Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Aline MSS 18/05/2023

A verdadeira história sobre Columbine
?Livro q deveria ser lido por todos os profissionais da educação e da imprensa!

O livro trata em detalhes tudo oq aconteceu antes, durante e depois do massacre ocorrido no dia 20 de abril de 1999 na Columbine High School, escola situada no Colorado, Estados Unidos.

Sem dar spoilers, o ocorrido foi considerado um dos maiores ataques com armas em uma escola na história dos EUA e teve como protagonistas 2 alunos do Ensino Médio.
Eric Harris(18 anos) e Dylan Klebold (17 anos), que planejaram o massacre juntos, eram alunos medianos, com perfis diferentes e q até hoje servem de "inspiração" para crimes desse gênero.

Particularmente nunca procurei saber muito sobre esse caso, não tinha visto imagens dos assassinos, não li matérias com os detalhes e nem sabia oq eles realmente tinham feito. Adquiri o livro justamente para saber detalhes e ler sem qualquer viés, mas confesso q tive medo de q a narrativa tivesse sido de alguma forma "romantizada". (Não foi!)

O livro é mto bem escrito e conta a historia de maneira NÃO linear, ele vai e vem sobre os eventos, detalhando não só os planos e perfis dos assassinos(c/ estudos psicológicos), como também as vitimas antes e depois do evento. É simplesmente ESTARRECEDOR oq eles planejaram e a quantidade de erros cometidos pelas autoridades locais p/cessar o ataque.
O autor tb trata a atuação da IMPRENSA sobre o caso, os desdobramentos políticos, a atuação da administração da escola e o desenrolar das investigações. Os relatos dos familiares são de partir o coração e vc SOFRE junto ao longo da leitura.

Não é um livro pra qualquer tipo de pessoa, pois traz detalhes chocantes do q aconteceu com as vitimas durante o evento, além de descrições sobre o estado dos cadáveres. Os relatos são bem dolorosos e eu chorei 2 vezes lendo, além de sentir a minha ansiedade atacando. Já trabalhei com pessoas encarceradas e estou "acostumada" com True Crime, mas msm assim nunca senti q um livro mexeu tanto comigo qto esse. É bem triste em todos os aspectos!

O autor é um jornalista e trata os eventos, vitimas e autores do fato de maneira respeitosa e sem qualquer glamourização. Não existem imagens sobre o evento no livro, mas a narrativa contada é tão detalhada q vc entende pq isso é totalmente dispensável. Parece q vc está LENDO um documentário e vale DEMAIS o investimento.

Oq tem no livro:
- História não linear;
- Estilo documental:
- Poucos diálogos e muitas descrições;
- Citações de estudos psicológicos;
- Perfis criminais;
- Relatos de sobreviventes;
- Erros policiais e jornalísticos do caso.
- Detalhamento do massacre (antes, DURANTE e depois). O PLANO arquitetado foi oq mais "me pegou" e me chocou. Não foi "somente"um ataque armado, foi algo além disso e totalmente inesperado levando em consideração a idade dos envolvidos.

Assisti no YouTube o documentário lançado em 2002 "Blowing for Columbine"(Tiros em Columbine), q retrata a natureza da violência nos EUA, a publicidade das armas de fogo e todo o contexto do ocorrido em Columbine. É devastador e embrulha o estômago!

Li a edição física da DarkSide e achei o livro lindíssimo. A diagramação é boa, vc tem a sensação de q vai demorar mto p/finalizar a leitura, mas flui com mta rapidez apesar dos horrores descritos. Vale o investimento pra quem não é mto sensível/emotivo. É chocante! Sério!
Regis 18/05/2023minha estante
Sua resenha é bem descritiva e atiça a curiosidade apesar do tema pesado que o livro aborda. Ótima resenha, Aline! ? ??

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Obrigada, Regis. Amo suas resenhas tbm, Vc arrasa demais nas suas e sempre aumenta minha wishlist. ??

Regis 18/05/2023minha estante
???

Pedro 18/05/2023minha estante
Caramba, Aline, que resenha sensacional! Parabéns:)
????????

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Vlw, Pedro vc sempre é mto gentil.???

Tiago Doreia 18/05/2023minha estante
Resenha incrível, deu uma curiosidade genuína de ler depois da sua análise, parabéns!

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Obg. Tiago! Ficou extensa, mas acho q consegui evitar spoilers.? ???

Fabio 19/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha Aline!
Incrível!

Gustavo616 19/05/2023minha estante
É a primeira vez que leio algo a respeito desse livro, e só me deixou com mais vontade de iniciar a leitura.

Nunca me aprofundei nesse caso, mas lembro de ter visto um vídeo longo das câmeras de segurança do colégio no dia do massacre. É algo assustador ver todas aquelas pessoas passando por aquilo até então no que era "só mais um dia comum". Desde então tive interesse no livro, e por tudo o que você escreveu dá pra ver que é um livro bem completo.

Uma ótima resenha!

Aline MSS 19/05/2023minha estante
Obrigada, Fabio. ??

Aline MSS 19/05/2023minha estante
Gustavo, eu tb nunca procurei saber e só fui ver as imagens depois de ter lido. As descrições do livro conseguem ser mais pesadas do q oq foi capturado pelas imagens. Sério! Espero q o livro atenda as suas expectativas, assim como atendeu as minhas (foi a maior nota q dei esse ano p/ uma leitura).???

Núbia Cortinhas 30/05/2023minha estante
Amei a resenha! Já quero ler o livro! Parabéns!! ?? ?? ?? ??

Aline MSS 30/05/2023minha estante
Obrigada, Núbia.????

julia1424 05/04/2022

Perturbador.
Enrolei muito pra ler esse livro por conta da carga pesada que ele trás, mas achei que era melhor ler logo. Não é o melhor livro de true crime que já li, acho que o autor enrolou muito a partir dos 50% do livro para deixar o livro maior, querendo que as pessoas continuassem a ler para receber as informações que queriam, fora a isso a riqueza de detalhes é inexplicável.

É perturbador você ler como eles já planejavam isso pelo menos a um ano antes, ler os trechos dos diários, vídeos, é ainda mais chocante. Muitos mitos sobre algumas vítimas foram esclarecidos aqui, mostrando mais uma vez como a mídia atrapalha e costuma sensacionalizar coisas horríveis apenas para conseguir lucro. Eric claramente era um psicopata, e Dylan foi manipulado pelas ideias dele e também pelas próprias. Porém, achei que o autor deu uma passada de pano para o Dylan, querendo mostrar que ele fez o que fez por conta do Eric, sendo que só pelos trechos de seus diários já demonstrava a vontade que tinha de matar as pessoas, independente de Eric ou não.

No geral, o livro é ótimo para saber mais profundamente sobre o caso, valeu muito a leitura.
tori 11/04/2022minha estante
Esse livro é cheio de mentiras sobre o caso. Ele não passou pano pro Dylan, ele meio que inventou um personagem né pq mil coisas dali nunca aconteceram. Não sei pra que pôr tanto detalhe se é tudo mentira. O Dylan nunca foi manipulado pelo Eric, a ideia do massacre foi dele.

julia1424 13/04/2022minha estante
onde você leu sabendo sobre isso?

tori 13/04/2022minha estante
Lê os transcritos das basement tapes. O Eric até chora pensando nas pessoas que vão ficar pra trás enquanto o Dylan faz piada sobre os pais.

julia1424 13/04/2022minha estante
vou procurar depois, de verdade nem precisei pesquisar muito pra ver como o autor meio que "defende" o Dylan de forma absurda, me incomodou bastante

tori 13/04/2022minha estante
SIM. Ele criou uma imagem do Dylan que não existiu. Do que adianta colocar tanto detalhe se nenhum é verdade.

julia1424 14/04/2022minha estante
é um absurdo ver ele tentando justificar o fato do Dylan ter participado do massacre por ser depressivo, como se isso justificasse alguma coisa. pesquisei algumas coisas hoje cedo e tem vários áudios do Dylan sendo até "mais maldoso" nas falas do que o Eric, coisa que o autor mesmo não falou

tori 14/04/2022minha estante
Sim! Eu acho o Dylan mais cruel que o Eric. Ele falou umas coisas nas basement tapes que me deixaram até agoniada. O Eric parecia se sentir meio jogado de lado e isso afetava ele. Os dois tinham problemas, óbvio que não justifica nada. Mas o autor criou um dylan que não existiu. E ainda me bloqueou no twitter por falar sobre isso ??

julia1424 14/04/2022minha estante
mentira que ele te bloqueou? KKKKKKKKK não tô crendo

tori 14/04/2022minha estante
Juro por deus. Ele bloqueia todo mundo.

julia1424 14/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK tô em choque, não sabia disso. Que cara de pau

Vanny 04/08/2020

Faltou imparcialidade
O livro é um olhar minucioso sobre o massacre ocorrido em 1999. O autor detalha absolutamente tudo o que aconteceu, você chega ao ponto de saber até o que os garotos gostavam de comer. Todos os lados dessa tragédia são mostrados, mas infelizmente não achei que o autor foi imparcial em relação ao seu objeto de estudo e isso acabou por me incomodar muito.
Rebeca 05/08/2020minha estante
Senti exatamente o mesmo

Vanny 05/08/2020minha estante
A pior parte é que essa parcialidade dele, acaba formando uma opinião deturpada sobre o assunto de quem só teve contato com o caso através desse livro. Triste.

Rebeca 05/08/2020minha estante
Columbine é muito controversa, existem diversas versões por ai, não é possível encontrar uma verdade absoluta. Se sofriam bullying, faziam bullying, se outras coisas mais graves aconteceram. Acho que em 2027 por ai as "fitas de porão" vão se tornar públicas, ai o entendimento da motivação vai ser mais completo. O autor também pecou muito em querer tirar uma motivação, sendo que pra tudo existe um motivo, apesar de que os motivos não sejam desculpas eles existem.

Vanny 05/08/2020minha estante
Exatamente. As únicas pessoas que poderiam dar uma resposta precisa do "porquê", morreram. Acredito que se as fitas forem realmente reveladas em 2027, vai ter muita edição. Isso se elas ainda existirem.

Suzi.Borges 01/09/2020minha estante
Estou na metade do livro e não acho que ele tenha sido parcial. Ele juntou muito material para escrevê-lo. Me expliquei porque você achou isso, por favor.
Estou lendo e a cada capítulo eu reviso as notas que ele cita no final, com as fontes do que fala, então pra mim ele parece muito imparcial.

Vanny 02/09/2020minha estante
Você tá na metade, né? Ainda não teve a sensação de que ele, sutilmente ou não, atribui a culpa do massacre mais ao Eric do que ao Dylan? Se você parar para analisar, ele se dispõe e cria uma narrativa que culpabiliza muito mais o Eric.

O autor planta essa sementinha durante todo o livro. Ele te apresenta muito mais sobre o Eric do que sobre o Dylan, mais sobre a infância, a adolescência, os pensamentos conturbados. Os dois garotos tinham diários e registraram seus pensamentos, mas o autor optou por mostrar mais apenas um deles. E no final do livro você entende o porquê, eu não quero contar nada para não estragar sua leitura, mas você vai ver do que eu tô falando.

Sem contar que há um momento, acredito que você já tenha lido essa parte já que está na metade, em que o assunto bullying é abordado. Os alunos dizem que atmosfera de Columbine era hostil, os amigos dos atiradores confirmam isso, mas não foram apenas eles que falaram. Só que o que o autor faz, emite uma opinião em que diz não acreditar que existisse essa tal atmosfera.

Suzi.Borges 02/09/2020minha estante
Ah sim, eu já notei sobre isso, mas não me espantei muito pq não me parece raridade o caso de que um deles era a "mente" e o outro meio que foi na influência. Mas como você disse, ainda tenho a outra metade pra ler, então não dá pra ter uma opinião certa sobre o livro todo.

annacsfraccaro 18/12/2023

O emblemático massacre de Columbine
Antes de ler esse livro eu jurava que os assassinos sofriam bullying ou tinham problemas com a família/sociedade, e por isso tanto ódio ocasionando o massacre. No entanto, eles não sofriam bullying, não tinham problemas familiares, não eram excluídos da sociedade, tinham uma vida boa, eles tinham uma boa família, amigos, eram excelentes alunos. O que foge de tudo que foi passado pela mídia.
Em alguns momentos foi um pouco difícil de continuar lendo, eram muitos detalhes.
No fim, o livro foi bom desmistificar todos os mitos que foram criados em torno de tudo.
Dyonathan 19/12/2023minha estante
Caramba, eu também achava isso pelo que foi passado pela mídia. Esse livro tá na minha lista pra ler tem um bom tempo, mas imagino que é bem pesado, então tô deixando pra ler no futuro.

Alan kleber 29/12/2023minha estante
Tem um livro escrito pela mãe de um dos assassinos que é bem esclarecedor.
O nome é, "O acerto de contas de uma mãe - A vida após a tragédia de Columbine".

annacsfraccaro 01/01/2024minha estante
Dyonathan, eu sempre pensei que o motivo era bullying, mas esse livro desmentiu totalmente essa história contada. E é um livro bem pesado mesmo porque tem alguns detalhes que preferia não saber

annacsfraccaro 01/01/2024minha estante
Alan, já ouvi falar de um livro que foi escrito pela mãe de um dos assassinos, não sei se foi esse que você citou, mas ouvi falar que a mãe tenta jogar a culpa toda para cima do outro assassino, sendo que os dois foram culpados, meio que falando que o filho foi manipulado

Alan kleber 02/01/2024minha estante
Anna o livro é esse mesmo. A mãe coloca parte da responsabilidade do massacre no amigo do filho.
Os dois assassinos foram como uma espécie de chave e fechadura. A dinâmica entre eles criou uma interação negativa, onde um influenciou o comportamento do outro. O livro mostra como a interação entre duas mentes perturbadas criou o massacre.

annacsfraccaro 02/01/2024minha estante
Alan, então foi esse mesmo que vi críticas negativas porque a mãe tenta ao máximo inocentar o filho e falar que ele foi manipulado, principalmente porque o dylan não atirou tanto quanto o eric

micaela 21/06/2020

Esclarecedor
Ano passado, no dia 20 de abril, o massacre em Columbine completou 20 anos e apesar de tanto tempo já ter se passado ainda vemos muita desinformação a cerca do caso. Grande parte dessa desinformação é culpa da mídia da época (que aparentemente não investigava a veracidade de nenhuma notícia) e também das autoridades que retinham informações necessárias para compreensão do caso.

Dave Cullen após passar cerca de 10 anos estudando o caso e entrevistando sobreviventes nós dá uma visão minuciosa do que realmente aconteceu e nos emociona com relatos intensos das vítimas.

💬 Achei o começo bem parado e só fui pegar certo ritmo perto da página 100, daí em diante a leitura flui bem melhor.

💬 O autor tem um modo muito interessante de escrever, ele descreve os acontecimentos como em uma reconstituição e apesar de algumas dessas passagens deixarem o leitor aflito também mostra com clareza o que se passou na escola.

💬 Cullen tenta entrar na mente dos assassinos, tenta nos deixar resposta dos porquês e satisfaz o leitor no fim das contas. Esse livro se faz necessário por desmitificar a ideia que os criminosos eram apenas dois jovens cansados de sofrer bullying que decidiram acabar com seus opressores, algumas vítimas nem sequer os conheciam. Tentar querer justificar o que eles fizeram usando esse argumento é um ato deliberado de burrice.

site: https://www.instagram.com/p/B8_V8Rih_ye/
Thais 22/06/2020minha estante
Estou curiosa pra ler Columbine tbm. Vc já leu "O acerto de contas de uma mãe" ? é da mãe do Dylan, escrito por ela. Muito bom, triste e pesado. Recomendo!

micaela 22/06/2020minha estante
Ainda não, mas quero muito.

Askah 06/08/2021minha estante
O livro é cheio de detalhes, afinal foi uma obra de dez anos. Algumas partes chorei horrores. A mãe de Dylan tem o livro contando sua experiência com massacre. É basicamente o que ela diz nas palestras dela, que também recomendo verem.
O livro é sensacional.

Berenice.Thais 29/10/2022minha estante
Assim como falar que eles tinham como alvo os atletas spoiler
Que nem estavam lá

Pericles Avelino 12/11/2022minha estante
Excelente análise

maria 25/03/2023minha estante
acho que deveria conter mais imagens, tirando isso, é ótimo ;)

auroras 26/07/2022

Um livro imprescindível.
Columbine é um livro de reportagem sobre o massacre que aconteceu no dia 20 de abril de 1999. Dois adolescentes chamados Eric Harris e Dylan Klebold entraram no Colégio Columbine armados, eles atiraram em diversas pessoas deixando várias feridas e 13 vidas foram ceifadas.
O livro detalha tudo o que aconteceu desde o antes, o durante e o depois do massacre. É narrado o ato com "pausas" ao visar outros acontecimentos, mas ao chegar no final do livro a narração é feita sem interrupções e detalhadamente. Confesso que essa foi a parte que mais me deixou perturbada.
Um dos acertos desse livro é que ele não contém nenhuma foto apelativa. O autor também ressalta a culpa da mídia por conta da popularização da tragédia ao falarem sobre o massacre. A imprensa ficou com uma ideia fixa sobre a motivação dos adolescentes, o que acabou prejudicando os familiares das vítimas e dos atiradores. Dave Cullen é jornalista e esteve presente no dia 20 de abril fazendo a cobertura do ocorrido, ele também ressalta a sua parcela culpa em relação a isso. Essa popularização ainda é um grande problema atualmente, e por conta da mídia o desejo de Eric se mantém vivo até hoje, que é a propagação do medo e o ato em visibilidade.
O livro nos contempla com uma extensa cobertura do ocorrido, o que motivou os assassinos, uma análise dos diários do Eric e do Dylan. Dave Cullen ficou por 10 anos estudando e pesquisando sobre o massacre, então ele traz muito conteúdo e por ser tão bem descrito e rico em detalhes senti que estava dentro do colégio. Eu sou estudante de Psicologia e essa leitura me proporcionou um ganho de conhecimento muito grande, fora uma ampla compreensão sobre o caso, achei que sabia bastante coisa, mas estava enganada, não sabia nem da metade.
A edição deste livro é incrível, mas notei alguns erros na tradução e revisão, isso fez com que ficasse meio desconexo e dificultando a compreensão, precisei ler algumas partes várias vezes para finalmente entender. É um livro bem pesado, eu fiquei perturbada, chorei muito e fiquei muito aflita, mas é uma leitura bem interessante. Não recomendo a leitura desse livro em um momento ruim, guarde para depois, mas se cuide antes, durante e depois da leitura do mesmo. Esse massacre não deve ser romantizado, muito menos os atiradores.

Can you still hear raging guns
Ending dreams of precious ones?
In God's son, hope will come
His red stain will take our pain
Columbine, friend of mine
Peace will come to you in time.
- "Columbine (Friend of Mine)"
De Jonathan & Stephen Cohen -
Núbia Cortinhas 26/07/2022minha estante
Uauuuu! Parabéns pela resenha! ?? ?? ??

masochistic lion 27/07/2022minha estante
Que orgulho de você e das suas resenhas, amor! Primeiro, por ter encarado a leitura de um livro tão pesado quanto esse. Em segundo, por estar seguindo firme na sua meta. É sempre um prazer ler as suas resenhas e ter sempre a certeza de que você só melhora cada vez mais (o que eu achava ser impossível). Mesmo sendo uma leitura difícil, você me deixou, mais uma vez, com muita vontade de ler um livro. ??

auroras 27/07/2022minha estante
Obrigada pelo feedback, Núbia! ??

auroras 27/07/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado da resenha, amor. De verdade. Foi um livro difícil de ser lido, mas consegui. Gosto muito de ter você aqui lendo as minhas resenhas. Obrigada pelo feedback, é importante. E você deveria ler esse livro em algum momento.

Guibauer 27/01/2024

Pesado
Pesado, em alguns momentos difícil de ler, não pela forma de escrita ou construção narrativa do autor, mas sim pelas situações que estão sendo contadas, por mostrar todo sofrimento das vítimas e de seus parentes, a quantidade de vidas que foram abaladas e destruídas por esse caso.
Em alguns momentos também surgem a frustração e a raiva por como o trabalho policial foi conduzido e por perceber que, se tivesse sido melhor feito e de forma mais séria, tudo poderia ter sido evitado e o massacre de Columbine nunca ter acontecido.
Recomendo para quem gosta do tema, para quem quer tentar entender os porques verdadeiros de dois adolescentes terem feito tudo isso.
Fernanda.Akimi 27/01/2024minha estante
Queria muito ler esse livro, já ouvi podcast sobre ele, e se eu não me engano, tem um livro que a mãe de um dos meninos escreveu, não é?

@livros_no_quintal 27/01/2024minha estante
Uma das leituras mais pesadas que eu já fiz

Guibauer 27/01/2024minha estante
Fernanda.Akimi, tem sim, quero ler esse da mãe também

Carol Mendes 03/04/2020

Um livro e tanto
Columbine é um livro que mostra como aconteceu o massacre, mostra o antes- todo o planejamento, durante- o massacre, toda a disinvoltura dos assassinos e da Polícia de jeffco, a swat e os investigadores, e também o Depois de tudo, como as investigações foram feitas, tudo o seu percurso e os buracos que foram deixados abertos durante as investigações, fala da luta dos sobrevivente que tiveram traumas, fala tambem das famílias das 13 vítimas e dos pais do Erick e do Dylan, como a mídia fez diversas teorias e conspirações e acabaram vazando várias informações da investigação e como foram totalmente invasivos com a famíliares das vítimas, os pais dos assassinos e com os sobreviventes que estavam se recuperando de todo o trauma.
O livro é muito bom, recomendo pra quem querer começar a ler livros baseados em fatos reais. O livro mostra como toda a investigação foi feita, mostra como os assassinos foram levados ate o ponto de fazer um massacre na escola.

O Dave Cullen passou 10 anos, pesquisando sobre, entrevistando as vítimas, lendo reportagens da época. Ele fez um bom trabalho nesse livro, esclarece muitas dúvidas que na maioria não as explicava.
Lucas Brandão 03/04/2020minha estante
Essa capa me chama tanto atenção, linda DEMAIS mas o conteúdo... é tensão demais pra mim

Carol Mendes 03/04/2020minha estante
O livro é muito mais bonito físico. Pra mim também foi, demorei um pouco pra ler, tem descrições de cenas muito pesadas, mas é muito esclarecedor

Lucas Brandão 03/04/2020minha estante
Obrigado por isso. Talvez eu dê uma chance, MAAAAS, na próxima vez que eu for numa livraria, vou dar uma olhada nele ;)

Clarysse1 17/03/2023

Mais de uma década de pesquisa
"Columbine" é um livro de não ficção escrito por Dave Cullen que explora os eventos que levaram ao massacre na escola secundária Columbine, em 1999. O livro é fruto de mais de uma década de pesquisa de Cullen, que incluiu entrevistas com sobreviventes, pais das vítimas, professores, funcionários da escola e até mesmo com os assassinos, Eric Harris e Dylan Klebold.

O livro é estruturado de forma a seguir a linha do tempo dos eventos que levaram ao massacre e também a reação da mídia e da sociedade. Cullen oferece uma análise detalhada dos dois assassinos, suas personalidades e motivações, bem como a cultura que os influenciou. Ele também examina as falhas do sistema educacional e as políticas de controle de armas que permitiram que o massacre acontecesse.

Uma das coisas mais impressionantes em "Columbine" é a habilidade de Cullen em humanizar as vítimas e suas famílias, oferecendo um retrato emocionante do sofrimento que eles passaram. Ele também desafia as muitas narrativas equivocadas que cercaram o massacre, oferecendo fatos que desmentem alguns dos mitos que foram perpetuados na mídia.

No geral, "Columbine" é um livro que faz um trabalho excepcional em analisar um evento trágico da história americana, oferecendo uma análise profunda e emocionante dos indivíduos envolvidos e do contexto cultural mais amplo. É uma leitura emocionante e perturbadora que oferece um olhar importante sobre a violência em nossa sociedade e como podemos trabalhar para preveni-la no futuro.

Gatilhos: abuso emocional, discriminação racial, de gênero, de orientação sexual e outras formas de opressão, doenças mentais e suicídio, morte e luto, violência, especialmente em relação a armas de fogo, trauma, drogas e vícios, controle de armas, questões políticas ou sociais controversas.
Classificação: é frequentemente considerado adequado para leitores mais velhos, como jovens adultos e adultos, devido ao seu tema complexo e sensível e pode não ser apropriado para crianças ou adolescentes mais jovens, devido à sua violência e tópicos maduros.
Lady Addams 17/03/2023minha estante
Gostei da análise! Vou colocar na minha estante ???

Martony.Demes 21/03/2023minha estante
Clarysse.Lopes, pelo fruto de sua leitura ressente, e vaticinando sua excelente resenha, pode fazer alguma relação com os acontecimentos similares ocorridos no Brasil? E inclusive os evitados como alguns ainda esse ano!

Clarysse1 23/03/2023minha estante
martony, o massacre de Columbine, ocorrido em 1999 nos Estados Unidos, e os diversos casos de violência em escolas no Brasil têm algumas semelhanças em relação às motivações e às consequências.

Ambos os eventos envolvem tiroteios em escolas, causando mortes e ferimentos em alunos, professores e funcionários. Em Columbine, os atiradores eram dois estudantes que supostamente sofriam bullying e tinham tendências violentas. Já nos casos ocorridos no Brasil, a motivação pode variar, desde conflitos entre alunos até problemas mentais e psicológicos.

Outra semelhança entre os eventos é o impacto que eles têm na sociedade e na segurança escolar. Após o massacre de Columbine, houve um aumento da segurança nas escolas dos Estados Unidos, com a implementação de medidas como a instalação de câmeras de segurança e o aumento do policiamento. No Brasil, casos como o ocorrido na escola de Suzano, em 2019, também levaram a uma discussão sobre a segurança nas escolas e a necessidade de medidas preventivas.

No entanto, há também diferenças significativas entre os eventos. O massacre de Columbine foi um evento único e extremamente violento, com um grande número de vítimas. Já os casos de violência em escolas no Brasil são mais frequentes, embora geralmente tenham menos vítimas. Além disso, o acesso a armas de fogo é mais restrito no Brasil, o que pode limitar a gravidade dos ataques.

Em suma, apesar das diferenças culturais e políticas, o massacre de Columbine e os casos de violência em escolas no Brasil compartilham algumas semelhanças em relação às motivações e às consequências. Ambos destacam a importância da segurança escolar e da prevenção da violência.

priscillacarriel 05/12/2019

O que acontece quando uma mente com complexo de deus, pensamentos extremamente violentos que envolvem estupro e homicídio se une a uma mente depressiva, solitária e sem perspectivas? Um massacre escolar. Columbine é o livro que conta a trajetória dos dois adolescentes que juntos planejaram e executaram o atentado terrorista na Columbine High School em 20 de abril de 1999. Eric era um adolescente inteligente, perspicaz e meticuloso, mas também era psicopata, egocêntrico, prepotente e arrogante. Achava que a humanidade deveria acabar e fantasiava com bombas, armas e outros tipos de artefatos que aniquilariam os humanos inferiores a ele. Dylan era um adolescente inteligente, amoroso, mas também era depressivo, solitário e com potencial suicida. A tragédia de Columbine poderia ter sido evitada? Talvez não exista uma resposta concreta pra esta pergunta, mas esse livro expõe alguns pontos importantes que até então jamais tinham sido expostos. Um pai omisso, cuja maior preocupação eram as maculas que poderiam prejudicar o futuro profissional do filho, quando este cometia pequenos delitos: pequenos furtos e ameaças. A polícia que arquivou um boletim de ocorrência sobre a ameaça que Eric fez contra um colega, e que poderia ter virado um mandado de busca que localizaria os artefatos explosivos caseiros, as armas e todo o planejamento escrito do massacre. Eric era um sádico e claramente manipulou Dylan. Ele não queria só matar pessoas, ele queria espetacularizar todo o ataque: deixou diários, vídeos e gravações de voz. Planejou tudo, até mesmo os figurinos usados por ambos. A prepotência de Eric era tanta, que quando as bombas plantadas na escola falharam, ele sequer tinha um plano B, pois jamais imaginou falhar. De 500 pessoas que planejaram matar com bombas e armas de fogo, conseguiram concretizar 13 assassinatos e feriram mais 24 pessoas. O ataque de Columbine foi medíocre se analisado pela ótica de Eric, mas ainda assim se tornou gigante por conta da cobertura da mídia, que até incentivou outros atiradores a fazerem o mesmo. Esse livro é profundamente triste pelo sadismo de Eric, pela depressão de Dylan, por todas as vítimas, sobreviventes e seus familiares, mas ele é muito necessário dado a constante ameaça de uma onda de ataques escolares que vivemos inclusive no Brasil. É, sem dúvidas, um livro extremamente esclarecedor e estarrecedor. E com certeza um dos melhores livros que li. A leitura flui, apesar do livro ser um tanto complexo e cheio de detalhes, é triste, mas não cansativo. A linguagem é simples e de fácil entendimento e cada linha vale a pena.
phannickel 05/12/2019minha estante

phannickel 06/12/2019minha estante
a melhor resenha que já li desse livro

anaclaraurz 07/11/2021

"Quando um filho morre, sempre é recente."
Eu sempre soube que seria um livro difícil de ler por conta da tragédia que todo mundo conhece bem, mas foi bem mais difícil do que eu imaginava.

O autor entra de cabeça em todos os detalhes possíveis de Columbine, explica de forma detalhada como era a vida dos assassinos muito tempo antes deles planejarem o tiroteio e explosões, e de como as coisas que aconteceram na vida de cada um os levaram até ali. Uma parte que eu achei muito interessante foi como Cullen fala, esclarece e da voz aos pais dos próprios assassinos, que acabaram levando muito do ódio, da raiva e da culpa pelos que os próprios filhos fizeram.

Dave também trata de como a escola e a polícia principalmente podiam ter identificado sinais e talvez até impedido o que aconteceu. Muitos erros que a polícia cometeu antes, durante e depois da tragédia, são identificados e deixam o gosto amargo de que talvez vidas podiam ter sido salvas.

As 13 vítimas, os vários sobreviventes e suas famílias não são deixadas de lado em nenhum momento, com muito respeito e consideração, Dave, mostra como as vítimas eram e como os sobreviventes seguiram depois de Columbine. Suas famílias também são abordadas e acompanhadas desde do atentado até atualmente.

É difícil resumir tudo aqui, mas Columbine é um livro extremamente importante pra quem querer entender mais o que aconteceu naquele 20 de abril de 1999, mas que também informa sobre a falta de controle de armas nos eua, sobre saúde mental e surpreendentemente sobre religião e exploração de tragédias pela mídia, algo que ocorre ainda mais nos dias atuais.

Por fim, esse livro tem recomendação indicativa de 18 ANOS(eu não recomendo de jeito nenhum pra menores de idade) e tem vários gatilhos, como: depressão, suicídio, assassinato, estupro, assédio, várias cenas detalhadas de morte, além de vários outros. Procurem e tenham cuidado ao ler.
isa 07/11/2021minha estante
Quero mto ler, parece mto bom

anaclaraurz 07/11/2021minha estante
É um livro ótimo!

emmanuelqueiroz 24/02/2020

Livro difícil, com detalhes do massacre de Columbine. Não indicado para pessoas mais sensíveis a esse tema ou que estejam vivendo em um momento de maior instabilidade emocional.

Para os que puderem, um livro essencial para se tentar entender um pouco mais a mente humana.
Riva 24/02/2020minha estante
Se tiver interesse, leia ?acerto de contas de uma mãe?. O livro é escrito pela mãe de um dos autores do massacre.

emmanuelqueiroz 24/02/2020minha estante
Obrigado. Vou procurar

Mel 15/02/2022

Surpreendente
O livro me surpreendeu em muitas partes, porém, quando chegou na metade do livro, achei q ficou uma leitura cansativa, deu z impressão que o autor escreveu mais páginas apenas para aumentar o livro. Mas tirando isso o livro é muito bom, vale apena ler...
Tarciane.Mayrink 07/03/2022minha estante
Ei, tô sentindo o mesmo. Tô no final e parece que já li o livro 3 vezes, ele repete muita coisa e parece exatamente pra ter mais páginas. Até a metade mais ou menos estava me prendendo, mas depois de tanta repetição, tá sendo difícil terminar.

Mel 14/03/2022minha estante
Fiquei com medo de só eu ter sentido isso kkk ?

juresenhas 04/04/2022

"Se você se lembra das aulas de História, os nazistas inventaram a "solução definitiva" para o problema dos judeus... matar todos eles. Bom, caso ainda não tenham entendido eu digo "MATAR A HUMANIDADE". ninguém deve sobreviver

- essa foi uma das partes do diario do Eric que mais me assustaram, não faz sentido para mim uma pessoa pensar em algo assim , muito menos tentar levar isso em prática

os vídeos e os diários que o Dylan e o Eric escreveram sobre a ideia deles é horripilante e a escuta desse livro captou a maldade deles
leleceolins 07/04/2022minha estante
ansiosa pra ler AAAAA

Rodrigo de Lorenzi 16/02/2020

Pesado
Pesado e intenso, Columbine consegue abordar todos os lados de todas as moedas de uma situação que está longe do óbvio. Impressionante como Dave Cullen nos coloca lá dentro do colégio. É aflitivo, mas necessário para entender um fenômeno que acabou criando diversos Erics e Dylans mundo afora. Cullen também tenta preencher lacunas para algumas perguntas cujas respostas jamais saberemos.

Minha única reclamação é para a revisão da DarkSide, que está muito ruim, como já é de costume. Tem muitos erros de digitação, letras ou palavras faltando e algumas frases traduzidas não estão legais. A edição é linda, mas falta caprichar mais no texto, até porque os livros são bem caros. Em Menina Má acontece a mesma coisa. Edição belíssima, mas cheia de erros de digitação.
T.N.T.Rock 02/04/2020minha estante
Olá Rodrigo...

Esse livro é muito mais completo do que o documentário, vamos entrar nos preparativos feitos pelos assassinos, o ato em si, além de boa parte do andamento da investigação.
É uma ótima tentativa de entender o que se passava na mente dos dois garotos que causaram essa tragédia.