente fechada e acreditar apenas nas pessoas de maior poder. Achei a leitura fluida e gostosa, eu gosto muito de ler peças teatrais o que para mim já é um ganho. No todo o livro é muito bom.

Jackson 26/09/2020

Um ensaio sobre razão e opinião pública
Um dos poucos textos que não tem prazo de validade; atualíssimo!
A cada cena o leitor tem a impressão de que está lendo uma notícia de jornal.

1 | 2 | 3 | 4